Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Recife começa contagem regressiva para  Copa do Mundo Feminina da FIFA™️ 

 Competição acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027 e contará com a participação de 32 seleções. Capivara Méry Cristina estará vestida de jogadora da seleção e foi escalada para saudar público a partir de meio dia no Arraial da Rio Branco de amanhã (24) 

O dia 24 de junho marca o São João e também uma data especial para a capital pernambucana. Reforçando sua vocação esportiva, o Recife foi escolhido como uma das cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™️, cuja contagem regressiva começa amanhã e marca os exatos 365 dias para o início da competição, organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e que acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho e contará com a participação de 32 seleções.

Para marcar a data, a Prefeitura do Recife irá promover uma série de ações para convidar público, população e turistas para se unirem à torcida da primeira edição da disputa em território da América do Sul anunciando a contagem regressiva nas redes sociais oficiais da @prefeiturarecife. Entre as ações, a capivara mais amada da cidade, Méry Cristina, também foi escalada para saudar a Copa Feminina. Amanhã (24), ela comparece ao arraial do Boulevard da Rio Branco vestida a caráter como jogadora da seleção a partir de meio dia também para divulgar o evento. 

A iluminação cênica de pontes e monumentos do Recife, como a Ponte Paulo Guerra (Ponte Estaiada) estarão iluminadas nas cores verde e amarelo para saudar os jogos. Além disso, todos os shows de todos os polos do São João do Recife também contam com mensagens de convites para a festa do futebol feminino através dos apresentadores dos palcos.

Para o prefeito Victor Marques, a realização da Copa feminina no Recife demonstra a capacidade da cidade em protagonizar eventos de alta performance e posiciona a cidade entre os mais importantes destinos internacionais  de lazer e negócios do Brasil. “O Recife dispõe de uma malha hoteleira robusta, uma cadeia de serviços e hospitalidade consistente e a cidade também é um dos maiores e mais importantes  hubs aeroportuários do país. Tudo isso faz com que Recife seja fundamental para o sucesso da competição. Será uma honra fazer parte desse momento histórico e dessa bonita festa, garantindo o suporte e a estrutura que o futebol feminino merece, cada vez mais”, pontua Victor Marques.

Copa do Mundo Feminina da FIFA™️ – Ao todo, oito cidades foram escolhidas. Além de Recife, sediarão os jogos Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.  A escolha das cidades-sede considerou a infraestrutura – rede hoteleira, malha aeroportuária, expertise na realização de grandes eventos – e foi definida a partir de visitas técnicas feitas por especialistas da FIFA, que estiveram no Recife em 2024.

O Brasil foi anunciado como sede da Copa em maio de 2024, superando a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. Em sua 10ª edição, a Copa do Mundo Feminina da FIFA™️ será realizada pela primeira vez na América do Sul. Por sediar o evento, o Brasil tem vaga garantida na disputa, e as demais serão definidas por meio de torneios classificatórios organizados pelas confederações continentais. 

Os jogos serão realizados na Arena de Pernambuco. Em 2014, o estádio sediou cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA™️, sendo quatro da fase de grupos e uma das oitavas de final. Em 2024, a seleção feminina fez um amistoso contra a Jamaica, emocionando a torcida com a presença da estrela Marta e abrindo caminho para a disputa do Mundial, em 2027.

Ao ser confirmada como cidade-sede, o Recife ratifica sua expertise em grandes eventos, sendo um hub aeroportuário internacional, sede de várias representações diplomáticas e detentor de uma vasta rede hoteleira. De acordo com dados do Governo Federal, a capital teve alta de 21% na ocupação hoteleira no ano passado em comparação com 2023, seis pontos percentuais a mais do que a média nacional. Nos dois primeiros meses de 2025, o número de voos para o exterior no Recife é 18% superior ao mesmo período de 2024. A capital também é considerada um hub consular – o Recife possui diversas representações e entidades consulares, ofertando a cidadãos e turistas estrangeiros um dos maiores polos diplomáticos do país.

