Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

PL se reúne e confirma vinda de Flávio Bolsonaro a Pernambuco em 9 de julho

O Partido Liberal em Pernambuco realizou, nesta quinta-feira (25), um encontro com integrantes das bancadas estadual e federal para discutir o cenário político no Estado e alinhar os próximos passos da legenda para as eleições de 2026. A reunião, realizada no dia em que o PL completa 41 anos de fundação, contou com a condução do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, e teve como um dos principais pontos de pauta a possibilidade de uma candidatura majoritária.

Durante o encontro, foi reforçado que qualquer definição sobre o caminho do PL no Estado é construída de forma conjunta com a direção nacional da legenda. A avaliação interna é de que Pernambuco terá papel importante no projeto nacional do partido, e Anderson Ferreira deverá levar à cúpula nacional o sentimento colhido junto às bancadas e lideranças locais antes de qualquer decisão oficial sobre uma candidatura majoritária a governo ou ao senado.

Um dos encaminhamentos anunciados na reunião foi a vinda do senador Flávio Bolsonaro a Pernambuco no próximo dia 9 de julho. A visita será tratada como um momento estratégico para fortalecer a presença do PL no Estado, ampliar o diálogo com lideranças políticas e consolidar a mobilização em torno do projeto nacional da legenda.

Segundo Anderson Ferreira, o partido vive um momento de escuta, articulação e responsabilidade política.

“A reunião de hoje foi importante para avançarmos no alinhamento político do PL em Pernambuco diante dos desafios de 2026. Temos clareza do tamanho da nossa responsabilidade e vamos seguir fortalecendo o partido, preparando nossas bases e garantindo que o Estado esteja inserido de forma protagonista no debate nacional”, afirmou Anderson.

A expectativa é de que a agenda de Flávio Bolsonaro no Estado marque uma nova etapa de mobilização do PL em Pernambuco, com foco no fortalecimento da direita, na organização das bases e na construção de um palanque competitivo para 2026.

Governadora Raquel Lyra entrega nova central de vacinas e dobra capacidade de armazenamento em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta quinta-feira (25), a requalificação e ampliação da Central Estadual da Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), equipamento estratégico responsável pelo armazenamento e distribuição de vacinas para os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. Com investimento superior a R$ 6,1 milhões, a intervenção dobrou a capacidade de armazenamento de imunizantes e fortalece a estrutura da rede estadual de vacinação. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega.

“Desde 2023, estamos trabalhando de maneira incansável. Não encontramos condições fáceis de trabalho, não encontramos projetos, só encontramos uma rede sucateada. A partir dessa reforma, conseguimos dobrar nossa capacidade de armazenamento de vacinas. O que tínhamos aqui era um lugar totalmente abandonado e insalubre para armazenar os insumos. Agora é um espaço novo, totalmente reformado, para garantir uma cobertura vacinal completa para todo cidadão pernambucano”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Entre as melhorias realizadas, estão a construção de uma nova câmara de resfriamento para armazenamento de vacinas, a modernização das áreas administrativas e a adequação dos ambientes operacionais da unidade, que funciona como principal centro de conservação e distribuição de imunizantes do Estado.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a nova estrutura amplia a capacidade de resposta da rede estadual de imunização e oferece melhores condições para profissionais e usuários do sistema. “Isso aqui é uma expressão do cuidado e da dignidade com o nosso povo. Antes, se o Ministério [da Saúde] quisesse mandar todas as nossas vacinas, a gente não tinha como receber, porque não tinha onde armazenar. Hoje tem. É uma estrutura que está toda dentro da norma, com auditório para fazer capacitação e treinamento dos profissionais de saúde, o que antes não existia. Uma estrutura também com dignidade para os trabalhadores que atuam aqui”, afirmou.

Do local, as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde são recebidas, armazenadas e distribuídas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), chegando posteriormente a todos os municípios pernambucanos.

A superintendente estadual de Imunizações, Magda Costa, ressaltou que a obra representa um avanço significativo na qualidade do armazenamento dos insumos e na segurança operacional da unidade. “A reestruturação foi um divisor de águas, porque nossa estrutura antes era bem vulnerável. Tínhamos uma precariedade no armazenamento de seringas, com o risco da entrada de animais, pragas e até de molhar os materiais. Agora temos todo um cuidado, de acordo com as adequações que as normas técnicas do Ministério da Saúde exigem, trazendo a garantia da qualidade do armazenamento e a segurança, tanto para os trabalhadores quanto para o consumo seguro da população”, destacou.

Atualmente, cerca de 50 profissionais atuam na Central Estadual da Rede de Frio. Um deles é a técnica de enfermagem Marielza Costa, que acompanha a rotina da unidade há 30 anos e vivenciou a transformação da estrutura. “É a primeira vez que vejo a diferença no nosso setor, que era abandonado. E não é só aqui. Sou funcionária há 30 anos e essa é a primeira gestão que olha para a gente”, afirmou.

“Mais um equipamento entregue, ampliado e reformado. Isso mostra o compromisso da gestão com a saúde pública do nosso Estado”, afirmou a deputada estadual Socorro Pimentel.

Também acompanharam a entrega os vereadores do Recife, Ronaldo Lopes e Davi Muniz; e o diretor do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Robson Miranda.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Inscrições para eleição do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial são prorrogadas

Prazo segue aberto até esta sexta-feira (26); eleição dos representantes da sociedade civil será realizada no dia 3 de julho, com participação de diferentes segmentos sociais

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos informa que o prazo para as inscrições do processo eleitoral dos representantes que irão compor o Conselho Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, biênio 2026/2028, foi prorrogado. As inscrições seguem abertas até esta sexta-feira (26), na Casa dos Conselhos de Garanhuns – localizada na Rua Ernesto Dourado, nº 890, Heliópolis – das 8h às 16h. A eleição dos representantes da sociedade civil será realizada no dia 3 de julho.

O edital prevê a eleição de nove representantes titulares e seus respectivos suplentes, distribuídos entre segmentos da sociedade civil organizada, incluindo comunidade quilombola, movimentos sociais LGBTQIAPN+, organizações de atendimento à Pessoa Idosa, à pessoa com deficiência e à criança e ao adolescente; povos de terreiro ou organização religiosa, movimento de mulheres e artístico-cultural, além de representantes da OAB/Subseção local.

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a participação popular e garantir a representatividade da sociedade civil na construção de políticas públicas voltadas aos direitos humanos e à igualdade racial no município. Mais informações sobre o novo cronograma podem ser consultadas no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco/Amupe, por meio do Edital de Convocação nº 001/2026, publicado na última terça-feira (23), ou no site oficial da Prefeitura de Garanhuns.

 

Recife inicia requalificação da Praça Professor Barreto Campêlo com investimentos de R$ 1,5 milhão

Intervenção realizada pela Prefeitura, no bairro da Torre, vai criar novos espaços de convivência, área de lazer, Parcão e ampliar a área permeável do equipamento

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quarta-feira (25), as obras de requalificação da Praça Professor Barreto Campêlo, localizada no bairro da Torre. Com investimento de R$ 1,52 milhão, a intervenção contemplará uma área de 6.896 m² e prevê a modernização do espaço, com novos equipamentos de lazer, mobiliário urbano, áreas de permanência e a implantação de um Parcão para pets e seus tutores. A obra será executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). O prefeito Victor Marques esteve no local para assinar a ordem de serviço.

Segundo Victor Marques, a intervenção atende a uma demanda antiga dos moradores da região e busca fortalecer o uso coletivo do equipamento. “Há muito tempo ouvimos o pedido para melhorar esta praça, que é um importante espaço de convivência para quem mora na Torre e nos bairros vizinhos. Vamos entregar um ambiente mais acolhedor, com estrutura adequada para famílias, crianças, praticantes de atividades físicas e também para os animais de estimação”, afirmou o prefeito do Recife.

Victor Marques também destacou que esta será a primeira grande obra que a praça recebe em mais de duas décadas. “A última intervenção aconteceu em 1999. Agora, estamos implantando um novo padrão de espaço público, pensado para que as pessoas permaneçam mais tempo na praça e aproveitem melhor esse ambiente de convivência”, explicou.

OBRA EM DUAS FASES – A obra será executada em duas etapas. A primeira contempla o trecho após a Rua Marquês de Maricá, no sentido Caxangá, com conclusão prevista até o fim de agosto. Já a segunda fase, entre a Rua Marquês de Maricá e a Igreja da Torre, deverá ser finalizada até o final do ano. Ao todo, serão implantados 2.666 m² de solo permeável, contribuindo para o conforto ambiental e a drenagem urbana da região.

O presidente da Emlurb, Daniel Saboya, destacou que a intervenção integra o conjunto de investimentos da Prefeitura na recuperação dos espaços públicos da cidade. “Além da reforma estrutural, da drenagem e do paisagismo, a praça terá todos os brinquedos e mobiliários substituídos. Cerca de 30% da área será composta por solo permeável, beneficiando a drenagem local, e também vamos atender a uma demanda da comunidade com a implantação do Parcão”, explicou

O projeto prevê novos espaços de permanência e convivência, recuperação da infraestrutura existente, instalação de mobiliário urbano, qualificação paisagística e ampliação das opções de uso pela população.

MAIS DE 100 PRAÇAS REQUALIFICADAS – A intervenção integra o conjunto de ações de requalificação dos espaços públicos executadas pela Prefeitura do Recife, que já entregou 106 praças revitalizadas desde 2021 e mantém outras 11 em obras em diferentes regiões da cidade. As ações reforçam o compromisso da gestão municipal com a qualificação dos espaços públicos, a ampliação das áreas de convivência e a melhoria da qualidade de vida da população.

Fotos: Marlon Diego/Prefeitura do Recife e imagens do projeto

Lula escolhe Teresa Leitão como nova líder do governo no Senado no lugar de Jaques Wagner

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quinta-feira (25) a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre após a saída de Jaques Wagner (PT-BA), que foi alvo de operação da PF (Polícia Federal) relacionada ao caso do Banco Master, na semana passada.

A senadora assumirá o cargo com a missão, segundo Lula, de articular a aprovação de duas PECs (Propostas de Emenda à Constituição) que são prioritárias para o governo sobre o fim da escala de trabalho 6×1 e a chamadaPEC da Segurança Pública.

“Designei a senadora Teresa Leitão (PT-PE) para assumir a liderança do governo no Senado com a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1 e a PEC da Segurança, entre outros”, disse Lula no X (antigo Twitter).

Teresa é vista como uma congressista com boas relações com oposição e governistas. Ela também está na metade do seu mandato de oito anos no Senado e não será candidata nas eleições deste ano, o que garante maior tempo para se dedicar à função de liderança na Casa.

“Agradeço ao presidente Lula pela confiança ao me convidar para assumir a Liderança do Governo no Senado. Conversamos nesta manhã, quando afirmei que assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”, afirmou a senadora em suas redes sociais.

A CNN apurou que a escolha foi tratada diretamente por Lula e a senadora. A expectativa de integrantes do governo é que o ministro José Guimarães, da Secretaria de Relações Institucionais, intensifique sua atuação junto ao Senado.

Sob Jaques, a liderança do governo na Casa tinha atuação mais independente. Agora, com Teresa como líder, a avaliação interna é de que o ministro da SRI deve se envolver mais nas negociações das pautas prioritárias para o Executivo.

Jaques anunciou a saída da função depois de se reunir com Lula no Palácio da Alvorada, na quarta-feira (24). De acordo com o senador, a decisão foi tomada em “comum acordo” e após uma “conversa entre amigos”. O afastamento de Jaques passou a ser defendido por aliados do governo para evitar maior desgaste na campanha do chefe do Executivo, que é pré-candidato à reeleição.

Na semana passada, o senador foi alvo de nova fase da operação Compliance Zero que mira o esquema de fraudes do Banco Master. As investigações da PF indicaram que Jaques teria recebido benefícios econômicos, de forma direta ou indireta, em troca de sua atuação em prol do Master no Senado. O senador nega as acusações e afirma que irá colaborar com as investigações.

(title)

Governo Municipal de Itapetim realiza Itarrasta 2026 e disponibiliza telão para jogo da Seleção em praça pública

A programação do Circuito Junino de Itapetim (PE) teve continuidade nesta quarta-feira (24) com a realização do Itarrasta 2026, atividade inserida no calendário cultural do município.

O evento teve início no Posto Almeida, seguindo pelas principais ruas da cidade até a Praça Simão Leite, ao som do cantor Júlio Farra em trio elétrico, levando animação ao público ao longo do percurso.

Na praça, foi realizada a transmissão do jogo da Seleção Brasileira em telão disponibilizado pela Prefeitura, reunindo torcedores para acompanhar a vitória do Brasil sobre a Escócia por 3 a 0.

Após o jogo, a programação seguiu com apresentação musical do cantor Doutorzin.

Estiveram presentes a prefeita Aline Karina, seu esposo Robson, o secretário de Cultura Vandivaldo, além de vereadores, secretários, diretores municipais e moradores.

A programação do Circuito Junino continua nesta quinta-feira (25) com o Show de Calouros, no Centro de Cultura Gera Marques. O evento é promovido pelo Governo Municipal de Itapetim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Esperando a liberação

Acabei de ser interceptado por alguns comerciantes da Rua Barão de Lucena, que pediram para eu registrar a situação do conserto daquela via que a Secretaria de Infraestrutura realizou no calçamento há alguns dias, e até agora não retiraram os entulhos que encontram-se em volta do conserto.

“Finfa já faz mais de duas semanas que foi feito o conserto após você denunciar, agora falta a Prefeitura realizar a lberação, porque se for para curti o serviço, já passou do prazo”,  disse um comerciante.

Governo de Pernambuco decreta expediente reduzido na próxima segunda-feira (29)

O Governo de Pernambuco, vai decretar expediente reduzido na próxima segunda-feira (29) para as repartições públicas e entidades da administração direta e indireta do Estado. A medida foi adotada em razão da partida da Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA 2026, que acontecerá às 14h. De acordo com a determinação, os servidores estaduais serão liberados a partir das 12h.

As exceções são para os serviços considerados indispensáveis, cujo funcionamento ficará a critério dos respectivos gestores. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).

Coluna do Finfa