Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Moraes pede posição da PGR por eventual falta grave cometida por Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), solicitou manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República) sobre a prisão domiciliar temporária do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na solicitação, o magistrado deu prazo de 48 horas tanto para o procurador-geral da República, Paulo Gonet, como para a defesa do dirigente de direita, se manifestarem sobre o episódio.

No documento, Moraes faz referência ao episódio da pistola registrada no nome de Bolsonaro e encontrada no carro de um militar que fazia segurança do ex-presidente de direita.

O ministro observa que o regime de cumprimento de pena pode ser alterado, inclusive com o retorno a uma prisão em regime fechado, caso medidas cautelares sejam desobedecidas.

“Nos termos da Lei de Execução Penal, comete falta grave o condenado à pena privativa de liberdade que possuir, indevidamente, instrumento capaz de ofender a integridade física de outrem”, ressalta.

O ministro cita trecho do depoimento concedido por Bolsonaro à Polícia Civil do Distrito Federal. Na oitiva, realizada na terça-feira (23), o dirigente de direita admitiu tanto a propriedade da arma de fogo apreendida quanto a posse em sua residência durante o cumprimento da prisão domiciliar.

No depoimento, Bolsonaro teria justificado a presença de três mulheres em sua casa e afirmado que “não podia ficar desarmado”.

“A Lei de Execução Penal prevê as consequências para o reconhecimento da prática de falta grave pelo condenado, como a regressão no regime de cumprimento de pena, inclusive com a cessação da prisão domiciliar”, ressalta.

João Campos é recebido com festa no Alto do Moura e mostra força em reduto de Raquel

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) foi recebido com festa, nesta terça-feira (23), em Caruaru, no Agreste. O líder da Frente Popular transitou pelo Alto do Moura acompanhado de apoiadores, recebeu manifestações de carinho da população e mostrou força no reduto da governadora Raquel Lyra (PSD). A cidade se soma a uma lista de polos juninos visitados pelo ex-prefeito do Recife nos últimos dias, a exemplo de Araripina, Serra Talhada e Arcoverde.

Parada obrigatória no Alto do Moura, a Casa-Museu Mestre Vitalino esteve no roteiro do pré-candidato, que exaltou o espaço como um símbolo da potência cultural de Caruaru e da representação da essência do povo pernambucano. “Estou aqui no Alto do Moura vendo essa maravilha da cultura pernambucana e nordestina. Viva o Mestre Vitalino, o verdadeiro rei do barro, que através de sua arte deu significado à luta do povo do Nordeste brasileiro. Mestre Vitalino é um patrimônio da cultura pernambucana e nordestina”, declarou João.

O pré-candidato esteve acompanhado de nomes da política de Caruaru, como os ex-prefeitos José Queiroz e Tony Gel, a ex-deputada Laura Gomes e os pré-candidatos a deputados Delegado Lessa (Republicanos), Dilson Oliveira (PSB) e Vitinho Maia (PSB). Também estiveram presentes o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos Ruben Lima (Panelas), Josué Mendes (Agrestina) e Josafá Almeida (São Caetano), as deputadas federais Tabata Amaral (PSB) e Maria Arraes (PSB), o deputado federal Pedro Campos (PSB) e lideranças de outros municípios.

Mais cedo, João Campos também esteve em Gravatá, outro importante polo junino do estado. Acompanhado de apoiadores, ele passou por ruas do centro do município e percorreu os corredores do mercado público, conversando com a população e se juntando ao clima de São João vivenciado na cidade.

Assessor de Priscila é vaiado ao hostilizar João Campos em Gravatá

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um servidor da vice-governadora Priscila Krause (PSD) sendo vaiado ao tentar tumultuar uma agenda do pré-candidato a governador João Campos (PSB) em Gravatá, no Agreste. José Ronaldo Moura da Silva aparece gritando palavras de ordem enquanto filma um colega fazendo o mesmo perto da comitiva do PSB dentro do Mercado Público da cidade. Durante o episódio, a dupla ainda teria dado uma cotovelada em um apoiador de João Campos.

Até o primeiro trimestre deste ano, José Ronaldo era secretário de Turismo da gestão de Ramos (PSD), prefeito eleito com as digitais da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2024 e que faz a pior gestão da história de Paulista. Desde 19 de março deste ano, porém, ele está nomeado como gerente-geral administrativo no gabinete da vice-governadora Priscila Krause.

Após alguns segundos gritando, ele passou a ser vaiado por apoiadores de João Campos e por populares que recebiam o pré-candidato do PSB com entusiasmo. O gesto só demonstra a truculência e o desespero dos aliados de Raquel diante da recepção positiva a João Campos.

Trupé de Arcoverde, Martins, Geraldinho Lins e Garota Safada marcam a décima noite do São João de Arcoverde

A décima noite do São João de Arcoverde confirmou mais uma vez a diversidade cultural que faz da festa uma das mais tradicionais e prestigiadas do Nordeste. Nesta segunda-feira (22), os polos juninos espalhados pela cidade reuniram milhares de pessoas em uma programação marcada pela valorização da cultura popular, da música regional e dos grandes sucessos do forró.

Um dos momentos mais emocionantes da noite aconteceu no Polo Raízes do Coco, no Alto do Cruzeiro, onde o tradicional Samba de Coco Trupé de Arcoverde levou ao público o ritmo, a dança e a identidade cultural que fazem parte da história do município. O grupo foi amplamente aplaudido pelos forrozeiros que tomaram de conta do espaço dedicado às manifestações populares.

Também no Polo Raízes do Coco, outro destaque foi o cantor Martins, um dos principais nomes da nova geração da música pernambucana. Com sua mistura de MPB, regionalidade e poesia, o artista conquistou o público e protagonizou uma das apresentações mais aguardadas da noite.

No Polo Multicultural, o clima foi de nostalgia e muita animação. A banda Garota Safada levou ao palco os sucessos que marcaram uma geração de forrozeiros, fazendo o público cantar em coro e reviver momentos históricos do forró estilizado. Antes se apresentaram o Samba de coco Fulô do Barro e o cantor arcoverdense Dinho Menezes.

Encerrando a programação do principal polo da festa, Geraldinho Lins subiu ao palco e transformou a madrugada em uma grande celebração. Dono de um repertório consagrado nos festejos juninos, o cantor embalou os fãs com sucessos que atravessam gerações e manteve a multidão animada até os últimos momentos da apresentação.

Além dos destaques do Polo Multicultural e do Polo Raízes do Coco, a programação movimentou todos os polos culturais do São João de Arcoverde, reunindo apresentações de forró, maracatu, bandas de pífano, cultura popular, música alternativa e artistas locais.

A noite reforçou o compromisso do São João de Arcoverde com a democratização da cultura e a valorização das tradições nordestinas, consolidando a Festa Mais Linda do Mundo como referência em diversidade artística e preservação das raízes culturais de Pernambuco. Fotos: Amannda Oliveira

João Campos é recebido com festa por lideranças e apoiadores em Gravatá

O pré-candidato a governador João Campos chegou a Gravatá no início da tarde desta terça-feira (23). Em um dos principais polos juninos do Agreste, ele cumpre agenda ao lado de lideranças políticas locais e está sendo recebido com entusiasmo pela população nas ruas do centro da cidade.

Recife começa contagem regressiva para  Copa do Mundo Feminina da FIFA™️ 

 Competição acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027 e contará com a participação de 32 seleções. Capivara Méry Cristina estará vestida de jogadora da seleção e foi escalada para saudar público a partir de meio dia no Arraial da Rio Branco de amanhã (24) 

O dia 24 de junho marca o São João e também uma data especial para a capital pernambucana. Reforçando sua vocação esportiva, o Recife foi escolhido como uma das cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™️, cuja contagem regressiva começa amanhã e marca os exatos 365 dias para o início da competição, organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e que acontecerá entre os dias 24 de junho e 25 de julho e contará com a participação de 32 seleções.

Para marcar a data, a Prefeitura do Recife irá promover uma série de ações para convidar público, população e turistas para se unirem à torcida da primeira edição da disputa em território da América do Sul anunciando a contagem regressiva nas redes sociais oficiais da @prefeiturarecife. Entre as ações, a capivara mais amada da cidade, Méry Cristina, também foi escalada para saudar a Copa Feminina. Amanhã (24), ela comparece ao arraial do Boulevard da Rio Branco vestida a caráter como jogadora da seleção a partir de meio dia também para divulgar o evento. 

A iluminação cênica de pontes e monumentos do Recife, como a Ponte Paulo Guerra (Ponte Estaiada) estarão iluminadas nas cores verde e amarelo para saudar os jogos. Além disso, todos os shows de todos os polos do São João do Recife também contam com mensagens de convites para a festa do futebol feminino através dos apresentadores dos palcos.

Para o prefeito Victor Marques, a realização da Copa feminina no Recife demonstra a capacidade da cidade em protagonizar eventos de alta performance e posiciona a cidade entre os mais importantes destinos internacionais  de lazer e negócios do Brasil. “O Recife dispõe de uma malha hoteleira robusta, uma cadeia de serviços e hospitalidade consistente e a cidade também é um dos maiores e mais importantes  hubs aeroportuários do país. Tudo isso faz com que Recife seja fundamental para o sucesso da competição. Será uma honra fazer parte desse momento histórico e dessa bonita festa, garantindo o suporte e a estrutura que o futebol feminino merece, cada vez mais”, pontua Victor Marques.

