
Ciente do papel imprescindível da sociedade civil na construção de políticas públicas antirracistas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, abre o processo eleitoral para a nova composição do Conselho Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (CMPPIR), para o biênio 2025–2027. Deste sábado (17) até o dia 28 de maio, as candidaturas poderão ser realizadas por meio de formulário eletrônico: https://forms.gle/8UEf6sTPW2X6WA4d6. A eleição ocorrerá no dia 18 de junho em local e horário a serem divulgados posteriormente. As informações completas estão disponíveis no edital nº 001/2025, publicado na edição nº 59 do Diário Oficial do Recife na quinta-feira (15).
O processo elegerá representantes da sociedade civil comprometidos com o enfrentamento ao racismo e a valorização da diversidade étnico-racial no município. “Seguimos firmes com o compromisso de fazer do Recife uma cidade antirracista. Acreditamos que políticas públicas só se tornam efetivas quando são construídas com escuta e participação ativa da sociedade. O CMPPIR é um espaço fundamental para garantir que a agenda antirracista avance com legitimidade e representatividade”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Juventude do Recife, Marco Aurélio Filho.
Para facilitar o acesso e garantir ampla participação, a Secretaria de Direitos Humanos e Juventude, por meio da Gerência da Igualdade Racial (GERIR), oferecerá atendimento presencial para apoio à inscrição nos dias 27 e 28 de maio, das 9h30 às 15h, no Núcleo da Cultura Afro-Brasileira (Rua São Pedro, s/n – São José, Recife). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3355-8916 ou pelos e-mails igualdaderacial@recife.pe.gov.br e cmppirrecife@gmail.com.
CMPPIR/Recife – O CMPPIR/Recife é um órgão colegiado, deliberativo e de controle social, instituído pela Lei Municipal nº 17.311/2007, com a finalidade de fortalecer a luta contra o racismo e o preconceito racial ou étnico. O Conselho atua no monitoramento, acompanhamento, fiscalização e proposição de políticas afirmativas voltadas à promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra recifense, visando ampliar a participação popular e o exercício do controle social.
No dia 18 de junho, serão eleitos 16 representantes da sociedade civil, distribuídos da seguinte forma:
08 representantes do movimento negro e/ou de entidades comprometidas com a luta contra o racismo, com no mínimo 24 meses de existência legal.
06 representantes das Regiões Político-Administrativas (RPAs), eleitos em processo específico durante a conferência;
02 representantes das minorias étnicas existentes no Recife, incluindo indígenas, judeus, árabes, palestinos e ciganos entre outros.

Seja o primeiro a comentar