Com a proximidade do fim do estado de emergência decorrente da pandemia de covid-19, que vai ocorrer no dia 30 de junho, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), decidiu manter em funcionamento os hospitais de retaguarda Brites de Albuquerque, em Olinda, e o antigo Alfa (Hospital Nossa Senhora das Graças), na Zona Sul do Recife, onde abrirá 30 vagas de enfermaria. O Hospital do Tricentenário, localizado no Bairro Novo, em Olinda, também ganhará 20 novos leitos. Nas três unidades os pacientes contarão com suporte multiprofissional, exames laboratoriais e atendimento especializado. Apenas o Hospital de Retaguarda em Neurologia (HRN) será desmobilizado.
Os 50 novos leitos, que passam a integrar a rede estadual de saúde, servirão de retaguarda para as emergências de neurologia, uma vez que com o fim Estado de Emergência de Saúde Pública Internacional (ESPII), declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a rede precisou ser reorganizada para manter a assistência à população pernambucana no pós-covid. “Estamos vivenciando mais um momento desde o decreto do início da pandemia por parte da OMS. Se faz necessária a desmobilização dos serviços que possuíam em seu foco assistencial prioritário o monitoramento de pacientes suspeitos e confirmados para covid-19, iniciando uma readequação da rede de saúde para ofertar à população pernambucana assistência especializada”, destaca a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
“O Alfa é um hospital que vem se modificando com relação ao perfil. Era um hospital só de Covid, de Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave), e atualmente ele já tem as especialidades de geriatria, de clínica médica. Já é um hospital que tem realizado exames de maior complexidade, como tomografia, laboratório 24 horas, existe uma quantidade de leitos de UTI que atende às intercorrências do hospital e agora vai ampliar seus leitos também com perfil de pacientes de retaguarda de neurologia”, explica a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Lara Voss.
Ainda de acordo com a secretária-executiva, os pacientes não precisarão ser transferidos para realização de exames ou procedimentos. “Se o paciente piorar e precisar de uma UTI, consegue-se resolver no próprio hospital, sem precisar esperar. Em relação ao Tricentenário, que já funciona com leitos de neurologia clínica, vamos expandir esse mesmo perfil, com 20 leitos a mais. Esses leitos vão atender a demanda que era do Hospital de Retaguarda de Neurologia”, completou a secretária.
DADOS – Atualmente, o Hospital Alfa acolhe pacientes clínicos, neurológicos, pós-operados de neurocirurgia, além de pacientes geriátricos, contando com 260 leitos, sendo 100 de UTI. Já o Brites conta com 150 leitos, sendo 60 deles de terapia intensiva para adultos e 30 pediátricos, além de 40 leitos clínicos para adultos e 20 de enfermaria pediátrica.