
No comando do PSDB estadual desde a última quarta-feira (02.04), o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, afirmou, neste sábado (05.04), durante o XVI Congresso Estadual do PSB, que a sigla tucana fará encontros em todo o estado para conversar com a população e definir qual caminho irá seguir em 2026.
Afirmando que não é de ficar em cima do muro, como atesta sua trajetória na vida pública, reiterou que, sob sua presidência, o PSDB passa a ser independente, não integrando mais a base do atual governo de Pernambuco. “Tenho certeza que a união que vai tirar Pernambuco do atraso vai começar hoje aqui. Não sou dono do PSDB. Vamos sentar na mesa, dialogar e tomar decisões em conjunto”, disse. “Independentemente de sigla partidária a gente vai trabalhar o melhor nome para tirar Pernambuco do atraso que está hoje”, afirmou.
O deputado disse acreditar que a partir de agora vários partidos de Pernambuco começarão a discutir alianças em torno de um projeto que seja melhor para o estado. “Falo em nome do PSDB. Temos um longo caminho pela frente, mas o sentimento que observamos em cada canto de Pernambuco é favorável a uma nova mudança”.
Segundo ele, Pernambuco e os pernambucanos convivem hoje com hospitais sucateados, saúde na UTI, falta de segurança e de educação. “O pior exemplo disso são estudantes que estão no Chile e ainda estão morando em hotéis porque não estão regularizados no programa Ganhe o Mundo, criado pelo ex-governador Eduardo Campos”, observou.
Porto aproveitou para parabenizar o deputado estadual Sileno Guedes, que teve a recondução à presidência do PSB pernambucano oficializada, e ressaltar o peso político do prefeito do Recife, virtual pré-candidato ao governo do estado em 2026. “Tem gente que veio pra ficar na politica. Este é o caso de João Campos”, frisou, indicando afinidade com o projeto da legenda socialista de ter candidato ao governo no próximo ano.
O deputado lembrou ainda que quando acredita num projeto se empenha de corpo e alma pela sua viabilização. “Há três anos, acreditei num projeto que iria começar uma mudança em Pernambuco. Todos sabem do meu empenho, arriscando meu mandato de deputado estadual, mas segui firme acompanhando a atual governadora”, disse. “A pior coisa que existe na política é a ingratidão”, arrematou.
Porto ainda destacou a homenagem do congresso socialista ao ex-deputado José Patriota, falecido no ano passado. Disse que mesmo convivendo pouco tempo com o ex-deputado aprendeu muito com o político, que também foi prefeito de Afogados da Ingazeira. O presidente do PSDB lembrou que Patriota deixou como legado uma grande contribuição para o desenvolvimento dos municípios pernambucanos a partir da atuação na Associação Municipalista de Pernambuco.
