Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

MATRÍCULA DA REDE ESTADUAL COMEÇA PRÓXIMA 2ª, COPA ALTERA FÉRIAS

 
Secretário de Educação do Estado, Ricardo Dantas, divulgou as datas do calendário

A Secretaria de Educação Pernambuco divulgou em coletiva na manhã desta quarta (6) o calendário de matrícula e aulas na rede estadual de ensino para 2014. Para o próximo ano, o Estado oferecerá 172.645 vagas, 46.440 a mais do que as disponíveis em 2013. O prazo para a matrícula de novos estudantes começa na próxima segunda-feira (11) e segue até o dia 3 de dezembro, apenas pelo site da Secretaria. Alunos já matriculados na rede estadual não precisam efetivar matrícula. O recesso escolar, em virtude da Copa do Mundo, será de 13 a 29 de junho.

Após o primeiro prazo estabelecido, os alunos só poderão se matricular pelo telefone 0800.286.0086, entre os dias 7 e 30 de dezembro. A ligação é gratuita. Aqueles que já são oriundos das redes municipal e estadual deverão seguir apenas o prazo estipulado para efetivação da matrícula automática, a partir do dia 6 de janeiro. Os alunos devem comparecer às unidades de ensino onde estão cadastrados para cumprir o procedimento, até o dia 10 de janeiro.

ANTECIPAÇÃO – Em virtude do Recife ser uma das capitais a sediarem jogos do Mundial de 2014, a Secretaria de Educação decidiu antecipar o recesso escolar. O órgão garante, no entanto, que os 200 dias letivos estipulados pelo MEC (Ministério da Educação) serão cumpridos.

De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, a rede estadual terá 205 dias letivos. Mesmo com a possibilidade da seleção brasileira passar para as oitavas de final, o calendário não será prejudicado.

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA UPAE E SAMU REGIONALIZADO NO PAJEÚ

Em dezembro, a população do Sertão do Pajeú será beneficiada por duas ações importantes na área de saúde pública. O Governo do Estado vai inaugurar a primeira Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), além de uma Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Macrorrigional, ambas no município de Serra Talhada.
Com investimentos de R$ 6,6 milhões, a UPAE, construída no bairro da Cagepe, vai contar com ambulatório, consultas médicas em várias especialidades, entre elas cardiologia, endocrinologia, ginecologia, gastroenterologia e nefrologia. A unidade contará também com um moderno centro de exames clínicos e diagnósticos, que oferecerá teste laboratoriais, raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma e endoscopia.
“As UPAEs são ferramentas fundamentais para solucionar um dos principais calos da saúde pública, que é a baixa oferta de consultas e exames especializados no interior. Com todas em funcionamento, esperamos dar fim à via crúcis que os moradores do interior precisam enfrentar pra conseguir consultas com especialistas, como cardiologistas ou neurologistas”, explica o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Figueira.
Ainda no mês que vem, será inaugurada a primeira Central de Regulação do Samu Macrorrigional. A unidade foi projetada para beneficiar 800 mil moradores das Regionais de Saúde de Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, no Pajeú, e Arcoverde, no Sertão do Moxotó, estando dimensionada para atender ocorrências em 35 municípios incluídos nas três regionais.
Com a abertura da Central do Samu Macrorregional, o serviço passará a atender 100% da população pernambucana. Só este ano, 82 novos veículos foram integrados à frota de 186 ambulâncias, que atualmente já cobre 70% do território estadual. A expectativa é de que outras 65 sejam adquiridas até dezembro. Hoje, Recife, Caruaru e Petrolina contam com centrais macrorregionais de Regulação do Samu a qual será integrada a unidade de Serra Talhada.  Ao todo estão sendo investidos R$ 720 mil nas obras, sendo R$ 320 mil de recursos do Tesouro Estadual. 
Ampliação – Também serão contempladas com novas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializadas (UPAE), até dezembro de 2014, as cidades de Abreu e Lima, Goiana, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro e Ouricuri. O investimento total está estimado em mais de R$ 200 milhões e o perfil de cada UPAE leva em consideração às necessidades e especificidades de cada Regional de Saúde. As unidades Petrolina e Garanhuns, já inauguradas, e as de Goiana e Abreu e Lima, previstas para 2014, contam com bloco cirúrgico para pequenas e médias cirurgias, e hospital-dia.

PERNAMBUCO GANHA UNIDADES MÓVEIS PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA ÁREA RURAL

O governador em exercício, João Lyra Neto, assina nesta quarta-feira (06/11), o termo de compromisso entre o Governo do Estado e o Governo Federal que vai permitir uma maior articulação para realização de ações enfrentamento da violência contra a mulher na área rural de Pernambuco. A cerimônia será realizada às 16 horas, no Salão de Eventos da Sede Provisória do Governo, no Centro de Convenções de Pernambuco, e contará com a presença da ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci.
Na ocasião, serão entregues duas unidades móveis, que vão ser utilizadas pela Secretaria Estadual da Mulher para atender as vítimas da violência no campo, e também para disseminar campanhas e informações de enfrentamento da violência contra a mulher nesta área. Dos 184 municípios pernambucanos, apenas três não possuem área rural (Recife, Paulista e Camaragibe).

GOVERNADOR APRESENTA OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO EM PERNAMBUCO PARA EMPRESAS MULTINACIONAIS

Investidores alemães tiveram a oportunidade de conhecer as principais áreas de investimentos em Pernambuco e compreender como e porquê o Estado continua a crescer, mesmo em momentos de crise econômica internacional. Na manhã desta terça-feira, mais de 60 representantes de empresas multinacionais participaram do seminário ‘Pernambuco: Desenvolvimento é o Nosso Negócio’, apresentado pelo governador Eduardo Campos. O evento foi promovido em parceria entre os governos de Pernambuco e Baden-Württemberg, na cidade de Stuttgart, localizada a cerca de 600 quilômetros ao sul de Berlim.

“Nos últimos 30 anos, o Brasil viveu mudanças fundamentais para seu crescimento. Nossa tarefa agora é trabalhar para garantir a manutenção destas conquistas e ajudar a construir novos ciclos de crescimento. Temos à frente uma importante janela demográfica e a oportunidade de crescer com uma ampla população economicamente ativa, que precisa se preparar para o futuro”, apontou o governador, durante a abertura do seminário.

Apresentando uma visão geral sobre as oportunidades de investimentos e diferenciais de Pernambuco, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni, mostrou como uma gestão profissionalizada e o desenvolvimento das potencialidades naturais do Estado vêm fazendo a diferença no crescimento da indústria local. “Pernambuco tem localização estratégica e é historicamente um local de entreposto para o comércio de todo o Mundo. Nos últimos sete anos, nosso trabalho tem sido unir esta potencialidade a um modelo de gestão profissionalizado, com metas e objetivos bem definidos”, explicou Stefanni.

“O tratamento profissionalizado que encontramos em Pernambuco fez toda diferença na hora de tomarmos a decisão de onde investir no Brasil”, lembrou Luís Pescarmona, CEO da empresa de energia IMPSA, presente em Suape há seis anos, um dos palestrantes no encontro. “O Nordeste brasileiro tem potencial para ser uma das três maiores economias da América Latina em 20 anos, e Pernambuco é, sem dúvidas, o Estado de maior proeminência neste processo, também pelo seu preparo e competência em atrair grandes empresas”, ressaltou o palestrante Vijay Gosula, diretor do escritório Nordeste da consultoria McKinsey.

O seminário foi aberto pelo secretário de finanças do Estado de Baden-Württemberg, Hartmut Reichl, que ressaltou o interesse da Alemanha em conhecer melhor as oportunidades no Brasil e em Pernambuco. “Essa é uma troca de experiência muito rica para ambos os lados. A indústria alemã tem grande interesse em aumentar sua participação no Brasil, e Pernambuco parece um ambiente muito favorável para quem deseja investir”, afirmou Reichl, que já planeja uma visita ao Estado em breve.

EMBAIXADA – O seminário em Stuttgart foi o segundo encontro do governador Eduardo Campos com empresários alemães nesta terça-feira. Ainda em Berlim, acompanhado de sua comitiva, o governador participou de um café-da-manhã com empresários na Embaixada do Brasil. Participaram representantes de grandes indústrias em vários segmentos, tais como BMW, Bosch e Woerwag Pharma, entre outras empresas.

ARMANDO DEFENDE PROJETO ORIGINAL DO CANAL DO SERTÃO

 O senador Armando Monteiro (PTB) lamentou, nesta terça-feira (5), o sofrimento de cerca de 500 mil habitantes da região do Sertão do Araripe (PE) com a estiagem do semiárido nordestino e defendeu soluções permanentes para a questão.

Entre as soluções de caráter estrutural para o combate da estiagem, o senador destacou a importância do projeto Canal do Sertão, obra de infraestrutura hídrica que levará água potável para os diversos municípios da região.

– O Canal do Sertão pernambucano representa uma oportunidade ímpar de interiorização do desenvolvimento para o sertão do Araripe. E é sem dúvida um antigo anseio da população da região, sendo inclusive motivo de música, cantada em versos, pelo filho ilustre da terra, o nosso saudoso Luiz Gonzaga – destacou.

O senador explicou que, no mês de outubro deste ano, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) publicou edital que modificou o projeto original do Canal do Sertão e retirou várias cidades da região desse projeto de irrigação.

Armando Monteiro defendeu a manutenção do projeto em seu formato original e destacou que a conclusão desse empreendimento representaria um verdadeiro vetor de desenvolvimento para a região, por meio da disponibilização de recursos hídricos em uma área com terras férteis e propícias para irrigação.

– Se antes tínhamos a possibilidade de uma área de irrigação de cerca de 110 mil hectares de terras, conforme previsto no PAC 2, a atual concepção chega a pouco mais de 33 mil hectares, incluindo apenas os municípios de Petrolina, Santa Cruz, Dormentes e Santa Filomena. Portanto, deixando ao largo áreas de terras irrigáveis de elevada fertilidade na região do Araripe e também do Sertão Central – lamentou.

Armando Monteiro ressaltou que a região do Araripe possui um enorme potencial produtivo e, com o Canal do Sertão em sua inteireza, poderia se transformar em uma nova fronteira agrícola, com a produção de frutas, legumes e hortaliças e cana-de-açúcar.

– Além disso, a disponibilidade de água garantiria a expansão da atividade pecuária e daria uma maior segurança aos produtores. Mesmo com a escassez de um ciclo regular de chuvas, essa região é a terceira de Pernambuco na produção leiteira. Entretanto, em função da recente e forte estiagem, milhares de animais morreram de fome na região por falta de alimentos – acrescentou.

AÉCIO NEVES PODE SER A “ESTRELA” DE ENCONTRO DO PSDB EM JABOATÃO DOS GUARARAPES

Mesmo sem estar presente fisicamente, o senador tucano Aécio Neves pode ser uma das “atrações” do novo encontro regional do PSDB na cidade de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, no próximo dia 22. Isto porque a ideia do partido é turbinar o projeto eleitoral mineiro, focando os discursos em seu projeto nacional. Nos bastidores, comenta-se que, até o dia do encontro, o nome de Aécio pode ser apresentado oficialmente como o candidato do partido à Presidência da República.

A presença do senador já foi cogitada em outros encontros regionais realizados pelo partido em Pernambuco. O PSDB já realizou dois. O primeiro foi realizado em Caruaru, no Agreste, e o segundo em Petrolina, no Sertão. Os encontros regionais estavam sendo organizados pelo secretário-geral do partido no estado e deputado estadual Betinho Gomes. O deputado e presidente estadual do partido, Sérgio Guerra, retoma a organização do encontro após encerrar um período de licença médica. Aliados do tucano avaliam que este retorno tem uma motivação especial: o possível projeto do partido em lançar um candidato próprio ao governo de Pernambuco.

A cidade de Jaboatão é considerada a maior vitrine do partido no estado. Lá, o prefeito Elias Gomes, está no segundo mandato consecutivo e é apontado como um dos possíveis nomes do partido a encarar uma disputa ao governo do estado nas eleições de 2014. A ideia do PSDB é dar mais força ao projeto eleitoral do senador mineiro que começou a ser ofuscado pela filiação da ex-senadora Marina Silva ao PSB do governador Eduardo Campos, possível candidato à Presidência da República. Aécio também enfrenta algumas dificuldades internas. O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) começa a circular em agendas pelo país, alimentando a ideia de que poderia concorrer novamente à Presidência.

Ao lado de Elias Gomes, o nome do deputado estadual e líder da oposição, Daniel Coelho, é um dos favoritos no banco de apostas. Em 2012, o tucano conquistou a segunda colocação na disputa pela Prefeitura do Recife. Inicialmente, a ideia do partido fortalecer era fortalecer chapa proporcional e ampliar a representação tucana na Câmara Federal. O objetivo é eleger, no mínimo, quatro parlamentares. Mas, com a mudança no cenário nacional, a ideia de um projeto majoritário começa a ganhar força em Pernambuco. Atualmente, o PSDB possui dois deputados federais no estado.

PSDB COGITA SE UNIR A PSB NA TERRA DE CAMPOS

Na disputa pelo governo de Pernambuco, o PSDB de Aécio Neves cogita integrar a aliança partidária encabeçada pelo PSB do governador e presidenciável Eduardo Campos. Confirmando-se essa tendência, o tucanato abdicará da alternativa de montar no Estado um palanque exclusivo para seu candidato à Presidência.

O PSDB dispõe de um nome competitivo em Pernambuco, o deputado estadual Daniel Coelho. Porém, o partido antevê dificuldades financeiras e políticas. Estima uma coleta de fundos de campanha abaixo do necessário. E avalia que Coelho poderia no máximo provocar um segundo turno na disputa estadual.

Após considerar a relação custo-benefício, o PSDB pernambucano se encaminha para a composição com Eduardo Campos. Tende a privilegiar suas candidaturas à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, em detrimento da campanha presidencial de Aécio. Nesse arranjo, Daniel Coelho disputaria uma cadeira de deputado federal.

A equação leva em conta a evidência de que a montagem de um palanque tucano em Pernambuco não alteraria a precariedade eleitoral de Aécio no Estado. Dá-se de barato que Campos, beneficiado pela boa avaliação como governador e pelo bairrismo do eleitor, prevalecerá sobre os antagonistas na sua terra natal.

No segundo turno da sucessão presidencial de 2010, apoiada pelos pernambucanos Lula e Campos, Dilma Rousseff esmagou o tucano José Serra em Pernambuco. Derrotou-o por 75,65% dos votos válidos contra 24,35% —resultado muito superior ao registrado no placar nacional: 56,05% para Dilma, 43,95% para Serra.

Com Eduardo Campos na disputa, avalia-se que Aécio deve colecionar nas urnas pernambucanas menos votos do que Serra. Mal comparando, Aécio enfrentará em Pernambuco situação inversa à que desfrutará em Minas Gerais, onde o bairrismo e a popularidade de ex-governador o favorecem. Ali, no segundo maior colégio eleitoral do país, Campos é quem está, por ora, a pé.

Informado sobre o andamento das conversas em Pernambuco, Aécio acertou com o presidente do PSDB local, o deputado federal Sérgio Guerra, o adiamento da definição para abril de 2014. Favorece protelação o fato de que Campos ainda não indicou o candidato do PSB à sua sucessão.

Em conversa privada com o tucano Sérgio Guerra, seu amigo, Campos reforçou o pedido para que o PSDB se abstenha de lançar a candidatura de Daniel Coelho ao governo. Fez isso porque idealiza uma eleição estadual de turno único. E sabe que Coelho, tomado pelo potencial de votos, eleva o risco de um segundo round.

Candidato a prefeito de Recife em 2012, Daniel Coelho evoluiu da condição de azarão para a de fenômeno. Numa disputa vencida pelo ‘poste’ de Eduardo Campos, Geraldo Julio (51% dos votos), o tucano chegou em segundo (28%), bem à frente do pretenso favorito do PT, Humberto Costa (17%).

Sem Daniel Coelho, a disputa pela poltrona de governador deve ficar polarizada entre o candidato de Campos e o senador Armando Monteiro (PTB), que negocia o apoio do PT. A presença do petismo no palanque de Armando oferece pretexto adicional para que o tucanato se acomode ao lado do nome a ser indicado pelo governador.(Blog Josias de Souza)

LAURA GOMES VISITA ENTIDADES NO ALTO DO MOURA

A secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, visitou ontem duas entidades no Alto do Moura, em Caruaru. Inicialmente, ela se reuniu com representantes do projeto Mulheres de Argila – Artesanato Sustentável, que desenvolve peças reaproveitando o jeans que sobra das facções locais. Em seguida, a secretária conferiu o lançamento da exposição que leva as peças originais do Parque das Esculturas Luisa Maciel, na Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura. Ela esteve acompanhada do secretário executivo da Coordenação da Gestão, Clodoaldo Silva.
Ambas as entidades recebem o apoio da SEDSDH, com a liberação de um profissional custeado pela secretaria para auxiliar na parte administrativa das associações. Na primeira ocasião, Laura Gomes se mostrou muito satisfeita ao ver o resultado de uma parceria que dá certo. “Fico muito à vontade e feliz vendo uma iniciativa como essa render os frutos esperados, pois valoriza a arte e muda a vida de muitas pessoas”, frisou.

Já no lançamento da exposição, ela destacou sua emoção em participar de um momento tão significativo para os artesãos. “Há muitos anos tenho acompanhado e busco sempre apoiar o trabalho de vocês, que são a essência deste lugar. Vocês mostram que quem consegue dar vida e alma a esses bonecos de barro certamente consegue superar os desafios e alcançar o sucesso desejado”, afirmou.

NO RUIM… E NO BOM

O deputado Inocêncio Oliveira registra que o PR foi o primeiro partido a apoiar Eduardo Campos, em 2006. O republicano Lembra ter oferecido jantar em sua casa para 70 pessoas e ter sido convidado a escolher o vice, embora tenha aberto mão.

Ao jantar, oferecido por Inocêncio, compareceu o, então, ministro de Lula, Paulo Passos. “Depois, Fernando Bezerra Coelho pediu para que eu abrisse mão da vice para que João Lyra (atual vice-governador) ocupasse a vaga”, recorda Inocêncio. Em 2006, Eduardo disputou o governo pela 1ª vez.(Folha Política)

GOVERNO DE PERNAMBUCO CELEBRA PROTOCOLO DE INTENÇÕES FOCADO EM ECONOMIA CRIATIVA COM ESTADO ALEMÃO

O governador Eduardo Campos assinou, na tarde desta segunda-feira (04/11), o protocolo de intenção com foco em economia criativa que aproxima os estados de Pernambuco e Brandemburgo, na Alemanha, por meio da troca de informações e experiências culturais. O documento assinado prevê a cooperação entre pequenas e médias empresas, o desenvolvimento econômico de arranjos produtivos locais e a facilitação de um intercâmbio regular de informações entre os dois estados. O governador classificou a parceria como um passo importante em um momento de grandes mudanças políticas e econômicas na Europa e América Latina.

 “A Alemanha já é o principal parceiro comercial do Brasil na Europa. Nosso desejo agora é que a assinatura deste protocolo represente o início de um aprofundamento das nossas relações também na área cultural e de negócios criativos”, afirmou o governador.

O protocolo de intenções tem validade de cinco anos e prevê, entre outras atividades, a expansão do turismo cultural, a mediação de experiências na área da administração do patrimônio cultural e a expansão dos contratos entre especialistas nas áreas de exposições em museus – principalmente da Fundação Prussiana, instituição gestora de mais de 20 propriedades, como castelos, parques e jardins, que compõem o legado do Reino da Prússia, remanescentes nos territórios dos estados de Berlim e Brandemburgo.

 “A cultura tem como característica a capacidade de unir as pessoas. Esperamos que esta seja uma forma de aproximar o Brasil e a Alemanha”, ressaltou o diretor geral da Fundação Prussiana, Dr. Uwe Koch, representante do governo de Brandemburgo e signatário do protocolo. O encontro aconteceu no Castelo Oranienburg, onde viveu a princesa Louise Henriette de Orange-Nassau, prima do holandês Maurício de Nassau, que governou Pernambuco durante o período da ocupação holandesa. O prédio abriga mobiliário pernambucano e dois quadros de Frans Post, que retratam o Recife do século XVII.

“Esta iniciativa faz parte de um resgate da nossa história e tem grande importância para o futuro da cultura pernambucana”, ressaltou o governador, no momento da assinatura do protocolo. Ainda nesta segunda-feira, a missão oficial do Governo de Pernambuco realizou uma visita técnica ao Castelo de Sans Souci, em Potsdam, localizado a cerca de 50 quilômetros de Berlim.