Últimas publicações do quadro “Pernambuco”
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE), usou a tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (04), para defender o trabalho desenvolvido pela COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento.
O deputado fez um levantamento dos investimentos realizados pela COMPESA durante o governo de Eduardo Campos e citou como exemplo as cidades de Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada.
“A COMPESA tem investido no Estado. Em Petrolina, por exemplo, são mais de R$ 180 milhões. Já em Serra Talhada o valor chega perto de R$ 80 milhões e em Salgueiro acima de R$ 100 milhões”, disse Patriota.
O parlamentar lembrou que toda obra vem acompanhada de alguns transtornos.
“Obviamente que esses investimentos geram transtornos, já que é preciso quebrar algumas ruas para substituir, por exemplo, as antigas tubulações e interromper o abastecimento d’água. Mas isso é necessário para que a água chegue até as torneiras”, explicou.
Gonzaga Patriota criticou a atitude da ARMUP (Agência Reguladora do Município de Petrolina) por querer denegrir a imagem da COMPESA.
“A ARMUP, uma agência que ninguém nunca viu uma ação, só sabe criticar o governo do Estado e a COMPESA. O que a ARMUP fez em Petrolina nos últimos 10 anos? Ela não fez praticamente nada. E ainda tem uma folha de pagamento muito grande. Então não venha falar mal da COMPESA”, desabafou.
Para finalizar, Patriota parabenizou Eduardo Campos e os dirigentes da COMPESA.
“Concluímos este discurso parabenizando os dirigentes da COMPESA e o governador Eduardo Campos, pelas efetivas ações de infraestrutura hídrica, através dessa Companhia, em nosso Estado de Pernambuco, obras que aterrorizam a população, nas suas efetivações, mas, com certeza, depois de concluídas, vão atender às necessidades do consumo desse tão importante líquido, que é a água”, finalizou.
O governador Eduardo Campos se reuniu ontem (03/11) com o fundador da ONG Transparência Internacional, Peter Eigen, e representantes do Partido Social-Democrata alemão, em Berlim. Avaliações sobre a conjuntura internacional, as relações Brasil-Alemanha e as possibilidades de cooperação entre a entidade e o Governo de Pernambuco foram os principais focos do debate, ocorrido na Humbouldt-Viadrina School of Governance.
“O Brasil tem na Alemanha seu maior parceiro comercial na Europa. Precisamos ampliar esta parceria, principalmente nas áreas científica e cultural. Isto pode ser construído com a ajuda da política, e a abertura do diálogo com entidades como a Transparência Internacional é de grande importância”, afirmou o governador, que um dia antes, no sábado (02/11), visitou o Instituto Fraunhoufer, reconhecido em todo o Mundo como grande desenvolvedor de soluções científicas para indústrias em diversos segmentos.
O fundador e presidente da Transparência Internacional, Peter Eigen, que esteve recentemente em Pernambuco, colocou para o governador sua preocupação com o desempenho da transparência em governos latino-americanos, mas reafirmou sua satisfação com a experiência de Pernambuco. “Podemos aprender muito com o que vem sendo construído pelo Governo de Pernambuco nos últimos anos. Temos muito interesse em estabelecer novos laços de cooperação no Brasil, e em Pernambuco encontramos um ambiente favorável”, declarou Eigen.
“Precisamos compreender a transparência não apenas pela divulgação de números e dados do governo. Transparência é também trazer as pessoas para perto da administração pública e favorecer o controle social”, colocou Eduardo, ao falar sobre a experiência desenvolvida em Pernambuco, pautada na elaboração de um modelo de gestão construído a partir de uma ampla ausculta popular. A parceria do Governo do Estado com a ONG será aprofundada nos próximos meses, com novas reuniões entre as entidades.
O Governo de Pernambuco deu mais um importante passo na busca de soluções inovadoras para o melhor desempenho dos serviços públicos e a utilização de energias renováveis. Em missão oficial à Alemanha, o governador Eduardo Campos e sua comitiva visitaram, neste sábado (02/11), o Instituto Fraunhofer, uma das maiores instituições científicas da Europa. O Governo já estuda o melhor formato para estabelecer parcerias que visam o desenvolvimento de pesquisas e soluções em diversas áreas de interesse do Estado.
“Vamos trabalhar em conjunto para realizar em Pernambuco, já em fevereiro do próximo ano, uma ampla feira de produtos e soluções científicas desenvolvidos pela Fraunhofer, acompanhada de uma rodada de negócios envolvendo universidades, órgãos governamentais e toda a cadeia industrial provedora de serviços do Estado”, afirmou Eduardo, após reunião na sede do instituto, em Berlim.
Para o governador, é preciso pressa para vencer o descompasso entre os avanços tecnológicos presentes no dia-a-dia das pessoas e a prestação de serviços públicos à população. “As recentes manifestações no Brasil mostram, entre outras coisas, a insatisfação da sociedade com a prestação de serviços públicos ainda na era analógica”, pontuou, após a exposição de soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Fraunhofer para controle de tráfego, redes inteligentes de energia e controle de fluxo hídrico para prevenção de catástrofes. “Infelizmente, essa é uma realidade ainda nova para uma sociedade onde a inclusão digital é ainda recente”, lembrou o governador.
O secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo, ressaltou que as experiências desenvolvidas pelo Fraunhofer podem ser de grande utilidade para o Estado, especialmente no que diz respeito ao setor de energias renováveis. “Pernambuco tem muito a crescer em energias renováveis, principalmente em se tratando de eólica e solar. Este é um setor estratégico para o Brasil, onde nós já estamos avançando”, pontuou.
Durante a visita da comitiva pernambucana, membros de cinco dos 47 centros de pesquisas do instituto alemão apresentaram soluções industriais desenvolvidas em áreas estratégicas como energias renováveis, biotecnologias e tecnologia da informação. O Fraunhofer é reconhecido mundialmente como grande desenvolvedor de soluções científicas para várias indústrias. Além disso, mantém intensa cooperação com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e, desde 2012, tem convênio assinado com Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil.
“Vamos agora afinar o diálogo com o instituto para realizar um encontro produtivo em Pernambuco. Nossa ideia é aproximar o trabalho da Fraunhofer dos empresários que já investem e dos que estão interessados em investir em Pernambuco”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni.
INSTITUTO – O Instituto Fraunhofer foi fundado em 1949, e é considerado um dos principais responsáveis pela recuperação da indústria alemã após a Segunda Guerra Mundial. O nome é uma homenagem ao físico Joseph von Fraunhofer, que viveu entre 1787 e 1826. De acordo com seu estatuto, a Fraunhofer só pode ter lucros para reinvesti-los.
A gestão pública de Pernambuco ganha reconhecimento internacional mais uma vez. Nesta sexta-feira (1º/11), duas iniciativas do Governo do Estado foram vencedoras do prêmio “Governarte: a Arte do Bom Governo”, realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O governador Eduardo Campos recebeu a notícia da premiação em Berlim, na Alemanha, onde cumpre agenda oficial.
O governador declarou estar muito gratificado com mais este reconhecimento internacional do trabalho que vem sendo realizado em Pernambuco nos últimos anos. “Estou muito feliz por ver a prática cotidiana de gestão do Governo do Estado ganhar mais um reconhecimento internacional. Isso significa que estamos no caminho certo, modernizando a máquina pública e melhorando a forma de gerir o serviço público para atender bem a população”, comemorou Eduardo Campos.
Os projetos premiados foram o Modelo de Gestão por Resultados do Programa Pacto pela Vida, na categoria “Governo Seguro – Boas Práticas em Prevenção do Crime e da Violência”, e o Programa de Soluções Integradas da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), na categoria “Governo Inteligente – Melhoria dos Procedimentos Burocráticos para Cidadãos e Empresas”.
Os dois trabalhos do governo pernambucano estiveram entre os 71 recebidos pela comissão julgadora do BID, oriundos de mais de 30 governos de países como México, Brasil, Argentina, Colômbia, Peru e Chile. O objetivo do Governarte é identificar, documentar e disseminar experiências inovadoras em diferentes áreas de gestão pública em governos de segundo nível administrativo (estados, províncias, departamentos, regiões ou outras denominações). A cerimônia de premiação será realizada em Washington, nos Estados Unidos, no dia 15 de janeiro de 2014.
Esta é a primeira edição do prêmio criado pelo BID. De acordo com as regras do concurso, o banco documentará as inovações vencedoras por meio de vídeos de curta duração para o público em geral e estudos de caso, que serão utilizados à informação recebida dos participantes. Estes produtos serão divulgados entre os governos subnacionais na região da América Latina e Caribe, a fim de promover uma cooperação entre eles em termos de melhoria da governança.
RECONHECIMENTO – O Governo de Pernambuco já recebeu prêmios internacionais na área de gestão pública em outras oportunidades. Em 2012, práticas em gestão pública do governo foram agraciadas em duas categorias distintas do Prêmio das Nações Unidas de Serviço Público (UNPSA): os Seminários Todos por Pernambuco (na “Promoção da participação na construção de políticas públicas através de mecanismos inovadores”) e o Programa Chapéu de Palha Mulher (na “Promoção da entrega de serviços públicos voltados ao gênero”). Por sua vez, o Programa Pacto pela Vida recebeu sua primeira premiação internacional, na categoria “Melhoria na Entrega de Serviços Públicos”, pelo mesmo UNPSA da ONU, em junho de 2013.