Copa do Mundo Feminina da FIFA™️ – Ao todo, oito cidades foram escolhidas. Além de Recife, sediarão os jogos Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.  A escolha das cidades-sede considerou a infraestrutura – rede hoteleira, malha aeroportuária, expertise na realização de grandes eventos – e foi definida a partir de visitas técnicas feitas por especialistas da FIFA, que estiveram no Recife em 2024.

O Brasil foi anunciado como sede da Copa em maio de 2024, superando a candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. Em sua 10ª edição, a Copa do Mundo Feminina da FIFA™️ será realizada pela primeira vez na América do Sul. Por sediar o evento, o Brasil tem vaga garantida na disputa, e as demais serão definidas por meio de torneios classificatórios organizados pelas confederações continentais. 

Os jogos serão realizados na Arena de Pernambuco. Em 2014, o estádio sediou cinco partidas da Copa do Mundo da FIFA™️, sendo quatro da fase de grupos e uma das oitavas de final. Em 2024, a seleção feminina fez um amistoso contra a Jamaica, emocionando a torcida com a presença da estrela Marta e abrindo caminho para a disputa do Mundial, em 2027.

Ao ser confirmada como cidade-sede, o Recife ratifica sua expertise em grandes eventos, sendo um hub aeroportuário internacional, sede de várias representações diplomáticas e detentor de uma vasta rede hoteleira. De acordo com dados do Governo Federal, a capital teve alta de 21% na ocupação hoteleira no ano passado em comparação com 2023, seis pontos percentuais a mais do que a média nacional. Nos dois primeiros meses de 2025, o número de voos para o exterior no Recife é 18% superior ao mesmo período de 2024. A capital também é considerada um hub consular – o Recife possui diversas representações e entidades consulares, ofertando a cidadãos e turistas estrangeiros um dos maiores polos diplomáticos do país.

Em relação à infraestrutura para recepcionar o público, a capital pernambucana possui 92 equipamentos de hospedagem, entre hotéis, pousadas, hostels e acomodações, que ofertam, juntos, 14.203 leitos. A cidade está ligada a 40 rotas aéreas, sendo 32 nacionais e oito internacionais, das quais nove ligações diretas com destinos fora do país como Orlando e Fort Lauderdale (EUA), Córdoba e Buenos Aires (Argentina), Lisboa (Portugal), Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile). Fotos: Marlon Diego/PCR

Veja as seleções classificadas e eliminadas da Copa até agora

Com o encerramento de mais uma rodada da fase de grupos, seis seleções já garantiram vaga no mata-mata da Copa do Mundo de 2026. Outras cinco equipes não têm mais chances de classificação e estão eliminadas do torneio.

Classificados

  • México (líder do Grupo A)
  • Estados Unidos (líder do Grupo D)
  • Alemanha (líder do Grupo E)
  • Argentina (líder Grupo J)
  • França (líder grupo I)
  • Noruega (grupo I)

Eliminados

  • Haiti (lanterna do Grupo C)
  • Turquia (lanterna do Grupo D)
  • Tunísia (lanterna do Grupo F)
  • Senegal (Grupo I)
  • Iraque (Grupo I)

A lista deve aumentar nos próximos dias, à medida que mais grupos definirem os classificados para a fase eliminatória da competição.

E o Brasil?

A Seleção Brasileira ainda busca a classificação no Grupo C. A equipe soma quatro pontos e ocupa a primeira colocação da chave após duas rodadas. Nesta quarta-feira (24), o Brasil enfrenta a Escócia em confronto direto por uma vaga no mata-mata.

Uma vitória garante a seleção nas oitavas de final. Dependendo da combinação de resultados, um empate também pode ser suficiente para avançar. Já uma derrota complicaria a situação brasileira e deixaria a definição da vaga condicionada aos critérios de desempate.

A partida será disputada às 19h (de Brasília) e encerra a participação das duas equipes na fase de grupos.

São José do Egito e o Pajeú perde Hilário Marinho

Faleceu nesta madrugada no Hospital Português no Recife, aos 71 anos de Hilário Marinho Patriota, após sofrer um acidente doméstico há 17 dias atrás. Casado com Joana D’arc Gomes Marinho, Hilário deixa quatro filhos e duas filhas.

Segundo seu filho Henrique Marinho em conversa com este blogueiro, o velório acontecerá a partir das 16 horas, no Instituto Lourival Batista, Rua Domingos Siqueira, 119, Centro, São José do Egito, e seu sepultamento será nesta quarta-feira (24) às 10 horas no Cemitério Velho.