Em relação à infraestrutura para recepcionar o público, a capital pernambucana possui 92 equipamentos de hospedagem, entre hotéis, pousadas, hostels e acomodações, que ofertam, juntos, 14.203 leitos. A cidade está ligada a 40 rotas aéreas, sendo 32 nacionais e oito internacionais, das quais nove ligações diretas com destinos fora do país como Orlando e Fort Lauderdale (EUA), Córdoba e Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile). Fotos: Marlon Diego/PCR

Veja as seleções classificadas e eliminadas da Copa até agora

Com o encerramento de mais uma rodada da fase de grupos, seis seleções já garantiram vaga no mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Outras cinco equipes não têm mais chances de classificação e estão eliminadas do torneio.

Classificados

  • México (líder do Grupo A)
  • Estados Unidos (líder do Grupo D)
  • Alemanha (líder do Grupo E)
  • Argentina (líder Grupo J)
  • França (líder grupo I)
  • Noruega (grupo I)

Eliminados

  • Haiti (lanterna do Grupo C)
  • Turquia (lanterna do Grupo D)
  • Tunísia (lanterna do Grupo F)
  • Senegal (Grupo I)
  • Iraque (Grupo I)

A lista deve aumentar nos próximos dias, à medida que mais grupos definirem os classificados para a fase eliminatória da competição.

E o Brasil?

A Seleção Brasileira ainda busca a classificação no Grupo C. A equipe soma quatro pontos e ocupa a primeira colocação da chave após duas rodadas. Nesta quarta-feira (24), o Brasil enfrenta a Escócia em confronto direto por uma vaga no mata-mata.

Uma vitória garante a seleção nas oitavas de final. Dependendo da combinação de resultados, um empate também pode ser suficiente para avançar. Já uma derrota complicaria a situação brasileira e deixaria a definição da vaga condicionada aos critérios de desempate.

A partida será disputada às 19h (de Brasília) e encerra a participação das duas equipes na fase de grupos.

São José do Egito e o Pajeú perde Hilário Marinho

Faleceu nesta madrugada no Hospital Português no Recife, aos 71 anos de Hilário Marinho Patriota, após sofrer um acidente doméstico há 17 dias atrás. Casado com Joana D’arc Gomes Marinho, Hilário deixa quatro filhos e duas filhas.

Segundo seu filho Henrique Marinho em conversa com este blogueiro, o velório acontecerá a partir das 16 horas, no Instituto Lourival Batista, Rua Domingos Siqueira, 119, Centro, São José do Egito, e seu sepultamento será nesta quarta-feira (24) às 10 horas no Cemitério Velho.

Aposentado do Banco do Brasil, foi diretor do Sicoob Pernambuco, além de poeta, escritor e compositor.

São José do Egito e o Pajeú lamenta a partida de Hilário Marinho.

Meus sentimentos a todos os familiares

Ao abrir mão da fiscalização do FUNDEB, presidência do Rotary Club trai os próprios princípios e se curva ao governo municipal

A recente decisão da presidência do Rotary Club de retirar a indicação de Izilda Sampaio do conselho que fiscaliza as contas do FUNDEB representa um retrocesso alarmante para o controle social e a transparência pública em nosso município.

O ato traduz um profundo descaso com a educação e vai de encontro a tudo o que o Rotary, enquanto instituição histórica e respeitada mundialmente, prega em seus estatutos de ética e cidadania.Izilda Sampaio exercia um papel fundamental como representante da sociedade civil.

Sua atuação técnica e rigorosa garantia que os recursos destinados às escolas, professores e estudantes fossem monitorados com a seriedade que a lei exige.

Ao minar essa representação, a atual liderança do Rotary não apenas enfraquece o comitê fiscalizador, mas também silencia uma voz que defendia o interesse coletivo.

O ponto mais crítico dessa manobra é o claro desvio de finalidade da instituição. O Rotary Club existe para servir à comunidade e manter a independência necessária para cobrar a correta aplicação do dinheiro público.

No entanto, ao abrir mão deliberadamente de uma cadeira estratégica de fiscalização, a atual presidência abdica de seus princípios rotarianos e passa a agir, na prática, como uma extensão ou parte integrante do governo municipal.

Quem deveria fiscalizar, não pode se aliar. A sociedade civil espera que entidades como o Rotary atuem como cães de guarda dos recursos públicos, e não como aliadas silenciosas da gestão de turno.

Essa postura complacente deixa a comunidade órfã de fiscalização e joga uma mancha sobre o lema rotariano de “Dar de si antes de pensar em si”.A educação pública do nosso município não pode ser tratada como moeda de troca política ou espaço de omissão.

