Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Em Porto da Madeira, Prefeitura entrega escadaria requalificada para a população

Investimento de R$ 116 mil contemplou recuperação da estrutura, melhorias na drenagem e instalação de corrimãos na Rua Virgolândia. Prefeito Victor Marques visitou local nesta sexta-feira (26)

Garantir mais segurança, acessibilidade e qualidade de vida para quem utiliza diariamente as escadarias das áreas de morro é uma das prioridades da gestão municipal. Com esse objetivo, o Recife entrega, nesta sexta-feira (26), a requalificação da escadaria da Rua Virgolândia, no bairro de Porto da Madeira. Executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a intervenção recebeu investimento de R$ 116 mil e contemplou a recuperação da estrutura e a implantação de corrimãos, proporcionando mais conforto e segurança para os moradores da localidade.

Durante a entrega, o prefeito Victor Marques destacou a importância da obra para a mobilidade e a segurança da população. “Foi uma requalificação completa, com serviços de drenagem, recuperação dos muros existentes, novo piso e instalação de corrimãos. São intervenções que garantem mais acessibilidade e segurança para quem utiliza diariamente esse acesso”, afirmou.

As obras tiveram início em 22 de maio e foram concluídas em 25 de junho. Ao todo, foram recuperados 96 metros de escadaria e implantados 73,5 metros de corrimão, garantindo melhores condições de circulação e acessibilidade para quem utiliza diariamente o equipamento.

De acordo com o presidente da Emlurb, Daniel Saboya, a intervenção também contribui para minimizar os impactos das chuvas nas áreas de morro. “Além de melhorar a mobilidade e a segurança dos moradores, essas obras fortalecem a drenagem e a microdrenagem do território, reduzindo os danos provocados pelo período de inverno. É uma frente de trabalho que estamos executando nas principais RPAs que possuem áreas de morro”, destacou.

Moradora da rua há mais de 50 anos, Maria das Neves, de 76 anos, acompanhou de perto a execução da obra e relatou a importância da intervenção para a segurança da comunidade. “A água já estava entrando por baixo do piso e havia risco para as casas próximas. Foi uma tragédia evitada. A obra chegou na hora certa e agora está tudo bem feito”, contou.

MAIS DE 1,1 MIL ESCADARIAS REFORMADAS – A intervenção integra o conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana nas áreas de morro da cidade. Desde 2021, já foram concluídas 1.124 intervenções de recuperação de escadarias, com investimento de cerca de R$ 81 milhões, além da implantação e recuperação de 884 corrimãos, que somam mais de 60 quilômetros de extensão, com investimentos de R$ 18,4 milhões. As ações garantem mais segurança, acessibilidade e mobilidade para milhares de moradores em diferentes regiões da capital.

Fotos: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife

Filme sobre Bolsonaro pode levar PF a abrir até 3 inquéritos nos próximos dias

As suspeitas sobre o financiamento do filme “Dark Horse”, uma cinebiografia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devem levar a Polícia Federal (PF) a abrir três inquéritos nos próximos dias, de acordo com a avaliação de investigadores ouvidos pela reportagem.

As investigações devem ser sobre:

  • os repasses de R$ 61 milhões feitos por Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master, a pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ);
  • a eventual destinação de parte desse recurso para bancar o ex-deputado Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos;
  • e a indicação de emendas parlamentares para entidades ligadas à produtora do filme.

A PF estava aguardando o Supremo Tribunal Federal (STF) definir qual ministro será o relator do inquérito sobre os repasses que Vorcaro fez a pedido de Flávio.

O valor de R$ 61 milhões foi divulgado em maio pelo site The Intercept Brasil, que obteve trocas de mensagens entre o senador e o ex-banqueiro. A PF quer confirmar a quantia.

O dinheiro chegou a um fundo responsável pelo financiamento do filme “Dark Horse”, nos EUA, por meio de uma empresa que já era suspeita de integrar o ecossistema de fraudes do Master, a Entre Investimentos e Participações.

Um dos objetivos da PF será saber se o dinheiro foi repassado em troca de algum favor prestado pelo senador ou por seu grupo político.

Flávio, que é pré-candidato à Presidência, nega qualquer irregularidade no episódio e afirma que apenas pediu um financiamento privado para o filme de seu pai.

Mendonça será relator

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, decidiu na noite desta quinta (25) que essa investigação ficará sob a relatoria de André Mendonça, magistrado responsável pelos inquéritos do caso Master no tribunal.

A dúvida sobre a relatoria surgiu porque o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) pediu que a apuração sobre o repasse milionário fosse conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes.

Para o petista, Moraes deveria ser o relator porque existem suspeitas de que ao menos parte do dinheiro de Vorcaro tenha sido usada para financiar Eduardo nos EUA. E Moraes foi o relator da ação penal que condenou Eduardo, na semana passada, pelo crime de coação no curso do processo devido à sua atuação nos EUA.

Marconi Santana mira vaga na Assembleia, declara apoio a Raquel Lyra e promete ser a nova voz do Sertão do Pajeú

Ex-prefeito de Flores por quatro mandatos percorreu todos os sertões de Pernambuco. Afirma ter apoio nos 17 municípios da região e diz que a população o enxerga como a liderança capaz de preencher o espaço deixado por Patriota. Na avaliação do governo estadual, foi elogioso a Raquel Lyra.

Marconi Santana é um dos políticos que mais cedo colocou as barbas de molho para as eleições de outubro. Ex-prefeito de Flores por quatro mandatos e ex-presidente do Cimpajeú, ele percorreu o São Francisco, o Sertão Central e o Araripe antes de chegar ao Pajeú — sua região de origem — para apresentar a candidatura a deputado estadual. A estratégia, segundo ele, foi deliberada: construir reconhecimento fora do reduto antes de consolidar em casa.

Em entrevista ao Blog do Finfa, Marconi apresentou um currículo extenso para embasar a candidatura: vereador desde 1988, presidente da Câmara Municipal, quatro mandatos como prefeito, presidência do consórcio intermunicipal do Pajeú e passagens pelas secretarias estaduais de Cidades, Agricultura e Planejamento — o que, diz ele, lhe deu o conhecimento de todos os municípios pernambucanos, inclusive Fernando de Noronha.

Um dos pontos centrais da narrativa de Marconi é José Patriota, referência histórica do Sertão do Pajeú na Assembleia Legislativa, e que nos deixou há dois anos. Para o ex-prefeito, a ausência de Patriota deixou a região sem uma voz ativa nas pautas que mais afetam o interior: agricultura, segurança pública e saúde.

“Com a perda do nosso querido José Patriota, ficou o vácuo de uma liderança que veja a deficiência na questão da agricultura, a falta de segurança pública, a questão da saúde pública. Quem é que luta? Quem é essa voz?” Santana deixa clara sua resposta ao longo de toda a entrevista: ele se apresenta como o candidato natural para ocupar esse papel.

Diz ter apoio nos 17 municípios do Pajeú — em diferentes escalas — e que a pré-campanha já avançou para a Região Metropolitana do Recife, com presença em bairros como Casa Amarela, Nova Descoberta e Alto de Santa Isabel, além de Olinda, Jaboatão, Paulista e Cabo de Santo Agostinho. “Hoje Marconi Santana é Pernambuco”, resumiu, ao falar da receptividade fora do Sertão.

Flores: legado e base eleitoral

No município de Flores, onde governou por quatro mandatos, destaca como principal legado a implantação de 286 sistemas de abastecimento d’água num território de mil km², além de melhorias em educação, saúde e infraestrutura. Seu sucessor, Gilberto Ribeiro — eleito com quase 70% dos votos —, mantém a agenda de obras e inaugurações, e Santana afirma ter articulado cerca de 50 milhões de reais em investimentos federais e estaduais que estão chegando ao município.

A base construída ao longo dos anos em Flores é o principal trunfo que espera converter em votos expressivos em outubro. “A população de Flores não me deixará só”, afirmou, confiante na fidelidade do eleitorado onde consolidou sua trajetória política.

Avaliação positiva de Raquel Lyra

Ao ser questionado sobre o governo estadual, Marconi foi elogioso à gestão de Raquel Lyra. Elencou avanços em segurança pública, saúde, assistência social — com destaque para as 300 cozinhas comunitárias — e obras de infraestrutura que chegam ao Sertão: a adutora de Negreiros para Araripina e Parnamirim, uma barragem de seis milhões de metros cúbicos em Santa Filomena, ETAs em Petrolina e mais de 1.500 km de estradas asfaltadas, além de vicinais com rolo compactador para escoamento da produção do interior.

“Raquel Lyra é merecedora da continuidade como governadora de Pernambuco, por tudo que tem se dedicado com exclusividade ao povo e ao governo do estado”, encerrou.

ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Finfa: Marconi Santana, o senhor foi um dos primeiros pré-candidatos a iniciar sua trajetória no estado de Pernambuco. Como se encontra a pré-campanha atualmente?

Marconi Santana: Obrigado pela entrevista. Quero dizer que hoje estamos bem, em Pernambuco todo, principalmente no Sertão Pernambucano, onde iniciamos nossa pré-campanha há um ano e dois meses. Procurei me fortalecer fora do âmbito do Pajeú — no São Francisco, no Sertão Central, no Sertão do Araripe — e só então cheguei ao Pajeú, onde moro, onde nasci e onde convivo com todos.

Quando percebi o anseio da população em ter um pré-candidato filho do Pajeú, alguém que as pessoas pudessem ver, se dirigir, estar ao lado — essa pessoa foi eu. Estou no cotidiano da Feira de Afogados da Ingazeira, nas festividades de Zé Dantas em Carnaíba, em Iguaracy, nas festividades de Jatiúca. As pessoas creditaram em Marconi Santana a pessoa ideal para fortalecer o Pajeú e o Sertão de Pernambuco.

Com a perda do nosso querido José Patriota, ficou o vácuo de uma liderança que veja as deficiências na agricultura, na segurança pública, na saúde. Quem é que luta? Quem é essa voz? A população tem nos visto como essa voz futura na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Caminhei por todos os municípios sertanejos, estou entrando agora no Agreste e mostrando essa nova identidade: um pré-candidato que foi vereador, presidente da Câmara, prefeito, presidente do Cimpajeú, com passagem por três secretarias estaduais. Me credenciei a essa pré-candidatura diante de tudo que servi à população da minha cidade e do estado.

Finfa: O Pajeú é composto de 17 municípios. O senhor percorreu e tem apoio nos 17 municípios do Sertão do Pajeú?

Marconi Santana: Tenho, em todos os 17 municípios temos apoio — pequenos, médios e grandes apoios. Todos são bem-vindos. Creditar em mim essa força nova do Pajeú significa buscar alternativas para o homem do campo, para a saúde, para a geração de emprego e renda. Não temos grandes indústrias na região. Precisamos manter um diálogo forte com o governo estadual e federal para trazer investimentos para o Sertão Pernambucano, que sempre fica por último — esquecido em favor da Região Metropolitana, da Mata Sul e da Mata Norte. Essa será a pauta prioritária assim que a gente assentar a cadeira na Assembleia.

Finfa: Como Marconi Santana, como pré-candidato, vê a aceitação do seu nome em regiões e cidades que não conhecia?

Marconi Santana: Pernambuco, no todo, eu conheço. Já estive em todas as cidades pernambucanas — na Secretaria das Cidades, na Secretaria de Agricultura, na Secretaria de Planejamento, percorri quase todos os municípios, inclusive a ilha de Fernando de Noronha. Então já criava identidade naquele tempo. Depois, as pessoas me conheceram como gestor municipal, um gestor que teve destaque. Melhoramos muito Flores: partimos de quase zero e elevamos o município a um patamar muito bom, principalmente em educação, saúde, segurança pública e infraestrutura hídrica. Implantamos 286 sistemas de abastecimento em Flores, um município de mil km². Essa intervenção nos tornou conhecidos em todo o estado como bons gestores. Onde eu chego, a primeira palavra que uso é o fortalecimento do Sertão Pernambucano. Tínhamos Osvaldo Coelho, Nilo Coelho, Inocêncio Oliveira — tantos que lutaram pelo Sertão. Hoje não temos essa voz, e o povo está se identificando em Marconi Santana como a voz que vai perdurar e lutar pelos interesses do Sertão na Assembleia Legislativa.

Finfa: O senhor usa um termo que já postei no meu blog e que chama atenção: “Eu sou candidato do povo”. Isso pegou de verdade no estado todo?

Marconi Santana: Por que do povo? Porque eu vim do povo. Me qualifiquei, mas a primeira eleição em que me submeti foi de vereador, em 1988, e fui pelo povo — não pelo sobrenome, não porque me queriam. Os políticos não me queriam como candidato: foi o povo quem me lançou. Porque eu abraço o povo, eu cheiro o povo, eu tenho a cara do povo, eu sou do povo. Estou muito próximo, não só do Pajeú, mas de Pernambuco. Fizemos incursões na Região Metropolitana — em Recife, em Casa Amarela, Nova Descoberta, Alto de Santa Isabel; em Olinda, em Jaboatão, em Paulista, no Cabo de Santo Agostinho. Hoje Marconi Santana é Pernambuco, porque as pessoas estão me identificando como a voz do povo na Assembleia Legislativa. E é isso que vamos fazer: servir ao povo de Pernambuco.

Finfa: O senhor saiu da gestão de Flores com uma super aprovação. Seu sucessor, Gilberto Ribeiro, vem mantendo o cotidiano de obras e inaugurações. O senhor tem certeza de que o florense vai dar uma votação expressiva ao senhor em outubro?

Marconi Santana: Olha, espero que sim — até porque sempre servi à população de Flores, e ela continua sendo servida. Tanto que temos quase 50 milhões de investimento chegando ao município: recursos articulados por mim em nível federal e estadual, muita obra, muita ação para o povo de Flores. E queremos estender isso para o estado todo. Sinto-me muito agraciado: foram quatro legislaturas como prefeito, e meu sucessor eu elegi com quase 70%. Tenho a certeza de que a população de Flores não me deixará só nesse momento em que queremos fazer pelo Sertão e por Pernambuco. A população é detentora de uma pessoa que faz por ela. Embora não sejamos mais secretário, temos um amor fraterno por todos os florenses. É isso que nos traz felicidade — saber que eles também sentem isso por mim, por minha esposa. Temos elevado nossa cidade com muito amor e dedicação, e creio que não nos faltarão nesse momento.

Finfa: Com sua experiência de gestor e político, como o senhor avalia o momento do governo Raquel Lyra?

Marconi Santana: Momento ímpar. Pernambuco cresceu — o PIB do estado é um dos maiores do Brasil. A segurança pública é destaque, a saúde é destaque, a assistência social é destaque, o fomento à alimentação e a segurança alimentar também — são 300 cozinhas comunitárias. A governadora está no melhor momento de governar Pernambuco e merece a continuidade por tudo que tem entregue à população. Os pernambucanos, que tinham uma saúde debilitada, hoje têm atendimento de qualidade. Os hospitais foram todos reformados, houve a entrega do Hospital de Paulista, do Alfa, em Boa Viagem. E fora os investimentos na nossa região do Pajeú e no Sertão: obras hídricas, a adutora de Negreiros levando água para Araripina e para a região de Parnamirim; em Santa Filomena, uma barragem de seis milhões de metros cúbicos em construção; as ETAs de Petrolina, que enfrenta grave deficiência de água potável nas áreas de irrigação; mais de 1.500 km de estradas asfaltadas e as vicinais que estão sendo implantadas em Afogados, em Flores, Carnaíba, Triunfo — vicinais feitas com rolo compactador, garantindo o escoamento da produção do interior como nunca antes. Também há o fortalecimento financeiro dos municípios, com crédito para calçamento, asfalto, escolas e creches. Raquel Lyra é merecedora da continuidade como governadora de Pernambuco, por tudo que tem se dedicado com exclusividade ao povo e ao governo do estado.

Quando a Coragem Incomoda: Por Que Temer a Fiscalização?

Por Rinaldo Remígio*

Acompanhei nas redes sociais a repercussão da carta aberta divulgada pela senhora Izilda Sampaio de Sousa Lira, ex-presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB de Afogados da Ingazeira. Sua manifestação me levou a refletir sobre a importância daqueles que assumem a missão de fiscalizar, questionar e defender o interesse público.

Ao ler suas palavras, recordei uma experiência profissional. Certa vez, um colega ficava extremamente apreensivo sempre que se aproximava o período da auditoria independente da empresa. Eu costumava lhe perguntar:

— Está tudo correto?

Ele respondia que sim. Então eu dizia:

— Se está tudo correto, fique tranquilo. A auditoria existe para confirmar o que foi feito da maneira certa.

Ao final dos trabalhos, os relatórios geralmente confirmavam a regularidade dos procedimentos, e toda a preocupação dava lugar ao alívio.

Essa experiência me ensinou uma lição simples: quem trabalha corretamente não deve temer a fiscalização.

A fiscalização não é inimiga da gestão. Pelo contrário, é um instrumento de transparência, aperfeiçoamento e fortalecimento das instituições. Auditores, conselheiros e órgãos de controle exercem funções complementares, voltadas para a proteção do patrimônio público e para a correta aplicação dos recursos da sociedade.

Por isso, quando alguém que exerce função fiscalizadora afirma ter enfrentado dificuldades por cumprir seu dever, cabe à sociedade acompanhar os fatos com atenção. Não para condenar ninguém antecipadamente, mas para buscar esclarecimentos.

A pergunta continua atual:

Se tudo está correto, por que temer a fiscalização?

Fiscalizar não é perseguir. Questionar não é atacar. Solicitar esclarecimentos não é criar obstáculos. Tudo isso faz parte do exercício da cidadania e do fortalecimento da democracia.

Não conheço pessoalmente a senhora Izilda, mas sua carta demonstra firmeza de convicções e coragem para expor publicamente suas preocupações. Diante disso, penso que os órgãos de controle e fiscalização devem agir com profundidade, independência e rigor técnico, buscando esclarecer os fatos de forma transparente.

Não se trata de condenar ou absolver previamente quem quer que seja. Trata-se de apurar, esclarecer e informar a sociedade.

A melhor resposta para qualquer dúvida não é a especulação, mas a transparência. Quanto mais claros forem os esclarecimentos, maior será a confiança da população nas instituições.

Governos passam. Gestores passam. Mandatos terminam. Mas as instituições permanecem.

E elas se fortalecem quando encontram cidadãos dispostos a exercer suas funções com responsabilidade, independência e coragem.

Porque a verdade não teme a luz.

E a transparência não teme a fiscalização.

*Professor universitário aposentado, administrador, contador e mestre em Economia.

Controladoria-Geral de Caruaru participa da 58ª Reunião Técnica do Conaci e fortalece o controle interno

A Controladoria-Geral do Município de Caruaru (CGM) participou da 58ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), realizada na última semana, em Porto Alegre (RS). O evento reuniu representantes de órgãos de controle interno de todo o país para discutir os principais desafios e tendências da administração pública, com foco no fortalecimento da governança, da integridade, da gestão de riscos e da inovação no setor público.

Durante a programação, foram debatidos temas estratégicos para o aperfeiçoamento do controle interno, entre eles, utilização da inteligência artificial na administração pública, auditoria baseada em riscos, consensualismo na gestão pública, integridade nas contratações governamentais, comunicação institucional, transformação digital e mecanismos para tornar a gestão mais eficiente, transparente e orientada a resultados.

“A troca de experiências e os temas debatidos no Conaci contribuem diretamente para o fortalecimento da governança, da integridade e da eficiência da gestão pública. Com o apoio do prefeito Rodrigo Pinheiro, seguimos buscando as melhores práticas para aprimorar o controle interno e a transparência em Caruaru”, ressaltou o controlador-geral do município, Pedro Costa Silva.

Prefeitura de Afogados libera conserto, mas veículo estacionado usando duas vagas.

 

Acabei de registrar que a Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira, liberou o serviço do calçamento da Rua Barão de Lucena, que este blogueiro cobrou ontem. Os comerciantes e os motoristas agradecem.

Porém, acabei de passar para registrar a ação da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, e constatei uma falha grave, o proprietário deste veículo, estacionou exatamente no local do conserto, usando duas vagas.

Pergunto: Aonde encontram-se os guardas para verifica esta infração? Foto: Finfa

 

Tribunal de Contas julga irregulares as contas de 2019 da previdência municipal de Afogados da Ingazeira

Por: André Luis/Causos & Causas

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) julgou irregulares as contas de gestão do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Afogados da Ingazeira (IPSMAI), relativas ao plano financeiro do exercício de 2019. A decisão, extraída do Acórdão T.C. Nº 1268/2026, publicado no Diário Eletrônico do TCE-PE, identificou nove achados negativos na localidade, incluindo a transferência indevida de verbas e a omissão na adoção de medidas para conter o déficit atuarial do regime próprio de previdência social.

