Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

SINDICATO DOS AGENTES DE TRÂNSITO DE PERNAMBUCO RECONHECE ATUAÇÃO DE GONZAGA PATRIOTA

O Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado de Pernambuco ( SINDAT-PE) enviou uma nota de agradecimento ao deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) pelo apoio prestado em defesa dos interesses da categoria.

Confira a nota na íntegra:

Nota de Agradecimento

AO

EXMO. SENHOR

Deputado Federal Gonzaga Patriota – PSB/PE

O SINDAT-PE, em nome dos Agentes de Trânsito municipal de todo o Estado de Pernambuco, agradece o apoio que tem dado aos projetos de interesse da categoria. Agradecemos pela paciência e pela disposição em receber nossos  representantes em seu gabinete em Brasília e em Petrolina, também por atender aos telefonemas que lhe são feitos. Sabemos do seu compromisso com o povo pernambucano, mas mesmo assim não deixa de escutar nossas solicitações, sempre com respostas positivas. Saiba que pode contar com o apoio deste Sindicato e dos Agentes de Trânsito de Pernambuco. Somos gratos a sua luta pelo reconhecimento, segurança e melhores condições de trabalho dos Agentes de Trânsito.

Atenciosamente,

Jair Fidelis – Diretor de sindicalização

Daniel Duarte – Suplente

Carlos Cesar – Diretor de Imprensa

Alexandre Bezerra – Suplente

GOVERNO GARANTE 110 QUILÔMETROS DE CORREDORES EXCLUSIVOS PARA TRANSPORTE COLETIVO NA RMR

O governador Eduardo Campos celebrou, na tarde desta quarta-feira (30/10), a consolidação dos 110 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus na Região Metropolitana do Recife. O anúncio foi feito durante a autorização do início  das obras de requalificação de 30 quilômetros da BR-101 e de construção do corredor exclusivo para o transporte público. A rodovia, que passa pelos municípios de Abreu e Lima, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, além do Recife, vai receber um aporte de R$ 806 milhões.

“É um motivo de grande alegria já em 2007 conseguir fazer o diagnóstico dessas vias e no ano seguinte traçar o Plano Diretor. Nós corremos atrás dos recursos para viabilizar os projetos e hoje estamos celebrando 110 quilômetros de corredores exclusivos para ônibus. Além disso, temos 14 quilômetros de vias fluviais, contando o rio Capibaribe. Tenho certeza de que, com a conclusão dessas obras, vamos melhorar o transporte de milhões de pernambucanos”, disse o governador.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, ressaltou que as intervenções na BR-101 serão concluídas em dois anos, dentro de quatro etapas. “Hoje, nós estamos autorizando a construção dos corredores exclusivos e a requalificação da rodovia, que terá um investimento de R$ 216 milhões. Em janeiro, nós lançaremos a segunda etapa, referente à construção de viadutos, pontes, elevados e passarelas, de Abreu e Lima até a Macaxeira. Em fevereiro, as obras começarão no Barro até o Terminal de Cajueiro Seco. No mês de março, lançaremos a última etapa da Macaxeira ao Terminal do Barro”, detalhou Cabral.

Durante a solenidade, que aconteceu na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco, Eduardo Campos garantiu que a rodovia, que tem um tráfego médio de 50 mil veículos por dia, sendo 20% de caminhões, terá também uma ciclovia em todo o seu percurso. “Para melhorar a mobilidade da Região Metropolitana do Recife, temos que incentivar o uso dos demais modais”, afirmou o governador, enfatizando que, nos últimos sete anos, Pernambuco recebeu um milhão de veículos – desse total, 700 mil estão matriculados no Recife. “Com esta intervenção, o Governo do Estado assume a responsabilidade da BR-101”, destacou Cabral.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, ressaltou o trabalho da atual gestão na melhoria do transporte público. “O Governo do Estado iniciou a valorização do transporte coletivo e os municípios devem contribuir com a recuperação de calçadas, implantação de ciclovias e cuidando dos corredores de ônibus. Com essa integração (Governo do Estado e Prefeitura), nós vamos conseguir melhorar o transporte público no Recife e, consequentemente, na Região Metropolitana”, garantiu o prefeito.

PERNAMBUCO TEM 69 MUNICÍPIOS COM RISCO DE SURTO DE DENGUE

Neste verão, Pernambuco tem 69 municípios em risco de surto de dengue. Embora tenha havido uma redução do número de casos da doença no estado, o índice de infestação predial (focos de reprodução do mosquito) preocupa a Secretária Estadual de Saúde. O plano de contingência da dengue foi lançado nesta quarta-feira (30), na sede da Secretaria, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife.

O período de seca prolongada é uma das preocupações, visto que se multiplicam os reservatórios de água nas residências – maiores focos de proliferação do mosquito. Para lidar com a situação, serão distribuídas 40 mil capas para cobrir os depósitos, além de uma orientação mais próxima dos municípios em estado de alerta. “É preciso entender que, se esses municípios não fizerem algo, há uma grande chance de surto”, explica o secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

A maior concentração de municípios com índices considerados altos – acima de 3,9% das residências – está na região de Garanhuns e Caruaru, no Agreste do estado, embora a lista inclua também alguns da Região Metropolitana do Recife, como Abreu e Lima, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. Outros 75 estão em situação de alerta, com índice de infestação entre 1% e 3,9%.

A intermitência no fornecimento de água e a seca são fatores que contribuíram para alto índice. “As pessoas acham que, por estarmos enfrentando uma grande seca, não temos dengue. Enquanto não tivemos 100% das casas saneadas e 100% das casas com água o tempo todo, vamos ter dengue, é um país tropical”, alerta o secretário.

Os municípios vão contar com orientação da Secretaria de Saúde para reorganizar o planejamento de combate à doença, a fim de evitar surtos no próximo ano. “Quem contrata agente de saúde é o município, mas nós vamos contratar 68 técnicos de nível superior, que vão atuar no monitoramento dos municípios e unidades de saúde”, afirma Figueira.

APROVAÇÃO DE EDUARDO EM PERNAMBUCO É DE 54% E A DE DILMA 37%

As manifestações de junho deste ano, que externaram uma insatisfação generalizada e difusa da sociedade, impactaram diretamente na imagem dos governantes brasileiros. Apesar do reflexo das ruas sobre as gestões, em Pernambuco o governador Eduardo Campos (PSB) conseguiu sobreviver à “onda” de reprovação” dos movimentos reivindicatórios. Embora apresentando uma queda significativa de popularidade, em comparação com avaliações anteriores a junho, o impacto se apresenta bem menor que o sofrido pela avaliação da gestão da presidente Dilma Rousseff (PT).
A pesquisa de avaliação de governos e intenção de votos do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o JC e o Portal LeiaJá, feita nos dias 21 e 22, no Estado, revela que o governo Eduardo tem a aprovação de 54% (17% ótima e 37% boa) – com uma avaliação regular de 28% –, contra uma reprovação de 12% (7% ruim e 5% péssima). Ao mesmo tempo, a gestão Dilma tem a aprovação de 37% dos pernambucanos (10% ótima e 27% boa), enquanto a avaliação regular é de 35%, contra uma reprovação de 24% (13% ruim e 11% péssima), o dobro da recebida pelo governador. Os dados são da pesquisa estimulada.
Ex-aliados e prováveis adversários em 2014, na disputa à Presidência da República, Eduardo e Dilma coincidem na distribuição dos maiores e menores índices de aprovação, com os menores percentuais situados no Recife – maior colégio eleitoral do Estado – e na Região Metropolitana e os maiores no Sertão e na Região do São Francisco (veja quadro). Na Capital e RMR, a administração do governador Eduardo é aprovada por 48% (em ambas), ao tempo em que a da presidente Dilma recebe 33% e 30%, respectivamente.
Os índices de aprovação dos governos Eduardo e Dilma crescem, entretanto, entre os eleitores pernambucanos, quando a pesquisa limita-se a aplicar a pergunta “Você aprova ou desaprova o governo?”. Nessa situação, 67% aprovam e 21% reprovam a gestão do socialista, enquanto 50% aprovam e 38% reprovam a da petista. 
Um dos coordenadores da pesquisa, o cientista político Adriano Oliveira explica que a aplicação da simples indagação “aprova” ou “desaprova” as gestões “serve apenas para um indicativo de comparação (dos pesquisadores)”, uma vez que ela não permite opções (“ótima”, “boa”, “regular” etc) ao eleitor entrevistado, deixando nesse caso a avaliação menos real.

LULA PROMETE SE ‘MUDAR PARA PERNAMBUCO’

Diferente de 2012, quando manteve distância regulamentar da eleição municipal do Recife, ocasião em que o PSB montou um palanque e o PT outro, embora, formalmente, se dissessem aliados, o ex-presidente Lula, em 2014, pretende “se mudar para Pernambuco”. Foram palavras dele próprio, ditas ontem, em Brasília, durante conversa com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE). Leia-se: Lula planeja massificar sua presença na campanha eleitoral pernambucana. Ele costuma pedir notícias do cenário a lideranças do Estado. Alguns já lhe definiram, como “bagunça”, a situação do PT local. Se há quem defenda que ele precisa interceder pessoalmente, uma vez que, em 2012, o PT brigou a ponto de perder a prefeitura para o PSB, Lula sapecou: “No ano que vem, vou me mudar para Pernambuco”. Desta vez, há uma razão maior – PT e PSB já não são mais aliados e fazer o sucessor é uma prioridade do governador, que assumiu o papel de oposição declarada aos petistas. A conferir. (Folha Política)

GOVERNADOR ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA OBRAS NA BR-101

O governador Eduardo Campos assina amanhã (quarta 30/10) a autorização para início das obras de requalificação da BR-101. A rodovia urbana de contorno do Recife ganhará um corredor exclusivo de ônibus e terá seu pavimento recuperado. A cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço será às 14h30, no Salão de Eventos da Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções.

ARQUIVO PÚBLICO ESTADUAL JORDÃO EMERENCIANO, FAZENDO HISTÓRIA E PRESERVANDO MEMÓRIAS

O Arquivo Público de Pernambuco, um dos maiores centros brasileiros de pesquisa, que guarda documentos e manuscritos produzidos desde o século XVI, obras raras e um acervo de 12 mil títulos de jornais e periódicos não só pernambucanos, mas de todo o Brasil e até mesmo do exterior. 


Confira, no vídeo, como ter acesso a esse tesouro histórico.

CRISTINA BUARQUE PARTICIPA DE FÓRUM NACIONAL DE GESTORAS EM BRASÍLIA

A Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, participa em Brasília, do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, que ocorre a partir desta terça-feira (29), até a próxima quinta-feira (31), promovido pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/PR. Também participam do evento, gestoras de políticas para mulheres de vários municípios pernambucanos e a Gerente de Fortalecimento Sociopolítico da SecMulher-PE, Karine Farias. Dentro da programação do evento estão ocorrendo uma série de palestras e debates envolvendo temas relevantes para a implementação das políticas de gênero, entre eles : Agendas Transversais do PPA 2012-2015 e Políticas para as Mulheres; O que queremos ao elaborar projetos?; e, A importância dos OPMs no fortalecimento e implementação das políticas governamentais para as mulheres. Reconhecimento das diversas realidades

O evento objetiva fortalecer os organismos de políticas para as mulheres frente às estratégias de desenvolvimento adotadas por estados e municípios, assim como inserir as políticas para as mulheres nos respectivos cenários de desenvolvimento sustentável. A Secretária Cristina Buarque destacou a importância do evento para a troca de ideias “desta forma estamos todas trabalhando juntas para assegurar os direitos a melhor qualidade de vidas das mulheres em toda a sua diversidade”, disse a gestora pernambucana.

PROGRAMAÇÃO – O evento foi iniciado na manhã desta terça-feira, 29, com o credenciamento das participantes. A primeira mesa de debate do Fórum Nacional tratou sobre o tema : Políticas Públicas para as Mulheres: a Construção da Igualdade, com a participação das Secretárias de Articulação Institucional e Ações Temáticas, Vera Soares; de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica, Tatau Godinho; de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves; e a Secretária Executiva da SPM-PR, Lourdes Bandeira. Em seguida, o tema enfocado foi : Agendas Transversais do Plano Plurianual – PPA 2012-2015 e Políticas para as Mulheres, com a participação da Secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas, Vera Soares, a Diretora de Temas Sociais da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos/MPOG, Ana Starling, e da Assessora da Secretaria Executiva, Leila Ollaik.

