Os chefes e comandantes das polícias Militar, Civil e Científica de Pernambuco serão trocados a partir de janeiro. O anúncio dos novos nomes foi feito nesta sexta-feira (26), pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, que continuará no cargo no governo de Paulo Câmara (PSB).
Na Polícia Civil, sai da chefia o delegado Osvaldo Morais, ficando no lugar dele o também delegado Antônio Barros. No cargo de subchefe, ficará o delegado Luiz Andrey no lugar de Romano Costa.
Depois de oito anos, Francisco Sarmento sairá da gerência geral da Polícia Científica. Quem ficará no lugar dele é a atual chefe do laboratório de DNA da Secretaria de Defesa Social, Sandra Santos.
Na Polícia Militar, que passou por uma greve este ano, o novo comandante é Antônio Francisco Pereira Neto, sendo o subcomandante Ilídio Vilaça.
Continuam no comando do Corpo de Bombeiros Manoel Cunha e Manoel Teles.
Nesta manhã, a SDS divulgou o balanço do Pacto pela Vida, programa que teve resultado negativo este ano pela primeira vez desde que foi implantado, no primeiro ano de gestão de Eduardo Campos (PSB), em 2007. Em 2014, o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) aumentou 8,73%.
Porém, o secretário Alessandro Carvalho afirmou que os números não foram o motivo das trocas. “As mudanças são naturais, elas acontecem no mesmo governo e é mais comum ainda que aconteça quando há a mudança do governador”, afirmou o secretário, que classificou as alterações como naturais.