Aposentado do Banco do Brasil, foi diretor do Sicoob Pernambuco, além de poeta, escritor e compositor.

São José do Egito e o Pajeú lamenta a partida de Hilário Marinho.

Meus sentimentos a todos os familiares

Ao abrir mão da fiscalização do FUNDEB, presidência do Rotary Club trai os próprios princípios e se curva ao governo municipal

A recente decisão da presidência do Rotary Club de retirar a indicação de Izilda Sampaio do conselho que fiscaliza as contas do FUNDEB representa um retrocesso alarmante para o controle social e a transparência pública em nosso município.

O ato traduz um profundo descaso com a educação e vai de encontro a tudo o que o Rotary, enquanto instituição histórica e respeitada mundialmente, prega em seus estatutos de ética e cidadania.Izilda Sampaio exercia um papel fundamental como representante da sociedade civil.

Sua atuação técnica e rigorosa garantia que os recursos destinados às escolas, professores e estudantes fossem monitorados com a seriedade que a lei exige.

Ao minar essa representação, a atual liderança do Rotary não apenas enfraquece o comitê fiscalizador, mas também silencia uma voz que defendia o interesse coletivo.

O ponto mais crítico dessa manobra é o claro desvio de finalidade da instituição. O Rotary Club existe para servir à comunidade e manter a independência necessária para cobrar a correta aplicação do dinheiro público.

No entanto, ao abrir mão deliberadamente de uma cadeira estratégica de fiscalização, a atual presidência abdica de seus princípios rotarianos e passa a agir, na prática, como uma extensão ou parte integrante do governo municipal.

Quem deveria fiscalizar, não pode se aliar. A sociedade civil espera que entidades como o Rotary atuem como cães de guarda dos recursos públicos, e não como aliadas silenciosas da gestão de turno.

Essa postura complacente deixa a comunidade órfã de fiscalização e joga uma mancha sobre o lema rotariano de “Dar de si antes de pensar em si”.A educação pública do nosso município não pode ser tratada como moeda de troca política ou espaço de omissão.

A retirada de Izilda Sampaio é um desserviço que exige retratação e um posicionamento firme de todos os rotarianos que ainda acreditam na verdadeira missão da ordem: a defesa intransigente da sociedade.

Décio Petrônio – Advogado

Recife celebra 21º São João 60+ com festa junina para mais de 6 mil pessoas

A Prefeitura do Recife realizou, nesta segunda-feira (22), o 21º São João 60+, celebração junina voltada ao público com 60 anos ou mais. O evento aconteceu no Classic Hall, com entrada gratuita, e reuniu mais de 6 mil pessoas, um dos maiores públicos da história do evento. O prefeito Victor Marques participou da programação ao lado de idosos de grupos de convivência da capital pernambucana e de outros municípios.

Para o prefeito Victor Marques, o evento reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população idosa. “Entender que precisamos de espaços para o lazer da pessoa 60+ é crucial para formar uma população que se reconhece e está preparada para o futuro. Sou muito feliz atuando como prefeito dessa cidade e podendo acompanhar de perto cada sorriso de quem vem aproveitar essa festa linda”, disse.

A programação contou com apresentações de Fabiana Pimentinha do Nordeste, Nêga do Babado e Carlinhos Monteverde, além de quadrilhas juninas e trio pé de serra. O ponto alto foi a coroação oficial dos novos Rei e Rainha 60+, eleitos no último dia 9 de junho. As novas majestades são Maria das Dores, de 92 anos, a mais velha entre as candidatas, representando o Grupo Vitalidade do Sesc de Casa Amarela, e Ivan Ribeiro, de 70 anos, do Grupo 50+ Santos Dumont.

O secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, destacou a dimensão das políticas públicas voltadas ao envelhecimento. “Daqui a 20 anos, a cada três pessoas, uma será maior de 60 anos. O Recife entendeu a necessidade de construir políticas para essa população. Hoje celebramos o São João passando uma mensagem de vitalidade, mostrando que a nossa cidade está preparada para essa geração, que merece ocupar todos os espaços”, disse.

A animação do público mostrou que o evento já é tradição entre os participantes. Antônio Martins, de 69 anos, morador da Várzea, não perdeu nenhuma edição. “Esta é uma experiência que se repete anualmente e todas as vezes eu venho curtir. Me sinto jovem aqui. Faço parte do Grupo Alegria de Viver e todos os anos nós alugamos um ônibus para prestigiar essa festa linda de perto”, contou.

O São João 60+ também recebeu usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, equipamento gerido pela SDHJ. O evento contou com o apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR).