
Alunos e professores selecionados para o programa de intercâmbio municipal receberão kits através de parceria institucional entre órgão fiscal e gestão municipal
Na manhã desta segunda-feira (26), a Prefeitura do Recife deu mais um passo em direção ao programa Recife no Mundo; desta vez, com um encontro entre gestores para anunciar a doação da Receita Federal de 110 smartphones e mochilas para os estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino selecionados para o programa de intercâmbio municipal, que tem viagem programada para julho deste ano. O evento ocorreu na sede da Receita Federal, no Bairro do Recife. A entrega contou com a presença de três estudantes representantes do programa – Rayssa Estephanni, da Escola Marechal Rondon; Emily Maria, da Escola Prof. José da Costa Porto, e Kauã Henrique, da Escola Pedro Augusto –, além de integrantes da Secretaria de Educação do Recife, como a secretária Cecília Cruz, da Prefeitura do Recife, como o prefeito João Campos, e da equipe da Receita Federal. A doação é parte de uma parceria institucional consolidada entre os dois órgãos.
“Essa é uma ação super interessante, onde a Receita disponibiliza produtos que foram apreendidos para passar a ter um fim social. Então, através da Rede Municipal de Ensino, vamos poder receber os produtos necessários para doar para as crianças que vão fazer o Recife no Mundo”, explicou o prefeito João Campos.
Desde a fase inicial do Recife no Mundo, a Prefeitura vem contando com o apoio da Receita Federal, que já se fez presente na primeira reunião de pré-embarque do programa com a participação do Sr. Carlos Eduardo da Costa Oliveira, delegado da Alfândega da Receita Federal, fortalecendo o compromisso do órgão com a promoção da educação e inclusão social. “A Receita Federal vem, nos últimos anos, tentando ressignificar as mercadorias apreendidas, que naturalmente têm uma conotação ruim, mas que podem fazer o bem para entidades que precisam”, disse Myrelle Miranda, superintendente da 4ª região da Receita Federal. “Nós apreendemos muitas mercadorias, então quando podemos transformar isso numa destinação social, como é o caso, é bom para todo mundo”, acrescentou o delegado Carlos Eduardo da Costa.
A entrega dos itens doados visa garantir que os estudantes selecionados – em sua maioria oriundos de famílias de baixa renda – possam participar do intercâmbio em condições adequadas. Ao todo, são 100 alunos e 10 professores da Rede Pública Municipal que embarcarão em uma experiência educacional rumo a três destinos: Inglaterra, Canadá e Estados Unidos. As mochilas e smartphones são itens indispensáveis para o deslocamento, a comunicação e a organização dos estudantes durante a experiência internacional. No entanto, mais do que fornecer materiais, a ação representa o compromisso coletivo com a democratização de oportunidades e a valorização do esforço e do talento dos jovens da rede pública. Trata-se de uma medida concreta de promoção da equidade educacional e da cidadania.
“Além de reforçar o ensino do inglês e a aprendizagem da língua pelos nossos estudantes, também temos o cuidado de, ao enviar os meninos para passar esse um mês numa universidade fora do país, garantir que eles vão com tudo que eles precisam: mala, mochila, todas as orientações. Então, essa parceria com a Receita Federal é super importante para a gente assegurar que esse kit esteja completo”, explicou Cecília Cruz, secretária de Educação do Recife.
RECIFE NO MUNDO – É um programa educacional criado pela Prefeitura do Recife que oferece a estudantes e professores da rede municipal a oportunidade de aprofundar o conhecimento na língua inglesa por meio de um curso intensivo e um intercâmbio internacional. O objetivo é preparar os participantes para atuar em um mundo globalizado, promovendo o ensino de qualidade e a valorização da educação pública. Com embarques previstos para o mês de julho de 2025, os participantes passarão quatro semanas imersos em vivências educativas e culturais nos países de destino, com foco no aperfeiçoamento da língua inglesa e no desenvolvimento pessoal. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com uma educação pública de qualidade, que amplia horizontes e cria novas oportunidades para jovens e educadores da cidade. “Desde pequena, eu sempre me interessei pelo inglês e busquei estudar, e ver que agora eu consegui, percebi que valeu a pena. Valeu a pena me dedicar. Passar nessa prova é a comprovação disso”, contou Rayssa, uma das estudantes selecionadas. Sua mãe, Rosa Borges, que também estava presente na ocasião, falou sobre a dedicação da filha. “Fico feliz, porque é mérito dela. Ela é muito estudiosa, e estamos dando todo o apoio, mesmo com o coração apertado”, disse.

Seja o primeiro a comentar