
Ação do programa Mais Vida, do Gabinete de Inovação Urbana, leva inclusão, espaços de lazer e qualidade de vida à comunidade
Entre as margens do Rio Tejipió e o coração do bairro de Areias, um espaço da cidade começa a ganhar uma nova vida. A comunidade de Beirinha, conhecida por suas raízes ribeirinhas e pelo pulsar da cultura local, virou símbolo de transformação graças à requalificação urbana e social realizada pela Prefeitura do Recife, por meio do programa Mais Vida, do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB). Com um investimento de aproximadamente R$ 172.200,00, o projeto trouxe melhorias estruturais, criou espaços de convivência e reforçou a identidade local ao integrar elementos do manguezal e da cultura ribeirinha aos novos ambientes. As intervenções incluíram a instalação de mobiliário urbano, brinquedos, sinalização, arte urbana e ações de paisagismo, beneficiando diretamente cerca de 250 famílias.
“Com diálogo, com capacidade de transformar, com obra e, principalmente, trazendo o que as pessoas esperam, que é uma cidade melhor nos quatro cantos, seja nas obras pequenas ou maiores, dá pra fazer a diferença no dia a dia”, afirmou João Campos. O prefeito do Recife esteve na região na manhã deste sábado (24) para ver as intervenções.
Além das melhorias físicas, a iniciativa contou com um processo participativo de escuta e cocriação, envolvendo adultos e crianças na concepção dos espaços. Foram promovidas atividades sociais, incluindo ações de conscientização ambiental. Na requalificação dos espaços, foram instalados jarros de concreto, floreiras, mesas, bancos e varais de ferro, além da implantação de equipamentos para calistenia e alongamento. A acessibilidade também foi priorizada, com a instalação de 30 metros de corrimão e melhorias no acesso a residências próximas à praça revitalizada.
Foi criada uma área infantil, com um circuito lúdico, balanços e escorregadores, além da instalação de brinquedos e jogos interativos na “Rua do Brincar”. Para incentivar a leitura, a comunidade ganhou uma livroteca. O paisagismo foi reforçado com o plantio de 180 mudas ornamentais e 15 árvores, ampliando as áreas verdes da região, e uma horta na Creche-Escola Mulheres de Beirinha, em parceria com a Secretaria Executiva de Agricultura Urbana (SEAU), onde são cultivadas leguminosas e verduras utilizadas na alimentação das crianças. A sinalização também foi renovada, com novas placas, mapas da intervenção e avisos educativos. Na infraestrutura, foram recuperados 132 metros de passeio público.
Moradora da região desde que nasceu, Fabíola Azevedo, de 33 anos, é mãe de dois meninos – um bebê e um pré-adolescente de 14 anos. Ela falou sobre a importância do novo espaço. “Achei muito importante. Meu menino gosta muito de ficar por aqui, jogando bola, então vai ser muito legal não só para ele, mas para as outras crianças, estimulando elas a sair um pouco do celular, da internet, se distrair”, disse.
A arte urbana teve um papel de destaque, com 25 painéis pintados por artistas locais como Almir Pedro e Luciano Ferreira, além de jovens da comunidade orientados pelo artista Luiz Amorim. As intervenções foram executadas dentro do programa Colorindo o Recife, também do GIURB, reforçando o pertencimento dos moradores ao espaço por meio da expressão artística. Mais do que uma requalificação urbana, o projeto resgatou a conexão dos moradores com seu ambiente natural e cultural. As novas praças, o calçadão e os equipamentos urbanos não apenas melhoraram a infraestrutura local, mas também fortaleceram os laços sociais e o sentimento de pertencimento.
MAIS VIDA – O programa Mais Vida, criado em 2016, é uma política pública de combate à desigualdade socioespacial no Recife, promovendo inclusão social e urbana com a participação ativa dos moradores. Já beneficiou mais de 54 mil pessoas em 56 comunidades, em parceria com a Tintas Coral.

Seja o primeiro a comentar