Com o objetivo de aproximar a Justiça Eleitoral do eleitor, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inaugurou, nesta quarta-feira (20), dois cartórios móveis, em estrutura adaptada em dois ônibus. Os equipamentos circularão em 61 cidades do Estado que não possuem cartório eleitoral. Com isso, a população não terá que se deslocar para os procedimentos eleitorais.
Cada um dos ônibus conta com quatro kits biométricos, com capacidade para atender uma estimativa de 100 a 150 pessoas por dia. O serviço já está pronto, mas as unidades começarão a circular a partir do dia 3 de novembro, quando o sistema de cadastro eleitoral é reaberto, após as eleições de outubro.
“O objetivo do TRE de Pernambuco é aproximar a Justiça Eleitoral daqueles eleitores mais necessitados, mais carentes, aquele eleitor que não tem condições de se deslocar até o cartório eleitoral. Também levar o cartório móvel para aquelas cidades onde não temos o cartório eleitoral. São cidades com menos de 15 mil eleitores que são termos de outros cartórios, de outras cidades”, explicou o presidente do TRE-PE, desembargador Fausto Campos, dando como exemplo o município de Iguaraci, ligado ao cartório eleitoral de Afogados da Ingazeira.
Campos explicou ainda que os cartórios móveis funcionarão da mesma forma que um fixo, oferecendo serviços como retirada de título de eleitor, transferência eleitoral, retificação, revisão de dados eleitorais. A diferença é que as unidades poderão se deslocar ao encontro daqueles eleitores que têm dificuldade de acesso.
Ainda segundo o desembargador, no mês de novembro o Tribunal iniciará o cadastramento biométrico em Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão e Petrolina e, havendo necessidade, essas cidades podem receber a visita desses ônibus. “Nós vamos mapear aqueles bairros mais carentes para que o ônibus possa dar suporte”, afirmou.
Cada ônibus saiu ao custo de R$ 350 mil, já adaptado. A partir disso, o TRE incluiu seus equipamentos já existentes, com padrão que o Tribunal utiliza hoje nos cartórios eleitorais e nas revisões biométricas. De acordo com o coordenador de Infraestrutura do TRE-PE, George Maciel, cada unidade está adaptada tanto para atender eleitores no modo biométrico, como no modo anterior, só de dados biográficos.
“O diferencial desse ônibus, na verdade, é a tecnologia de comunicação de dados que a gente utiliza, que possibilita que a gente consiga transmitir as informações em regiões que não têm presença física nossa, utilizando rede de dados 3G, internet que tenha no local”, afirmou.
Voto em trânsito
O presidente do TRE-PE lembrou, ainda, que termina nesta quinta-feira (21) o prazo para que eleitores que estejam fora do domicílio eleitoral no dia da eleição requeiram o direito de votar para os cargos de presidente e vice-presidente da República em outras cidades.