
Empreendimento dos programas Morar Bem PE e Minha Casa, Minha Vida vai atender membros do MLRT que moraram no terreno de forma irregular
A governadora Raquel Lyra deu ordem de serviço, nesta sexta-feira (23), para a construção do Conjunto Habitacional Zilma Maria de Oliveira, que beneficiará 64 famílias em situação de vulnerabilidade social no bairro do Bongi, no Recife. Com investimento total de R$ 11,5 milhões, o projeto marca mais um avanço do programa Morar Bem PE e será realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade Fundo de Desenvolvimento Social (FDS). A obra está prevista para ser concluída em até 18 meses.
“Em Pernambuco, o Governo do Estado leva moradia a sério. É por isso que a gente tem construído, através do programa Morar Bem, a maior política habitacional da história do nosso Estado. Hoje, uma parceria importante com o governo federal, através do Minha Casa, Minha Vida, que destinou para o Bongi 64 unidades habitacionais. Entramos com a doação do terreno, com as obras de esgotamento sanitário e água, para garantir o direito à moradia de quem lutava há 20 anos por essa conquista. O residencial leva o nome de Zilma Maria, uma das pessoas que lutaram para que isso pudesse virar realidade. Infelizmente, ela não está aqui para poder celebrar, mas ela deixa o seu legado de luta”, destacou a governadora Raquel Lyra.
O empreendimento contará com infraestrutura complementar como rede de esgotamento sanitário, adutora, pavimentação de acesso e demais intervenções externas, com um aporte de R$ 1,3 milhão do Governo de Pernambuco para garantir a integração urbana da área.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes, ressaltou a importância da utilização de áreas públicas para garantir moradia digna. “Esse terreno do Governo do Estado, estava sem utilidade no passado e quando a gente chegou ao governo, começamos a fazer o mapeamento de todas as áreas que pudessem servir de moradia. Fizemos a regularização para o movimento, que tinha feito a ocupação e vinha há muitos anos tentando essa negociação com o Estado, o movimento apresentou proposta ao Ministério das Cidades e foi selecionado”, detalhou a titular da pasta.
Localizado na Rua Isaac Markman, o terreno onde será erguido o conjunto habitacional havia sido ocupado até 2004 e, desde então, era reivindicado pelo Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT) para fins habitacionais. A doação oficial da área foi realizada em novembro de 2023, por meio de chamamento público da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).
O superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcelo Maia, destacou a relevância social do programa habitacional e o compromisso com a transformação de vidas. “Quando a gente fala do Minha Casa, Minha Vida Entidades, sempre é com carinho, porque sabemos que esses empreendimentos vêm de pregressos de muita luta, resistência, de muitas pessoas envolvidas e sonhos. Em breve, essas pessoas terão melhores condições de vida”, enfatizou.
O habitacional Zilma Maria de Oliveira integra as ações estruturantes do Morar Bem PE, o primeiro programa de habitação de interesse social da história de Pernambuco, que já beneficiou 37.437 famílias desde 2023 com iniciativas como Entrada Garantida, Retomada de Habitacionais, Reforma no Lar e Regularização Fundiária.
O senador Humberto Costa destacou a importância da união entre os entes federativos para a realização de projetos habitacionais em Pernambuco. “Esse habitacional é uma conquista do povo organizado, é resultado de uma luta. O Governo de Pernambuco tem sido um parceiro muito presente do governo federal”, enalteceu.
A deputada estadual Rosa Amorim destacou a relevância da iniciativa para a população pernambucana. “Quero parabenizar todo o esforço do Governo do Estado na parceria com o governo federal para transformar sonhos em realidade. Resolver o déficit habitacional é construir uma vida digna para todos os pernambucanos”, enfatizou.
Mãe de cinco filhos, Aline Tenório, de 42 anos, será uma das beneficiadas com a nova moradia. Ela externou a emoção do momento. “Ter minha casa própria é o meu sonho de mãe. A mãe que cria seus filhos sozinha e agora não vai morar mais na casa de ninguém, que não vai precisar mais de favor, porque sei que vou morar no que é meu. Não tenho palavras, só gratidão a Deus por tudo”, celebrou.
Estiveram presentes na solenidade o diretor-presidente da Companhia Estadual de Habilitação e Obras (Cehab), Paulo Lira; o superintende do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Caetano de Caril, representando também o ministro das Cidades, Jader Filho; a diretora de Habitação da Cooperagri, Patrícia Diniz; o coordenador do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto (MLRT), Jean Carlos; e o vereador do Recife, Davi Muniz.
Foto: Miva Filho/Secom

Seja o primeiro a comentar