Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS RECEBE FUTURO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO (TJPE)

O governador Eduardo Campos recebeu em seu gabinete, na tarde desta quinta-feira (23/01), o futuro presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves. Na ocasião, o magistrado entregou ao chefe do Executivo estadual o convite para a posse da nova mesa diretora da corte para o biênio 2014/2015. Neves esteve acompanhado do desembargador Leopoldo Raposo, que será o 1º vice-presidente do tribunal.

A nova mesa diretora do TJPE foi eleita por unanimidade em novembro, e também será composta pelos desembargadores Fernando Ferreira (2º vice-presidente) e Eduardo Paurá (corregedor-geral de Justiça). A posse está marcada para o dia 6 de fevereiro.( Fotos: Eduardo Braga/SEI)

EDILSON SILVA INFARTA E É SUBMETIDO A CATETERISMO

O político Edilson Silva (PSOL), 45 anos, está hospitalizado no Hospital Pelópidas Silveira, no Curado, após ser submetido a uma cirurgia de cateterismo. Edilson sofreu um infarto na manhã dessa quarta-feira (22) e foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Torrões, na Zona Oeste do Recife.

Segundo a esposa do político, Edna Jatobá, ele foi socorrido de urgência por uma ambulância do Samu, após sentir fortes dores no peito. A intervenção cirúrgica foi realizada na noite da quarta-feira. “Ele está bem, consciente, mas vou ter mais detalhes no horário de visita, a partir das 15h30”.

O quadro clínico de Edilson é estável, mas não há previsão de alta. Edna explicou que o marido não tem histórico de doenças cardíacas, mas é diabético.

Nas eleições municipais de 2012, o político se candidatou para vereador do Recife e recebeu 13.661 votos, a terceira maior votação, mas não foi eleito por não atingir o quociente eleitoral.

O presidente estadual do PSOL, Zé Gomes, enviou uma nota explicando o quadro de Edilson e aproveitou o espaço para tecer críticas sobre o sistema público de saúde.

Segundo ele, as dificuldades para conseguir informações sobre o estado do político após a internação foram imensas. “Nos solidarizamos aos usuários do sistema público de saúde que sofrem com a falta de informações e dificuldades absurdas de acesso aos seus parentes e amigos. Agradecemos os pensamentos positivos e esperamos em breve boas notícias para serem divulgadas”, disse.

Por meio de nota, a assessoria do Hospital Pelópidas Silveira, afirmou o paciente Edilson Francisco da Silva deu entrada na unidade às 23h da última quarta-feira (22) com diagnóstico de Infarto Agudo do Miocárdio.

Ele foi submetido a um procedimento de cateterismo cardíaco e angioplastia com implante de stent. (Blog do Jamildo)

GENIL GOMES É EMPOSSADO PRESIDENTE DO IPA

Em solenidade realizada na manhã de ontem (22/01), o Engenheiro Agrônomo, Genil Gomes, tomou posse como presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Ele substitui o pesquisador, Júlio Zoé de Brito, que presidiu a casa durante sete anos. O ato, realizado na sede do IPA, foi coordenado pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos. “O IPA reúne profissionais focados no desenvolvimento e aplicação de tecnologias, que garantam melhores condições de vida ao agricultor familiar” afirmou. 
O novo presidente pretende fortalecer as três áreas de atuação do IPA: Pesquisa e Desenvolvimento, Extensão Rural e Infraestrutura Hídrica. “O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar pernambucana”, enfatizou Genil. 
O evento contou com a participação do Deputado Federal , Gonzaga Patriota, deputado estadual Henrique Queiroz, superintendente do Incra, Luíz Aroldo, presidente da Fetape, Doriel Barros, além de outras autoridades.
Perfil – Genil Gomes da Silva nasceu no município de João Alfredo, é Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural, com Especialização em Extensão Rural e Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade Europeia de Administração e Marketing. Passou a integrar o quadro do IPA em 2003, quando vários servidores da Perpart ficaram à disposição da instituição. Ao longo de sua trajetória profissional, exerceu os cargos de secretário de Agricultura e Reforma Agrária do município de Bonito, supervisor e coordenador Regional da Emater-PE, diretor de Operação do Prorural, coordenador do Núcleo de Acompanhamento do IPA e, anteriormente, ocupava o cargo de diretor de Extensão Rural do IPA.

ARMANDO CONCEDE ENTREVISTA COLETIVA EM LIMOEIRO NESTA SEXTA-FEIRA

O senador Armando Monteiro (PTB) concede entrevista coletiva na Associação Comercial e Industrial de Limoeiro, nesta sexta-feira (24), às 15h, para falar sobre os desafios de Pernambuco e o desenvolvimento do Agreste e da Mata Norte, sobretudo com a implantação de empreendimentos de grande porte como a fábrica da Fiat e o conjunto de empresas fornecedoras associadas a ela. Armando passará por Limoeiro, onde manterá contato com o prefeito Ricardo Teobaldo, com o ex-deputado José Humberto Cavalcanti e lideranças políticas da região, depois de ir a Riacho das Almas para uma série de compromissos e entrevistas.

BRUNO MARANHÃO INTERNADO EM ESTADO GRAVE

O engenheiro mecânico Bruno Maranhão, 74 anos, voltou a ser hospitalizado em função de uma piora em seu quadro de insuficiência respiratória, que vinha tratando em casa com fisioterapia. Ele deu entrada no Hospital Memorial São José, no Derby, para exames periódicos e precisou ser entubado e sedado, devido ao comprometimento de suas funções hepáticas.

De acordo com seu irmão, Carlos Henrique de Albuquerque Maranhão, o quadro de Bruno Maranhão é grave. “Realmente é uma situação muitíssimo delicada. A saúde dele está muito prejudicada e os médicos estão preocupados com o desenrolar desse problema nos rins”, esclareceu.

Bruno Maranhão está acompanhado da esposa, a antropóloga Suzana Maranhão.

A saúde do militante vem delicada desde 2011, quando ele foi submetido a duas cirurgias para conter a lesão de uma isquemia e uma trombose cerebral, tendo afetado o lado esquerdo do cérebro. Maranhão, à época, chegou a ficar em coma induzido. Doença cerebrovascular, a trombose venosa cerebral (TVC) tem múltiplas manifestações clínicas. Em algumas situações pode confundir e levar a um subdiagnóstico.

Ex-líder estudantil e ex-exilado político, Bruno Maranhão – além de ter sido membro da Executiva nacional do PT – é um dos líderes do Movimento de Libertação dos Sem Terra, organização nascida de uma dissidência no Movimento dos Sem-Terra (MST).

Bruno Maranhão é constantemente lembrado pela invasão que o Movimento promoveu em junho de 2006 nas dependências do Congresso Nacional. Líder, ele chegou a ficar preso por 39 dias no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

MPF PROCESSA EX-SECRETÁRIO DE SAÚDE DE OLINDA POR IMPROBIDADE

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco ajuizou ação de improbidade administrativa contra o ex-secretário de Saúde de Olinda, João Veiga Leitão de Albuquerque Filho (foto), pela má administração de recursos federais provenientes do Fundo Nacional de Saúde. Também são alvo do processo a então chefe do Departamento Administrativo e membro da Comissão de Licitação da Secretaria de Saúde de Olinda, Sônia Maria Nunes Costa, e o ex-diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal de Saúde, Markene Fernandes Vieira. A responsável pelo caso é a procuradora da República Mirella de Carvalho Aguiar.
Segundo consta na ação, os réus teriam cometido irregularidades em quatro procedimentos licitatórios destinados à contratação de empresa para fornecimento de refeições a servidores e pacientes das unidades de saúde municipais nos anos de 2006 e 2007.
Nesse período, a Secretaria de Saúde de Olinda, alegando encontrar-se em situação emergencial, deixou de realizar os procedimentos licitatórios exigidos pela lei e contratou, de forma direta, as empresas Recife Antigo Bar e Restaurante e Lemos Passos Alimentação e Terceirização de Serviços. As investigações, entretanto, revelaram que a situação emergencial constatada teria decorrido, na verdade, de descaso e inércia da administração, e não da ocorrência de fatos realmente imprevisíveis. O valor total das contratações irregulares foi de R$ 482.654,501.

Na ação, o MPF argumenta que o interesse público ficou prejudicado porque foi inviabilizada a competição entre os potenciais fornecedores, o que resultaria em contratações menos onerosas ou de melhor qualidade.

Sanções
Caso sejam condenados pela Justiça, as sanções previstas são ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por até oito anos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público pelo prazo de cinco anos.(Diário de Pernambuco)

PMDB FECHA COM JARBAS PARA SENADO E LÓSSIO SAI DO PÁREO

Em encontro que acabou, há pouco, o diretório estadual do PMDB em Pernambuco reafirmou posição unânime na indicação do senador Jarbas Vasconcelos à reeleição. Quanto à presença do deputado Raul Henry na vice do candidato a governador pelo PSB, o partido delegou a Jarbas o poder de decisão.

“Jarbas será o condutor de todo o processo. Nós o queremos candidato à reeleição”, disse o presidente estadual do PMDB, Dorany Sampaio. Diante desta decisão, a briga de Jarbas na aliança governista será travada com o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, nome do PSB cotado para o Senado.

Presente à reunião, o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, que havia colocado seu nome à disposição do partido para uma eventual candidatura a governador, não apenas apoiou a decisão tomada pela reeleição de Jarbas como disse que estava se retirando do páreo.

“Minha tese foi no sentido de que o partido tivesse presença na chapa majoritária. Em qualquer um dos casos, seja Jarbas senador ou Henry vice, me sinto representado”, disse Lóssio, que é praticamente o único prefeito no Estado que faz oposição ao governador Eduardo Campos. (Blog do Magno Martins)

VAGA DO PMDB SERÁ DE JARBAS

Eduardo Campos já deixou claro a Jarbas Vasconcelos que o peemedebista será candidato ao que desejar e que caberá a ele decidir o seu destino. Tal informação já foi revelada pelo senador a interlocutores. De forma sutil, o deputado federal Raul Henry, em entrevista à Folha publicada ontem, deu o seguinte recado: o PMDB dará a Jarbas o espaço na majoritária. Ao fazer esse registro, Henry grifou que a prioridade do partido é a reeleição do senador, assim como formar chapa forte de federal e estadual. Com o gesto, o parlamentar, secretário-geral do PMDB e cotado para ocupar a vice, evitou que o próprio Jarbas precisasse se expor e deu a entender que, na hora da decisão, o partido oferecerá o nome do senador para compor. Um dos espaços na chapa majoritária a ser encabeçada pelo PSB, em Pernambuco, certamente será do PMDB. E a legenda não poderá ocupar duas vagas, coisa que nem o PSB fará. Considerando que Raul já abriu mão de ser vice, ele concorrerá à reeleição.

Por: Renata Bezerra – Folha Política

PROGRAMA DE GOVERNO DE EDUARDO CAMPOS SERÁ DIVULGADO EM 4 DE FEVEREIRO

O programa de governo do PSB será apresentado em 4 de fevereiro, em Brasília. Nesta terça-feira (21), após reunião com a cúpula da legenda na residência do governador de Pernambuco, no Recife, o presidenciável Eduardo Campos fechou a primeira versão do documento.
Estiveram presentes o senador Rodrigo Rollemberg; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes; os deputados federais Beto Albuquerque e Márcio França; o vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral e o secretário geral da legenda, Carlos Siqueira. O ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho e o ex-deputado federal Maurício Rands chegaram ao final do encontro.
“Fizemos uma leitura do documento das diretrizes do programa, na terça-feira passada, quando houve uma reunião PSB-Rede. Hoje, amadurecemos o documento e acordamos com a Rede lançá-lo no próximo dia 4 de fevereiro em Brasília. Neste mesmo dia vamos entregar formalmente ao PPS para que eles possam se incoorporar ao debate do programa e vamos agendar a entrega a outros partidos”, afirmou Campos.
Também ficou definido o calendário dos seminários nas cinco regiões do Brasil. O primeiro será dia 22 de fevereiro, em Porto Alegre. O Rio de Janeiro concentrará as propostas do Sudeste, dia 15 de março. Em abril o partido finaliza os encontros com seminários no Recife, dia 5; Goiânia, dia 12; e Manaus, dia 26. 
Os fundamentos do próximo programa eleitoral a ser veiculado no rádio e na televisão também foram fechados, mas não divulgados. As colaborações pelo site Mudando o Brasil foram encerradas na última segunda-feira. O tema mais explorado com sugestões dos internautas foi Educação. 

GENIL GOMES ASSUME A PRESIDÊNCIA DO IPA

O novo presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Genil Gomes (foto), será empossado durante cerimônia a ser realizada nesta quarta-feira (22), às 10h, na sede da instituição. O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, coordena o ato solene.
Genil Gomes da Silva é Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural, com Especialização em Extensão Rural e Pós-graduação em Gestão Empresarial pela Faculdade Europeia de Administração e Marketing. Ao longo de sua trajetória profissional, ele exerceu os cargos de supervisor e coordenador Regional da Emater-PE, diretor de Operação do Prorural, coordenador do Núcleo de Acompanhamento do IPA e, anteriormente, ocupava o cargo de diretor de Extensão Rural do IPA. Gomes assume a presidência no lugar de Júlio Zoé de Brito.