Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS CONVERSARÁ COM INOCÊNCIO NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (07)

O governador Eduardo Campos (PSB) iniciará, na próxima semana, oficialmente o processo de ausculta aos aliados com vista à escolha da chapa majoritária que representará a Frente Popular na sucessão estadual. Na próxima sexta-feira (7), o socialista receberá o deputado federal e presidente do PR em Pernambuco, Inocêncio Oliveira. O encontro foi relatado em comunicado da assessoria do republicano sobre a sua agenda de compromissos. Confira o texto:
Aos Jornais, Blogs e Emissoras
Encerrado o recesso parlamentar, o dep Inocêncio Oliveira retoma as audiências políticas nesta segunda-feira (dia 3) em seu escritório da Imbiribeira, onde irá despachar com dezenas de aliados e correligionários. Recuperado de cirurgia de catarata, o dirigente regional do PR está enxergando agora está pensamento.

Após longo período de fisioterapia para recuperar lesão no joelho, o dep Inocêncio prepara-se para percorrer com botas de sete léguas em todos as plataformas políticas de Pernambuco.

Na terça-feira Inocêncio decola para Brasilia para reiniciar suas atividades parlamentares e tocar a pauta do Centro de Estudos e Debates Estratégicos – CEDES, o qual é presidente.

Na sexta-feira o dep Inocêncio Oliveira será recebido em audiência pelo governador Eduardo Campos, face to face, para analisar os cenários da sucessão estadual, sucessão presidencial e eleições gerais deste ano.

ASSEMBLEIA DIVULGA EDITAL DE CONCURSO. PROVAS SERÁ EM ABRIL

A Assembleia Legislativa acaba de divulgar o edital para o concurso público para o preenchimento de 100 vagas na Casa. As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, entre os dias 3 e 24 de fevereiro. A previsão para a realização das provas objetivas e discursiva é o dia 6 e 14 de abril. Os valores da inscrição para as vagas de nível superior será de R$ 123,80 e de nível médio completo, R$ 83,80. O resultado final do concurso público deverá ser divulgado no dia 30 de maio deste ano.
De acordo com informações já divulgadas pela comissão da Assembleia responsável pelo concurso, os salários são de R$ 4.780,74, R$ 7.354,99 e R$ 11.315,33, para os cargos de agente, técnico e analista legislativo, respectivamente. 
O concurso oferece 60 vagas para o cargo de Analista Legislativo (nível superior) e 40 vagas para o cargo de Agente Legislativo (nível médio). Para Analista, as vagas estão divididas em 25 para Consultoria Legislativa (com 7 áreas específicas); 20 vagas para Comunicação Social/Jornalismo (com 4 áreas específicas); 7 vagas para a área de Informática (sendo 5 para Sistemas e 2 para Infraestrutura); 4 para Contabilidade; 2 vagas para Engenharia Civil; e 2 vagas para Biblioteconomia. Para o nível médio, serão 40 vagas no total. 

RODRIGO NOVAES REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CONCURSO DE IBIMIRIM

O deputado Rodrigo Novaes-foto (PSD) esteve hoje (31), no município de Ibimirim, em reunião com concursados e vereadores na Câmara Municipal.
Novaes defende o direito dos que foram aprovados em concurso público da cidade mas nunca foram nomeados pelo atual prefeito, apesar de haver acórdão do Tribunal de Justiça de Pernambuco, transitado em julgado, determinando ao gestor municipal a nomeação e posse imediata dos concursados.
Esta situação é passível de intervenção no município, por descumprimento de ordem judicial, pedido este que já foi protocolado junto ao procurador geral de Justiça de Pernambuco e está sob análise.
O parlamentar informou que vai realizar audiência pública, por meio da Comissão de Administração da Assembleia Legislativa, na Câmara de Vereadores de Ibimirim. Rodrigo convocará o Ministério Público, representantes do Tribunal de Justiça, vereadores, deputados, concursados, além do prefeito, que deverá apresentar motivos para descumprir a ordem judicial.
Participara da reunião com o deputado, os vereadores Janailson (PMDB), Guega (PV) e Dr. Fernando (PT), além de dezenas de concursados.

ARMANDO PRESTIGIA POSSE DO PTB DE PAULISTA

Visando fortalecer a presença do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no município de Paulista, quinto maior colégio eleitoral de Pernambuco e importante cidade da Região Metropolitana do Recife, o senador Armando Monteio prestigia nesta sexta-feira (31) a posse do novo diretório municipal da legenda, que será presidido pelo vereador Edmilson Alves (Edmilson do Pagode).
A posse deverá contar com a participação de diversas lideranças do município, do Estado, além de representantes de outras legendas, e está marcada para as 19h, no Espaço Armazém 10.

JARBAS PODE FICAR FORA DA REELEIÇÃO

Caso tenha interesse na reeleição, o senador Jarbas Vasconcelos será tranquilamente aceito na chapa da Frente Popular. O governador Eduardo Campos não vetaria sua candidatura a um novo mandato, até porque vai precisar do tempo de televisão do PMDB para compensar o que vai perder dos três partidos que estão apoiando o senador Armando Monteiro para governador: PTB, PSC e PROS. No entanto, o senador tem dado sinais de que está perdendo o interesse pela reeleição, apesar de a executiva estadual do seu partido ter deliberado, duas semanas atrás, em Vitória, que sua candidatura é prioridade para os interesses da legenda. Não se sabe ainda se o propósito do senador é disputar uma vaga na Câmara Federal, coordenar a campanha do governador a presidente da República ou simplesmente abandonar a política quando concluir o atual mandato. Isso só irá ficar mais claro quando o PSB anunciar o seu candidato a governador. 
Por: Inaldo Sampaio

GERALDO JULIO E GONZAGA PATRIOTA FORTALECEM SAMU EM RECIFE

A convite do prefeito Geraldo Júlio, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou da formatura de 132 socorristas na capital pernambucana na manhã desta quinta-feira (30), no auditório do Banco Central. Ao fim da cerimônia, o gestor fez a entrega de dez novos veículos que possibilitarão ao SAMU atuar pela primeira vez com 22 equipes.
“São novos profissionais para o SAMU e novos veículos que se juntam a contratação de médicos e reforma na sede. Tudo isso para diminuir o tempo de espera. É muito importante que as pessoas sejam atendidas nos primeiros minutos, isso é fundamental para a qualidade de vida. Aqui, fizemos um investimento importante para que a população conte com um bom serviço“, explicou Geraldo.

Dos 132 novos profissionais, são 100 técnicos de enfermagem, 18 enfermeiros e 14 condutores. Todos eles tiveram que passar por uma capacitação dividida em duas fases. A primeira já foi realizada e contou com treinamento prático na base do SAMU, bem como capacitação em traumas, reanimação cardiopulmonar e urgências cirúrgicas e cardiológicas. Os técnicos e condutores participaram como socorristas em ambulâncias do SAMU, completando a carga horária de 60 horas – quantidade exigida pelo Ministério da Saúde para exercer as atribuições.

Gonzaga Patriota, em sua fala, lembrou que há vinte anos o Brasil tinha apenas 10 milhões de veículos, hoje, com a mesma mobilidade, conta com mais de 70 milhões, por isso, carece desse tipo de ação, através das suas autoridades, para cuidar melhor das pessoas em caso de acidente.

Os dez novos veículos são oito rangeres 4 x 4, uma viatura tipo furgão e um Veículo de Intervenção Rápida (VIR). Os equipamentos têm facilidade para acessar os morros, locais alagados; além de subir rampas e ladeiras e estão equipados com maca, torpedo de oxigênio e umidificador. A iniciativa garantirá a diminuição do tempo de espera para o atendimento. Os veículos foram adquiridos junto ao Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Saúde do Recife.

“A UNIVERSIDADE FEDERAL TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA NOVA ECONOMIA DE PERNAMBUCO” DEFENDE ARMANDO MONTEIRO

Entusiasmado com a expansão da Universidade Federal de Pernambuco para o Interior e para novos polos industriais, como o de Goiana, na Mata Norte do Estado, o senador Armando Monteiro (PTB) esteve nesta quinta-feira (30) na reitoria da UFPE para uma reunião de trabalho com o reitor Anísio Brasileiro e sua equipe.

Após ouvir uma série de apresentações sobre as demandas e planos de ampliação da instituição, Armando colocou-se à disposição para articular a bancada federal do Estado em favor de uma agenda de interesse da Universidade. A equipe do reitor irá preparar um documento definindo as prioridades dessa agenda. O Congresso Nacional retoma suas atividades, após o recesso, na próxima semana.

Na opinião do senador, “a UFPE terá um papel fundamental no desenvolvimento de Pernambuco” nos próximos anos porque o Estado está se reindustrializando, sobretudo graças a setores que demandam profissionais mais qualificados. “A nossa indústria foi relançada na direção de setores novos e importantes, mas setores mais complexos, que exigirão um trabalhador com um perfil profissional diferente e nós precisamos fazer um melhor encadeamento dessa indústria para que os efeitos internos sejam maiores”, defende Armando.

O senador considera essencial que a bancada federal defenda os planos de expansão e o fortalecimento da UFPE, principalmente a implantação de novas unidades no Recife e no Interior, além da ampliação dos projetos de produção de tecnologia a partir de convênios com as empresas privadas.

Durante a reunião, o reitor Anísio Brasileiro, o ex-reitor Amaro Lins e pro-reitores falaram sobre os planos de implantação de cursos de engenharia na região de Goiana, onde está se instalando a fábrica da Fiat, e de outras unidades, por exemplo, em Vitória de Santo Antão e Caruaru. “Olhando Pernambuco em direção ao futuro, não há nenhuma dúvida que o Estado volta a ter protagonismo no país. Mas, para isso, a gente não pode perder oportunidades. E o papel da UFPE, que é um ativo, é uma vantagem que nós temos, será fundamental”, ressaltou Armando.

PROGRAMA BALCÃO DE DIREITO RESGATA CIDADANIA DE 186.078 PERNAMBUCANOS EM SETE ANOS DE ATIVIDADES

Mais de cento e oitenta e seis mil pernambucanos de todas as regiões do Estado tiveram seus direitos à cidadania resgatados através da retirada de documentos gratuitos ao longo dos sete anos da gestão Eduardo Campos. A ação, coordenada pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos realizou 1.092 mutirões em todos os 184 municípios, assegurando o acesso a documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, e registros de nascimento. De 2007 a 2013, o Programa Balcão de Direitos emitiu, ao todo, 472.899 documentos. 
Dos 121.804 registros de nascimento emitidos no posto fixo de atendimento da Casa da Cultura, no Centro do Recife, e nas ações itinerantes, 3.052 correspondem aos chamados registos tardios, ou seja, foram emitidos pela primeira vez e beneficiaram além de crianças, adultos das mais diversas faixas etárias que nunca haviam obtido o documento via cartórios de registro civil. 
Atuando nas áreas urbanas e zonas rurais, as ações se estenderam a comunidades quilombolas, indígenas, assentamentos da reforma agrária e até grupos nômades, a exemplo dos ciganos. Os números obtidos pelo Balcão de Direito impressionam. Desde sua implantação em 2007, foram emitidas 86.416 carteiras de identidade, 53.733 carteiras de trabalho e previdência social, 118.752 segundas vias do registro de nascimento e 210.946 fotos para a confecção dos documentos.
O Balcão de Direitos tem como objetivo promover a integração de serviços públicos e de mecanismos de defesa e de acesso à justiça, dando acesso à documentação civil ampliando, além da erradicação dos sub-registros de nascimento, o acesso a demais documentos tidos como essenciais ao exercício e o reconhecimento da cidadania. “O Programa Balcão de Direitos, atua na perspectiva da efetivação dos Direitos Humanos através do direito básico à documentação como premissa para a cidadania”, destacou 
a gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Martha Braz.
 Ela explica que as ações do Balcão de Direitos promovem a cidadania e facilitam o acesso da população a outros benefícios como saúde, educação e mercado de trabalho. Um dos focos de atuação do programa é o trabalhador rural, com o Programa Chapéu de Palha. Nesse, o atendimento é ampliado para os familiares e moradores em geral. Além do Chapéu de Palha, o Balcão atende ao “Nenhuma Pernambucana sem Documento” da Secretaria da Mulher; ao Governo Presente e ao Programa “Resgatando Cidadania”, da 
Secretaria de Defesa Social (SDS), assim como as ações da própria SEJUDH, como as Semanas de Direitos Humanos e a Jornada de Direitos Humanos.
As prefeituras interessadas em receber os serviços do Balcão de Direitos podem ligar para o telefone (81) 3183.3195

EDUARDO INFORMA NO FACEBOOK QUE MIGUEL TEM SÍNDROME DE DOWN

Por voltas das 17h55 de ontem (29), o governador Eduardo Campos postou em sua página do Facebook que o seu quinto filho, Miguel, nascido ontem à tarde, tem Síndrome de Donw. Apresentando uma foto onde aparece carregando e beijando o bebê e familiares e amigos por trás sorrindo, o socialista escreveu:

“Obrigado a todos que nos mandaram tantas lindas mensagens pela chegada do nosso Miguel. Hoje, os médicos confirmaram o que já estava pré-diagnosticado há algum tempo. Miguel, entre outras características que o fazem muito especial, chegou com a Síndrome de Down. Seja bem-vindo, querido Miguel. Como disse seu irmão, você chegou na família certa! Agora, todos nós vamos crescer com muito amor, sempre ao seu lado. Eduardo, Renata, João, Maria Eduarda, Pedro e José.”

Miguel nasceu às 15h05 de ontem medindo 51,5 cm e pesando 3,455 quilos. O bebê recebeu o nome em homenagem ao bisavô e ex-governador Miguel Arraes.  O nascimento estava previsto para o dia 8 de fevereiro, foi antecipado, e a primeira-dama Renata Campos, 46, deu entrada no Hospital Santa Joana às 11h acompanhada de Eduardo e dos outros quatro filhos.

Também pelo Pelo Facebook o governador havia comentado ontem: “É um menino forte e saudável, nasceu cercado por carinho, felicidade e muito amor. Tem o nome do bisavô e de São Miguel Arcanjo. Seu significado em hebraico (“Quem será como Deus?”), lembra da nossa humildade diante do Senhor”. Assim como aconteceu com seus outros filhos, o parto foi normal e as informações da assessoria são de que a mãe e o bebê passam bem.

DOIS VEREADORES DE CARUARU SÃO PRESOS NOVAMENTE

Dois vereadores do município de Caruaru foram presos nesta quarta-feira. Evandro Silva (PMDB) e Val das Rendeiras (Pros) foram detidos por determinação do juiz Pierre Souto Maior. Segundo informações preliminares, ambos estariam envolvidos em um esquema de manipulação de votação para abertura ou não de CPI na Câmara Municipal. Não se sabe ainda se o fato teria ligação com a Operação Ponto Final, desencadeada pela Polícia Civil em 18 de dezembro do ano passado.

Há possibilidade de outros vereadores da cidade estarem envolvido no caso, já que, na Operação Ponto Final, dez deles foram presos sob suspeita de participação em um esquema de corrupção que envolve a cobrança de suborno para aprovação de projetos do Poder Executivo na Câmara Municipal. Após seis dias de prisão, seis dos dez vereadores foram soltos. No dia seguinte, outros dois deixaram a penitenciária após pagamento de fiança de R$ 50 mil por porte ilegal de armas.

Os advogados de Evandro Silva e Val das Rendeiras contaram que ainda não conhecem o teor desta nova acusação. Essa, aliás, é a terceira vez que o vereador peemedebista é detido. Em 9 de janeiro, ele foi recolhido à Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, sob alegação de ameaçar testemunhas do processo da Operação Ponto Final. Alguns dias depois, ele conseguiu habeas corpus na Justiça e desde então respondia ao processo em liberdade.