Após declarar publicamente sua preferência pelo ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) para suceder o governador Eduardo Campos (PSB), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes-foto (PSDB), defendeu a escolha do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) como o candidato da Frente Popular ao Senado. Para ele, não é justo rifar o senador da disputa pela reeleição. No almoço oferecido pelo peemedebista no último sábado, o tucano conversou reservadamente com Eduardo.
Últimas publicações do quadro “Pernambuco”
O ex-governador Roberto Magalhães (DEM) declarou ontem que votará no governador Eduardo Campos (PSB) para a Presidência da República. Apesar de ter se antecipado à decisão do DEM na definição do apoio, Magalhães acompanhará a decisão do partido no âmbito estadual. À rádio JC News, o democrata ainda comentou as dificuldades que serão enfrentadas por Eduardo, após a escolha do candidato da Frente Popular à sucessão estadual.
Sem rodeios, Roberto Magalhães afirmou: “meu candidato a presidente é o governador de Pernambuco”. O democrata explicou que o seu voto é uma definição pessoal, independente da escolha do seu partido. “Acho que o discurso dele é o que eu teria se fosse candidato. A mudança. Não pode ficar um grupo 15, 20 anos no poder”, justificou.
Apesar das discussões internas sobre alianças já terem sido iniciadas, o partido ainda não anunciou que candidatos apoiará nas eleições.
De acordo com o ex-governador, o senador Armando Monteiro (PTB) é muito “simpatizado” dentro do DEM, mas a decisão está adiada porque o petebista possivelmente terá o PT na composição da chapa majoritária. Em relação ao candidato da Frente Popular, Magalhães acredita que quem quer que seja o indicado por Eduardo Campos para disputar a sucessão terá mais chances de se eleger se o governador melhorar a sua posição nas pesquisas nacionais.
CONVENCIMENTO
Para Roberto Magalhães, Eduardo terá dificuldades no relacionamento com o vice-governador João Lyra (PSB), caso o nome dele seja rifado da disputa pelo governo do Estado. O nome do vice já esteve entre os mais cotados pelo PSB para o pleito, mas, recentemente, é o secretário Tadeu Alencar (PSB) quem lidera a bolsa de aposta. “Desses candidatos que são secretários ou ex-secretários do governador, ou que são de partidos ligados a ele, não vai ter problema. A pessoa vai ficar um pouco magoada, mas passa. O problema que ele tem é o vice se for alijado”, avaliou.
Na visão do senador Armando Monteiro, as micro e pequenas empresas representam uma imensa energia empreendedora no país, tendo um papel essencial no desenvolvimento da economia do Estado. A formalização das empresas e a definição de um tratamento tributário adequado, que possa ser suportado pelo pequeno empreendedor, são bandeiras defendidas pelo senador durante entrevistas a rádios de Caruaru.
Para Armando, além dos grandes projetos para Pernambuco, como a refinaria, planta automotiva da Fiat e unidades petroquímicas, que são fundamentais ao crescimento do Estado, é preciso cuidar dos pequenos negócios, que representam “um grande negócio” para o país porque respondem por grande parte dos empregos gerados. Na avaliação dele, a informalidade muitas vezes é uma resposta que o setor dá a uma inadequação na tributação.
O senador acredita ainda que o pequeno empreendedor, ”essa legião de pessoas que trabalham anonimamente”, é que constroem a grandeza de Pernambuco e do Brasil. “Se nós não cuidarmos dos pequenos negócios, que efetivamente geram empregos, não teremos uma economia saudável. Para citar apenas um caso, o que representa o Polo de Confecções (do Agreste de Pernambuco) senão o mais belo exemplo de que é possível empreender e estimular os pequenos negócios?”, questiona.
Não é de hoje que Armando Monteiro defende o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Ele foi um dos líderes do movimento nacional que permitiu a criação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, com a implantação do Regime Simplificado de Tributação, o SIMPLES Nacional. O regime aliviou a carga tributária de todas as micro e pequenas empresas no Brasil e simplificou o processo de recolhimento dos tributos.(Crédito da foto: Alexandre Albuquerque)
O deputado Rodrigo Novaes (PSD) continua visitando lideranças políticas e amigos pelo sertão. No último domingo (26), Novaes esteve em Cabrobó para encontro com os vereadores do município Claudenor Novaes (PTB), Duda Caldas (PTB), Barná Russo (PSD), Zé Nilson Novaes (PP), com o ex-vereador Moacir Rocha e o ex vice-prefeito Mário Barros. O parlamentar também visitou amigos e lideranças do município e inda prestigiou o Cabrobó Fest.
O governador Eduardo Campos recebeu, na manhã desta segunda-feira (27/01), o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para reunião de monitoramento das obras de mobilidade urbana no Estado. O encontro aconteceu na Sede Provisória do Governo, Centro de Convenções, com a presença ainda do secretário das Cidades de Pernambuco, Danilo Cabral.
Eduardo explicou que há um conjunto de obras a serem entregues, devidamente dentro do cronograma. “São obras que são necessárias à população, que são devidas a Pernambuco há muitos anos. Muitas delas são projetos dos anos 80 ainda, e que não saíram do papel porque o Brasil entrou em tempos de crise, de baixo investimento, e só agora estamos conseguindo viabilizar”, observou o governador, que junto com o ministro vistoriou as obras do Terminal de Integração Cosme Damião, em Camaragibe.
“É um amplo plano (de mobilidade) em curso, que passou por um grande estudo sobre a mobilidade metropolitana, com pesquisas de origem e destino, atualização do Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU), para que possamos construir um sistema público de passageiros. São corredores exclusivos de ônibus, é a utilização do Rio Capibaribe como uma alternativa, é o VLT (Veículo Leve sobre Trilho) recentemente aprovado, é a expansão do metrô, é o diálogo do metrô com o ônibus. Ou seja, a gente vai dar um salto no padrão de qualidade do transporte público”, afirmou Eduardo.
Além das obras no Terminal de Integração Cosme Damião, que se conecta ao BRT do Corredor Leste-Oeste, está sendo construída uma estação de embarque e desembarque no local, com quatro escadas rolantes. “São obras de mobilidade que ficam como legado da Copa, e nossa principal preocupação é acelerar os prazos de entrega”, explicou Aguinaldo Ribeiro. Após a visita ao terminal, o governador levou o ministro para conhecer as obras de acesso e as instalações da Arena Pernambuco.
Depois de ter aparecido, segundo o anfitrião de “surpresa”, no almoço que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) ofereceu ao senador tucano Aloysio Nunes (PSDB-SP), sábado (25), em sua casa de praia, no Janga, o governador Eduardo Campos (PSB) volta a se encontrar com o peemedebista, quarta ou quinta-feira desta semana, para uma conversa reservada sobre a eleição estadual.
PARTIDO DOS TRABALHADORES DIRETÓRIO ESTADUAL DE PERNAMBUCO
O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE) manifesta profundo pesar pelo falecimento de um dos seus fundadores e dirigentes, o companheiro Bruno Maranhão.
Bruno deixou seu exemplo de militante político desde antes da fundação do PT, tanto em sua militância no movimento estudantil, quando na luta contra a ditadura militar.
De posições muito firmes, era conhecido pela convivência fraterna e respeitosa com divergentes, dentro e fora de sua legenda. Em toda sua trajetória política e de vida, Bruno manifestou vocação e desprendimento para ajudar o PT em tarefas árduas que contribuíram com a divulgação do projeto do partido. Foi líder e lutador dedicado às causas dos camponeses por reforma agrária, deixando o exemplo de determinação e compromisso.
Lamentamos a perda deste estimado companheiro, mas levamos conosco a certeza de que sua contribuição para os movimentos sociais, para o fortalecimento da democracia e para e crescimento e avanço político do Partido dos Trabalhadores nos servirá de exemplo. Nossa solidariedade aos familiares. Bruno Maranhão, presente!
Teresa Leitão
Presidenta do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco
Antônio João Dourado é o novo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE). Ele aceitou o convite feito pelo governador Eduardo Campos para retornar à gestão, na qual atuou como secretário de Articulação Regional, entre 2007 e 2008. Engenheiro elétrico, ele foi indicado pelo secretário de Infraestrutura Joao Bosco Almeida.
Antônio João Dourado é servidor concursado da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) há 40 anos, tendo trabalhado com João Bosco no referido órgão. Entre os cargos públicos que exerceu, estão a presidência do Porto de Suape e a diretoria de Engenharia e Construção da Celpe, além de passagem pela Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper). Foi prefeito de Lajedo por três mandatos e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Estava, desde março de 2013, na presidência da Empresa de Urbanização do Recife (URB).
A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado do último sábado (25/01).
Uma criança de dois anos morreu afogada na tarde de ontem (23) na piscina da casa onde estava hospedada no bairro de Forte Orange, em Itamaracá, no Litoral Norte do Estado. A menina, identificada como Maria Cecília Pessoa Guerra Barreto, era filha adotiva do vereador Tota Barreto (foto), que é presidente da Câmara dos Vereadores de Carpina, na Zona da Mata Norte pernambucana.
Após o acidente, a vítima chegou a ser socorrida para o Hospital e Maternidade Municipal Alzira Figueiredo Andrade de Oliveira, também em Itamaracá, mas já chegou sem vida.
De acordo com a assessoria do vereador, a criança morava com a mãe e estava na casa de veraneio da família materna. No local há uma piscina pequena, de fibra, que não é funda. No entanto, os familiares acreditam que Cecília escorregou e, com o susto, não conseguiu se levantar.
O corpo da menina foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife. O caso foi registrado e será investigado pela Delegacia de Itamaracá.
VELÓRIO – Ainda de acordo com a assessoria do pai da vítima, o vereador Tota Barreto, a menina será velada às 16h desta sexta-feira, na Capela da Igreja do Colégio Salesiano, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. A família ainda não sabe onde a criança será sepultada.











