A partir de Pernambuco o PSB vai dando, a cada dia, indícios de distensão com o PT.
Depois de afirmar que farão uma oposição independente no Congresso, votando de acordo com os interesses do país, os socialistas seguem apontando para uma reaproximação com o governo federal.
O governador eleito Paulo Câmara e o prefeito do Recife, Geraldo Julio – marcaram presença na diplomação da presidente Dilma. Posaram para fotos e tudo com a petista.
Agora, surge a informação – divulgada pela coluna Diario Político desta quarta, 24 – que durante a cerimônia, Câmara encontrou-se com o ex-presidente Lula. Veja:
Em conversa com o ex-presidente Lula, durante a diplomação de Dilma Rousseff, o governador eleito Paulo Câmara (foto) recebeu a informação que o petista pretende retornar a Pernambuco entre fevereiro e março. Lula pretende ver como anda a montadora da Fiat. Quer ir também à fábrica da Moura, em BeloJardim. “Os pernambucanos são muito agradecidos ao presidente Lula. Ele aqui sempre será bem-vindo”, diz Paulo.
Pois é. O ex-presidente, como se sabe, foi um parceiro de luxo do governo de Eduardo Campos, que foi responsável por apadrinhar Câmara.
Agora, afilhado e padrinho do ex-governador – morto em agosto deste ano – começam a dialogar.
E as diferenças entre os partidos, que foram aliados mas romperam relações em 2013, quando Eduardo assumiu seu projeto presidencial, podem estar ficando para trás.
Lula e Eduardo tinham afinidades diversas. Uma delas era a capacidade de conversar e construir (ou reconstruir) alianças improváveis. Alguém duvida que ele tentará de se aproximar do “pupilo” de Eduardo?