Para a quarta-feira, 30, está prevista como primeira atividade do dia, a partir das 9 horas, o debate sobre o Papel dos Organismos de Políticas para as Mulheres na elaboração de planos, programas e projetos com perspectiva de gênero. O tema será debatido pela Secretária da SPM/PR, Vera Soares, Assessor Especial da Secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos, Leopoldo Vieira, pela Secretária Executiva, Lourdes Bandeira e pela Assessora da Secretaria Executiva, Camila Firmino. Ainda pela manhã haverá a realização de palestra sobre O que queremos ao elaborar projetos? com a Secretária Adjunta SAIAT e Coordenadora de Áreas Temáticas, Ângela Fontes. A programação da tarde foi reservada aos grupos de trabalho.

Na quinta-feira, 31, só haverá atividades no horário da manhã, com a realização de duas palestras. A primeira sobre A importância dos OPMs no fortalecimento e implementação das políticas governamentais para as mulheres. Reconhecimento das diversas realidades, que será proferida pela Ministra Eleonora Menicucci. Já a segunda, abordará O papel dos Organismos de Políticas para as Mulheres no acompanhamento local dos resultados da CPMI da Violência contra a Mulher, pela Senadora Ana Rita.

PREFEITURAS DE PERNAMBUCO ENTRAM EM GREVE

As prefeituras da Mata Norte e do Agreste Setentrional de Pernambuco resolveram entrar em greve. Nesta quarta-feira (30) os Executivos dessa rgirões estarão de portas fechadas em sinal de protesto contra diminuições nos repasses federais, notoriamente os do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A manifestação é organizada pelo Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional (COMANAS). O ato está agendado para ocorrer às 9h, na sede do consórcio, na BR-408, Bairro Novo, na cidade de Carpina. Está prevista a reunião de diversos prefeitos deputados e senadores do estado. Durante a mobilização será pedida uma política autônoma para os municípios, que sofrem com a inconstância de valores repassados pela união.

“Agora em outubro teve município que não recebeu nada, nas parcelas do FPM, no qual os municípios têm direito. Se continuar dessa forma as prefeituras irão demitir funcionários, deixar de investir na infra-estrutura da cidade, não teremos como pagar aos nossos fornecedores”, alerta Belarmino Vasquez, presidente do Comanas.

Belarmino disse, ainda, que a forma em que é feito o repassedo FPM precisa ser revista “urgentemente”. “O governo federal precisa rever a forma que é repassada as verbas para os municípios, Se continuar assim os prefeitos só irão viver com o pires nas mãos e as prefeituras irão fechar”, completou.

DEPUTADO RODRIGO NOVAES CUMPRE AGENDA NO SERTÃO DO ESTADO

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) aproveitou o último final de semana pra cumprir agenda no Sertão. O parlamentar esteve em Parnamirim, Petrolândia, Floresta, Santa Maria da Boa Vista e Serrita.

Na quinta-feira (24), Novaes esteve em Parnamirim com o secretário de Agricultura do Estado Aldo Santos, o prefeito Nininho (PSD) e o vice-prefeito Tácio de Danielzinho (PSB) para visita ao curtume do município e assinatura de convênio para entrega de tratores.

Já na sexta-feira (25), o deputado participou, também com Aldo Santos, o prefeito de Tacaratu Gerson (PSB) e os vereadores de Jatobá, Eduardo (PSB), Baga (PV) e Neném do Hospital (PTB), da assinatura de convênios de estímulo à psicultura para associações no lago de itaparica.

No sábado (26), Rodrigo esteve em Floresta visitando lideranças políticas e amigos, além de participar de torneio de futebol no projeto Caraíbas, em Santa Maria da Boa Vista. Por último, ainda no mesmo dia, o deputado esteve em Serrita participando dos festejos do Distrito de São Francisco do Brígida, em companhia do vice-prefeito Jovani Sampaio (PSD).