O lançamento aconteceu nesta segunda (06), em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios. Ao todo, 22 agentes ambientais atuarão no processo de coleta seletiva e reciclagem sob a coordenação da Prefeitura. Todos irão às ruas devidamente identificados com crachás e de uniforme novo, com botas, luvas, chapéus com abas protetoras, máscaras, calças e camisas de manga longa.
Nessa fase experimental, a coleta seletiva irá atender ao centro comercial de Afogados e aos órgãos públicos – municipais, estaduais e federais – de segunda a sábado, sempre no horário das 16h às 20h30.
Comerciantes e gestores públicos já estão orientados a separar o lixo seco do úmido para facilitar o trabalho dos recicladores. Todo o material coletado diariamente será encaminhado para a central de triagem instalada pela Prefeitura, no Bairro São Francisco. Lá, o lixo será separado, processado e comercializado.
“É o início de um processo irreversível. A sociedade não pode mais desperdiçar dinheiro e energia. O lixo traz isso e precisamos aproveitar sua riqueza. Essa é uma fase de testes, de ajustes, para chegarmos ao modelo ideal de coleta seletiva para Afogados” destacou o Prefeito José Patriota.
Confira o calendário da coleta:
Segunda – Artur Padilha, João da Cruz, Gustavo Fitipaldi e Manoel Borba
Terça – Padre Luiz de Góes, Professor Vera Cruz, Rio Branco, Barão de Lucena e Praça de Alimentação
Quarta – Aparício Veras, Roberto Nogueira Lima, Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, Praça Padre Carlos Cottart, Senador Paulo Guerra, Gustavo Fitipaldi e Artur Padilha
Quinta – Padre Luiz de Góes, Antônio Vidal, Antônio Alves dos Santos, Diomedes Gomes, Aparício Veras, Júlio Câmara, Senador Paulo Guerra e Henrique Dias
Sexta – Manoel Borba, Praça de alimentação e Praça Mons. Alfredo de Arruda Câmara
Sábado – Manoel Borba, Barão de Lucena e Rio Branco