Prefeitos do Pajeú-Moxotó, que estão participando da XVlll Marcha dos Prefeitos em Brasília, participaram agora a tarde, como este blogueiro noticiou e acompanhou, de uma reunião com o Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.
Na pauta, a continuidade das obras das adutoras (Pajeú e Agreste), ramal leste da transposição, barragem de Ingazeira e a estação elevatória de Sertânia, que vai interligar a transposição ao segundo trecho da Adutora do Pajeú.
Na semana passada, o Governo Federal, anunciou um profundo corte no orçamento da União para este ano. Os cortes atingiram todos os setores. Não seria diferente com o Ministério da Integração Nacional. O Ministro informou que a sua pasta elencou seis projetos prioritários, que não sofrerão contingenciamento, para este ano. Dentre eles, três que interessam diretamente a Pernambuco: a adutora do Agreste, os próximos trechos da adutora do Pajeú e o ramal leste do projeto de integração de bacias do Rio São Francisco.
Quanto às obras da barragem de Ingazeira, apesar do Ministro garantir que não irá desmobilizar os trabalhadores e que deverão chegar recursos em Junho, não há qualquer garantia uma vez que a obra não está na lista das seis prioritárias para este ano.
O Presidente da AMUPE e Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, alertou também para a importância da realização da estação elevatória em Sertânia, que irá garantir um reforço à adutora do Pajeú no abastecimento dos municípios do chamado Alto-Pajeú, assim como o ramal do Agreste. O Prefeito Patriota chegou a apontar no mapa, o trecho em questão para o Ministro Gilberto Occhi.