Press "Enter" to skip to content

Prefeito Simão Durando clama por reforma urgente da UPE e apela à governadora: “A situação é de perigo”

Em uma visita ao campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, o prefeito Simão Durando fez um apelo contundente à governadora do Estado por uma intervenção urgente na estrutura da instituição, que se encontra em situação crítica. Acompanhado do deputado estadual Antonio Coelho, Simão Durando percorreu as instalações e constatou de perto os riscos enfrentados por alunos, professores e servidores.

“A situação que vimos com o deputado Antônio é de perigo. Tenho certeza que, ao ver essas imagens, a governadora irá se sensibilizar para realizar a reforma. Toda a comunidade acadêmica está mobilizada. Este é um pedido que vai além de Petrolina, pois estudantes de várias cidades vêm para cá e estão receosos com o nível de desgaste estrutural”, afirmou o prefeito.

Com mais de 3,5 mil estudantes e servidores impactados, a UPE Petrolina precisa de aproximadamente R$ 4 milhões para realizar as reformas emergenciais. Recentemente, a parte em que funcionava o Colégio de Aplicação, além de laboratórios, parte administrativa do campus e biblioteca, foram interditados devido ao teto do prédio que está correndo risco de desabamento. A improvisação, para que as aulas permaneçam acontecendo, afeta diretamente a qualidade do ensino, inclusive com problemas no fornecimento de merenda escolar.

“Estamos falando do futuro de milhares de jovens que sonham em mudar de vida por meio da educação. Aqui, temos uma universidade que acolhe alunos de todo o Vale do São Francisco. É inadmissível que essa situação continue sem resposta”, destacou Simão.

O deputado Antonio Coelho reforçou o apelo do prefeito e colocou seu mandato à disposição para buscar soluções. “Vamos trabalhar junto com o prefeito Simão para garantir os recursos necessários. São mais de 100 espaços comprometidos. São oito mil metros quadrados condenados. O cenário é doloroso. É muito triste ver um prédio histórico, onde nasceu a primeira universidade pública de Petrolina, nessa situação”, destacou o parlamentar.

Simão Durando reforçou que seguirá mobilizando forças para garantir a reforma da universidade. “Essa é uma luta por educação, por dignidade e pelo futuro da nossa juventude. E vamos continuar cobrando até que o problema seja resolvido”, concluiu o prefeito.

Seja o primeiro a comentar

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *