
Capacitações online gratuitas com time de especialistas do Instituto Recicleiros preparam municípios para implantar sistemas eficientes de coleta seletiva e reciclagem inclusiva
O Recicla+Pernambuco segue avançando dentro do processo de qualificação dos municípios. Após a fase das oficinas presenciais, os especialistas do Núcleo de Políticas Públicas do Instituto Recicleiros vão conduzir, a partir de 29 de maio, uma série de mentorias técnicas online e gratuitas para gestores públicos municipais.
A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), em parceria com o Instituto Recicleiros, visa fomentar políticas públicas de reciclagem e inclusão socioprodutiva de catadores.
“Este é um momento rico, em que municípios poderão aprender e tirar dúvidas em tempo real com os especialistas do time Recicleiros. É muito importante que todos os municípios participem ativamente para que consigam extrair o máximo possível de informações técnicas aplicáveis a seus casos concretos”, detalha o chefe de gabinete da Semas-PE, Danilo Nogueira.
Ao todo, serão cinco encontros virtuais, sempre das 10h às 12h, com mentorias e plantão de dúvidas, para aprofundar a capacitação dos gestores comprometidos com a causa socioambiental.
Os temas das mentorias técnicas são:
Regulamentação: Lei da Coleta Seletiva (LCS), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Municipal de Coleta Seletiva (29/5);
Dimensionamento do Sistema de Coleta Seletiva: Recursos ambientais, materiais, humanos e econômicos (3/6);
Infraestrutura: Galpão, coleta e transporte (5/6);
Estabelecimento de Parcerias entre Poder Público Municipal e Organizações de Catadores (10/6);
Organização de Catadores: suporte técnico e incubação (12/6).
“As mentorias técnicas são uma oportunidade única de diálogo com os especialistas Recicleiros, que abordam os temas basilares para estruturação do ecossistema de coleta seletiva e de reciclagem de modo técnico, mas de maneira simples e objetiva, para que consigamos compreender os pilares que sustentarão a implementação de um serviço municipal essencial, eficiente, resiliente, portanto um legado enquanto política pública de sustentabilidade”, comenta Cezar Augusto, Gerente do Núcleo de Políticas Públicas do Instituto Recicleiros.
Ainda há tempo para participar do Recicla+Pernambuco. Municípios interessados em se tornar referência em gestão sustentável de resíduos devem se inscrever até 15 de junho pelo site www.recicleiros.org.br/pe.
Seleção de quatro municípios ou consórcios para investimentos
Após a qualificação, o Recicla+Pernambuco vai selecionar quatro municípios ou consórcios para implantação do projeto de coleta seletiva. Serão quase R$ 30 milhões destinados a reformas e equipamentos para Unidades de Processamento de Materiais Recicláveis (UPMRs), campanhas para engajamento da população, assessoria técnica de longo prazo para catadores e gestores públicos e capital de giro e suporte à municipalidade.
Sobre o Instituto Recicleiros
O Instituto Recicleiros é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) com 18 anos de atuação no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos no Brasil. Com foco na recuperação de embalagens pós-consumo e na inclusão de catadores, o Instituto implementa o Programa Recicleiros Cidades em diversos municípios, promovendo uma economia circular que integra prefeituras, empresas, catadores e cidadãos.

Seja o primeiro a comentar