O julgamento, presidido pelo conselheiro Ranilson Ramos, responsabilizou a diretora-geral do órgão à época, mas afastou a aplicação de multas e sanções personalíssimas devido ao reconhecimento de decadência legal e ao falecimento do então prefeito, conforme os ritos de controle externo.

Violação da segregação de massas e inércia atuarial

O processo examinou as irregularidades na administração do fundo previdenciário e apontou que o gestor público tem o dever de zelar pelo equilíbrio financeiro do sistema, adotando os planos de amortização recomendados pelos estudos técnicos. A auditoria do tribunal constatou que havia viabilidade fiscal e econômica para a implementação de uma alíquota patronal suplementar baseada na receita corrente líquida do município, contudo o instituto permaneceu inerte perante o saldo negativo acumulado.

Além disso, o tribunal identificou a transferência de recursos do plano previdenciário para o plano financeiro, ato que descumpre as regras de separação orçamentária e contábil. A corte detalhou as consequências jurídicas e os responsáveis pela movimentação financeira:

“A transferência de recursos entre planos previdenciário e financeiro, em violação à obrigatoriedade de segregação financeira decorrente da segregação de massas, ofende o art. 40, caput, da Constituição Federal, frustra o propósito da capitalização e agrava o desequilíbrio do regime próprio, configurando irregularidade grave imputável, conjuntamente, ao Chefe do Executivo e ao dirigente do RPPS.”

A defesa dos interessados alegou que as verbas foram transferidas com o objetivo de honrar o pagamento de proventos de caráter alimentar aos servidores. O argumento, no entanto, foi rejeitado pelo colegiado sob a justificativa de que não foi demonstrada a impossibilidade de satisfazer essas obrigações por meio de recursos orçamentários próprios da municipalidade, após o esgotamento de mecanismos como a limitação de empenho prevista na Lei de Responsabilidade Fiscais. O tribunal também definiu que a edição de leis posteriores que extinguiram a segregação de massas não apaga a ilegalidade retroativa dos atos praticados em 2019.

Afastamento de penalidades e recomendações expedidas

Apesar do julgamento pela irregularidade das contas de gestão da senhora Charla Maria Gomes de Sousa Araújo, o TCE-PE reconheceu o transcurso do prazo decadencial previsto no artigo 73, §6º, da Lei Estadual nº 12.600/2004, o que impediu a aplicação de multa à ex-diretora. Em relação ao então prefeito do município, José Coimbra Patriota Filho, as sanções de cunho personalíssimo foram integralmente afastadas pela corte em razão de seu falecimento, restando determinado que tais punições administrativas não alcançam o espólio do ex-gestor.

Falhas consideradas de natureza puramente formal ou sem repercussão negativa concreta no plano fático — como o recolhimento parcial de parcelas de pouca monta, problemas na estruturação de órgãos colegiados e a obtenção de Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) por via judicial — foram convertidas em recomendações ao atual gestor do IPSMAI.

Ação recomendadaFundamentação e escopoReferência regulamentar
Equacionamento do déficitAdotar ações efetivas para resguardar a sustentabilidade do regime próprio.Artigo 40 da Constituição Federal
Estruturação colegiadaEmpreender esforços para garantir o funcionamento regular dos conselhos.Item 2.1.6 do relatório
Reservas matemáticasRealizar o devido registro contábil em consonância com as normas federais.Procedimento do MCASP 2014
Cadastro individualizadoAdotar o registro individualizado das contribuições de cada servidor municipal.Portaria MPS nº 402/2008

Movimentações administrativas na prefeitura

Além do julgamento das contas previdenciárias, outras ocorrências oficiais foram registradas em Afogados da Ingazeira. No Diário do TCE-PE desta sexta-feira (26), o conselheiro relator Adriano Cisneiros publicou uma notificação referente ao Processo TC nº 25101817-9, que trata de atos de admissão de pessoal da prefeitura municipal no exercício de 2025. O despacho atendeu ao pedido formulado pelo prefeito Alesandro Palmeira de Vasconcelos Leite e seu advogado, Paulo Gabriel Domingues de Rezende, deferindo a prorrogação do prazo por mais 15 dias para a apresentação de defesa prévia.

Dados dos procedimentos:

  • Processo principal: TCE-PE nº 20100133-0 (Acórdão T.C. Nº 1268/2026)
  • Processo de pessoal: TCE-PE nº 25101817-9 (Notificação de prorrogação)
  • Órgãos relatores: Conselheiro Ranilson Ramos (Previdência) e Conselheiro Adriano Cisneiros (Admissão)

Coluna do Finfa

João Campos reúne multidão em plenária de escuta popular no Recife

Pré-candidato a governador promoveu edição local do Chega Junto Pernambuco juntamente com um time de lideranças

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) conduziu, nesta quinta-feira (25), uma plenária regional do Chega Junto Pernambuco, iniciativa de escuta popular de sua pré-campanha. Realizado em um Clube das Pás lotado, com foco na segunda Região Político-Administrativa (RPA2) do Recife, o evento contou com cerca de 20 pronunciamentos de representantes da política local, além de orientações à população sobre a inscrição na plataforma chegajuntope.com.br. As contribuições populares serão inseridas no processo de construção do plano de governo a ser apresentado durante a campanha eleitoral.

Durante a plenária, João Campos destacou a alegria de voltar ao Recife para escutar uma população que conhece de perto sua capacidade de gestão. “Meu sentimento é de muita alegria e devoção ao povo da nossa cidade. Agora chegou a hora de andar Pernambuco e mostrar ao nosso estado como é que se governa de verdade. A gente vive um tempo em que é possível separar os governos dos que prometem e dos que fazem. Eu quero ser governador de Pernambuco para acordar todo dia de manhã bem cedo e construir creche de verdade, botar a política para perto e dizer que aqui ninguém vai brigar, mas fazer indústria, trazer emprego e fazer o ensino técnico crescer de novo no nosso estado”, discursou.

A futura chapa da Frente Popular, definida desde o fim de março, compareceu em peso ao evento. O pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) disse que a caminhada com João Campos, que em três meses já passou por cerca de 60 cidades, tem sido leve e propositiva. “Tenho certeza que Pernambuco viverá dias melhores. Imaginem a parceira entre João Campos governador, Victor Marques prefeito e Lula presidente. O Recife dará a maior vitória eleitoral que um governador já teve”, avaliou.

Já o senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT) reforçou que o compromisso desse conjunto político é “transformar o prefeito que mudou a cara do Recife em governador do estado de Pernambuco”, porque ele “representa a capacidade de Pernambuco fazer muito mais”. No mesmo sentido, a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT) exaltou a nitidez ideológica da Frente Popular, que “não abre nem para um trem carregado de dinamite quando o assunto é defender Pernambuco e o Brasil”.

Em um discurso marcante, a senadora Teresa Leitão (PT) criticou a tentativa de aliados da governadora Raquel Lyra (PSD) de minimizar o apoio de Lula (PT) a João Campos, declarado em vídeo na semana passada. Segundo a petista, houve um esforço para reinterpretar textos e feições do presidente com o objetivo de desvirtuar uma mensagem nítida, enquanto o palanque adversário sequer está pronto para o pleito. “O time de lá não pode dizer como é que vai jogar porque a escalação está difícil. Até Neymar entrou em campo ontem e não caiu, mas a escalação lá está difícil. Aqui não. O time aqui está escalado”, afirmou.

O prefeito do Recife, Victor Marques (PCdoB), por sua vez, lembrou que João Campos poderia ter escolhido o caminho mais fácil e seguido à frente da gestão da capital, em um mandato para o qual foi eleito com quase 80% dos votos. Ainda assim, tomou a decisão de concorrer ao Governo de Pernambuco por saber “que o povo só vai entrar no Palácio quando o time que está do lado certo estiver lá”.

Também tiveram participações os deputados Pedro Campos (PSB), Francismar Pontes (PSB) e Eriberto Filho (PSB), os vereadores Romerinho Jatobá (PSB), Rinaldo Júnior (PSB), Samuel Salazar (MDB), Tadeu Calheiros (MDB), Carlos Muniz (PSB), Júnior de Cleto (PSB), Douglas Brito (Avante), Luiz Eustáquio (PSB) e Zé Neto (PSB), o vereador licenciado e secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho (PV), e os ex-vereadores Victor André Gomes e Aline Mariano.