Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

PERNAMBUCO FOI O ÚNICO ESTADO A REDUZIR HOMICÍDIOS PELO SÉTIMO ANO CONSECUTIVO

Pernambuco foi o único estado brasileiro a apresentar queda na taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) por sete anos consecutivos.  A redução é resultado da adoção de uma política pública efetiva de enfrentamento à violência pelo Governo do Estado. O programa Pacto Pela Vida permitiu que 7.899 vidas fossem salvas desde sua implantação, em 2007. No comparativo com o restante do país, entre abril de 2007 e dezembro de 2013, Pernambuco obteve uma variação negativa no número de CVLI’s (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte), de – 39,10%, enquanto o restante do país apresentou variação de + 7.54%. 
No comparativo com os demais estados do Nordeste, Pernambuco foi o único a apresentar variação negativa no número de homicídios de – 29,7%, segundo o Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (Datasus). Nos demais estados as variações foram positivas: Maranhão (+ 267,3), Piauí (+ 61,7%), Ceará 
(+ 79%), Rio Grande do Norte (+ 146,6%), Paraíba (+ 161,9%), Alagoas (+ 159,4%), Sergipe (+ 42,4%) e Bahia (+ 296,7%).
Na Região, ao serem analisados os dados por município, apenas o Recife atingiu um patamar de redução de 60,88% ao longo dos últimos nove anos. Só em 2013 a redução na taxa de CVLI’s alcançou 24,7%, o que é considerado o melhor resultado da série histórica desde 1983. No ano passado, a Capital pernambucana registrou 140 dias sem que nenhum homicídio fosse registrado.
O Recife também ganha destaque frente as demais capitais nordestinas. De acordo com o Datasus, o Recife obteve percentual de – 41.4% enquanto todas as capitais apresentaram variação positiva: São Luís (+ 233,7%), Teresina (+ 50,5%), Natal (+ 371,2%), João Pessoa (+ 128,3%), Aracaju (+ 19,3%) e 
Salvador (+ 380,6%). Os números são tão significativos que o Governo do Estado ganhou dois prêmios internacionais: o “Melhoria na Entrega de Serviços Públicos”, concedido pela ONU, e mais recentemente o “Governarte: a Arte do Bom Governo”, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Merecem destaque, ainda, na queda dos números de CVLI’s, entre 2007 e 2013, os municípios de Belém do São Francisco, com redução de 90,9%; Limoeiro, 84,9%; Altinho, 81,3% e Ribeirão, 66,7%. Contribuíram para o bom desempenho do Pacto Pela Vida a nomeação, em 2013, de 1.368 policiais
militares, 414 agentes de polícia e 200 escrivães. Desde 2007 o efetivo da Secretaria de Segurança Pública e de suas entidades operadoras passou a contar com 12.871 novos servidores. Soma-se ao afetivo, 573 câmeras de vídeo para monitoramento das ruas, cursos de capacitação para 4.071 policiais, 296 viaturas para a Patrulha do bairro.
OPERACIONALIDADE – Ações repressivas também colaboraram para manter a curva decrescente da violência no Estado. Até novembro de 2013 foram apreendidas 1,1 toneladas de crack convertido e oito toneladas de maconha. 
As polícias pernambucanas cumpriram 7.444 mandados de prisão e realizaram 26.082 prisões em flagrantes além de remeter à justiça até novembro 47.270 inquéritos. Já para colaborar no combate a violência contra as mulheres, foi lançada a Patrulha Maria da Penha que conta inicialmente com a atuação de policiais militares na capital, RMR e em Caruaru no auxílio às vítimas. 
No Sertão a redução no número de homicídios foi de 27,6%. Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_mEkE_331tg

HOSPITAL REGIONAL DOM MOURA RECEBE NOVOS MÉDICOS

Além da seleção simplificada aberta pelo Governo do Estado para atrair médicos para o Hospital Dom Moura, a unidade de referência do Agreste Meridional vem recebendo novos médicos convocados do último concurso realizado pela Secretaria de Saúde.

Um primeiro momento de convocação aconteceu em julho do ano passado, após o concurso que aconteceu no mês anterior, e de lá pra cá novos profissionais foram chamados. Uma médica clínica já assumiu este ano, e aguarda-se para os próximos dias a chegada de quatro novos profissionais, todos atuando na clínica médica. Outros quatro já haviam assumido nos últimos meses de 2013. Do concurso de 2013, foram convocados 28 médicos no total, entretanto seis pediram exoneração.

“A Secretaria de Saúde tem buscado todas as formas para disponibilizar novos médicos no Hospital Regional Dom Moura. Estamos fechando nossas escalas e com atendimento superior a dez mil pacientes por mês. A chegada de novos clínicos terá um impacto positivo em nosso atendimento ambulatorial. Mas estamos incentivando um maior e melhor atendimento na baixa complexidade nos municípios que utilizam o Dom Moura como hospital de referência.” – Afirma Dr. Luiz Melo, gestor do HRDM.

NO PTB, CRÍTICAS A EDUARDO DA FONTE

A postura do presidente estadual do PP, o deputado federal Eduardo da Fonte, em relação à eleição estadual começou a incomodar possíveis aliados para o pleito deste ano. O progressista já deixou claro que quer uma vaga majoritária na sucessão estadual e, no início desta semana, foi taxativo ao afirmar que sua pretensão é para a vaga do Senado Federal. Apesar de almejar o apoio do PP, os petebistas não ficaram satisfeitos com a exigência. Mesmo mantendo a cautela, o secretário-geral do PTB, José Humberto Cavalcanti, afirmou que essa postura pode prejudicar projetos futuros.

O petebista disse que é natural que as legendas queiram ocupar determinados espaços, mas destacou que é importante pensar de forma coletiva. “Ele (Eduardo da Fonte) está numa posição legítima de querer ocupar tal espaço. Agora, a conversa, o diálogo, um objetivo comum, é importante. Se você olhar só para o seu partido, para o seu interesse, não se chega a um projeto mais amplo, onde você possa agregar forças e todos possam ocupar espaços”, afirmou.
Nos bastidores, o incômodo é mais evidente. Em reserva, outro petebista disse que Da Fonte “está se dando a dimensão que não tem”, por conta da repercussão entre o eleitorado com a principal bandeira do parlamentar, que é a de redução das tarifas da conta de energia. 
Ainda de acordo com informações de bastidores, mesmo com a representatividade do PP, a intenção dos petebistas é selar o mais rápido possível a aliança com o PT, já que o apoio da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula é essencial para fortalecer o nome de Armando.(Jumariana Oliveira-JC)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ABRE 1.112 VAGAS PARA CURSOS DO PRONATEC

A Secretaria de Educação do Estado (SEE) abriu seleção para 1.112 vagas em cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O edital foi publicado, no último sábado (25), no Diário Oficial do Estado. As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF-Sertão) e começam em março.
Confira o edital na íntegra
As vagas são destinadas aos jovens e adultos que estão cursando, em 2014, o 2º ou 3º ano do ensino médio nas formas regular, integral, semi-integral, médio integrado e Travessia da rede estadual de Pernambuco. As inscrições vão de 3 a 12 de fevereiro. O candidato pode concorrer a apenas uma vaga. O critério de classificação são as notas do candidato nas disciplinas de língua portuguesa e matemática no primeiro bimestre de 2013. 

O resultado será divulgado no dia 13 de fevereiro, com o dia 14 reservado aos recursos – que devem ser protocolados na Secretaria Executiva de Educação Profissional, situada à Av. Afonso Olindense, 1513, Bloco I, Várzea, zona oeste do Recife. O resultado, após a interposição dos recursos, será divulgado em 17 de fevereiro. As matrículas acontecem nos dias 20 e 21 de fevereiro.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “PERNAMBUCO” 2035″ É DISCUTIDO ENTRE PREFEITOS

Considerado um legado do governador Eduardo Campos (PSB), o planejamento de longo prazo batizado de “Pernambuco 2035” foi lançado e discutido na manhã desta terça-feira (28), na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), com os prefeitos de município da Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão pernambucano. O projeto foi planejado pela Secretaria de Planejamento (Seplag) junto com empresas privadas de consultoria como Ceplan, TGI.

Segundo a assessoria da Amupe, foram convidados a participar do evento 30 prefeitos que comandam prefeituras em todas as regiões do estado, mas o números de gestores presentes foi superior. Através do planejamento estratégico “Pernambuco 2035”, os gestores visam organizar as apostas para o futuro, orientando as ações dos agentes públicos e privados, junto com a sociedade, para o desenvolvimento do Estado.

O planejamento conta com o apoio do Movimento Brasil Competitivo, uma ferramenta com novas orientações para o crescimento ordenado e sustentável, aproveitando as potencialidades de cada região e as tendências a longo prazo do Brasil e do mercado global.

Segundo o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), o objetivo do projeto é desenhar um caminho para que Pernambuco consiga se ver, se estruturar para ser exemplo para o país. “O estado tem que se encontrar e desenvolver a distribuição de renda e a qualidade de vida. Imaginamos, pensamos, desenhamos e traçamos os caminhos para o futuro. É difícil prever o futuro, mas precisamos saber onde queremos chegar”, finalizou Patriota, lembrando que, depois da discussão com os gestores, serão feitos cadernos que vão ilustrar um resumo dos indicadores de cada município que passa por educação, saúde e índice de desenvolvimento humano (IDH) e será entregue aos prefeitos.

O prefeito de Goiana, na Zona da Mata, Fred Gadelha (PTB), elogiou a iniciativa e concorda que Pernambuco pode vencer os desafios e se tornar exemplo. “Pernambuco cresceu muito nos últimos anos, mas precisamos crescer mais em outras áreas. As conquistas precisam ser mantidas e os novos desafios vencidos. Ninguém consegue vencer os desafios atuais sem planejar o futuro”, afirmou.

Em março, a Amupe realiza em parceria com o Governo do Estado, o Congresso Pernambucano Municipalista, que acontecerá nos dias 17, 18 e 19, no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento servirá, de acordo com a assessoria da instituição, para premiar gestores por boa conduta e permitir a troca de experiências administrativas. O evento vai contar com a presença do governador Eduardo Campos, o vice-governador João Lyra e outras figuras políticas do estado. (Filipe Barros – Diario de Pernambuco)

MIGUEL O QUINTO FILHO DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS

Nasceu nesta terça-feira (28/01), às 15h05, o quinto filho do governador Eduardo Campos e da primeira dama Renata Campos. Miguel de Andrade Lima Campos nasceu de parto normal, com 3,455 quilos e 51,5 centímetros, na maternidade do Hospital Santa Joana, no Recife, e recebeu o carinho dos irmãos, familiares e amigos do casal.

Eduardo e Renata chegaram ao hospital no final da manhã, após consulta da primeira dama com o obstetra Romero Carvalho, que realizou o parto. O procedimento transcorreu normalmente e a primeira dama já se encontra no apartamento.

NASCE MIGUEL, O QUINTO FILHO DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS

Nasceu por volta das 15h desta terça-feira (28), na maternidade do Hospital Santa Joana, no Derby, área central do Recife, Miguel de Andrade Lima Campos, o quinto filho do governador Eduardo Campos e da primeira dama Renata Campos. Renata havia se internado na manhã desta quinta.

Renata, que tem 46 anos, estava com 39 semanas de gestação. O menino recebeu o nome de Miguel em homenagem ao ex-governador Miguel Arraes de Alencar, avô de Eduardo Campos.

Inicialmente o parto estava marcado para o próximo dia 8, mas ela começou a sentir contrações às 5h e foi internada no hospital.

A agenda do governador – que participaria da inauguração da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da prefeitura do Recife – está cancelada.

BEZERRA COELHO SÓ COGITA A DISPUTA PELO GOVERNO DO ESTADO

Sob o argumento de que a chapa majoritária da Frente Popular de Pernambuco precisa ser a mais ampla possível – contemplando, assim, três legendas diferentes -, o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) deixa claro que só vai para a disputa se for na cabeça. Ou seja, como candidato a governador. No últimos dias, o nome de FBC tem sido citado nos bastidores socialistas como possível postulante ao Senado, em substituição ao peemedebista Jarbas Vasconcelos.

“O ideal é que se repita o que ocorreu nas eleições de 2010, quando eu ouvi o argumento de que não podíamos subestimar a então candidatura de Jarbas ao Governo do Estado e a nossa chapa precisa ser a mais ampla”, rememorou, em entrevista à rádio JC News, destacando que o atual pleito apresenta sinais de que deverá ser bastante acirrado.

FBC ressalta que o PSB deve ficar apenas com a cabeça de chapa, abrindo espaço para outros dois partidos nas vagas de vice e do Senado. Bezerra frisa, inclusive, que a manutenção de Jarbas.

Atualmente, nas coxias socialistas predomina o pensamento de que o governador Eduardo Campos já teria se inclinado pelo nome do secretário-chefe da Casa Civil, Tadeu Alencar, para a disputa sucessória.

Entretanto, o governador só teria aberto o seu processo de  ausculta aos aliados nos últimos dias, devendo prolonga-lo por fevereiro.(Blog da Folha)

ARMANDO MONTEIRO ACENA PARA EDUARDO DA FONTE (PP) COMO VICE

Nas eleições municipais de 2012, o Partido Progressista (PP) foi o primeiro a sinalizar apoio ao candidato do Partido dos Trabalhadores (PT). Passados dois anos, a aliança pode se repetir na sucessão estadual. Depois da aproximação com o PT, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) vem costurando apoio com o partido de Eduardo da Fonte.

Em entrevista, ontem (27), à Rádio Olinda, o senador confirmou o diálogo com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP), presidente estadual do partido. “O PP participa do governo com a presidente Dilma e o partido está no nosso campo político. Não é segredo que o partido mantém pastas muito importantes na administração federal e eu tenho um diálogo fluído com o deputado”, disse o senador.
Armando também destacou a atuação política do progressista e ensejou um futuro lado a lado com o PP. “O deputado teve mais de 300 mil votos nas últimas eleições e é um ator político muito importante. Tenho certeza que vamos construir uma oposição de entendimento na eleição”, sinalizou .
Questionado se a chapa ideal seria composta por Eduardo da Fonte como vice, ele como governador e João Paulo no Senado, Armando afirmou que seria uma aliança “expressiva e densa”, mas destacou que o partido está em outra fase. “Vamos trabalhar na formação da chapa. Não vamos colocar o depois antes do antes.”

MARINA SILVA VEM AO RECIFE NO DIA 7 DE FEVEREIRO

A ex-senadora Marina Silva (PSB) desembarca em Pernambuco no próximo dia 7. A neosocialista, que é evangélica, aproveitará um convite para participar de um seminário internacional da Igreja Anglicana, no Recife, para uma agenda com o governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB) e outra com lideranças da Rede Sustentabilidade de Pernambuco.
O formato dos compromissos, no entanto, ainda está sendo discutido. Ela ficará no Estado do fim da manhã do dia 7 até a manhã seguinte.
Antes da reunião com Marina, correligionários locais farão um encontro no próximo sábado (1º), no auditório da Associação Médica de Pernambuco, para iniciar as discussões em torno da eleição de outubro. Estarão em pauta a organização interna do “partido”, formação de alianças, estratégia eleitoral e debates programáticos. Ainda será escolhida uma comissão para tratar das articulações. “A Rede quer ser protagonista. Vamos ter candidatos em Pernambuco, mas as definições só virão em março ou abril”, avisa o ex-deputado e um dos principais articuladores da Rede em Pernambuco, Roberto Leandro.
Marina Silva pode voltar a pisar em terras pernambucanas no dia 5 de abril, quando será realizada uma das cinco plenárias que discutirão com a militância o programa Rede-PSB, que deve ser lançado até a primeira semana do próximo mês.
O documento trará as diretrizes que serão defendidas pelo candidato Eduardo Campos. Uma cidade de cada região do País receberá um encontro. Além do Recife, completam a lista Manaus (AM), Goiana (GO), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).