O ex-deputado Pedro Eurico (PSDB) foi um dos novos nomes anunciados, na tarde de ontem, para o secretariado do governador Eduardo Campos (PSB), na pasta de Juventude e Ressocialização, e o convite gerou especulações acerca de uma possível aproximação entre PSB e PSDB a nível estadual, tendo em vista que em municípios como Jaboatão dos Guararapes as duas legendas já atuam como aliadas. Mas a possibilidade de a sigla tucana estar “flertando” com o governo socialista foi negada, e a nomeação foi apresentada como preenchimento da cota pessoal do governador, que não tem ligação com partidarismos.
“Fui convidado em caráter pessoal pelos compromissos históricos que tenho com a questão dos direitos humanos”, explicou Eurico. “O partido entendeu com naturalidade, pois sou filiado mas não tenho nenhum cargo de direção partidária”, completou, lembrando que o PSDB tem “uma relação muito especial com Eduardo Campos, não só aqui como nacionalmente”.
O presidente estadual da legenda, Evandro Avelar, confirmou que, apesar de o PSDB se manter no campo opositor, não deve haver represálias contra Pedro Eurico. “Evidente que temos uma boa relação com o governador, mas não estamos discutindo nesse momento uma participação no Governo Estadual. É um convite que o governador fez a Pedro Eurico e não ao PSDB”, afirmou Avelar. O dirigente admitiu que a executiva do partido pode se reunir para debater o assunto, mas desse encontro não deve sair nenhum tipo de punição. “Na minha opinião pessoal, essa não é uma questão relevante. O importante é ficar claro que assumir a secretaria é uma decisão pessoal de Pedro Eurico, que não tem repercussão com o entendimento entre PSDB e PSB”, assegurou.
Para se tornar secretário de Estado, Pedro Eurico deverá ainda deixar seu cargo na Comissão da Verdade, já que o acúmulo das duas funções é incompatível perante à lei. O presidente da Comissão, Fernando Coelho, revelou que já foi comunicado do desligamento do tucano, mas o grupo ainda não teve tempo de pensar em nome para substituí-lo. “Ainda vamos conversar com o governador a este respeito”, disse.