O planejamento orçamentário para 2014, a digitalização do sinal, conforme determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além da criação de um grupo de trabalho para discutir e elaborar da minuta do regimento interno foram os principais pontos discutidos, ontem (31), na primeira reunião extraordinário do Conselho Administrativo da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC S/A), presidido pelo secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar. Também foi alvo dos debates, a transmissão de 25% de programas locais e regionais, o que definirá o perfil da emissora, de forma que a programação valorize a cultura local.
Durante o encontro, que ocorreu no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia, no Bairro do Recife, o secretário Tadeu Alencar lembrou que é necessário eleger prioridades na utilização dos recursos, uma vez que o mundo passa por uma retração econômica, de forma que é necessário atender as demandas mais urgentes, deixando as ações restantes para um segundo momento, obedecendo de forma lógica a essencialidade e o tempo definido no plano de ação da emissora.
A Empresa Pernambucana de Comunicação é a segunda do país e a primeira estadual, tendo sido criado pelo governador Eduardo Campos em 2 de janeiro deste ano. Seu Conselho Administrativo é Composto por 13 membros – seis representantes da sociedade civil, seis do Governo do Estado e um da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Inspirada no modelo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a empresa pernambucana garantirá, no mínimo, 15% de conteúdo regional/estadual e 10% de conteúdo independente em sua programação semanal.
O secretário Tadeu Alencar destacou a importância do encontro como o início do processo de operação da EPC, incluindo o processo de digitalização do sinal, que precisa obedecer ao prazo definido pela Anatel, que extinguirá as transmissões analógicas a partir de 2016. “A reunião foi extremamente produtiva. Avançamos na distribuição de tarefas e voltaremos a nos encontrar na próxima reunião ordinária, marcada para nove de dezembro, às 9h”, finalizou.
O Partido Democratas está mais próximo hoje de Aécio Neves (PSDB) do que do governador Eduardo Campos (PSB), declarou nesta quinta-feira à Rádio Jornal o deputado Mendonça Filho (DEM-PE).
Segundo ele, o entendimento do DEM com o PSB para a eleição presidencial ficou mais difícil depois da filiação de Marina Silva a esse partido e da patada que ela deu, recentemente, no líder da bancada na Câmara Federal, deputado Ronaldo Caiado (GO).
Já nas eleições de Pernambuco, disse o parlamentar “demista”, seu partido estava mais próximo do senador Armando Monteiro (PTB). No entanto, acrescentou, se o petebista fizer aliança com o PT, “que é o nosso grande adversário”, o “casamento” com o DEM não se realizará.(Blog do Inaldo Sampaio)
As intervenções que o Governo de Pernambuco vai fazer na BR-101 e as ações que o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, vem fazendo na capital foram destacadas, nesta quinta-feira (31.10), em pronunciamento do líder do Governo, Waldemar Borges, na tribuna da Assembleia Legislativa. O deputado disse que o Governo Eduardo Campos vem enfrentando os passivos sociais em várias áreas como a saúde, a educação e a mobilidade, revertendo os quadros que vinham se agravando ao longo dos anos. Ele destacou que o governador assinou ontem (30.10) a Ordem de Serviço para a Requalificação de 30 quilômetros da BR-101 e de construção do corredor exclusivo para o transporte público.
“Vamos requalificar de forma consistente e estrutural essa importante artéria que cruza o estado de Pernambuco que é a BR-101. A rodovia será recuperada, não apenas numa visão de tapa-buraco, mas numa intervenção que visa praticamente refazer todos os 30 km que vão de Abreu e Lima a Jaboatão. Além disso, essa importante artéria será preparada para que possa receber o chamado Transporte Rápido de Ônibus, que são corredores exclusivos de ônibus que vão dar mais celeridade ao trânsito intenso da rodovia, e terá uma ciclovia em todo o seu percurso”, explicou Borges.
O deputado lembrou que a ação não é isolada e vem se somar a outras obras de mobilidade, como o Corredor Leste-Oeste, o Corredor Norte-Sul e outros, que somados chegarão a uma intervenção de 110 km de rodovias na Região Metropolitana do Recife. “As obras significam o maior enfrentamento consistente que um governo do estado já deu nessa questão da mobilidade. Isso é fruto de uma conquista de Pernambuco, do povo pernambucano, através do governo que foi eleito pelo voto da esmagadora maioria da sua população e que, portanto, merece o registro desta Casa que tem contribuído em muito para que esses passivos sociais encontrados sejam superados”, enfatizou.
Nessa área da mobilidade, Waldemar Borges também destacou a ida do prefeito Geraldo Júlio a Brasília, em busca de recursos para requalificar a Avenida Norte, outra artéria de extrema importância para a cidade. O parlamentar aproveitou para comentar o cuidado que o prefeito tem tido com o Recife. “Para se ter uma ideia, neste primeiro ano do governo Geraldo Júlio serão trocadas 1.500 placas de concreto nas vias mais importante do Recife. No ano passado, foram trocadas apenas 19 placas. O prefeito está fazendo um investimento de R$ 50 milhões na Operação Verão, recapeando praticamente quase toda a cidade”, informou.
O líder do Governo reforçou que também estão sendo realizadas intervenções em outras áreas. “Foram recuperadas cerca de 30 praças e parques na cidade e estão sendo construídos os parques da Macaxeira e o Fernando Lyra. Na área de saúde, quatro Upinhas estão sendo construídas (três deverão ser inauguradas ainda este ano), além do Hospital da Mulher. A limpeza de ruas, praças e avenidas tem sido reforçada, os mercados públicos estão sendo reordenados, enfim, está sendo realizado um conjunto de ações que fazem com que o Recife caminhe para um novo conceito de metrópole”.
“Algumas ações são pouco visíveis para a classe média, que não circula muito nas áreas periféricas, mas respondem muito positivamente no conjunto da população. Não é a toa que a última pesquisa interna que temos, datada de julho, exatamente na época dos protestos que mexeram com o país, dava que o prefeito Geraldo Júlio, que tinha sido eleito com 51% dos votos dos recifenses, já tinha uma aprovação de mais de 70%“, concluiu Waldemar Borges.
O governador Eduardo Campos participou, na manhã desta quinta-feira (31/10), da abertura da segunda edição do Pernambuco no Clima, que aconteceu no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, no Recife. Na ocasião, fez uma análise sobre a atual crise da economia mundial, cuja saída “passa pela questão ambiental”, conforme ressaltou. “Pela segunda vez, estamos recebendo pessoas que vêm aqui trazerem essa reflexão importante, que também fizemos e está desenhada em nosso mapa estratégico. É fundamental essa troca de experiências. O Mundo precisa pensar em como vamos prover os bens de consumo e serviços diante dos limites postos desse padrão de acumulação de capital”, afirmou Eduardo.
Para o governador, o desenvolvimento sustentável é assunto da ordem do dia em qualquer lugar do mundo. Eduardo destacou os R$ 11,5 bilhões em investimentos na área ambiental do Estado. “Em Pernambuco, temos os efeitos das estiagens de um lado, das enchentes do outro, e também do avanço do mar. É fundamental o investimento em tudo que diz respeito ao cuidado com a questão ambiental”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, apresentou as principais ações do Governo do Estado na área ambiental. “É preciso fazer muita coisa ao mesmo tempo. Precisamos construir uma sociedade ‘tri-resiliente’: com resiliência social, ambiental e econômica. Não é preciso parar de crescer para ser sustentável, basta crescer no rumo certo”, frisou Xavier, chamando atenção para os bilhões investidos no setor. “Estamos mostrando que é viável buscar essa sustentabilidade”, declarou.
Ganhou destaque também o projeto nascido no primeiro Pernambuco no Clima, em 2012, de transformar Fernando de Noronha no primeiro território de carbono zero do País. Para isso, é necessário fazer a migração da fonte de energia da Ilha para eólica e solar. “Agora em dezembro, já vamos inaugurar a primeira unidade de produção solar em Fernando de Noronha, e até meados de 2014 a segunda unidade”, acrescentou o governador.
O Pernambuco no Clima segue até o próximo sábado (02/11), com palestras, workshops, mesas redondas e atrações culturais na parte da noite.
O deputado Rodrigo Novaes (PSD) comemorou na manhã de hoje (31), com muita alegria, da tribuna da Assembleia Legislativa, a isenção do primeiro ano do IPVA para produtores rurais. A iniciativa do Governo do Estado atende pedido de Novaes feito em 2011, através da indicação 1308/2011.
“Há muito a motocicleta passou a substituir o cavalo e o jumento na zona rural, servindo como instrumento de trabalho às pessoas que laboram no campo.” Segundo Novaes, a perda de arrecadação não será grande, já que parte desses cidadãos que vivem com enorme dificuldade já não consegue pagar o imposto.
O deputado destacou a sensibilidade do governador Eduardo Campos com o tema, e afirmou que esse é o primeiro passo para que se crie a isenção definitiva do IPVA para esses produtores rurais.









