Para agregar soluções através de medidas que possam ajudar em sua reabertura, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos visitou a Usina Cruangi, localizada no município de Timbaúba. Cruangi foi um dos grandes ícones da indústria açucareira de Pernambuco e um dos grandes exportadores para a América. Em 2011, foi a segunda mais rentável usina de açúcar do Nordeste Brasileiro.
“Uma usina desse porte influencia diretamente no desenvolvimento econômico da região. Cruangi, em pleno funcionamento, chega a empregar cerca de 6mil pessoas, dentro e fora da indústria. Nosso objetivo é unir forças para que a usina reabra o mais rápido possível”, afirmou Aldo Santos. O secretário disse que vai elaborar um relatório para o novo governador Paulo Câmara sobre os impactos socioeconômicos negativos na Mata Norte, com o fechamento de Cruangi, e os efeitos positivos na Mata Sul, com a reabertura da usina Pumaty, ocorrida no mês passado.
A reunião contou com as presenças dos deputados Aluisio Lessa e Antônio Moraes, os prefeitos dos municípios da região, vereadores da cidade, o secretário de Comércio, Agricultura e Pecuária do município, Carlos Menezes, além de líderes e presidentes de sindicatos do segmento canavieiro.