Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

ELIAS GOMES PREGA REELEIÇÃO DE JARBAS VASCONCELOS AO SENADO

Após declarar publicamente sua preferência pelo ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) para suceder o governador Eduardo Campos (PSB), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes-foto (PSDB), defendeu a escolha do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) como o candidato da Frente Popular ao Senado. Para ele, não é justo rifar o senador da disputa pela reeleição. No almoço oferecido pelo peemedebista no último sábado, o tucano conversou reservadamente com Eduardo. 

Ontem, Elias divulgou um artigo tecendo elogios ao peemedebista. “Os pernambucanos querem a continuação de Jarbas Vasconcelos como um dos representantes de Pernambuco no Senado”, escreveu. Na conversa com Eduardo, ele falou sobre suas preferências para a majoritária. 
Com a escolha do candidato a governador provocando desentendimentos internos no PSB, o governador Eduardo Campos, está voltando a sua atenção para a formação da chapa que dará sustentação ao escolhido. Até amanhã, Eduardo terá um encontro com Jarbas Vasconcelos para que ambos possam definir se será ele o candidato à vaga do Senado. Jarbas tem a torcida do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, que alimenta a tese de que, com Jarbas, ele conseguirá viabilizar seu nome como candidato a governador. 
Campos está realizando uma sondagem silenciosa com os prefeitos para sentir qual a melhor opção entre os secretários que estão na bolsa de apostas: Tadeu Alencar (Casa Civil) e Paulo Câmara (Fazenda). Ouvirá também de Jarbas Vasconcelos qual é sua preferência. Depois que o PMDB anunciou como prioridade a reeleição do senador, Campos precisou apressar a conversa com Jarbas.

ROBERTO MAGALHÃES DIZ QUE VAI VOTAR EM EDUARDO PARA PRESIDENTE

O ex-governador Roberto Magalhães (DEM) declarou ontem que votará no governador Eduardo Campos (PSB) para a Presidência da República. Apesar de ter se antecipado à decisão do DEM na definição do apoio, Magalhães acompanhará a decisão do partido no âmbito estadual. À rádio JC News, o democrata ainda comentou as dificuldades que serão enfrentadas por Eduardo, após a escolha do candidato da Frente Popular à sucessão estadual.

Sem rodeios, Roberto Magalhães afirmou: “meu candidato a presidente é o governador de Pernambuco”. O democrata explicou que o seu voto é uma definição pessoal, independente da escolha do seu partido. “Acho que o discurso dele é o que eu teria se fosse candidato. A mudança. Não pode ficar um grupo 15, 20 anos no poder”, justificou.

Apesar das discussões internas sobre alianças já terem sido iniciadas, o partido ainda não anunciou que candidatos apoiará nas eleições.

De acordo com o ex-governador, o senador Armando Monteiro (PTB) é muito “simpatizado” dentro do DEM, mas a decisão está adiada porque o petebista possivelmente terá o PT na composição da chapa majoritária. Em relação ao candidato da Frente Popular, Magalhães acredita que quem quer que seja o indicado por Eduardo Campos para disputar a sucessão terá mais chances de se eleger se o governador melhorar a sua posição nas pesquisas nacionais.

CONVENCIMENTO
Para Roberto Magalhães, Eduardo terá dificuldades no relacionamento com o vice-governador João Lyra (PSB), caso o nome dele seja rifado da disputa pelo governo do Estado. O nome do vice já esteve entre os mais cotados pelo PSB para o pleito, mas, recentemente, é o secretário Tadeu Alencar (PSB) quem lidera a bolsa de aposta. “Desses candidatos que são secretários ou ex-secretários do governador, ou que são de partidos ligados a ele, não vai ter problema. A pessoa vai ficar um pouco magoada, mas passa. O problema que ele tem é o vice se for alijado”, avaliou.

EMPREGO: ARMANDO DEFENDE MAIS APOIO ÀS PEQUENAS EMPRESAS

Na visão do senador Armando Monteiro, as micro e pequenas empresas representam uma imensa energia empreendedora no país, tendo um papel essencial no desenvolvimento da economia do Estado. A formalização das empresas e a definição de um tratamento tributário adequado, que possa ser suportado pelo pequeno empreendedor, são bandeiras defendidas pelo senador durante entrevistas a rádios de Caruaru.

Para Armando, além dos grandes projetos para Pernambuco, como a refinaria, planta automotiva da Fiat e unidades petroquímicas, que são fundamentais ao crescimento do Estado, é preciso cuidar dos pequenos negócios, que representam “um grande negócio” para o país porque respondem por grande parte dos empregos gerados. Na avaliação dele, a informalidade muitas vezes é uma resposta que o setor dá a uma inadequação na tributação.

O senador acredita ainda que o pequeno empreendedor, ”essa legião de pessoas que trabalham anonimamente”, é que constroem a grandeza de Pernambuco e do Brasil. “Se nós não cuidarmos dos pequenos negócios, que efetivamente geram empregos, não teremos uma economia saudável. Para citar apenas um caso, o que representa o Polo de Confecções (do Agreste de Pernambuco) senão o mais belo exemplo de que é possível empreender e estimular os pequenos negócios?”, questiona.

Não é de hoje que Armando Monteiro defende o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Ele foi um dos líderes do movimento nacional que permitiu a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, com a implantação do Regime Simplificado de Tributação, o SIMPLES Nacional. O regime aliviou a carga tributária de todas as micro e pequenas empresas no Brasil e simplificou o processo de recolhimento dos tributos.(Crédito da foto: Alexandre Albuquerque)

DEPUTADO RODRIGO NOVAES VISITA CABROBÓ E OROCÓ

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) continua visitando lideranças políticas e amigos pelo sertão. No último domingo (26), Novaes esteve em Cabrobó para encontro com os vereadores do município Claudenor Novaes (PTB), Duda Caldas (PTB), Barná Russo (PSD), Zé Nilson Novaes (PP), com o ex-vereador Moacir Rocha e o ex vice-prefeito Mário Barros. O parlamentar também visitou amigos e lideranças do município e inda prestigiou o Cabrobó Fest.

Já nesta segunda (27), o deputado esteve em Orocó com o vereador Antônio Simplício, o ex-vereador Galego de Abílio, a ex-prefeita Rosinha, além de lideranças políticas do local. 

GOVERNADOR E MINISTRO FAZEM ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS DE MOBILIDADE EM PERNAMBUCO

O governador Eduardo Campos recebeu, na manhã desta segunda-feira (27/01), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para reunião de monitoramento das obras de mobilidade urbana no Estado. O encontro aconteceu na Sede Provisória do Governo, Centro de Convenções, com a presença ainda do secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral.

Eduardo explicou que há um conjunto de obras a serem entregues, devidamente dentro do cronograma. “São obras que são necessárias à população, que são devidas a Pernambuco há muitos anos. Muitas delas são projetos dos anos 80 ainda, e que não saíram do papel porque o Brasil entrou em tempos de crise, de baixo investimento, e só agora estamos conseguindo viabilizar”, observou o governador, que junto com o ministro vistoriou as obras do Terminal de Integração Cosme Damião, em Camaragibe.

“É um amplo plano (de mobilidade) em curso, que passou por um grande estudo sobre a mobilidade metropolitana, com pesquisas de origem e destino, atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), para que possamos construir um sistema público de passageiros. São corredores exclusivos de ônibus, é a utilização do Rio Capibaribe como uma alternativa, é o VLT (Veículo Leve sobre Trilho) recentemente aprovado, é a expansão do metrô, é o diálogo do metrô com o ônibus. Ou seja, a gente vai dar um salto no padrão de qualidade do transporte público”, afirmou Eduardo.

Além das obras no Terminal de Integração Cosme Damião, que se conecta ao BRT do Corredor Leste-Oeste, está sendo construída uma estação de embarque e desembarque no local, com quatro escadas rolantes. “São obras de mobilidade que ficam como legado da Copa, e nossa principal preocupação é acelerar os prazos de entrega”, explicou Aguinaldo Ribeiro. Após a visita ao terminal, o governador levou o ministro para conhecer as obras de acesso e as instalações da Arena Pernambuco.

