Home » Pajeú » Prefeitura de Afogados promoveu solenidade de entrega da medalha Dom Francisco

Prefeitura de Afogados promoveu solenidade de entrega da medalha Dom Francisco

Dentro da programação de emancipação de Afogados da Ingazeira, a Prefeitura promoveu nesta quarta, a solenidade de entrega da medalha Dom Francisco de mérito municipal, concedida a pessoas ou instituições que tenham relevantes serviços prestados ao município.

Na relação de agraciados deste ano, o promotor Lúcio Luiz de Almeida, a defensora pública Cristina Apolinário, o coco de roda negros e negras do leitão da carapuça, a rádio Afogados FM, o agricultor e líder sindical Severino Carneiro, e o professor da antiga escola Cenecista, Severino Marques Carneiro, esses dois últimos como homenagem póstuma. A medalha foi entregue a familiares dos mesmos.

A solenidade aconteceu na câmara de vereadores do município e contou com a presença de diversas autoridades, como o Prefeito Alessandro Palmeira, vice-prefeito Daniel Valadares, Presidente da Câmara, Rubinho do São João, vereadores Raimundo Lima, Douglas eletricista, Gal Mariano, Reinaldo Lima, César Tenório e Erickson Torres. Representando a diocese de Afogados, o Bispo Diocesano Dom Limacêdo Antônio e o Padre Gilvan Bezerra.

“Pra mim é muito importante estar aqui com vocês, nessa cerimônia de concessão de medalhas, honrando o nome de uma figura tão importante como Dom Francisco, que nos deixou um legado permanente de trabalho pastoral e de preocupação com os menos favorecidos,” destacou Dom Limacêdo Antônio.

O Prefeito Alessandro Palmeira destacou em sua falou sobre o simbolismo de entregar a medalha Dom Francisco no ano em que a Diocese celebra o centenário do Bispo.
“Este ano celebramos o centenário do nosso profeta do sertão, que tantos ensinamentos nos deixou, um legado de lutas e preocupações sociais que formou toda uma geração de Afogadenses, e que ainda hoje dá seus frutos. Quero parabenizar todos os homenageados desse ano, que trazem, em sua história, um legado de contribuições importantes para a história social, jurídica e cultural de Afogados,” destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

Confira um breve resumo das pessoas e instituições homenageadas com a medalha Dom Francisco:

Coco de Roda Negros e Negras do Leitão da Carapuça – surgiu na década de 1920, em uma comunidade de remanescentes de quilombo, repleta de riquezas culturais e arqueológicas. Em 2023, recebeu o importante registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Rádio Afogados FM – fundada em 2015, é uma das duas emissoras de rádio existentes em Afogados, conhecida por sua forte conexão com a comunidade, tendo um papel importante na divulgação de notícias, entretenimento e cultura local.

Promotor Lúcio Luiz de Almeida – nascido em 1975, é promotor público desde 1997, tendo iniciado suas funções públicas na comarca de Tabira. Tem reconhecida atuação no MP na defesa dos interesses coletivos e difusos, com um trabalho destacado na luta pela garantia de direitos. É sócio-fundador do Rotary Club de Afogados da Ingazeira.

Defensora Pública Cristina Apolinário – bacharela em direito pela UFPE, exerceu o cargo de assessora jurídica das câmaras de vereadores de Afogados e Carnaíba, é atualmente a gerente do núcleo regional da defensoria pública em Afogados da Ingazeira e diretora, no sertão, da associação dos defensores públicos de Pernambuco.

Severino Carneiro – foi agricultor e importante liderança sindical rural, tendo sido membro fundador e diretor do Sindicato dos trabalhadores rurais de Afogados da Ingazeira, entre as décadas de 1970 e 1980

Severino Marques Carneiro – professor da antiga escola Cenecista, foi também professor da Escola Monsenhor Antônio de Pádua Santos. Foi professor e também diretor da antiga escola de artes, onde ensinou marcenaria, tornearia mecânica e solta, sempre com enorme habilidade.


Inscrever-se
Notificar de

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários