Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

PROJETO BOA VISÃO JÁ ATENDEU MAIS DE 40 MIL ALUNOS DA REDE ESTADUAL

Projeto que se propõe a reduzir a evasão escolar por meio da identificação de correção de doenças e problemas oftalmológicos em alunos, professores e funcionários administrativos das escolas da rede estadual de educação já realizou mais de 40,5 mil consultas oftalmológicas em 480 escolas. Lançado no ano passado, o projeto Boa Visão já forneceu gratuitamente 22 mil óculos, produzidos pelo Lafepe. A meta é atender, até o final de 2014, 762 mil estudantes e profissionais das escolas estaduais. Os investimentos devem atingir R$ 8,6 milhões.

O Boa Visão é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias de Saúde e Educação, que se estende a 1.112 unidades educacionais da Região Metropolitana do Recife ao Sertão. Em cada Regional de Saúde, professores e funcionários administrativos das escolas foram capacitados para realizar a triagem dos alunos no próprio ambiente escolar. Para isso, eles receberam orientações sobre as principais doenças oftalmológicas e, nos casos suspeitos, eles são encaminhados para consultas oftalmológicas.

“Esse projeto vem ajudando muito no rendimento dos alunos, uma vez que problemas visuais afetam a aprendizagem, e podem gerar repetências ou evasão escolar. Além disso, estamos detectando precocemente e tratando os mais diversos problemas tais como miopia, hipermetropia, estrabismo, astigmatismo e ambliopia”, destacou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira. Segundo a equipe técnica do projeto, o diagnóstico precoce de alterações visuais é fundamental para o desenvolvimento físico e psicossocial dos alunos.

Estatística – De acordo com os dados da Sociedade Pernambucana de Oftalmologia, do público previsto no projeto, de 726 mil pessoas, cerca de 30% dos alunos que passarem pela triagem precisarão se consultar com um oftalmológista. Desses, 62% devem ter indicação para usar óculos, totalizando mais de 157 mil.
Nas consultas com o oftalmologista, são realizados exames de tonometria, que mede a pressão sanguínea dos olhos, e de fundoscopia, que analisa o fundo do globo ocular. Além das consultas, os alunos e funcionários poderão adquirir óculos, gratuitamente, e os que apresentarem problemas com necessidade de intervenção cirúrgica serão encaminhados para as unidades de saúde do Governo do Estado.

LÍDER DO GOVERNO DESTACA AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE

O deputado Waldemar Borges destacou, nesta quinta-feira (24.10), na tribuna da Assembleia Legislativa, as ações que o Governo de Pernambuco vem fazendo na área da saúde. O líder do Governo lembrou a visita que o governador Eduardo Campos fez esta semana às obras do Hospital Barão de Lucena, que está recebendo a primeira reforma estrutural desde a sua construção, em 1958.

“Estão sendo investidos R$ 35 milhões na reforma dos 7,5 mil m² de espaço físico existente e na construção de mais 3,5 mil m². Só no Barão de Lucena serão agregados mais 120 leitos (saindo de 320 para 440) para atender a população. O local também está inovando com a criação da Casa das Marias, que dará abrigo para as mulheres poderem acompanhar o tratamento de seus filhos. Nas duas emergências (obstétrica e pediátrica) serão realizados uma média de 4 mil atendimentos/mês e 300 cirurgias/mês”, resumiu.

“O que nos causa maior gratificação é vermos que intervenções desse tipo se repetem em toda a rede de saúde de Pernambuco”, afirmou. O deputado citou como exemplo o Hospital do Câncer; o Hospital Ermírio Coutinho (Nazaré da Mata); o Hospital Regional de Palmares, reconstruído em área livre de enchentes; os hospitais de Jaqueira, Cortês, Barreiros e Água Preta; o Otávio de Freitas, que recebeu um investimento de quase R$ 6 milhões; o Regional do Agreste; o Getúlio Vargas, que está passando por uma grande reforma de reestruturação e ampliação da emergência e vai dobrar a sua capacidade; e o Hospital da Restauração que, entre outras coisas, recebeu a UTI de trauma e a unidade de suporte avançado em neurocirurgia, ganhou uma nova emergência clínica e novos leitos, além de estar passando por uma grande readequação de sua estrutura, que abrange a reforma das emergências adulta e pediátrica, a melhoria no acesso das equipes de resgate e a implantação de um completo Centro de Diagnóstico.
Borges destacou ainda, ao lado da melhoria da rede existente, também o cuidado que o Governo tem com a criação da nova rede. “Criamos três novos hospitais metropolitanos, 15 novas UPAs e 15 Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs), sendo duas já entregues e 13 em construção”, relatou.  O deputado ressaltou que a ampliação do número de leitos em Pernambuco, que passou de 3.844 para 9.288, significando um salto de 140%, bem revela o maior alcance do atendimento ao pernambucano na rede estadual de saúde.

“No que diz respeito às UTIs, uma questão muito reclamada pela população, o número era de apenas 288 leitos para atender todo o estado de Pernambuco. Hoje temos 1.110 vagas disponíveis para a população. Também se cuidou da questão do pessoal. Foram incorporados nas diversas categorias mais de 13 mil profissionais vinculados à área da saúde e tratamos da questão salarial, com um reajuste concedido no período de 129%”, destacou Waldemar Borges.

O líder do Governo disse que o que se vê hoje no estado é um conjunto de intervenções que tem mudado efetivamente a qualidade da rede de saúde pública de Pernambuco. “Não tenho dúvidas de que graças ao foco e a importância que o Governo dá a esse assunto, pra lá das retóricas eleitorais, importância que se traduz em orçamento, em investimento e em recursos, aqui também a gente começa a criar um novo Pernambuco”, concluiu.

GOVERNO DO ESTADO ACELERA ENTREGA DE EQUIPAMENTOS PARA A MOBILIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

O governador Eduardo Campos vistoriou, na manhã desta quinta-feira (24/10), obras que trarão melhorias para a mobilidade na Região Metropolitana do Recife. A primeira delas foi a construção do túnel que fica em frente ao Museu da Abolição, na Torre. Na ocasião, o governador garantiu que o túnel, que faz parte das obras do corredor exclusivo Leste/Oeste, será entregue em fevereiro de 2014. “O objetivo da visita é encurtar a entrega dessa obra, pois é uma intervenção que causa transtornos à população. O túnel vai trazer um grande benefício quando estiver pronto”, disse Eduardo, lembrando que a obra seria entregue apenas em abril.
O equipamento, que teve sua obra iniciada em março, vai dobrar a capacidade do fluxo, de quatro para oito mil veículos por hora. Para a implementação do projeto, o Governo investiu R$ 16 milhões. “Esse túnel vai melhorar a vida dos que utilizam o ônibus no corredor da Caxangá e também dos que usam o transporte individual que vão ter menos um ponto de retração”, garantiu o governador. O secretário das Cidades, Danilo Cabral, enfatizou a preocupação da gestão com as questões de urbanismo e paisagismo. “Nós fizemos todas as adequações necessárias para diminuir o impacto da intervenção durante a obra”, enfatizou Danilo, ressaltando ainda que uma praça será erguida em cima do túnel para garantir o lazer da população e contemplar o prédio do Museu da Abolição.
Até o momento, 430 estacas já foram cravadas, das 900 necessárias. O túnel terá uma extensão de 287 metros, começando em frente a Escola Joaquim Távora e terminando na rua João Ivo da Silva. Já o corredor Leste/Oeste terá 12,5 quilômetros de extensão, contará com 21 estações e vai atender aos terminais da Terceira e da Quarta Perimetral, ambos em construção. A obra é um dos compromissos do Governo de Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014 e tem um custo total de R$ 145 milhões, com recursos do PAC da Copa e Tesouro Estadual. “Tudo que foi planejado para a Copa será entregue dentro do cronograma”, garantiu Eduardo.
PASSARELA – O governador também vistoriou as obras da passarela que ligará o Aeroporto Internacional dos Guararapes ao Sistema de Integração de Ônibus e ao metrô (linha Sul). Na ocasião, Eduardo explicou que o Governo fez a integração de cinco terminais de integração (ônibus) com o metrô, ao longo do bairro da Imbiribeira, para proporcionar mais agilidade e conforto aos passageiros. “Todo esse trabalho de integração fez saltar o número de usuários do metrô, de 100 para 400 mil por dia, de maneira que os carros podem ser retirados de circulação, melhorando a questão ambiental”, pontuou o governador, revelando ainda que a passarela será entregue em dezembro deste ano.
“Esse será o único aeroporto do Brasil que terá integração com o metrô”, disse o governador. O equipamento, que foi orçado em R$ 23 milhões, vai oferecer uma esteira rolante e um elevador para o uso de portadores de necessidades especiais, além de área coberta com ventilação natural. 

DEPUTADO RODRIGO NOVAES SOLICITA QUE ADUTORA DO PAJEÚ BENEFICIE O DISTRITO DE JERICÓ EM TRIUNFO

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) apresentou a Indicação nº 7186/13, na Assembleia Legislativa, requerendo que seja construído um ramal da Adutora do Pajeú para o distrito de Jericó, no município de Triunfo.

Segundo Novaes, Jericó passa por sérias dificuldades em relação ao abastecimento d’àgua. “O distrito está em situação de colapso. Muitas residências e o comércio estão sendo abastecidos apenas por carros pipas, chegando a passar mais de 20 dias sem água nas torneiras”, afirmou.

A obra solucionaria os problemas do local, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores. O pedido foi feito ao Governo do Estado, ao Ministério da Integração e ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

GOVERNO ANUNCIA INJEÇÃO DE R$ 2 BILHÕES COM 13º E ANTECIPAÇÃO DA FOLHA DE DEZEMBRO

O Governo de Pernambuco vai injetar cerca de R$ 2,015 bilhões em 25 dias na economia do Estado. Nesta quinta-feira (24/10), o governador Eduardo Campos anunciou o pagamento do 13º salário e a antecipação da folha salarial de dezembro. O anúncio foi feito na Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções.

 Em dezembro, nos dias 10, 11 e 12, serão pagos R$ 660 milhões, correspondentes ao 13º salário, e mais R$ 680 milhões da folha salarial, nos dias 20, 23 e 24. Para Eduardo, essa é uma forma de valorizar o servidor público. “Pela sétima vez consecutiva, anunciamos hoje o calendário dos pagamentos, uma justa homenagem aos servidores de Pernambuco, parceiros da construção de nosso Governo”, destacou o governador.

Somando com os quase R$ 680 milhões da folha de novembro – nos dias 27, 28 e 29 – chega-se ao montante dos R$ 2,015 bilhões em 25 dias. “Esse é um esforço importante do Governo, dentro de um quadro macroeconômico adverso, garantir essa antecipação. Os 230 mil servidores podem agora se programar melhor”, disse o secretário de Administração, Décio Padilha. “Dessa forma, os servidores podem equilibrar suas contas nesse fim de ano, podem cumprir suas obrigações, fazer suas compras de Natal”, ressaltou Eduardo.

O governador frisou ainda a importância da implementação do calendário de pagamento, iniciativa de sua gestão desde o primeiro ano de governo, em 2007. “Essa era uma grande demanda, simples, mas importante. Todo mundo sabia o dia de pagar as contas, mas não sabia o dia em que ia receber (o salário). Conseguimos criar o cronograma e pagar dentro ainda do mês vigente, dando mais tranquilidade aos servidores”, afirmou.

O calendário de pagamento funciona da seguinte maneira: no primeiro dia, recebem os aposentados e pensionistas; nos dias seguintes recebem, respectivamente, os servidores ativos da Secretaria de Educação e demais funcionários públicos ativos da Administração Direta e Indireta.


  *A tabela de pagamento completa segue em anexo.

DEPOIMENTO DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS SOBRE O SANFONEIRO ARLINDO DOS 8 BAIXOS

“Perdemos hoje mais um grande expoente da cultura popular pernambucana. Arlindo dos 8 Baixos deixa uma lacuna irreparável, mas também um legado musical que permanecerá vivo em nossas memórias. Gostaria de expressar minha solidariedade e de minha família para todos os familiares e amigos de Arlindo, esse grande músico e símbolo da cultura nordestina”.

RETA DO IBIMIRIM: MINISTRO PROMETE FAZER PAVIMENTAÇÃO

A pavimentação da BR-110, no trecho entre os municípios de Ibimirim e Petrolândia, a “Reta de Ibimirim”, foi tema da audiência entre o senador Armando Monteiro (PTB) e o ministro dos Transportes, Cesar Borges, em Brasília.

Cumprindo o compromisso que assumiu quando recebeu o título de cidadão de Petrolândia, Armando solicitou ao ministro a pavimentação deste trecho de aproximadamente 70 quilômetros, popularmente conhecido como “Reta do Mirim”. A obra é uma das principais reivindicações da população do Sertão pernambucano.

O ministro reconheceu a importância do pleito e disse que atuará em duas frentes para a imediata recuperação da via: a manutenção do trecho, por meio da terraplanagem e cobertura de cascalho, enquanto a obra de pavimentação não for executada; e o lançamento, no mês de novembro, do edital para o trecho da BR-110 que liga o Rio Grande do Norte até a divisa com a Bahia. Segundo o ministro, o edital compreenderá a “Reta do Mirim”.

Na avaliação de Armando Monteiro, a reunião foi produtiva uma vez que o ministro acenou com a execução da obra. “As providências que ele determinou me pareceram realistas, entre elas a de fazer de imediato a ação de manutenção da via com o auxílio do Exército, bem como acelerar os estudos para poder orientar a inclusão da obra nas prioridades do PAC”, salientou.

RECIFE E FERNANDO DE NORONHA SEDIAM A 2ª EDIÇÃO DO FÓRUM PERNAMBUCO NO CLIMA

Recife e Fernando de Noronha sediam, entre 31 de outubro e dois de novembro, a segunda edição do Fórum Pernambuco no Clima. O encontro, que reunirá 24 pesquisadores, sendo nove internacionais e 15 nacionais, além de outros especialistas, parlamentares, acadêmicos e representantes de organizações não governamentais, tem como proposta o estudo das mudanças climáticas e seus efeitos no Brasil e no mundo e a sugestão de programas nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente. A iniciativa é do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Os detalhes do encontro foram discutidos na tarde de ontem (22) pelos secretários da Casa Civil, Tadeu Alencar, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo, além de representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Compesa, e da Administração de Fernando de Noronha.