FUNDO ESTADUAL DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL ASSEGURA OBRAS NA ZONA DA MATA NORTE

Recursos assegurados para a região somam mais de R$ 19,2 milhões Os municípios que compõem a Zona da Mata Norte foram beneficiados com liberação de mais de R$ 19,2 milhões em recursos do Governo do Estado para a realização de obras de infraestrutura nas zonas urbana e rural. Os investimentos são provenientes do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e foram repassados às prefeituras que apresentaram projetos nas áreas de mobilidade, educação, saúde, segurança, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade. Na região estão em execução mais de 50 obras estruturadoras.
Na lista dos municípios beneficiados estão Aliança, Buenos Aires, Camutanga,Carpina, Chã de Alegria, Condado, Ferreiros, Glória do Gaitá, Goiana, Itambé, Itaquitinga, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Macapaana, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência. Do Grande Recife ao Sertão todos os municípios pernambucanos foram atendidos. Os investimentos totais são de R$ 129,7 milhões, distribuídos entre 437 planos de trabalho aprovados.
O FEM totaliza investimentos da ordem de R$ 228 milhões, com recursos do Governo do Estado e foi criado pelo governador Eduardo Campos, por meio da Lei 14.921, de março de 2013. Os recursos são prioritariamente destinados a ações e obras que tragam benefícios diretos à população e impulsionem o desenvolvimento econômico e social. A instituição do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal foi anunciada pelo governador Eduardo Campos, em Gravatá, durante o Encontro Governo do Estado e Prefeituras – Integração das Políticas Públicas (Juntos por Pernambuco), realizado nos dias 21 e 22 de fevereiro deste ano. A gestão dos recursos está sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e as obras são executadas pelas prefeituras.
Os projetos encaminhados pelas prefeituras e aprovados pelo Comitê Estadual  de Apoio aos Municípios (CEAM), têm o dinheiro liberado em quatro parcelas: a primeira, correspondente a 30% do total destinado para cada município, foi repassada em maio, e a segunda, também de 30%, após 60 dias. Já a terceira, 
de 20%, está condicionada a declaração do prefeito de aplicação dos recursos, e a quarta e última, de 20%, mediante a apresentação ao Governo do termo de término da obra.

EDUARDO E JARBAS EM SINTONIA CONTRA O PT

Depois de ter aparecido, segundo o anfitrião de “surpresa”, no almoço que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ofereceu ao senador tucano Aloysio Nunes (PSDB-SP), sábado (25), em sua casa de praia, no Janga, o governador Eduardo Campos (PSB) volta a se encontrar com o peemedebista, quarta ou quinta-feira desta semana, para uma conversa reservada sobre a eleição estadual.

A reeleição de Jarbas é colocada como “prioridade” pelo partido, mas o senador não está decidido a entrar na disputa – outra opção seria concorrer a um mandato de deputado federal. Jarbas espera definir esta semana seu caminho nas eleições.
Já o governador, sofrendo pressão nos bastidores de sua base política – são muitos os pré-candidatos que aguardam a definição da chapa majoritária, especialmente a escolha do candidato a governador, que será do PSB –, terá  conversas com os partidos da Frente Popular, mas não coloca prazos. “Será anunciada na hora certa”, desconversou mais uma vez, sábado, ao ser perguntado sobre quando deve fechar a composição.
Com articulações cada vez mais intensas em torno de sua candidatura à Presidência da República, o governador também costura as chapas regionais do PSB – a sucessão nos Estados. Mas, se o “burburinho” de aliados em Pernambuco foi reduzido, nos últimos dias, após mandar o recado de que não teria nada definido e que as conversas ainda iriam ocorrer, o governador sabe que a ansiedade produz inquietações na Frente Popular.
As últimas reações nos bastidores vieram quando o JC divulgou a informação de que uma “comissão” socialista iria “trabalhar” a indicação do secretário Tadeu Alencar (Casa Civil), abafando os ruídos de que essa possível indicação já estaria definida pelo governador.
No sábado, na casa de praia de Jarbas, o governador manteve contato – além de peemedebistas como o anfitrião e o deputado federal Raul Henry, outro nome lembrado para a chapa, opção para a vice – com os tucanos Elias Gomes (prefeito de Jaboatão dos Guararapes), Betinho Gomes (deputado estadual) e o ex-líder da oposição na Assembleia Legislativa, Daniel Coelho, que foi ao almoço acompanhado do pai, o ex-deputado estadual João Coelho. O deputado federal e ex-governador Mendonça Filho (DEM) também compareceu.
“Curioso que os últimos encontros são todos de surpresa, né?”, brincou ao governador, sorrindo, ao ouvir o senador peemedebista explicar que a ida do governador não estava np cardápio do evento. Eduardo, segundo Jarbas, teria ligado para Raul Henry ao saber do almoço e combinado de aparecer.
Surpresa ou não, o governador passou aproximadamente 7 horas e mais no famoso “cozido” de Jarbas – dessa vez em homenagem ao tucano Aloysio Nunes. Encontro que – mais uma “surpresa” – não teve cozido no cardápio, visto que o senador não teve tempo de prepará-lo e serviu outros pratos regionais.
Em cenas que há pouco tempo causaria forte surpresa – a reaproximação política dos dois só ocorreu há dois anos, nas eleições municipais de 2012 –, Eduardo e Jarbas conversaram longamente, bebericaram à vontade como velhos amigos e lembraram causos políticos que provocaram risos e mais risos de convidados.
Numa total sintonia de palanque de oposição ao PT da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, o governador-presidenciável e o senador Aloysio Nunes reforçaram a boa relação entre PSB e PSDB, partido que tem o senador mineiro Aécio Neves como presidenciável. Ambos consideraram natural fala do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ao Blog do Josias (do jornalista paulista Josias de Souza), de que qualquer um que vença a eleição presidencial de outubro – Aécio ou Eduardo – “será bom para o País”. Ambos evitaram polêmica e reforçaram a sintonia de pensamentos contra o PT.

NOTA DE PESAR

PARTIDO DOS TRABALHADORES DIRETÓRIO ESTADUAL DE PERNAMBUCO

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE) manifesta profundo pesar pelo falecimento de um dos seus fundadores e dirigentes, o companheiro Bruno Maranhão.
Bruno deixou seu exemplo de militante político desde antes da fundação do PT, tanto em sua militância no movimento estudantil, quando na luta contra a ditadura militar.

De posições muito firmes, era conhecido pela convivência fraterna e respeitosa com divergentes, dentro e fora de sua legenda. Em toda sua trajetória política e de vida, Bruno manifestou vocação e desprendimento para ajudar o PT em tarefas árduas que contribuíram com a divulgação do projeto do partido. Foi líder e lutador dedicado às causas dos camponeses por reforma agrária, deixando o exemplo de determinação e compromisso.

Lamentamos a perda deste estimado companheiro, mas levamos conosco a certeza de que sua contribuição para os movimentos sociais, para o fortalecimento da democracia e para e crescimento e avanço político do Partido dos Trabalhadores nos servirá de exemplo. Nossa solidariedade aos familiares. Bruno Maranhão, presente!

Teresa Leitão 
Presidenta do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco

ANTÔNIO JOÃO DOURADO ASSUME O DER

Antônio João Dourado é o novo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE). Ele aceitou o convite feito pelo governador Eduardo Campos para retornar à gestão, na qual atuou como secretário de Articulação Regional, entre 2007 e 2008. Engenheiro elétrico, ele foi indicado pelo secretário de Infraestrutura Joao Bosco Almeida.

Antônio João Dourado é servidor concursado da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) há 40 anos, tendo trabalhado com João Bosco no referido órgão. Entre os cargos públicos que exerceu, estão a presidência do Porto de Suape e a diretoria de Engenharia e Construção da Celpe, além de passagem pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper). Foi prefeito de Lajedo por três mandatos e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Estava, desde março de 2013, na presidência da Empresa de Urbanização do Recife (URB).

A nomeação foi  publicada no Diário Oficial do Estado do último sábado (25/01).

FILHA DE VEREADOR MORRE AFOGADA EM PISCINA NA ILHA DE ITAMARACÁ

Uma criança de dois anos morreu afogada na tarde de ontem (23) na piscina da casa onde estava hospedada no bairro de Forte Orange, em Itamaracá, no Litoral Norte do Estado. A menina, identificada como Maria Cecília Pessoa Guerra Barreto, era filha adotiva do vereador Tota Barreto (foto), que é presidente da Câmara dos Vereadores de Carpina, na Zona da Mata Norte pernambucana.

Após o acidente, a vítima chegou a ser socorrida para o Hospital e Maternidade Municipal Alzira Figueiredo Andrade de Oliveira, também em Itamaracá, mas já chegou sem vida.

De acordo com a assessoria do vereador, a criança morava com a mãe e estava na casa de veraneio da família materna. No local há uma piscina pequena, de fibra, que não é funda. No entanto, os familiares acreditam que Cecília escorregou e, com o susto, não conseguiu se levantar.

O corpo da menina foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. O caso foi registrado e será investigado pela Delegacia de Itamaracá.

VELÓRIO – Ainda de acordo com a assessoria do pai da vítima, o vereador Tota Barreto, a menina será velada às 16h desta sexta-feira, na Capela da Igreja do Colégio Salesiano, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. A família ainda não sabe onde a criança será sepultada.