A música do Sertão representando Pernambuco na próxima edição do Cena Nordeste. O Samba de Coco Raízes de Arcoverde estará presente na programação da próxima data do festival, marcada para os dias 5 e 6 de julho. O evento será em São Luís, Maranhão, realizado no Canto da Cultura, Teatro João do Vale e na Casa do Tambor de Crioula.
O Samba de Coco Raízes de Arcoverde foi formado oficialmente em 1992, mas suas origens remontam ao início do século 20, quando ainda em 1916, as irmãs Lopes começaram no Coco, formando décadas depois o tradicional grupo que levava o nome da família. Com o passar dos anos, muitos músicos foram incorporados ao grupo e com a junção das famílias Gomes e Lopes, somadas ao mestre Lula Calixto, é fundado o grupo que se apresentará nesta sexta-feira, às 16h30, no Teatro João do Vale.
As influências do grupo passam pela poesia sertaneja, misturando as culturas indígena e negra. As sonoridades são enraizadas no coco trupé, desenvolvido pelo Mestre Calixto, com sons dos pés calçados de tamancos no chão de terra, acompanhado pelo triângulo, pandeiro, surdo e ganzá. O xaxado e o samba de roda também marcam presença na cativante mistura criada pelos artistas do Sertão do Moxotó.
“O Cena Nordeste vem sendo uma grande vitrine da força da cultura popular pernambucana para além das fronteiras do nosso estado. E São Luís receberá uma das iniciativas mais cativantes da pluralidade de nossa música, com o Samba de Coco Raízes de Arcoverde, uma das grandes forças criativas do Sertão do Moxotó, atuando há décadas e que conquistou não só o coração do pernambucano, mas de todo o país”, afirma a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.