
Prefeito de Solidão detalha os primeiros 120 dias de gestão, focando na estabilidade financeira, na busca por parcerias com o estado e a União, e no planejamento de obras importantes como a conclusão de contenção e pavimentação urbana.
Em entrevista ao Blog do Finfa, o prefeito de Solidão, Mayco da Farmácia, apresentou uma avaliação positiva dos seus primeiros 120 dias de gestão, com foco primordial na manutenção dos pagamentos de servidores e fornecedores, garantindo a continuidade da administração municipal. O prefeito destacou a boa saúde financeira do município, classificado com nota B para captação de recursos federais.
A gestão tem buscado o diálogo e a comunicação com a população através de reuniões de monitoramento estendidas aos diversos setores da administração. Mayco da Farmácia reconheceu os desafios financeiros iniciais, mas ressaltou que, com organização e o comprometimento da equipe, a prefeitura tem conseguido suprir as demandas.
A relação com o legislativo municipal é considerada estável, com o apoio da base de vereadores para a aprovação de projetos. No âmbito estadual, a gestão tem pleiteado apoio da governadora Raquel Lyra para diversas áreas, como cultura, assistência social, transporte escolar e infraestrutura, aguardando a concretização de ações. Até o momento, o principal gesto do governo estadual foi a entrega de kits da Coordenadoria da Mulher.
Nas eleições futuras, a gestão ainda está alinhando seus apoios para deputados, buscando nomes que possam trazer recursos para o município.
Para o primeiro ano de sua gestão, a prioridade de Mayco da Farmácia é concluir obras em andamento, como o muro de contenção na entrada da cidade. Além disso, a prefeitura busca, através de emendas parlamentares e parcerias com o estado, viabilizar projetos de pavimentação asfáltica e calçamento para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população. Outras demandas importantes incluem o recapeamento da PE-309 e a conclusão da adutora para garantir o abastecimento de água. A gestão municipal segue buscando apoio em diversas esferas para concretizar essas melhorias em Solidão.
Leia a entrevista na íntegra:
Blog do Finfa: Qual a avaliação que o senhor faz dos 120 dias da sua gestão?
Mayco da Farmácia: Fazemos uma avaliação positiva, tendo em vista que priorizamos manter os pagamentos da folha salarial de funcionários efetivos, contratados, comissionados e também dos fornecedores, mantendo a gestão funcionando conforme o previsto. Dessa forma, avaliamos positivamente este primeiro passo, que é dar seguimento à gestão municipal, às ações prioritárias como saúde, educação e assistência social, e aos poucos desenvolver nosso método de gestão que queremos aplicar no município.
Blog do Finfa: O senhor parece muito animado. Pergunto: o senhor recebeu um governo organizado?
Mayco da Farmácia: Sim, financeiramente, graças a Deus, recebemos um governo organizado. Inclusive, na avaliação de questões financeiras, somos nota B no município, um dos 27 municípios de Pernambuco com essa avaliação para captação de empréstimos com aval do Governo Federal. Portanto, recebemos organizado e estamos mantendo essa organização, buscando inclusive aprimorá-la.
Blog do Finfa: Na sua gestão, o senhor está realizando reuniões de monitoramento com o seu secretariado?
Mayco da Farmácia: Sim, já realizamos nossa primeira reunião de monitoramento com os secretários e estamos buscando, gradualmente, estender essas reuniões aos diversos setores, seja na área de saúde, assistência, educação, esportes ou agricultura. Nosso objetivo é alcançar todos os setores que lidam diretamente com a população, a fim de melhorar a comunicação entre a gestão e os munícipes.
Blog do Finfa: Prefeito, o senhor encontrou alguma dificuldade nestes 120 dias? Se sim, poderia enumerá-las?
Mayco da Farmácia: Sim, a principal dificuldade que encontramos reside na preocupação financeira inicial. Como houve uma candidatura única e uma transição de gestão interna, não houve demissão de pessoal, e tivemos que realizar alguns ajustes. Existia um receio de não conseguir suprir toda a demanda financeira, mas graças a Deus, com organização e com a orientação divina, estamos conseguindo contemplar toda a gestão com o aporte financeiro necessário e com o comprometimento da equipe em trabalhar pela população de Solidão.
Blog do Finfa: Como é a relação do prefeito Mayco com o legislativo? Sei que todos os nove vereadores são da sua base.
Mayco da Farmácia: Graças a Deus, hoje estamos bem estabilizados com o legislativo. A base, como você mencionou, é composta por todos os vereadores, e não estamos enfrentando problemas para aprovar nossos projetos e medidas que queremos implementar no município.
Blog do Finfa: O senhor é do PSB. Gostaria de saber se, nestes 120 dias de sua gestão, a governadora Raquel Lyra já realizou algum gesto com a cidade de Solidão.
Mayco da Farmácia: Já pleiteamos junto ao estado, apresentamos nosso calendário de eventos culturais e festividades, solicitamos uma cozinha comunitária, ônibus para o transporte escolar e reforma para escolas. Estamos aguardando para verificar se conseguimos alguma dessas demandas, pois sabemos que o município, sozinho, não consegue se desenvolver sem o apoio dos governos federal e estadual. Ainda estamos nessa expectativa.
Blog do Finfa: Neste caso, a governadora Raquel Lyra não realizou nenhum gesto concreto com a gestão?
Mayco da Farmácia: Até o momento, o único gesto que temos em mente foi a entrega dos kits da Coordenadoria da Mulher para o município. Acredito que pequenas ações nesse sentido foram realizadas.
Blog do Finfa: As eleições se aproximam. O senhor já definiu seus candidatos a deputado para o próximo ano?
Mayco da Farmácia: Ainda não. Estamos em processo de alinhamento, até porque as indicações parlamentares de emendas para os municípios estão ocorrendo agora. Estamos trabalhando junto aos parlamentares federais que temos lá, como Pedro Ramos, Clodoaldo e Carlos Veras. Também estamos tentando alinhar nosso senador para que possamos pleitear e definir realmente quem será nosso candidato.
Blog do Finfa: Finalizando, prefeito, qual a obra primordial deste primeiro ano de sua gestão que o senhor deve entregar até dezembro?
Mayco da Farmácia: Na realidade, Finfa, estamos primeiramente tentando concluir o que ficou em andamento, pois sabemos que são muitas ações e um município pequeno não consegue aportar recursos para tudo simultaneamente. Tudo demanda investimento financeiro. Hoje, a primeira obra cuja licitação conseguimos lançar neste ano é a finalização do muro de contenção às margens da PE-309, na entrada de Solidão. Estamos trabalhando ali. Entre as ações que temos, estamos tentando pleitear junto a emendas parlamentares pavimentação asfáltica e calçamento para ruas que não puderam ser pavimentadas com os recursos da Caixa. Considero isso importante para a mobilidade urbana e para proporcionar uma melhor visão à nossa população e ao município. Além disso, uma das ações que muito pleiteamos é o recapeamento da nossa PE-309, uma rodovia já antiga. O estado tem o programa PE na Estrada, e também há o programa Águas de Pernambuco, através do qual tentamos questões de abastecimento de água para comunidades. Estamos também insistindo para ver se conseguimos a conclusão da adutora para o nosso município, para que chegue tanta água para Solidão quanto para Pelo Sinal, conforme prometido. Portanto, são essas as ações, tanto as que dependem do município quanto as do estado, pelas quais estamos correndo atrás, buscando apoio em diversas esferas para concretizá-las.

Seja o primeiro a comentar