No primeiro dia do fórum, as mesas de discussões ocorrerão no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Um show do cantor Gilberto Gil encerrará a programação no Recife. Nos dois dias seguintes, o evento acontecerá no auditório do Projeto Tamar, em Fernando de Noronha.

LIVRO REÚNE EM 463 PÁGINAS IMAGENS DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E FAMILIAR DO ESCRITOR

O governador Eduardo Campos e o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, participam, amanhã (24), às 17h30, na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, do lançamento do livro “Antônio Callado Fotobiografia”.

 Publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), o livro, concebido e organizado por Ana Arruda, viúva do romancista, teatrólogo e jornalista falecido em 1997, aos 80 anos, retrata em imagens e pequenos textos a vida pessoal e profissional de um dos mais importantes personagens da história cultural, social e política brasileira, o escritor Antonio Callado.

Para o secretário Tadeu Alencar, o Governo do Estado se sente orgulhoso e privilegiado em estar à frente de um projeto desse porte. “À moda de um Sobral Pinto, de um Tristão de Athayde, de um Barbosa Lima Sobrinho, de um Miguel Arraes, a fotobiografia, é ainda uma obrigação”. Segundo ele, o Brasil produziu grandes jornalistas e respeitáveis intelectuais. “Um deles, reservado, tímido até, mas com uma coragem em sua pena e na atitude política que fez vibrar as redações e os leitores dos seus livros: Antônio Callado”.

A fotobiografia conta a trajetória pessoal e profissional do escritor que, como observador, revelou a efervescência política nordestina em grandes reportagens que mostraram para o Brasil a luta das Ligas Camponesas e do seu líder Francisco Julião. Do ponto de vista político e sociológico, no final dos anos de 1950 e início de 1960, escreveu “Os industriais da seca e os galileus de Pernambuco”, posteriormente transformado em livro, além da peça teatral “Forró no Engenho Cananéia”.

Carioca de Niterói, Callado esteve em Pernambuco pouco antes do golpe militar, para conhecer a experiência do primeiro governo de Miguel Arraes. Dessa vez, o material foi publicado no Jornal do Brasil na forma de uma série de reportagens, entre dezembro de 1963 e janeiro de 1964. Depois do golpe, com Arraes preso em Fernando de Noronha, publicou a reportagem no formato de livro sob o título “Tempos de Arraes – a revolução sem violência”.

Quarto ocupante da Cadeira oito da Academia Brasileira de Letras, eleito em 17 de março de 1994, na sucessão de Austregésilo de Athayde, Antonio Callado deixou farta bibliografia, entre Quarup (1967) e Vietnã do Norte (1969).

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS VISTORIA OBRAS DO PARQUE DA MACAXEIRA, QUE SERÁ ENTREGUE EM JANEIRO

Parque Estadual Ministro Fernando Lyra será entregue à população até janeiro de 2014. O governador Eduardo Campos reafirmou o compromisso, nesta quarta-feira (23/10), após vistoriar o canteiro de obras, no terreno onde funcionou a Fábrica Têxtil da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. O investimento total da obra chega a casa dos R$ 76 milhões.

“São quatro frentes de obras. Tem o parque, a Escola Técnica Estadual, a biblioteca pública, o Expresso Cidadão, tudo dentro do cronograma. Temos 375 operários trabalhando aqui e esperamos entregar tudo até o final de dezembro, para em janeiro ser entregue já o parque e o Expresso Cidadão, e em fevereiro, com o começo das aulas, a escola e a biblioteca”, disse o governador, que esteve acompanhado pelo secretários Danilo Cabral (Cidades), Sérgio Xavier (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Mário Cavalcanti (Casa Militar).

O parque contará com ciclovia, pista de cooper, quadras poliesportivas, pista de skate e playgrounds, com um restaurante e um circo arena – espaço para shows e apresentações culturais. “A região tem uma carência muito grande de áreas de lazer. As pessoas não têm para onde levar seus filhos nos finais de semana para fazer uma caminhada, um piquenique ou uma apresentação cultural. Aqui, vão encontrar todos esses equipamentos juntos”, afirmou Eduardo.

Do total de investimento, R$ 54 milhões são de obras e R$ 22 milhões foram utilizados para a compra do terreno. O parque tem uma área total de 10 hectares. A pista de corrida terá 1,1 quilômetro, enquanto a ciclovia terá 630 metros e a pista de skate, 950 metros quadrados. A Escola Técnica terá 3,7 mil metros quadrados, aproveitando a antiga fachada original da fábrica.