A retirada de Izilda Sampaio é um desserviço que exige retratação e um posicionamento firme de todos os rotarianos que ainda acreditam na verdadeira missão da ordem: a defesa intransigente da sociedade.

Décio Petrônio – Advogado

Recife celebra 21º São João 60+ com festa junina para mais de 6 mil pessoas

A Prefeitura do Recife realizou, nesta segunda-feira (22), o 21º São João 60+, celebração junina voltada ao público com 60 anos ou mais. O evento aconteceu no Classic Hall, com entrada gratuita, e reuniu mais de 6 mil pessoas, um dos maiores públicos da história do evento. O prefeito Victor Marques participou da programação ao lado de idosos de grupos de convivência da capital pernambucana e de outros municípios.

Para o prefeito Victor Marques, o evento reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população idosa. “Entender que precisamos de espaços para o lazer da pessoa 60+ é crucial para formar uma população que se reconhece e está preparada para o futuro. Sou muito feliz atuando como prefeito dessa cidade e podendo acompanhar de perto cada sorriso de quem vem aproveitar essa festa linda”, disse.

A programação contou com apresentações de Fabiana Pimentinha do Nordeste, Nêga do Babado e Carlinhos Monteverde, além de quadrilhas juninas e trio pé de serra. O ponto alto foi a coroação oficial dos novos Rei e Rainha 60+, eleitos no último dia 9 de junho. As novas majestades são Maria das Dores, de 92 anos, a mais velha entre as candidatas, representando o Grupo Vitalidade do Sesc de Casa Amarela, e Ivan Ribeiro, de 70 anos, do Grupo 50+ Santos Dumont.

O secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, destacou a dimensão das políticas públicas voltadas ao envelhecimento. “Daqui a 20 anos, a cada três pessoas, uma será maior de 60 anos. O Recife entendeu a necessidade de construir políticas para essa população. Hoje celebramos o São João passando uma mensagem de vitalidade, mostrando que a nossa cidade está preparada para essa geração, que merece ocupar todos os espaços”, disse.

A animação do público mostrou que o evento já é tradição entre os participantes. Antônio Martins, de 69 anos, morador da Várzea, não perdeu nenhuma edição. “Esta é uma experiência que se repete anualmente e todas as vezes eu venho curtir. Me sinto jovem aqui. Faço parte do Grupo Alegria de Viver e todos os anos nós alugamos um ônibus para prestigiar essa festa linda de perto”, contou.

O São João 60+ também recebeu usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, equipamento gerido pela SDHJ. O evento contou com o apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR).

Coluna do Finfa

Polícia Federal pede ao STJ investigação contra Priscila Krause por repasses a hospital do marido

Do Vero Notícias

A Polícia Federal (PF) enviou um ofício ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedindo autorização, devido ao foro privilegiado, para investigar a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (PSD). Como já revelou o portal Vero Notícias, a gestora repassou recursos do estado ao hospital do marido.

Segundo o documento, obtido pela reportagem, a PF pretende investigar a destinação de recursos federais à Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada em Garanhuns, no Agreste pernambucano. A unidade tem como sócio o empresário Jorge Branco Neto, marido da vice-governadora.

Assinado pelo diretor-geral substituto da Polícia Federal, William Marcel Murad, o ofício informa que a denúncia sobre possíveis irregularidades na aplicação de recursos do SUS, feita por deputados estaduais, foi vinculada ao procedimento já em curso de nº 2025.0127684.

Como já revelou o Vero Notícias, a própria Priscila Krause chegou a destinar R$ 3 milhões ao hospital do marido enquanto exercia a gestão do governo do estado. Em 2025, a unidade de saúde da família chegou a receber mais de R$ 25 milhões.

O caso envolvendo a vice também já é alvo de auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), que apura suspeitas de superfaturamento em repasses realizados à instituição privada.

Posicionamento do hospital

Em nota, a Casa de Saúde Nossa Senhora do Perpétuo Socorro informou que “presta serviços de alta complexidade à rede estadual de saúde há 55 anos, tendo atuado durante as gestões de 15 governadores diferentes“.

A empresa também informou que “todas as contratações foram realizadas dentro da legalidade, sem interferência política”, e que sempre tiveram como “único objetivo garantir atendimento à população pernambucana”.

“Nos últimos anos, a instituição foi submetida a diferentes auditorias e procedimentos de fiscalização de praxe, incluindo análises do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) e do Denasus, sem que fossem apontadas irregularidades graves ou prejuízo ao erário”, escreveu.

Flores realiza nesta quarta-feira o 16º Festival de Carros de Boi

Flores recebe nesta quarta-feira, 24 de junho, no Pátio de Eventos, a 16ª edição do Festival de Carros de Boi, considerado um dos maiores eventos do gênero no Nordeste. A programação integra o São João das Tradições e deve reunir milhares de pessoas nas ruas do município.

A festa, realizada anualmente no dia de São João, atrai turistas de diversas localidades de Pernambuco, de outros estados nordestinos e de várias regiões do País, que chegam a Flores para acompanhar uma das manifestações culturais mais marcantes do Sertão do Pajeú.

Com a participação de trabalhadores rurais, carreiros, famílias florenses e visitantes, o desfile dos carros ornamentados retrata a vida no campo, a religiosidade, a criatividade popular e a identidade sertaneja.

A tradição dos carros de boi em Flores remonta à década de 1950 e foi resgatada em 2009, por iniciativa do então prefeito Marconi Santana. Desde então, o evento cresceu, ganhou projeção regional e passou a ocupar lugar de destaque no calendário cultural pernambucano.

O reconhecimento oficial veio em outubro de 2023, quando a governadora Raquel Lyra sancionou a Lei nº 18.356, incluindo o Dia Estadual do Festival de Carros de Boi do Município de Flores no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Além de preservar a memória e a cultura do homem do campo, o festival também movimenta a economia local, fortalecendo o comércio, a gastronomia, a rede hoteleira, o artesanato e os serviços durante o período junino.

Secretaria de Educação lança chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar quilombola

Iniciativa beneficiará cinco escolas quilombolas da Rede Municipal e fortalece a alimentação escolar alinhada à cultura e aos saberes tradicionais

A Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns publicou a Chamada Pública nº 001/2026, destinada exclusivamente a agricultores familiares quilombolas e integrantes de Povos e Comunidades Tradicionais para o fornecimento de refeições prontas para consumo e gêneros alimentícios que serão utilizados na alimentação escolar durante o ano letivo de 2026.

A iniciativa integra as ações do projeto Catrapovos, projeto capitaneado pelo Ministério Público Federal que busca aproximar as escolas das comunidades tradicionais, fortalecendo a identidade cultural dos territórios e promovendo o desenvolvimento sustentável local. Além de ampliar a qualidade da merenda escolar, a ação contribui para a geração de renda dos agricultores familiares e para a valorização dos saberes e modos de vida dos povos quilombolas.

A chamada pública contempla produtos com entrega diretamente de agricultores familiares de Povos e Comunidades Tradicionais, como tapioca de coco, bolo de macaxeira, mandioca, abóbora, acerola, alface, batata-doce, entre outros alimentos produzidos pelas comunidades tradicionais.

Os alimentos serão destinados às cinco escolas quilombolas da Rede Municipal de Ensino, garantindo uma alimentação escolar que respeita a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis das comunidades atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O edital está disponível no Portal da Transparência. Os interessados devem apresentar a documentação de habilitação e o projeto de venda até 07 de julho, no Setor de Planejamento Financeiro da Secretaria Municipal de Educação, na Rua Siqueira Campos, nº 75, Centro de Garanhuns, das 9h às 15h.

Prefeito Rodrigo Pinheiro anuncia transporte público gratuito dia 23 de junho, véspera de São João

Nesta segunda-feira (22), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, anunciou a gratuidade no transporte público do município nesta terça-feira, 23 de junho, véspera de São João.

A iniciativa busca dinamizar a locomoção tanto da população local, quanto dos visitantes para os polos juninos e comércio da cidade do Maior e Melhor São João do Mundo.

“Todo mundo sabe da importância e da tradição do forró e das festas juninas aqui, em Caruaru. E eu estou falando principalmente da data do dia 23 de junho. Nesse dia 23, a Prefeitura de Caruaru está dando a gratuidade no transporte público. A gente vai aquecer o comércio, movimentar ainda mais todos os polos da nossa festa de São João e, claro, todos poderão ir e vir de maneira gratuita da zona rural e quatro cantos da cidade”, destacou com entusiasmo Rodrigo Pinheiro.