Últimas publicações do quadro “Pernambuco”
A convite do prefeito Geraldo Júlio, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou da formatura de 132 socorristas na capital pernambucana na manhã desta quinta-feira (30), no auditório do Banco Central. Ao fim da cerimônia, o gestor fez a entrega de dez novos veículos que possibilitarão ao SAMU atuar pela primeira vez com 22 equipes.
“São novos profissionais para o SAMU e novos veículos que se juntam a contratação de médicos e reforma na sede. Tudo isso para diminuir o tempo de espera. É muito importante que as pessoas sejam atendidas nos primeiros minutos, isso é fundamental para a qualidade de vida. Aqui, fizemos um investimento importante para que a população conte com um bom serviço“, explicou Geraldo.
Dos 132 novos profissionais, são 100 técnicos de enfermagem, 18 enfermeiros e 14 condutores. Todos eles tiveram que passar por uma capacitação dividida em duas fases. A primeira já foi realizada e contou com treinamento prático na base do SAMU, bem como capacitação em traumas, reanimação cardiopulmonar e urgências cirúrgicas e cardiológicas. Os técnicos e condutores participaram como socorristas em ambulâncias do SAMU, completando a carga horária de 60 horas – quantidade exigida pelo Ministério da Saúde para exercer as atribuições.
Gonzaga Patriota, em sua fala, lembrou que há vinte anos o Brasil tinha apenas 10 milhões de veículos, hoje, com a mesma mobilidade, conta com mais de 70 milhões, por isso, carece desse tipo de ação, através das suas autoridades, para cuidar melhor das pessoas em caso de acidente.
Os dez novos veículos são oito rangeres 4 x 4, uma viatura tipo furgão e um Veículo de Intervenção Rápida (VIR). Os equipamentos têm facilidade para acessar os morros, locais alagados; além de subir rampas e ladeiras e estão equipados com maca, torpedo de oxigênio e umidificador. A iniciativa garantirá a diminuição do tempo de espera para o atendimento. Os veículos foram adquiridos junto ao Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Saúde do Recife.
Entusiasmado com a expansão da Universidade Federal de Pernambuco para o Interior e para novos polos industriais, como o de Goiana, na Mata Norte do Estado, o senador Armando Monteiro (PTB) esteve nesta quinta-feira (30) na reitoria da UFPE para uma reunião de trabalho com o reitor Anísio Brasileiro e sua equipe.
Após ouvir uma série de apresentações sobre as demandas e planos de ampliação da instituição, Armando colocou-se à disposição para articular a bancada federal do Estado em favor de uma agenda de interesse da Universidade. A equipe do reitor irá preparar um documento definindo as prioridades dessa agenda. O Congresso Nacional retoma suas atividades, após o recesso, na próxima semana.
Na opinião do senador, “a UFPE terá um papel fundamental no desenvolvimento de Pernambuco” nos próximos anos porque o Estado está se reindustrializando, sobretudo graças a setores que demandam profissionais mais qualificados. “A nossa indústria foi relançada na direção de setores novos e importantes, mas setores mais complexos, que exigirão um trabalhador com um perfil profissional diferente e nós precisamos fazer um melhor encadeamento dessa indústria para que os efeitos internos sejam maiores”, defende Armando.
O senador considera essencial que a bancada federal defenda os planos de expansão e o fortalecimento da UFPE, principalmente a implantação de novas unidades no Recife e no Interior, além da ampliação dos projetos de produção de tecnologia a partir de convênios com as empresas privadas.
Durante a reunião, o reitor Anísio Brasileiro, o ex-reitor Amaro Lins e pro-reitores falaram sobre os planos de implantação de cursos de engenharia na região de Goiana, onde está se instalando a fábrica da Fiat, e de outras unidades, por exemplo, em Vitória de Santo Antão e Caruaru. “Olhando Pernambuco em direção ao futuro, não há nenhuma dúvida que o Estado volta a ter protagonismo no país. Mas, para isso, a gente não pode perder oportunidades. E o papel da UFPE, que é um ativo, é uma vantagem que nós temos, será fundamental”, ressaltou Armando.
Por voltas das 17h55 de ontem (29), o governador Eduardo Campos postou em sua página do Facebook que o seu quinto filho, Miguel, nascido ontem à tarde, tem Síndrome de Donw. Apresentando uma foto onde aparece carregando e beijando o bebê e familiares e amigos por trás sorrindo, o socialista escreveu:
“Obrigado a todos que nos mandaram tantas lindas mensagens pela chegada do nosso Miguel. Hoje, os médicos confirmaram o que já estava pré-diagnosticado há algum tempo. Miguel, entre outras características que o fazem muito especial, chegou com a Síndrome de Down. Seja bem-vindo, querido Miguel. Como disse seu irmão, você chegou na família certa! Agora, todos nós vamos crescer com muito amor, sempre ao seu lado. Eduardo, Renata, João, Maria Eduarda, Pedro e José.”
Miguel nasceu às 15h05 de ontem medindo 51,5 cm e pesando 3,455 quilos. O bebê recebeu o nome em homenagem ao bisavô e ex-governador Miguel Arraes. O nascimento estava previsto para o dia 8 de fevereiro, foi antecipado, e a primeira-dama Renata Campos, 46, deu entrada no Hospital Santa Joana às 11h acompanhada de Eduardo e dos outros quatro filhos.
Também pelo Pelo Facebook o governador havia comentado ontem: “É um menino forte e saudável, nasceu cercado por carinho, felicidade e muito amor. Tem o nome do bisavô e de São Miguel Arcanjo. Seu significado em hebraico (“Quem será como Deus?”), lembra da nossa humildade diante do Senhor”. Assim como aconteceu com seus outros filhos, o parto foi normal e as informações da assessoria são de que a mãe e o bebê passam bem.
Dois vereadores do município de Caruaru foram presos nesta quarta-feira. Evandro Silva (PMDB) e Val das Rendeiras (Pros) foram detidos por determinação do juiz Pierre Souto Maior. Segundo informações preliminares, ambos estariam envolvidos em um esquema de manipulação de votação para abertura ou não de CPI na Câmara Municipal. Não se sabe ainda se o fato teria ligação com a Operação Ponto Final, desencadeada pela Polícia Civil em 18 de dezembro do ano passado.
Há possibilidade de outros vereadores da cidade estarem envolvido no caso, já que, na Operação Ponto Final, dez deles foram presos sob suspeita de participação em um esquema de corrupção que envolve a cobrança de suborno para aprovação de projetos do Poder Executivo na Câmara Municipal. Após seis dias de prisão, seis dos dez vereadores foram soltos. No dia seguinte, outros dois deixaram a penitenciária após pagamento de fiança de R$ 50 mil por porte ilegal de armas.
Os advogados de Evandro Silva e Val das Rendeiras contaram que ainda não conhecem o teor desta nova acusação. Essa, aliás, é a terceira vez que o vereador peemedebista é detido. Em 9 de janeiro, ele foi recolhido à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, sob alegação de ameaçar testemunhas do processo da Operação Ponto Final. Alguns dias depois, ele conseguiu habeas corpus na Justiça e desde então respondia ao processo em liberdade.








