Press "Enter" to skip to content

Recife: balanço das chuvas

11/03/2015. Credito: Irandi Souza/PCR. Brasil. Recife – PE. Mural de Eduardo Kobra, artista plastico, na sede da Prefeitura do Recife.

O Centro de Operações do Recife (COP) informa que, nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 167mm no pluviômetro do Torreão. O dado equivale a 58% da média histórica do mês de maio neste século, que é de 286mm. No mês de abril inteiro, choveu 78mm. Com isso, as pessoas devem evitar deslocamentos e permanecer em casa, com exceção dos moradores de áreas de risco, que precisam ficar atentos a acionar a Defesa Civil do Recife em caso de necessidade. Desde a meia noite, a Defesa Civil do Recife recebeu 104 chamados, entre pedidos de vistorias e colocação de lonas plásticas. A maré chegou ao ponto mais baixo às 11h31, com 0,44m. 

As aulas da rede municipal e os serviços não essenciais da Prefeitura do Recife permanecem suspensos. A decisão se deve ao acumulado das chuvas desde ontem e à previsão de continuidade das precipitações durante o dia. A cidade continua em estágio de Atenção, o que quer dizer que já existem ocorrências e alteração perceptível na rotina urbana, causada pela situação meteorológica (alagamentos ou congestionamentos).

Houve 29 quedas de árvores, das quais 23 já foram atendidas e as demais estão em atendimento. O abrigo do CSU Bidu Krause e o abrigo emergencial do Arruda estão abertos. As equipes municipais estão monitorando a situação e a Defesa, com outros 3 em prontidão. A Defesa Civil do Recife pode ser acionada pelos telefones 0800-0813400 e 3036-4873, ou pelo Conecta Recife. O atendimento é gratuito e acontece 24h por dia.

AÇÃO INVERNO 2025 – Este ano, a  Prefeitura do Recife bate novo recorde e realiza o maior investimento da história. Serão destinados R$ 322,9 milhões de recursos da gestão municipal para viabilizar um conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas na cidade, com um pacote de obras estruturadoras que inclui novas intervenções no Rio Tejipió, construção de reservatórios de água na região da Imbiribeira, contenção de encostas, urbanização de comunidades afetadas pelas chuvas e mitigação de pontos críticos de alagamento.

Pontos de alagamentos:

* Av. Dom Helder Câmara – Próximo à entrada do Ibura

* Av. Eng. Abdias de Carvalho x Av. do Forte – Sentido centro

* Av. Mal Mascarenhas de Moraes

* Av. Recife x Av. João Cabral de Melo Neto – Sentido centro

* Av Dois Rios

* Av. Dr. José Rufino – ao lado do Colégio Visão 

* Rua do Acre – ao lado do Mercado Público de Afogados

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *