Últimas publicações do quadro “Pernambuco”
Além da seleção simplificada aberta pelo Governo do Estado para atrair médicos para o Hospital Dom Moura, a unidade de referência do Agreste Meridional vem recebendo novos médicos convocados do último concurso realizado pela Secretaria de Saúde.
Um primeiro momento de convocação aconteceu em julho do ano passado, após o concurso que aconteceu no mês anterior, e de lá pra cá novos profissionais foram chamados. Uma médica clínica já assumiu este ano, e aguarda-se para os próximos dias a chegada de quatro novos profissionais, todos atuando na clínica médica. Outros quatro já haviam assumido nos últimos meses de 2013. Do concurso de 2013, foram convocados 28 médicos no total, entretanto seis pediram exoneração.
“A Secretaria de Saúde tem buscado todas as formas para disponibilizar novos médicos no Hospital Regional Dom Moura. Estamos fechando nossas escalas e com atendimento superior a dez mil pacientes por mês. A chegada de novos clínicos terá um impacto positivo em nosso atendimento ambulatorial. Mas estamos incentivando um maior e melhor atendimento na baixa complexidade nos municípios que utilizam o Dom Moura como hospital de referência.” – Afirma Dr. Luiz Melo, gestor do HRDM.
A postura do presidente estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte, em relação à eleição estadual começou a incomodar possíveis aliados para o pleito deste ano. O progressista já deixou claro que quer uma vaga majoritária na sucessão estadual e, no início desta semana, foi taxativo ao afirmar que sua pretensão é para a vaga do Senado Federal. Apesar de almejar o apoio do PP, os petebistas não ficaram satisfeitos com a exigência. Mesmo mantendo a cautela, o secretário-geral do PTB, José Humberto Cavalcanti, afirmou que essa postura pode prejudicar projetos futuros.
Considerado um legado do governador Eduardo Campos (PSB), o planejamento de longo prazo batizado de “Pernambuco 2035” foi lançado e discutido na manhã desta terça-feira (28), na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), com os prefeitos de município da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucano. O projeto foi planejado pela Secretaria de Planejamento (Seplag) junto com empresas privadas de consultoria como Ceplan, TGI.
Segundo a assessoria da Amupe, foram convidados a participar do evento 30 prefeitos que comandam prefeituras em todas as regiões do estado, mas o números de gestores presentes foi superior. Através do planejamento estratégico “Pernambuco 2035”, os gestores visam organizar as apostas para o futuro, orientando as ações dos agentes públicos e privados, junto com a sociedade, para o desenvolvimento do Estado.
O planejamento conta com o apoio do Movimento Brasil Competitivo, uma ferramenta com novas orientações para o crescimento ordenado e sustentável, aproveitando as potencialidades de cada região e as tendências a longo prazo do Brasil e do mercado global.
Segundo o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), o objetivo do projeto é desenhar um caminho para que Pernambuco consiga se ver, se estruturar para ser exemplo para o país. “O estado tem que se encontrar e desenvolver a distribuição de renda e a qualidade de vida. Imaginamos, pensamos, desenhamos e traçamos os caminhos para o futuro. É difícil prever o futuro, mas precisamos saber onde queremos chegar”, finalizou Patriota, lembrando que, depois da discussão com os gestores, serão feitos cadernos que vão ilustrar um resumo dos indicadores de cada município que passa por educação, saúde e índice de desenvolvimento humano (IDH) e será entregue aos prefeitos.
O prefeito de Goiana, na Zona da Mata, Fred Gadelha (PTB), elogiou a iniciativa e concorda que Pernambuco pode vencer os desafios e se tornar exemplo. “Pernambuco cresceu muito nos últimos anos, mas precisamos crescer mais em outras áreas. As conquistas precisam ser mantidas e os novos desafios vencidos. Ninguém consegue vencer os desafios atuais sem planejar o futuro”, afirmou.
Em março, a Amupe realiza em parceria com o Governo do Estado, o Congresso Pernambucano Municipalista, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento servirá, de acordo com a assessoria da instituição, para premiar gestores por boa conduta e permitir a troca de experiências administrativas. O evento vai contar com a presença do governador Eduardo Campos, o vice-governador João Lyra e outras figuras políticas do estado. (Filipe Barros – Diario de Pernambuco)
Nasceu nesta terça-feira (28/01), às 15h05, o quinto filho do governador Eduardo Campos e da primeira dama Renata Campos. Miguel de Andrade Lima Campos nasceu de parto normal, com 3,455 quilos e 51,5 centímetros, na maternidade do Hospital Santa Joana, no Recife, e recebeu o carinho dos irmãos, familiares e amigos do casal.
Eduardo e Renata chegaram ao hospital no final da manhã, após consulta da primeira dama com o obstetra Romero Carvalho, que realizou o parto. O procedimento transcorreu normalmente e a primeira dama já se encontra no apartamento.
Nasceu por volta das 15h desta terça-feira (28), na maternidade do Hospital Santa Joana, no Derby, área central do Recife, Miguel de Andrade Lima Campos, o quinto filho do governador Eduardo Campos e da primeira dama Renata Campos. Renata havia se internado na manhã desta quinta.
Renata, que tem 46 anos, estava com 39 semanas de gestação. O menino recebeu o nome de Miguel em homenagem ao ex-governador Miguel Arraes de Alencar, avô de Eduardo Campos.
Inicialmente o parto estava marcado para o próximo dia 8, mas ela começou a sentir contrações às 5h e foi internada no hospital.
A agenda do governador – que participaria da inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da prefeitura do Recife – está cancelada.
Sob o argumento de que a chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco precisa ser a mais ampla possível – contemplando, assim, três legendas diferentes -, o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) deixa claro que só vai para a disputa se for na cabeça. Ou seja, como candidato a governador. No últimos dias, o nome de FBC tem sido citado nos bastidores socialistas como possível postulante ao Senado, em substituição ao peemedebista Jarbas Vasconcelos.
“O ideal é que se repita o que ocorreu nas eleições de 2010, quando eu ouvi o argumento de que não podíamos subestimar a então candidatura de Jarbas ao Governo do Estado e a nossa chapa precisa ser a mais ampla”, rememorou, em entrevista à rádio JC News, destacando que o atual pleito apresenta sinais de que deverá ser bastante acirrado.
FBC ressalta que o PSB deve ficar apenas com a cabeça de chapa, abrindo espaço para outros dois partidos nas vagas de vice e do Senado. Bezerra frisa, inclusive, que a manutenção de Jarbas.
Atualmente, nas coxias socialistas predomina o pensamento de que o governador Eduardo Campos já teria se inclinado pelo nome do secretário-chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, para a disputa sucessória.
Entretanto, o governador só teria aberto o seu processo de ausculta aos aliados nos últimos dias, devendo prolonga-lo por fevereiro.(Blog da Folha)
Nas eleições municipais de 2012, o Partido Progressista (PP) foi o primeiro a sinalizar apoio ao candidato do Partido dos Trabalhadores (PT). Passados dois anos, a aliança pode se repetir na sucessão estadual. Depois da aproximação com o PT, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) vem costurando apoio com o partido de Eduardo da Fonte.

.jpg)









