Home » Sem categoria » JOSÉ HUMBERTO FAZ UM APELO AO GOVERNO DO ESTADO PARA INCENTIVAR O PLANTIO DE PALMA EM TUPARETAMA

JOSÉ HUMBERTO FAZ UM APELO AO GOVERNO DO ESTADO PARA INCENTIVAR O PLANTIO DE PALMA EM TUPARETAMA

A necessidade do fortalecimento da pecuária no município de Tuparetama, no sertão do Pajeú, levou o deputado estadual José Humberto (PTB) a sugerir ao Governo do Estado a criação de um programa para doação de folhas de palma para plantio.

A proposta do parlamentar tem por objetivo incentivar o plantio de palma de espécies resistentes a pragas para que sirvam como alternativa na nutrição de gado. “Devido às características de longos períodos de estiagem, escassez de água e pouca alternativa de alimento, a pecuária experimenta alguns impedimentos para o seu desenvolvimento no semiárido pernambucano, por esta razão há a necessidade de se estimular culturas que se adaptam bem ao clima da região, sejam resistentes a pragas e que ao mesmo tempo sejam viáveis para alimentação do rebanho. Neste contexto a palma é uma excelente alternativa”, defendeu.

Para justificar a sua posição, José Humberto reforçou que a palma dos tipos orelha de elefante e miúda, além de atenderem aos requisitos, possuem produtividade de até 400 toneladas por hectare/ano e falou que quando desidratada e transformada em “farinha de palma” ele pode se tornar em uma “emulsão protéica” e de fácil digestão pelos animais. O parlamentar também apontou experiências exitosas em outros estados.

“A Bahia e o Rio Grande do Norte já implantaram programas de distribuição de folha de palmas das espécies resistentes para pequenos e médios produtores rurais e vêm obtendo resultados significativos no desenvolvimento da pecuária”, destacou.

O deputado direcionou a sugestão ao Governo do Estado, à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e à Agência de Defesa da Agropecuária de Pernambuco.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários