
Hospital Regional não realiza Cesarianas Eletivas – Em conversa com a direção do Hospital Regional Emília Câmara, sobre a denúncia do afogadense, que relatou da situação da sua esposa que não realizou sua cirurgia na unidade, a direção esclareceu claramente o fato da unidade não realizar cesarianas eletivas.
“A nossa unidade hospitalar é dedicada exclusivamente ao atendimento de casos de urgência e emergência, não contemplando a realização de cesarianas eletivas – entenda-se como eletivas as que não são urgência/emergência .
A nossa unidade, na referida data em questão, contava, durante o plantão, com apenas um obstetra (quando o recomendado é ter pelo menos 02 (dois)) configurando uma situação que poderia comprometer a atenção segura às gestantes em trabalho de parto.
O hospital aproveita a audiência do blog para informar que estamos convidando os profissionais obstetras da região para vir trabalhar conosco e reforçar o quadro de profissionais médicos obstetras na unidade .
Quanto à paciente em questão ter sido atendida num hospital de menor porte e ter sido realizada a cirurgia divulgada, não temos nada a acrescentar – a família evadiu-se do hospital- ficando com a total autoridade e responsabilidade pela mesma.
Reforço que não fazemos cesariana eletiva ou agendada”, disse o Diretor Geral do Regional Emília Câmara, Sebastião Duque.
Aproveitando este esclarecimento do Regional, quero também dizer que apurei que cidades como Tabira, São José do Egito, Itapetim, entre outras, realizam cesarianas eletivas, em virtude das mesmas terem Hospital Municipal.
Volto a perguntar: Onde pacientes de Afogados da Ingazeira, fazem cesarianas eletivas, já que não tem Hospital Municipal?
Reunião – O prefeito de Brejinho, Gilson Bento, esteve na Agência de Desenvolvimento Econômico do município, juntamente com a Secretária de Administração Jacimone Delfino, para uma reunião com a Gerente Regional do SEBRAE, Rossana Webster e a Analista Ana Carolina. Segundo Gilson, foram discutidos os projetos estratégicos para 2025 e 2026, com foco no fortalecimento dos pequenos negócios do nosso município. “Na pauta, oficinas, cursos, capacitações para empreendedores, a realização da EXPOBREJINHO e outras ações voltadas ao fomento da economia local, como consultorias, atendimento técnico e incentivo à formalização de novos empreendimentos”, afirmou o gestor.
Foi ao local – Após a reclamação feita através da Ouvidoria Municipal, sobre o esgoto no bairro da Luzia, o prefeito de Tuparetama, Diógenes Patriota, fez questão de ir ao local. “Em conversa com alguns moradores, assim como a avaliação da Secretaria Municipal de Infraestrutura, entendemos que o problema é relacionado ao saneamento básico que não foi feito na construção das casas. Diante disso, preparamos uma estratégia para amenizar os impactos e vamos buscar emendas para realizar o saneamento do local”, disse Diógenes.
No gabinete – O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, recebeu ontem (15), a Secretária Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Juliany Rabelo, juntamente a equipe do CREAS, para anunciar que no próximo domingo (18), haverá na feira livre de Jabitacá, uma grande mobilização como objetivo fortalecer o trabalho de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, mobilizando todos os órgãos públicos e entidades parceiras para engajamento na campanha de combate a essa grave violação de direitos.
Sessão hoje – A Câmara Municipal de Ingazeira, realiza nesta sexta-feira (16) às 15 horas, a 8ª Reunião Ordinária do 1º Período Legislativo de 2025. Em contato com este blogueiro, o presidente vereador Djaminha Veras, disse que serão debatidos temas de interesse da população e apresentados projetos e requerimentos que visam o desenvolvimento do município. A sessão será transmitida ao vivo pela página oficial da Câmara no Facebook e pela Rádio Ingazeira FM.
Frase – “O prefeito Dr. Pedro Alves, recebeu a pressão do ex-vereador Manoel Olímpio. Tinha certeza que o prefeito não tinha intenção de vetar. Mandou o veto e informei: vamos derrubar o veto ”. (Presidente da Câmara de Vereadores de Iguaracy, Tenente de Viana, em entrevista à Rádio Pajeú, no programa Manhã Total, sobre a polêmica da mudança do nome de uma praça na cidade)
Comitiva – O prefeito de Custódia, Manoel Messias, em conversa com este blogueiro, confirmou que vai participar da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que será realizada nos próximos dias 19 a 22 de Maio, e vai levar comitiva grande para participar, além do gestor estarão participando a vice-prefeita, 03 secretários municipais, 07 vereadores, além do ex-prefeito, além do ex-prefeito e atual Secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Emmanuel Fernandes (Manuca).
Você sabia? – Que a prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, esteve reunida com o Secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, Almir Cirilo, para oficializarmos a instalação de poços artesianos e de dessalinizadores no seu município. A gestora sertaniense saiu muito animada com o que escutou do secretário. “Bem em breve Sertânia terá novidades”, disse a prefeita.
Capacitação – A Prefeitura de Flores, iniciou nesta quinta-feira (15), na Escola de Referencia em Ensino Fundamental Onze de Setembro, a Capacitação para Atualização e Catalogação Imobiliária. “A iniciativa tem como objetivo formar jovens do município para atuar no processo de modernização da base de dados imobiliária da cidade”, disse o prefeito Gilberto Ribeiro.
Anunciam ações – Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura do Recife e o Governo Federal promovem dois eventos na cidade, com a presença do prefeito do Recife, João Campos, e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Das 09 às 10:30 horas no Teatro de Santa Isabel, o Recife formaliza a adesão ao Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa federal voltada à inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Em seguida, das 11 às 11:45 horas, será inaugurada a nova sede do Banco de Alimentos, no bairro do Torreão, que também marcará a formalização do PAA Alimentos e a assinatura do protocolo de intenções “Promoção da alimentação saudável para juventude”.
Pré-candidato – O desembargador aposentado do TJPE, o ingazeirense Dr. Bartolomeu Bueno, postou na sua rede social, que será candidato a deputado federal pelo PSDB nas eleições de 2026. “A convite do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Álvaro Porto e do Conselheiro aposentado do TCE, Carlos Porto, vou me filiar ao PSDB – Partido Social Democrata Brasileiro, e vou ser candidato a Deputado Federal, com o apoio dos dirigentes da legenda. Entendo que foi uma boa escolha, haja visto que sou de Centro-esquerda e Social-democrata. O dia da filiação será comunicado aos amigos pessoais, virtuais, familiares e autoridades estaduais e municipais oportunamente”, escreveu Dr. Bartolomeu.
Perguntar não ofende – Na Secretaria Municipal de Educação de Afogados da Ingazeira, tem contratado que é taxado de professor, mas nunca lecionou em escola nenhuma, segundo esse blogueiro foi informado.

Seja o primeiro a comentar