Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Município de Itapetim avança nas ações do Selo UNICEF

O município de Itapetim (PE) segue fortalecendo o compromisso com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio do cumprimento das metas e ações do Selo UNICEF. Entre as entregas realizadas no mês de junho, destaca-se a assinatura do Decreto de Priorização da Agenda Transversal de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes pela prefeita Aline Karina.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com o planejamento, a integração e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência, promovendo ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação, assistência social, proteção e participação cidadã.

As ações vêm sendo acompanhadas e articuladas pelo articulador municipal do Selo UNICEF, Diego Nunes, em parceria com as secretarias municipais, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e demais atores da rede de proteção, fortalecendo o trabalho conjunto em favor da infância e da adolescência.

Com mais essa importante entrega, o município reforça seu empenho na construção de um futuro com mais oportunidades, proteção e qualidade de vida para todas as crianças e adolescentes de Itapetim.

São João de Salgueiro chega ao fim com brega recifense e muito forró no Parque de Exposições

Depois de cinco noites muita animadas no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio, o São João de Salgueiro chegou ao fim neste sábado, 20, com brega recifense e muito forró no espaço que não recebia as festas juninas há 26 anos. Prestigiado por um público considerável, o encerramento consolidou Salgueiro como maior polo junino do Sertão Central pernambucano.

A última noite da festividade foi aberta por Jameckson, levando ao palco um repertório atualizado de forró, com muita qualidade musical. Na sequência o evento foi contagiado pela alegria, descontração e espontaneidade da cantora Flay, que desceu do palco para interagir com o público, assim como fez Fabinho Testado na noite anterior.

Já entrando na madrugada deste domingo, 21, as duas últimas atrações do encerramento foram a cantora Andrielly Souza, abrilhantando a festa com o brega recifense, e Forró do Muído, famosa banda de forró eletrônico com seu característico estilo de xote.

O São João de Salgueiro termina com um balanço positivo, de um modo geral. Milhares de pessoas passaram pelo Parque de Exposições nas cinco noites de festas, consumindo nas barracas instaladas nas áreas interna e externa do local e movimentando a economia da cidade.

Realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o evento contou com apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e Empetur, e patrocínio do Governo do Brasil, por intermédio do Ministério da Cultura. As secretarias municipais de Serviços Públicos e de Cultura e Esportes também contribuíram, revitalizando e ornamentando o parque.

Recife entrega mais uma obra de acessibilidade do Programa Casa Sem Barreiras

Intervenção na Rua Diadema, no Vasco da Gama, incluiu a criação de uma rampa de acesso e a adaptação do banheiro na residência de Ana Cláudia Pereira, garantindo mais autonomia e independência para a moradora

A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta segunda-feira (21), mais uma residência adaptada para pessoas com deficiência por meio do Programa Casa Sem Barreiras. O imóvel beneficiado fica na Rua Diadema, no bairro do Vasco da Gama, onde Ana Cláudia Pereira, 57 anos, reside com a família. Com investimento em torno de R$ 20 mil, a casa ganhou uma rampa de acesso, além de melhorias no banheiro. O prefeito Victor Marques participou da entrega.

Para o prefeito, a obra representa exatamente o que o programa propõe: transformar a rotina de quem mais precisa. “O Programa Casa Sem Barreiras é muito importante e traz uma verdadeira transformação na vida dos recifenses que utilizam cadeira de rodas, como dona Ana Cláudia. O acesso principal da casa era bastante complicado, sem rampa, mas, hoje, através de muito trabalho, nós conseguimos trazer mais dignidade para ela. É um investimento que a Prefeitura faz e que podemos replicar em toda a cidade, promovendo qualidade de vida e bem-estar para todos”, afirmou.

Ana Cláudia mora há mais de 30 anos no endereço, junto com dois sobrinhos e a irmã. Na residência, foi realizada a adaptação do banheiro com melhorias no piso, instalação de barras de apoio e adequação do vaso sanitário. O acesso externo também foi transformado com a construção de uma rampa. A Ferreira Costa contribuiu com a doação de materiais.

Com sequelas da poliomielite desde os 2 anos de idade, Ana Cláudia sofreu uma fratura no fêmur há seis anos e, desde então, faz uso da cadeira de rodas. “Antes, as pessoas tinham que me carregar no colo e eu ficava com medo de cair, por isso não saía de casa. Essas adaptações melhoraram bastante a minha qualidade de vida. Acredito que seja um projeto muito humanitário, que realmente olha para as pessoas que mais precisam”, disse.

Lançado pela Prefeitura do Recife no ano passado, o Programa Casa Sem Barreiras tem como objetivo ampliar a acessibilidade em moradias onde vivem pessoas usuárias de cadeiras de rodas. Ao todo, cinco obras já foram entregues e duas estão em execução. As obras são executadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec).

“Aqui nós fizemos toda a recuperação do banheiro, tornando-o acessível, com barras de apoio e portas alargadas. Além disso, nesta casa, também executamos uma rampa de acesso para que a moradora possa entrar e sair com a cadeira de rodas”, destacou o secretário de Ordem Pública e Segurança, Alexandre Rebêlo.

As intervenções do projeto contemplam adaptação de sanitários, alargamento de portas, instalação de barras de apoio e outras melhorias. A Sedec conta com equipes especializadas em obras emergenciais e pequenas intervenções estruturais em imóveis vulneráveis, o que garante eficiência, agilidade e capacidade de resposta. A secretaria também é responsável pelo projeto, pelos materiais, pela mão de obra e pelo acompanhamento técnico.

A seleção dos beneficiários obedece a critérios definidos pela legislação municipal e federal. Além do critério de atendimento aos usuários de cadeiras de rodas, são priorizados fatores como inscrição no CadÚnico, presença de idosos no núcleo familiar, maior precariedade habitacional, maior número de moradores e lares chefiados por mulheres. Isso garante que o programa chegue primeiro às residências em maior situação de vulnerabilidade e onde as intervenções terão impacto social mais significativo.

Fotos: Renê Batista/PCR e Marlon Diego/PCR

Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus do Monte Alegre foi um sucesso

Aconteceu neste domingo (21), o encerramento da tradicional Festa de Sagrado Coração de Jesus da Comunidade Monte Alegre, de Afogados da Ingazeira.

A festa teve início na última quinta-feira (18) tendo presidido a missa de abertura o Bispo da Diocese, Dom Limacedo Antônio.

Ontem houve a missa de encerramento presidida pelo Pe. Renato Pereira de Almeida, e com a participação do Diácono Alan.

Após a cerimônia, houve um almoço coletivo com grande participação dos moradores da comunidade e de comunidades vizinhas.

A comissão organizadora está de Parabéns pelo trabalho durante estes quatro dias de festividade, além das missas, adoração, quermesse, bingo, atração musical e um leilão, que foi bastante prestigiado.

Um fato sentido durante os dias de festa, foi a ausência do prefeito Sandrinho Palmeira, que não apareceu e não enviou nenhum representante.

Como instituição estruturada mundialmente, o Rotary Club virou mais um puxadinho da Prefeitura de Afogados da Ingazeira?

Por Pedro Araújo

O Rotary Club, uma instituição séria a nível mundial, foi criado para ser uma rede global de voluntários formada por líderes comunitários e profissionais que realizam projetos sociais, promovem a ética e atuam na resolução de problemas locais e mundiais. A instituição é estruturada em mais de 36 mil clubes independentes espalhados por mais de 218 países, incluindo forte presença no Brasil. Em Afogados da Ingazeira, sua existência está sendo questionada no aspecto político, o que não deveria acontecer, devido a influência de componentes comissionados do governo municipal está pulverizado na entidade.

Os rotarianos dedicam tempo, recursos e influência para atuar em sete áreas principais:

  • Construção da paz e resolução de conflitos;
  • Prevenção e tratamento de doenças (como a erradicação mundial da poliomielite);
  • Saneamento e fornecimento de água potável;
  • Saúde materno-infantil;
  • Educação básica e alfabetização;
  • Desenvolvimento econômico e comunitário;
  • Proteção ao meio ambiente.

Não se observa nas suas áreas de atuação, que a entidade seja subserviente a nenhum governo municipal.

Como funciona a participação:

Quem pode entrar: É aberto a homens e mulheres adultos que desejam servir suas comunidades e melhorar vidas. A associação é feita mediante convite ou candidatura direta aos clubes locais.

Essa linda história da sua criação não condiz com o que está acontecendo em Afogados da Ingazeira, mediante o impasse causado pelos seus representantes locais, no que diz respeito ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (CACs Fundeb), onde a sua ex-presidente Izilda Sampaio teve que renunciar ao cargo deste Conselho por pressão unilateral do presidente do Rotary local, Márcio André, que vem a ser casado com Eliana Rabelo, que tem função comissionada da Secretaria Municipal de Educação. Com isso levou o Rotary Club, é o que entende-se, a ser um puxadinho político da Prefeitura de Afogados da Ingazeira.

É notório que o Rotary Club possui instâncias e procedimentos próprios para lidar com essas situações, como por exemplo:

– Caso o problema envolva a diretoria local ou não seja resolvido, você pode acionar o Governador do Distrito responsável pela sua região. Ele tem autoridade oficial para intervir na gestão de clubes do seu distrito.

– Alegações mais graves (como desvio de fundos da Fundação Rotária, corrupção ou assédio) devem ser reportadas formalmente ao Rotary International (RI) através do portal oficial My Rotary.

– Denúncias de “desmandos” no Rotary Club referem-se a má conduta ou desvios em clubes locais, como no caso acima mencionado. Os canais de denúncia exigem o respeito ao regimento, já que o clube possui diretrizes claras de conduta.

Deixa a desejar as posições adotadas por uma entidade séria, através do seu dirigente, e que deveria, como é o seu papel, de não preterir o poder da sua criação, e debandar para o que, nunca, deveria ter desencadeado, que está sendo o seu posicionamento político.

Atuação do Rotary de Afogados da Ingazeira no caso Izilda Sampaio levanta questionamentos sobre atuação e independência

Por Blog Nill Júnior

A saída de Izilda Sampaio do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb de Afogados, com a publicação de uma carta aberta na qual explica seu desligamento do colegiado e faz críticas à condução do processo, levanta questionamentos sobre a atuação do Rotary Clube de Afogados da Ingazeira.

Ora, se a entidade se vende como apolítica e tinha uma cadeira no Conselho para exercer o seu papel de acompanhamento e fiscalização social, o que explica a manobra para tirar a vaga do Conselho?

Segundo Izilda, o Rotary Club de Afogados da Ingazeira, entidade que a indicou para compor o conselho em 2023, renunciou ao assento no colegiado por decisão unilateral de seu presidente, Márcio André. Ela argumenta que Márcio é casado com Eliana Rabelo, que tem função comissionada da Secretaria Municipal de Educação, sugerindo influência política na decisão. Márcio também é ligado à gestão Sandrinho.

Ela cita uma reunião da Diretoria que condenou sua ida à Câmara de Afogados da Ingazeira para apresentar questionamentos da execução do Fundeb. A reunião contou com Ney Quidute, Wagner França, advogado da Educação, Danilo da Grafica, Ruth do Cartório, Eliana Rabelo e Alba Lúcia, comissionada da Escola Francisca Lira. Apesar do direcionamento para que ela não fosse à Câmara, Izilda compareceu.

Na carta, Izilda destaca que foi eleita por unanimidade para presidir o conselho e afirma que, ao longo de três anos e meio, exerceu a função com independência, imparcialidade e rigor na fiscalização da aplicação dos recursos públicos destinados à educação básica.

A ex-presidente também sustenta que sua atuação gerou incômodo por adotar uma postura crítica e fiscalizadora. Em um dos trechos mais contundentes do documento, afirma que a “pedra no sapato foi removida”, em referência à sua saída do conselho.

Izilda diz ainda que formalizou seu desligamento após considerar que a tentativa de substituí-la não havia surtido efeito, e avalia que sua saída abre caminho para uma gestão sem os questionamentos que costumava fazer sobre a aplicação dos recursos. Além dela, outros três conselheiros representantes da sociedade civil apresentaram cartas de desligamento.

Prefeitura de Garanhuns entrega requalificação de escola municipal no bairro da Liberdade

Investimento de R$ 632 mil contemplou melhorias em toda a estrutura da unidade e na quadra poliesportiva

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (19) a entrega da requalificação da Escola Professora Amélia Maria Cordeiro de Melo Tavares, localizada no bairro da Liberdade. A obra representa mais um importante investimento da gestão municipal na melhoria da infraestrutura da Rede Municipal de Ensino.

Com investimento de aproximadamente R$ 632 mil, a unidade recebeu uma ampla requalificação estrutural, proporcionando mais conforto, segurança e melhores condições para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Durante a solenidade, que reuniu estudantes, familiares, profissionais da educação e autoridades municipais, foi destacada a importância dos investimentos na infraestrutura escolar como ferramenta para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem.

As melhorias incluíram a requalificação da quadra poliesportiva, implantação de sala de leitura, nova secretaria, adequação de depósitos, recuperação do telhado, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, instalação de forro em PVC, pintura completa da escola e implantação de grades de proteção na área frontal da unidade.

Com muito balancê, Recife celebra a tradição do São João

Neste domingo (21), recifenses e turistas puderam curtir uma programação diversificada no Sítio Trindade, em Casa Amarela, e na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo

Celebrando a semeadura e a fartura, o São João raiz do Recife só faz crescer. Neste domingo (21), a programação do ciclo junino, realizado pela Prefeitura do Recife, que cultiva e espalha alegria e forró na cidade desde o último dia 10 de junho, começou a tirar para dançar os polos descentralizados, além de seguir embalando, com muito forró, coco, ciranda e todas as mais legítimas e antigas tradições da cultura popular nordestina, o Sítio Trindade e a Rio Branco, os dois maiores arraiais da cidade declarada musical até pela Unesco. Juntando e misturando tudo, só até a próxima terça-feira (24), serão mais de 150 atrações pelo Recife Junino todo, em devoção ao padroeiro do balancê. O prefeito Victor Marques visitou os dois importantes polos do São João recifense.

“Hoje é mais um dia que o Recife se enche de alegria com a celebração de suas raízes através do São João. Visitamos o Sítio da Trindade e também a Avenida Rio Branco, principais polos da festa na cidade, e é muito bonito ver o público aproveitando e se divertindo com os ritmos que fazem parte da nossa história. É o forró, o coco, o xaxado e tantos outros que formaram a nossa identidade forte e resistente. Fazer parte da organização dessa riqueza cultural é uma verdadeira honra, principalmente quando a gente vê o sorriso no rosto e dança no pé de cada pessoa”, afirmou o prefeito do Recife, Victor Marques.

Enfeitados e coloridos com bandeirinhas, balões, cidades cenográficas e milhares de alegorias reunidas, os tradicionais arraiais do Sítio Trindade e da Rio Branco seguem cheios de programação. Até dia 24, vai ter festa todo dia, embalada por atrações como Novinho da Paraíba, Geraldinho Lins, Maciel Salu, Capim com Mel, Terezinha do Acordeon, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Joyce Alane, Adiel Luna, Mestre Galo Preto, Larissa Lisboa e Isadora Melo, entre muitos outros. No dia 25, os dois arraiais darão uma trégua, deixando os sanfoneiros cochilarem, para começar tudo de novo no dia 26.

Para Cristina Campos, 50 anos, que acompanhou a programação na Avenida Rio Branco, a festa estava diversa mas repleta de elementos cruciais para a valorização da cultura nordestina. “A festa está perfeita, com forró pé de serra, coco. Aqui também está muito tranquilo, com bastante policiamento e segurança. É uma programação muito boa, principalmente para nós, pernambucanos”, disse.

No Sítio, até o futuro está brincando São João. Além das disputas do Concurso de Quadrilhas Infantojuvenis, que encerraram neste domingo (21), com apresentações de grupos de várias partes do estado, oferecendo um comovente depoimento sobre a renovação das tradições do povo nordestino, a festa para os pequenos recifenses vai ser animada nos dias 23 e 24, a partir das 15h, com atrações como Mari Bigio, Fada Magrinha e Mini Rock. O arrasta-pezinho ainda segue nos dias 27 e 28, com Tio Bruninho, Carol Levy e muito mais atrações.

Jocien Prado, de 37 anos, mora no Pina e veio festejar com o filho no Sítio da Trindade. “Eu gostaria de parabenizar toda a equipe da Prefeitura do Recife, porque a festa está sendo incrível. As pessoas e os grupos artísticos estão bem animados, e eu gostaria de ressaltar a importância de construir espaços para as crianças, para que tanto os pais quanto elas possam se divertir. Estão de parabéns e eu só tenho a agradecer”, destacou.

Além de coco, ciranda, forró, ainda vai ter futebol na agenda junina dessa terceira semana do ciclo. No próximo dia 24 de junho, às 19h, São João e Copa se encontram para um animado balancê, nos polos do Sítio Trindade e da Rio Branco e também na Pracinha de Boa Viagem. Nos três locais, haverá transmissão do último confronto da seleção pelo Grupo C, contra a Escócia, com direito a muita festa, para embalar a torcida.

COP NO SÃO JOÃO – Ainda neste domingo (21), o prefeito Victor Marques também realizou uma vistoria na Central de Operações do Recife (COP), que inaugura o regime de plantão durante o Ciclo Junino 2026. No local, que funciona na Rua do Brum, 123, Recife Antigo, a Prefeitura do Recife atua no monitoramento e coordenação das festividades, integrando 15 secretarias e órgãos, além de mobilizar quase 3,8 mil servidores e cerca de 3,5 mil lançamentos da Guarda Municipal.

As ações ocorrem por meio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (SEOPS), seguindo o modelo operado durante outros grandes eventos, como Carnaval e Réveillon, com acompanhamento em tempo real. Contando com 296 câmeras de videomonitoramento, instaladas no Sítio da Trindade e no Bairro do Recife, a segurança da festa também é ampliada com as equipes que estarão presentes nos polos juninos, promovendo uma resposta mais rápida e precisa para ocorrências.

“Estamos acompanhando aqui, na Central de Operações do Recife, a mobilização de milhares de profissionais para manter o São João mais seguro e confortável para todos. Além do monitoramento remoto no Recife Antigo e Sítio da Trindade, também contamos com profissionais da Guarda Civil nos polos, proporcionando mais tranquilidade para as famílias que saem de casa para curtir essa festa, que celebra as nossas raízes e nos transborda de orgulho”, ressaltou o prefeito Victor Marques.

O trânsito durante os festejos juninos também sofre modificações, com pontos fixos da Guarda Municipal nos bloqueios viários no entorno da Praça do Arsenal, especialmente nas ruas da Guia, Observatório e Barão Rodrigues Mendes. O objetivo é promover mais mobilidade e segurança para o público durante as apresentações ao longo do ciclo junino.

DESCENTRALIZADOS – A programação nos polos centralizados já começou, enchendo de acordes juninos o Parque das Graças. Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), a festa alcança também o Barro, Campo Grande, Cordeiro, Lagoa do Araçá e Totó, com quase 90 atrações. Entre os próximos dias 26 e 29, o São João bate na porta de outros cinco bairros, além do Pátio de São Pedro, para o balancê da despedida. Cada palco receberá, em média, 14 atrações: seis a sete por dia, além de DJ para embalar os intervalos.

Junho adentro e Recife afora, o São João segue animado até o próximo dia 29. Com o tema “Nossa Raiz”, a festa realizada pela Prefeitura do Recife oferecerá, ao todo, 1,2 mil apresentações em 14 polos, numa grande celebração às devoções, esperanças e tradições mais populares e genuínas do Nordeste. Para conferir a programação completa, acesse o site https://recifejunino.recife.pe.gov.br/.

Crônica de Ademar Rafael: A palavra

A PALAVRA

 Em uma das suas participações em programas matinais de rádios no Pajeú o professor Saulo Gomes comentou sobre o poder da “palavra” principalmente quando  revestida de “sinceridade”, nosso diálogo de hoje será sobre a junção destes fatores que formam uma equação poderosa.

Antes permitam-me transcrever conceitos extraídos de sites de buscas, com auxílio da Inteligência Artificial – IA, sobre as duas variáveis. Começamos pelas com autoria indicada como ‘ditado popular/domínio público’:  “Palavras, leva-as o vento” – “Para bom entendedor, meia palavra basta” e “As ações são mais sinceras que as palavras.”. Agora transcrevo cada frase com seu autor: “As palavras verdadeiras não são agradáveis e as agradáveis não são verdadeiras – Lao-Tsé” – Os homens de poucas palavras são os melhores – William Shakespeare” – “A palavra é prata, o silêncio é ouro – “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida – Provérbios árabe” – “Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal – Oscar Wilde” – A sinceridade e a generosidade se não forem temperadas com moderação conduzem infalivelmente à ruína – Tácito e “Embora a sinceridade, por ela mesma, não seja nada, ela é a condição de tudo – Michel Houellebecq”.

De posse dos enunciados acima cabe-nos refletir sobre a importância que devemos dar a cada “palavra” proferida em todo e qualquer ambiente, vinculando-a às nossas ações e sempre revestindo-a com “sinceridade”. Temos plena ciência que a palavra dita pode nos custar caro e que existem momentos que sugerem o silêncio.

Nesta época do “politicamente correto” da divulgação irresponsável de tudo em redes socias nunca devemos perder de vista os ditados populares que dizem: “Quem fala o que quer, ouve o que não quer” e “Quem fala demais dá bom dia a cavalo”. Mesmo quem possui o dom da palavra deve se policiar, todos nós estamos expostos quando falamos demais.