Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

PETISTAS QUEREM PROJETO PRÓPRIO PARA 2014 EM PERNAMBUCO

Os principais candidatos a presidente estadual do PT, em Pernambuco, defendem candidatura própria para o governo do estado. Um dia depois de oficializarem o desembarque do governo de Eduardo Campos, entre os petistas reina a sensação de que é preciso urgência na construção de palanque para a presidente Dilma Rousseff, que no próximo ano tentará a reeleição, tendo o socialista como adversário.

Nesta terça-feira à noite, durante debate entre os candidatos a presidente do partido, no Processo de Eleição Direta (PED) da sigla, todos foram unânimes em dizer que a primeira opção será um projeto próprio de poder.

“Não podemos ficar aplaudindo a tudo e unidos apenas em torno da discussão se vamos ou não nos aliar ao PTB (de Armando Monteiro)”, disse a deputada estadual Teresa Leitão.

A opinião foi compartilhada por Bruno Ribeiro e Edmílson Menezes. Ambos, inclusive, ressaltaram que as críticas feitas pelo governador Eduardo Campos à gestão da presidente Dilma o coloca no campo da oposição. Eles reconheceram, no entanto, que sem unidade não vão conseguir ir muito longe. “Não vamos nos encontrar com a sociedade se continuarmos assim. Não vamos deixar que o partido saia menor”, disse Ribeiro.

Os postulantes reforçaram o dever de cada um defender o legado das administrações petistas ao longo dos últimos 10 anos. De acordo com Bruno, o partido tem o dever de mostrar que as ações creditadas ao governo Eduardo Campos no estado só foram possíveis com o apoio do PT. O que ele (Eduardo) fez foi porque Lula e Dilma garantiram que ele fizesse. Precisamos mostrar à sociedade que o que ele fez foi com as mãos do PT e o que ele não fez a gente vai fazer”, prometeu.

Para Teresa Leitão está claro que o PSB não está no campo de aliança com o PT. “O candidato dele não será Dilma. Além de candidatura própria em 2014, defendo que a gente se prepare para uma das eleições mais difíceis. É preciso definir a tática eleitoral. Temos que nos preparar para a eleição de 2016. Segundo Edmílson Menezes, o PT nunca deveria ter entrado na aliança com o PSB porque o partido nunca foi respeitado pelos socialistas. “É um governo que privatiza, que não investe em educação. É um governo da maquiagem. Para ele, uma aliança com o PTB no estado está fora de cogitação.

Ao falar sobre o modelo atual do PED, os três candidatos confirmaram que o sistema de eleição direta do partido precisa de ajustes. Num tom radical, Edmílson defendeu sua extinção. ”Vamos acabar como PED antes que ele acabe com o PT”, destacou.

Na avaliação de Bruno Ribeiro, o PT precisa se unir em torno de sua preservação para acabar com a autofagia e colocar um ponto final nos ressentimentos. “Não deixarei que o partido saia menor no PED. Não vou entrar neste debate de mágoas. Ninguém aguenta o PT assim”, criticou.

A deputada Teresa Leitão também defendeu uma revisão do formato atual. “O PED tem que ser revisto. O modus operandis do PT traz uma forma de relacionamento difícil”, alertou. (Cláudia Eloi – Diario de Pernambuco)

PREFEITOS ASSUTADOS

Prefeitos que estiveram ontem (22) na Amupe ficaram assustados quando souberam que 92% das prefeituras de PE estão penduradas no CAUC (Cadastro Único de Convênios).
O CAUC é o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) das prefeituras. Quem tiver seu nome inscrito nele fica impossibilitado de receber recursos da União para o seu município.
Outra má notícia dada aos prefeitos: o Congresso poderá aprovar um piso salarial para os agentes de saúde e procuradores municipais como se o caixa das prefeituras fosse ilimitado.(Fogo Cruzado) 

EDUARDO VISITA OBRA DO PARQUE ESTADUAL MINISTRO FERNANDO LYRA

O governador Eduardo Campos vistoria, na manhã de quarta-feira (23/10), as obras do Parque Estadual Ministro Fernando Lyra, que está sendo erguido na antiga Fábrica Têxtil da Macaxeira, na Zona Norte do Recife. A visita do gestor tem por finalidade acompanhar o desenvolvimento das obras iniciadas em janeiro deste ano. O secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, também participará da atividade.

Orçado em R$ 54,1 milhões, o espaço será transformado em um dos maiores empreendimentos no setor de educação, cultura e lazer da região. O projeto contempla, além de uma Escola Técnica, um posto de atendimento do Expresso Cidadão, uma biblioteca multimídia, um restaurante e um circo arena – espaço para shows e apresentações culturais. O parque contará ainda com ciclovia, pista de cooper, quadras poliesportivas, pista de skate e playgrounds.

ALUNOS DE ESCOLAS TÉCNICAS E DE REFERÊNCIA CONHECEM O COMPLEXO DE SUAPE ATRAVÉS DO HORIZONTE PROFISSIONAL

Com o objetivo de incentivar os jovens a buscar profissionalização para ingressarem no mercado de trabalho, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), promove, entre os dias 22 e 24 de outubro, a visita de novos grupos de estudantes ao Complexo Industrial Portuário de Suape, através do projeto Horizonte Profissional. Os alunos são dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Barra de Guabiraba, Frei Miguelino, Riacho das Almas e Macaparana.

No Complexo, os grupos participam de uma palestra institucional e recebem material informativo sobre o local. Percorrem, então, o Centro Administrativo e o Centro de Treinamento, onde conhecem de perto as oportunidades diretas e indiretas de trabalho relacionadas às atividades portuárias. Além disso, os jovens ainda conhecem os locais de preservação ambiental e a Zona de Preservação Cultural de Suape. As visitas acontecem sempre no período da tarde.

Confira abaixo o cronograma das escolas que participam do Horizonte Profissional nesta semana:

Terça-feira
22/10
Humberto Lins Barradas
Jaboatão dos Guararapes
Antônio Dias Cardoso
Vitória de Santo Antão
Quarta-feira
23/10
Leobaldo Soares Cardoso
Barra de Guabiraba
São José
Frei Miguelino
Quinta-feira
24/10
Manoel Barcelar
Riacho das Almas
Professora Benedita de Moraes Guerra
Macaparana

 O PROJETO – Criado pela Setur-PE, em março de 2011, o Horizonte Profissional é uma ótima oportunidade para os jovens que vão iniciar uma carreira, assim como uma boa maneira de pensar no aproveitamento da mão de obra local e qualificada. Durante as duas primeiras edições, 9.204 estudantes dos municípios de Pernambuco estiveram no Complexo. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Suape.

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO DO PIAUI

O governador Eduardo Campos recebeu, nesta terça-feira (22/10), o título de Cidadão do Piauí. A honraria foi entregue durante solenidade na Assembleia Legislativa, em Teresina. “Estou muito feliz de vir ao Piauí e receber este título, ao lado de tantos amigos que a vida foi me dando. Pessoas que estudaram comigo, que me ensinaram muito e que nos acompanharam em lutas políticas, companheiros de jornada no Congresso Nacional e enquanto governador. Estou muito feliz de poder receber este título, por poder assumir os compromissos com o Piauí, ser mais um filho do Piauí para ajudar na luta, nos sonhos deste Estado. Aonde eu estiver, o Piauí vai contar comigo”, destacou o governador.

Presente à solenidade, o governador piauiense Wilson Martins parabenizou a Assembleia pela iniciativa. “Eduardo Campos defende e enobrece a política brasileira. Tanto que obteve a maior votação da história da República brasileira em sua reeleição. Aprendi muito com ele a governar e implantar programas importantes, que mudam para melhor a vida das pessoas”, pontuou o gestor. Martins ainda lembrou que o governador pernambucano liderou no Nordeste e no Brasil negociações fundamentais para entendimentos com o Banco Interamericano de  Desenvolvimento (BID). “Esta iniciativa ajudou Estados e municípios a pactuar novos avanços para o Piauí”, completou Martins.

Autor do requerimento do título de cidadão, o deputado estadual Antônio Felix ressaltou a trajetória do governador de Pernambuco, relembrando suas ações no Ministério da Ciência e Tecnologia, quando projetos chegaram ao Piauí, e a gestão por metas e resultados em Pernambuco. “Com este título de cidadão, queremos que o espírito de luta e determinação piauiense se some ao pernambucano e traga ainda mais bons frutos ao nosso querido Piauí”, disse o legislador.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themistocles Filho, afirmou que é “uma alegria entregar o título de cidadão do Piauí a este ilustre pernambucano aliado na defesa das justas causas do nosso Estado”.

LULA CONFIRMA QUE ARMANDO É O CANDIDATO DO PT EM PERNAMBUCO

“Armando é o candidato”. Confirmando a tendência evidenciada após algumas articulações políticas e estratégicas ocorridas no estado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deferiu o recado aos petistas pernambucanos consolidando o nome do petebista como candidato da Frente Popular ao Palácio das Princesas em 2014, garantindo um palanque para a presidente Dilma Rousseff em Pernambuco. A informação é de Denise Rothenburg, na coluna Brasília DF desta terça-feira (22).
Com os passos semelhantes feitos pelo governador Eduardo Campos (PSB) para as eleições de 2006, quando iniciou sua campanha pelo interior do estado e posteriormente seguindo para a capital, o senador Armando Monteiro, líder do PTB em Pernambuco, entregou os cargos que a sigla tinha no governo socialista para potencializar suas andanças pelo estado visitando correligionários e consolidando alianças.
Esse cenário político se deu logo após a aliança entre o governador Eduardo Campos e a ex-senadora Marina Silva, ambos do PSB, e mexeu no tabuleiro eleitoral para a campanha pela Presidência da República, provocando uma reação imediata entre petistas e petebistas, em Pernambuco. Lula já havia dito a interlocutores que o gesto de Eduardo havia transformado o governador socialista em um candidato com real potencial na disputa ao Palácio do Planalto em 2014.
No Planalto, a estratégia é o silêncio. A análise é de que qualquer avaliação neste momento é prematura. Assim como o PT, o governo foi surpreendido com a parceria entre Eduardo e Marina. Mesmo assim, a aposta é que ainda não estão claros os efeitos dessa aliança. Os votos de Marina, na avaliação dos aliados da presidente, se dividem entre ambientalistas, religiosos e um grupo que está “contra tudo e contra todos”.(Filipe Barros – Diario de Pernambuco)

EDUARDO PEDE APERFEIÇOAMENTO DE LEILÕES DO PRÉ-SAL

O governador Eduardo Campos afirmou nesta terça-feira (22/10) que o mecanismo de leilão de exploração das áreas do pré-sal “precisa ser aperfeiçoado” para garantir a participação de grupos empresariais interessados e desse modo haver disputa. “Sem disputa, as empresas vão sempre oferecer o preço mínimo, o que não é bom para o Brasil. O petróleo do pré-sal não pode ser vendido a preços aviltados pela falta de concorrência”, afirmou o governador, lembrando que o Campo de Libra foi leiloado pelo preço mínimo, após um processo “com pouco debate junto à sociedade”.

Eduardo ressaltou, embora seja importante a destinação dos recursos do pré-sal para saúde e educação, essas áreas não podem esperar, no longo prazo, por tal reforço. “O governo diz que no longo prazo esse dinheiro vai ajudar muito na saúde e na educação. Mas a saúde e a educação precisam de medidas imediatas. Não podemos sacrificar os jovens de hoje, à espera de que o dinheiro do petróleo vá resolver a vida dos jovens do futuro”, frisou.

VICE-GOVERNADOR JOÃO LYRA ABRE A FEIRA MECÂNICA NORDESTE NESTA TERÇA-FEIRA

A Feira Mecânica Nordeste 2013 estará aberta ao público nesta terça-feira, a partir das 16h, trazendo para Pernambuco as últimas novidades em máquinas, ferramentas, equipamentos e componentes para o setor industrial no Centro de Convenções. Às 19h será realizada, no auditório da feira, a solenidade de abertura com a presença do vice-governador João Lyra Neto. Também participam do evento o vice-presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco, Ricardo Essinger; Sebastião Pontes, presidente do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas, que realiza a feira; e de Paulo Octávio Pereira, vice-presidente da multinacional Reed Exhibitions, empresa responsável pela promoção e organização da Fimmepe.

Na Mecânica Nordeste, micro, pequenos e grandes empreendedores da área industrial vão encontrar máquinas, ferramentas e equipamentos para montar, ampliar ou modernizar suas empresas. Entre os participantes estarão os principais fabricantes e distribuidores de produtos para todos os segmentos da indústria metalmecânica e eletroeletrônica. Este ano, a Fimmepe está sendo realizado em conjunto com a Pernambuco Petroleum Business, conferência promovida pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) que começa na quarta-feira no auditório instalado no pavilhão de exposições da Mecânica Nordeste. O horário de funcionamento da feira é de 16h às 22h e o da PPB é de 15h às 19h. Os eventos terminam na sexta-feira.

NÃO HÁ INQUIETAÇÃO, DIZ TADEU ALENCAR SOBRE SAÍDA DO PT DO GOVERNO EDUARDO CAMPOS

Escalado pelo governador e pré-candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) para comentar a decisão do PT de deixar os cargos que ocupa em Pernambuco, no Recife e em Paulista, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, adotou uma postura diplomática, embora o socialista tenha feito diversas críticas às administrações petistas. Em entrevista à imprensa após reunião com o presidente estadual do PT, Pedro Eugênio, e o líder da bancada petista na Assembleia Legislativa (Alepe), Manoel Santos, o auxiliar disse que não há inquietação por parte dos socialistas.
Não temos hoje compromisso de defender o governo do PSB, diz líder do PT na Alepe
Após anunciar oficialmente entrega de cargo a Eduardo, Pedro Eugênio diz que PT precisa estar livre para debates
“Encaramos com naturalidade. A partir da entrega dos cargos do PSB, eles também gostariam de ficar mais a vontade. O desembarque de dois partidos foi sempre sublinhado como um não rompimento político. Nossos projetos em geral interessam a Pernambuco”, destacou.
O secretário ainda minimizou a possibilidade de perder apoios na Alepe em função da posição, agora, independente do PT, que tem cinco deputados. “Sempre fizemos os debates na Alepe da maneira mais tranquila possível”, resumiu.

SAÍDA

O time do PTB que ocupava cargos em comissão no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) saiu oficialmente ontem: Paulo André Rabelo (coordenador executivo), Carlos Lindberg Lins (diretor de gestão) e Celivaldo Lira (diretor de operações). A entrega dos cargos foi uma decisão política do senador Armando Monteiro, que vai disputar o governo em 2014. (Fogo Cruzado)