Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

ESTUDANTES CONHECEM O COMPLEXO DE SUAPE ATRAVÉS DO HORIZONTE PROFISSIONAL

Com o objetivo de incentivar os jovens a buscar profissionalização para ingressarem no mercado de trabalho, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), promove, entre os dias 29 e 31 de outubro, a visita de novos grupos de estudantes ao Complexo Industrial Portuário de Suape, através do projeto Horizonte Profissional. Os alunos são dos municípios de Araçoiaba, Vicência, Carpina, Itaquitinga e Cortês.

No Complexo, os grupos participam de uma palestra institucional e recebem material informativo sobre o local. Percorrem, então, o Centro Administrativo e o Centro de Treinamento, onde conhecem de perto as oportunidades diretas e indiretas de trabalho relacionadas às atividades portuárias. Além disso, os jovens ainda conhecem os locais de preservação ambiental e a Zona de Preservação Cultural de Suape. As visitas acontecem sempre no período da tarde.

Confira abaixo o cronograma das escolas que participam do Horizonte Profissional nesta semana:

Terça-feira
29/10
Maria Gayão Pessoa Guerra
Araçoiaba
Padre Guedes
Vicência
Quarta-feira
30/10
João Cavalcanti Petribu
Carpina
Prof. Denival José Rodrigues de Melo
Itaquitinga
Quinta-feira
31/10
Professora Abigail Guerra
Cortês

 
O PROJETO – Criado pela Setur-PE, em março de 2011, o Horizonte Profissional é uma ótima oportunidade para os jovens que vão iniciar uma carreira, assim como uma boa maneira de pensar no aproveitamento da mão de obra local e qualificada. Durante as duas primeiras edições, 9.204 estudantes dos municípios de Pernambuco estiveram no Complexo. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Suape.

PESQUISA IPMNJC: EDUARDO à FRENTE DE DILMA ROUSEFF E ATRÁS DE LULA EM PERNAMBUCO

O possível embate entre o governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB) e a presidente e pré-candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) nas eleições 2014 tende a ser bem duro em Pernambuco. Essa é uma das constatações da primeira pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o Portal LeiaJá, sobre como o eleitor pernambucano está vendo a corrida presidencial. A um ano das eleições, Eduardo ficou à frente de Dilma nos dois cenários em que foram colocados como candidatos, mas não com larga diferença (33% das intenções de voto contra 30% ou 33% a 28%, a depender do cenário). Além disso, um “perde e ganha” entre os dois também é apontado nas divisões por regiões do Estado.

Nos outros dois cenários da pesquisa, as opções de disputa do PSB e do PT foram trocadas. E as mudanças apresentadas nos resultados se mostraram bastante significativas. Com a ex-senadora Marina Silva entrando na disputa pelo PSB no lugar de Eduardo, Dilma lidera em Pernambuco com folga: 36% das intenções de voto contra 15% no cenário 2. Marina firmou aliança com Eduardo no início do mês, após ver fracassada sua tentativa de viabilizar a Rede Sustentabilidade dentro do prazo para participar das eleições presidenciais de 2014. Desde então vem sendo cogitada para a vice de Eduardo, mas também é lembrada para a cabeça da chapa.

Já no cenário 4, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sendo colocado como o candidato do PT no lugar de Dilma, o ex-presidente derrotaria, hoje, o ex-aliado Eduardo Campos no seu próprio Estado, também com uma diferença expressiva: 44% a 25%. Lula vem sinalizando que estará fora da disputa 2014 e que sua participação será firme em defesa da reeleição de Dilma. Mas, a exemplo de Marina, seu nome nunca deixou de ser cogitado, principalmente na hipótese de o governo Dilma sofrer maiores desgastes. E sua força em Pernambuco continua alta que ele lidera, inclusive, a pesquisa espontânea – sem a apresentação de nomes –, com 22% das intenções de votos contra 14% de Dilma e 14% de Eduardo.

TUCANOS FRÁGEIS

A pesquisa IPMN/JC foi realizada entre os dias 21 e 22 deste mês, englobando 2.423 entrevistas em todas as regiões do Estado. Além das nuances apontadas para o provável embate entre socialistas e petistas – ex-aliados hoje rompidos –, os cenários do levantamento estimulado – com os nomes dos candidatos sendo apresentados aos entrevistados – apontam uma situação bastante desfavorável no Estado para o PSDB, principal partido da oposição nacional. Tanto o senador mineiro Aécio Neves como o ex-governador paulista José Serra – a cúpula do partido quer Aécio candidato, mas Serra não retira seu nome – aparecem com índices bem pequenos de intenção de voto em Pernambuco.

Quando colocado na disputa, Aécio obteve 2% das intenções de voto ou 3%, a depender do cenário. Já Serra, no único cenário em que foi colocado, ficou com 4%, no confronto com Eduardo e Dilma.

MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS SÃO CONTEMPLADOS COM PROJETO DE SANEAMENTO

Seis projetos de saneamento para municípios pernambucanos foram aprovados, no valor de R$ 470 milhões, na quarta seleção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), anunciada na quinta-feira passada pelo Ministério das Cidades.

No Estado, quatro projetos de esgotamento sanitário e dois de abastecimento de água foram aprovados. Serão beneficiadas as cidades de Arcoverde, Serra Talhada, Garanhuns, Timbaúba, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), todas as obras fazem parte do maior programa de investimentos já realizado pela companhia, dando sequência a um planejamento consistente e estruturado na gestão estadual.(Do NE10-Núcleo SJCC/Caruaru)

EDUARDO CAMPOS DEFENDE COMPOSIÇÃO DO GOVERNO DE PERNAMBUCO

Crítico ao sistema de coalizão, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, saiu nesta segunda-feira (28), em defesa da composição do governo do Estado, no primeiro encontro entre filiados ao partido e integrantes da Rede Sustentabilidade em São Paulo. “Nós não podemos achar que uma pessoa, por ter filiação partidária, não pode ocupar uma função pública. Aí, é outro tipo de preconceito”, disse, ao ser indagado sobre a participação de 14 legendas na base em Pernambuco e participação do PSB no governo federal do PT.

“Nós não podemos pensar que, só por ter uma filiação partidária, ela pode participar, mas também não podemos vetar o exercício democrático de uma pessoa que tem filiação partidária, de poder contribuir com uma gestão”, completou. Campos lembrou que disputou o governo de Pernambuco com o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, que defendia a candidatura da ex-senadora Marina Silva (PSB-AC) em 2010 e que, depois das eleições, o convidou para a pasta. “Se eu não tivesse um governo que tivesse mudado as práticas políticas, que não tivesse inovado na vida do cidadão pernambucano, eu não teria 83% dos votos numa terra com tradição democrática”, afirmou.

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB ressaltou que, mesmo com a votação expressiva, considerou importantes as críticas feitas por Xavier e o procurou para ajudar a fazer “um governo melhor”. “Fui buscar o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) para me ajudar também”, completou. Vasconcelos também foi adversário de Campos na eleição ao governo estadual em 2010. O governador de Pernambuco e presidente nacional socialista se defendeu, por fim, dizendo que “não teria a melhor avaliação entre todos os governadores no sétimo ano de governo, depois de três anos na maior estiagem, se não tivesse honrado os compromissos de inovação que assumi com o povo pernambucano”.

Marina também saiu em defesa de Campos. Disse que se ele fizesse uma gestão fisiológica, não seria tão bem aprovado pela população. “Quando falo que vamos fazer aliança programática, não significa governar sozinha. Nenhum partido tem condições de governar sozinho e nem é democrático”, argumentou.

De acordo com ela, a posição que critica é de quando siglas fazem alianças “fora de um programa” comum. “Não significa governar sozinha, mas não poderá ser apenas distribuição do cargo pelo cargo”, disse Marina, que completou: “Se ganharmos, queremos governar com os melhores do PT, os melhores do PMDB, os melhores do PSDB, porque essas pessoas existem em todos os partidos.”

Segundo Marina, a atuação baseada em programa é a política feita em países maduros. “Não é erro, não é fisiologismo, muito pelo contrário. É isso que a gente precisa inaugurar no Brasil”, disse a ex-senadora do PSB do Acre, que criticou o “andar torto de fazer primeiro a aliança e distribuir cargo”, que, conforme ela, “não tem mais sustentação”.

Divergências
Campos minimizou as diferenças que tem com Marina, ao ser perguntado, por exemplo, sobre posicionamentos diversos a respeito do uso de células-tronco em pesquisa. “Tive muito mais pontos de convergência com Marina. Claro que temos posições diversas, isso é positivo”, afirmou ele, que disse ainda que os dois “já chegaram à convergência”. Campos e Marina voltaram a criticar o sistema político atual. A ex-senadora do PSB ressaltou a necessidade de um novo modelo de desenvolvimento, com uma economia “diversificada” em que há espaço para a agropecuária “sustentável”.

Pré-campanha
O governador de Pernambuco e presidente do PSB negou que a atuação conjunta com o grupo da Rede Sustentabilidade se trate de pré-campanha e reforçou que o encontro desta segunda-feira era apenas um “debate”, feito no Dia do Funcionário Público, quando muitos não estariam trabalhando.

Palanques
O governador de Pernambuco negou que participe de discussão sobre os palanques estaduais e afirmou que a estratégia eleitoral ficará para 2014. “Vamos ter um documento de referência daqui para dezembro, fazer seminários regionais, vamos ter discussão nos Estados. Só depois disso vai vir o debate sobre a composição, a formação de chapas”, afirmou.

Campos evitou responder sobre o posicionamento pessoal a respeito da divisão de palanques nos Estados, com composição de chapa com o PSDB, por exemplo. “Não estamos discutindo isso ainda. É natural que nos Estados haja esse debate, nós não estamos discutindo isso ainda. Depois desse debate do programa vamos fazer a estratégia eleitoral”, disse.

A previsão do governador é concluir o debate das diretrizes da aliança até dezembro. “Estamos aqui com 120 voluntários do Brasil inteiro para sair um documento até dezembro, vamos fazer cinco grandes encontros regionais, para que nos primeiros meses de 2014 já tenhamos as diretrizes para o programa e até junho é nosso prazo”, disse.

Perguntado sobre os pedidos de apoio feitos publicamente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à campanha da presidente Dilma Rousseff e sobre a “máquina eleitoral” à disposição de quem está na administração federal, Campos respondeu: “Cada um faz o que pode fazer, do jeito que sabe fazer. Nós estamos fazendo desse jeito e acho que vai dar muito certo”. (Da Agência Estado)

RINALDO FERRAZ DO SALA DE REBOCO PODERÁ SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

 Uma das lideranças da família Ferraz, o engenheiro, advogado e empresário Rinaldo Ferraz (PDT) desponta como possível candidato a deputado estadual para defender a cultura pernambucana e as demandas, principalmente, da região de Itaparica, compreendendo os municípios como Tacaratu, Ibimirim, Floresta, Custódia, Sertão do Pajeú e municípios da Zona da Mata Norte, além da RMR. Mas o maior apoio a Rinaldo deve vir mesmo dos forrozeiros pernambucanos, que tocam no já tradicional Sala de Reboco há mais de 13 anos, com o mais autêntico forró pé-de-serra. 
Na capital, Rinaldo Ferraz é bastante conhecido pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura de raiz nordestina. A possível candidatura tem o aval da família tanto no interior quanto na capital. Dizem que o Palácio já disse sim, assim como o presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, do mesmo partido (PDT). Há mais de oito anos que a família Ferraz não tem representante na Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Rinaldo Ferraz é natural de Floresta e, ainda criança, se mudou para a cidade de Tacaratu, de onde foi estudar no Recife.
 
Rinaldo Ferraz, ladeado por Elba Ramalho, Cezzinha e convidados
Formado em Telecomunicações na antiga Escola Técnica Federal de Pernambuco (ETFPE), em Engenharia Eletrônica pela UPE e em Direito pela Universidade Maurício de Nassau, Rinaldo tem no forró pé de serra e na Sala de Reboco a sua grande paixão dedicação pelas raízes das autênticas manifestações culturais do nosso estado. “A plataforma, inicia, naturalmente, pela cultura. Não há como fugir do debate sobre um novo modelo de democratização da produção e da participação em eventos, projetos e gravações de discos e filmes. A educação é uma grande aliada da cultura. Andam juntas”, explica Rinaldo, em tom propositivo.

ÂNGELO FERREIRA INAUGURA POÇOS EM QUIXABA

O deputado estadual Ângelo Ferreira esteve ontem (27) no município de Quixaba no sertão do pajeú onde foi recebido pelo ex vice-prefeito e Vereador Júnior e o vereador Antônio Julião para participar da inauguração de três poços artesianos conseguidos pelo parlamentar através do Governo do Estado e instalados pelo IPA nos sítios Forte, Coqueiro Baixo e Coqueiro Alto.

Ângelo participou ainda de um almoço festivo com as comunidades, que reuniu mais de 400 pessoas, na casa do vereador Antônio Julião.

GOVERNO DO ESTADO GARANTE RECURSOS PARA FÁBRICA DE SOFTWARES DA AACD

O Governo de Pernambuco vai patrocinar a construção de uma fábrica de softwares, numa parceria envolvendo a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e a Microsoft. A unidade será especializada na produção de programas e aplicativos para smartphones, destinados à reabilitação de pessoas com deficiências motoras. A decisão foi formalizada no último sábado (26/10), em São Paulo, em reunião que contou com a participação do prefeito do Recife, Geraldo Julio.
“Trata-se de um projeto de extrema importância para Pernambuco e para o Brasil. Estamos somando forças – poder público, sociedade civil e mundo empresarial – para criar as condições de melhorar a vida de milhares de pessoas”, observou Eduardo Campos, enaltecendo o papel da direção da AACD, da Microsoft, do prefeito do Recife e do Porto Digital. A parceria é inédita por envolver a gigante norteamericana e uma instituição do terceiro setor na produção de softwares livres.
A fábrica será edificada num terreno anexo às atuais instalações da AACD, na Ilha de Joana Bezerra, doado formalmente pelo município. Nela serão produzidos jogos para computador e outros aplicativos interativos que vão ser utilizados, além de programas de fisioterapia sob supervisão das equipes da ONG. No total, o Governo do Estado vai investir R$ 7 milhões na obra. 
“Pernambuco, que foi o primeiro lugar do País a ter uma unidade da AACD depois de São Paulo, seguirá na dianteira com a utilização da capacidade técnica do pessoal do Porto Digital e da Microsoft na construção deste grande empreendimento”, disse Eduardo, após se reunir com a atual presidente da AACD, Regina Scripilliti, e com o ex-presidente e agora conselheiro Eduardo Carneiro.

ARMANDO LIDERA SUCESSÃO. BEZERRA COELHO MAIS FORTE NO PSB

 A um ano das eleições 2014, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) – único nome já definido para a disputa estadual – lidera a corrida para a sucessão do governador Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco, de acordo com a primeira pesquisa do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o Portal LeiaJá, sobre a disputa. Com margem de erro de 2,2 pontos percentuais, o levantamento englobou 2.423 entrevistas a eleitores de todo o Estado, nos últimos dias 21 e 22, e traz outras importantes sinalizações do cenário pré-eleitoral:

Na pesquisa estimulada, com os nomes de pré-candidatos apresentados ao eleitor, o IPMN apresentou quatro cenários. Participando de todos, já que é o único postulante até agora definido, o senador Armando Monteiro Neto largou na frente em todos.

CENÁRIOS

No primeiro, tendo apenas Bezerra Coelho como adversário, ele obteve 26% das intenções de voto contra 12% do socialista, enquanto 42% sinalizaram o voto em branco ou nulo e 20% não souberam ou não quiseram responder. Por região, Armando derrotou Bezerra no Recife, Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão, perdendo apenas na Região do São Francisco.

No cenário 2, entrando também João Paulo na disputa, Armando ficou com 23% das intenções de voto, João Paulo com 14% e Bezerra com 11%, enquanto 31% optaram pelo voto em branco ou nulo e 21% não souberam ou não quiseram responder. Na divisão por região, Armando perdeu para João Paulo apenas no Recife e para Bezerra no Sertão e no São Francisco, ganhando para os dois no restante.

No cenário 3, Armando obteve 26% contra 11% do tucano Daniel Coelho e 4% de João Lyra Neto, apresentado como a opção do PSB. Já no quarto e último cenário apresentado, o senador do PTB lidera com 28% contra 11% de Daniel Coelho e 1% de Tadeu Alencar, agora colocado como o nome do PSB. Nos dois, Armando ficou abaixo de Daniel apenas no Recife.

INOCÊNCIO OLIVEIRA NÃO QUER DAR ADEUS À POLÍTICA

As mãos já não indicam a firmeza de outros tempos, mas a cabeça continua a mesma, hábil e observando o melhor momento para agir. O deputado federal Inocêncio Oliveira (PR), de 74 anos, que coleciona mandatos consecutivos na Câmara desde a década de 1970, anunciou diversas aposentadorias ao longo de sua carreira, porém sempre voltava atrás. A última, com ato realizado em setembro, foi apresentada como definitiva, mas começa a ter seu prazo de “validade” vencido. Isso porque o republicano tem agido nos bastidores para consolidar um antigo sonho: galgar uma cadeira no Poder Executivo. A nova empreitada, garantem aliados, é ocupar o cargo de vice na chapa de qualquer postulante que venha a ter o apoio do governador Eduardo Campos (PSB).

E ele, apesar de não admitir publicamente a intenção, não tem poupado esforços para isso. Tem conversado pessoalmente, em reuniões reservadas com quem tem poder de indicá-lo. Na última segunda-feira, no mesmo dia em que o PT entregou os cargos da administração estadual, o deputado teve um encontro de uma hora com Eduardo Campos na sede provisória do governo, no Centro de Convenções, em Olinda. “Assim que Inocêncio anunciou a aposentadoria, em setembro, Eduardo Campos enviou uma mensagem ao deputado dizendo que um político com sua trajetória, com sua história, não poderia ser descartado. Ele (Eduardo) disse que Inocêncio teria uma missão mais importante no próximo ano”, garantiu, esperançoso, um aliado do parlamentar. Além da conversa com o governador, Inocêncio “trocou ideias” duas vezes, por telefone, com o ex-ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho, virtual candidato. O conteúdo da conversa não foi revelado.

Apesar de não ter referendado a anulação de sua “aposentadoria”, Inocêncio está na expectativa da indicação. O deputado teve encontros recentes também com o vice-governador João Lyra, além do prefeito do Recife, Geraldo Julio, ambos do PSB. Na caminhada para ter o nome referendado, o republicano tem como principal adversário o também deputado federal Raul Henry (PMDB). Os dois nomes atendem a públicos e cenários distintos. Enquanto Henry surge com um eventual recuo da reeleição do senador peemedebista Jarbas Vasconcelos, o nome de Inocêncio é posto na mesa na intenção de assegurar capilaridade para o candidato socialista no interior do estado.

“Quinta-feira eu falei com ele (Inocêncio) por telefone, mas desconheço (a intenção dele de disputar nova eleição) e não sei de nada sobre esta movimentação. Mas o que eu posso dizer é que qualquer chapa marjoritária em Pernambuco seria engrandecida com sua candidatura”, disse o primo e herdeiro político de Inocêncio, o deputado estadual Sebastião Oliveira, também do PR. (Tércio Amaral – Diário de Pernambuco – Diários Associados)

ESTRATÉGICA POLÍTICA

Quando foi colocada a possibilidade de o primogênito do governador Eduardo Campos, João (foto), disputar vaga na Câmara Federal, aliados automaticamente deduziram que ele herdaria os 387 mil votos da avó, Ana Arraes. Mas um alto socialista contesta essa conta apressada.
“Eduardo quer que João cresça progressivamente, terá apenas o número de votos suficientes para se eleger. Se ele tiver quase 400 mil votos na primeira eleição, nas próximas, não terá mais para onde crescer. Pode inclusive perder votos, o que seria ruim, politicamente”, explica.
Na estratégia progressiva da família Campos, há somente um porém: controlar o número de prefeitos entusiasmados para ligar seus próprios nomes ao projeto do herdeiro. Quem vai querer perder a oportunidade de “fazer uma frente” com o governador? (Folha Política)