
Com o objetivo de acompanhar e monitorar o período sazonal no estado, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) segue promovendo reuniões semanais para avaliar o cenário epidemiológico e adotar medidas estratégicas para o aumento de casos.
Durante o encontro realizado nesta terça-feira (14/05), foi apresentada a taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátrica no estado está em 90%, o que já pode representar o início de uma pressão sobre a rede assistencial de saúde em Pernambuco.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a pasta segue executando o plano de ação e realizando intervenções em todo o território pernambucano.
“A gente já vem se preparando para a sazonalidade da pediatria deste ano desde o lançamento do Plano de Contingência, há alguns meses, e seguimos com o plano de ação em andamento. Observamos que o vírus da gripe, o vírus da influenza, já começa a apresentar redução no número de casos, mas estamos identificando o aumento de infecções pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que acomete especialmente crianças menores. Seguimos vigilantes, com ações alinhadas ao plano de contingência e realizando o acompanhamento de perto”, destacou.
Como parte das estratégias de enfrentamento, novos leitos vêm sendo abertos desde março deste ano.
Até o momento, foram abertos 222 leitos pediátricos para atender à demanda no período sazonal de 2025. Outro destaque é a ampliação das consultas médicas online. Já foram realizadas cerca de 621 teleinterconsultas por meio da Central de Regulação Estadual, contribuindo para o direcionamento adequado dos casos.
A secretária Zilda Cavalcanti também reforçou que novos leitos serão abertos nas próximas semanas, tanto na Região Metropolitana do Recife, quanto no interior do estado. “Seguimos com a abertura de novos leitos de UTI na próxima semana, entendendo que o trabalho deve ser constante em vigilância e acompanhamento para garantir a melhor assistência possível às crianças que adoecem nesse período. Reforçamos ainda a importância de manter a vacinação em dia, pedindo a cooperação das famílias para proteger as crianças — especialmente contra a influenza, que nesse período se mistura com outros vírus respiratórios. Então, vamos lá, simbora trabalhar”, afirmou.
PLANO DA SAZONALIDADE – A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) publicou, em fevereiro deste ano, o Plano de Contingência para Doenças Respiratórias na Infância 2025. O documento tem como objetivo reforçar o atendimento na rede pública para o enfrentamento dos agravos em saúde provocados pelo aumento de doenças respiratórias em crianças, previsto para ocorrer entre os meses de março e agosto.
O plano contempla a ampliação da capacidade de atendimento, a integração entre os diferentes níveis de atenção à saúde e a implementação de protocolos padronizados, com o intuito de assegurar respostas eficazes às demandas da população. Entre as ações previstas, destacam-se o reforço nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o monitoramento contínuo das solicitações por leitos e a intensificação das ações de imunização.

Seja o primeiro a comentar