Press "Enter" to skip to content

Recife abre inscrições para eleição do Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR)

Ciente do papel imprescindível da sociedade civil na construção de políticas públicas antirracistas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, abre o processo eleitoral para a nova composição do Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR), para o biênio 2025–2027. Deste sábado (17) até o dia 28 de maio, as candidaturas poderão ser realizadas por meio de formulário eletrônico: https://forms.gle/8UEf6sTPW2X6WA4d6. A eleição ocorrerá no dia 18 de junho em local e horário a serem divulgados posteriormente. As informações completas estão disponíveis no edital nº 001/2025, publicado na edição nº 59 do Diário Oficial do Recife na quinta-feira (15).

O processo elegerá representantes da sociedade civil comprometidos com o enfrentamento ao racismo e a valorização da diversidade étnico-racial no município. “Seguimos firmes com o compromisso de fazer do Recife uma cidade antirracista. Acreditamos que políticas públicas só se tornam efetivas quando são construídas com escuta e participação ativa da sociedade. O CMPPIR é um espaço fundamental para garantir que a agenda antirracista avance com legitimidade e representatividade”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.

Para facilitar o acesso e garantir ampla participação, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, por meio da Gerência da Igualdade Racial (GERIR), oferecerá atendimento presencial para apoio à inscrição nos dias 27 e 28 de maio, das 9h30 às 15h, no Núcleo da Cultura Afro-Brasileira (Rua São Pedro, s/n – São José, Recife). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3355-8916 ou pelos e-mails igualdaderacial@recife.pe.gov.br e cmppirrecife@gmail.com.
CMPPIR/Recife – O CMPPIR/Recife é um órgão colegiado, deliberativo e de controle social, instituído pela Lei Municipal nº 17.311/2007, com a finalidade de fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito racial ou étnico. O Conselho atua no monitoramento, acompanhamento, fiscalização e proposição de políticas afirmativas voltadas à promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra recifense, visando ampliar a participação popular e o exercício do controle social.
No dia 18 de junho, serão eleitos 16 representantes da sociedade civil, distribuídos da seguinte forma:

08 representantes do movimento negro e/ou de entidades comprometidas com a luta contra o racismo, com no mínimo 24 meses de existência legal.
06 representantes das Regiões Político-Administrativas (RPAs), eleitos em processo específico durante a conferência;
02 representantes das minorias étnicas existentes no Recife, incluindo indígenas, judeus, árabes, palestinos e ciganos entre outros.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *