Press "Enter" to skip to content

Blog do Finfa - A verdade em forma de notícia

Conselho da Sudene consolida planejamento para concessão de crédito no Nordeste em 2024

Colegiado vai apreciar as diretrizes de aplicação dos recursos dos fundos regionais FNE e FDNE, que oferecem condições facilitadas de financiamento para empreendedores na área da autarquia.

Recife (PE) – Já de olho em 2024, o Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste promove a sua 32ª reunião nesta quarta-feira (13) no Recife. O encontro contará com a presença do Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. São esperados representantes dos governos dos 11 estados da área da Sudene, além da participação de entidades representativas do setor produtivo e do trabalho.

Os participantes vão deliberar sobre as diretrizes e prioridades de aplicação dos recursos dos FNE e FDNE. Principais ferramentas de concessão de crédito da carteira de instrumentos da Sudene, os fundos regionais oferecem condições facilitadas de financiamento para empreendedores dos mais variados portes.

O colegiado também vai discutir propostas de atualização para o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Uma das novidades é a inclusão de um programa específico para fortalecimento da cultura e economia criativa.

A 32ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene acontece conjuntamente com a assembleia geral do Consórcio Nordeste, presidido pelo governador da Paraíba, João Azevedo. Na ocasião, será eleita a composição da diretoria para o próximo período.

Encantos do Natal registra recorde de público dos 20 anos de eventos natalinos em Garanhuns

Milhares de pessoas lotaram a cidade para conferir as atrações que fazem parte da programação e os pontos de decoração do Natal

O segundo fim de semana de dezembro do Encantos do Natal foi encerrado com o registro de recorde de público, durante os eventos natalinos, no município de Garanhuns. O sábado (09) e domingo (10) reuniram milhares de pessoas em diversos locais, sobretudo nos pontos de decoração e demais espaços alusivos aos 20 anos dos eventos natalinos na cidade.

A movimentação se intensificou sobretudo durante os desfiles natalinos, que ocorreram na avenida Santo Antônio e Rui Barbosa, onde várias famílias estiveram presentes para conferir a atração. “Com muita alegria registramos esse recorde de público nestes 20 anos de eventos natalinos. A cidade está lotada e isto traz muita alegria, mas sobretudo desenvolvimento, geração de emprego e renda”, destacou o prefeito Sivaldo Albino, que também prestigiou os desfiles deste fim de semana.

Outros locais que também atraíram um grande número de visitantes foram as praças do Relógio de Flores, onde fica a Floresta Encantada do Noel; e a Fonte Luminosa, onde está a Floresta Nevada. A estimativa é que o público seja superior ao número de 1 milhão e 200 mil pessoas circulando pela cidade, durante os 60 dias de evento, que segue gerando movimentação econômica, empregos e renda, em Garanhuns. “Eu vim do Sul, de Santa Catarina, a decoração está linda e muito enfeitada. Venham aqui, porque está tudo lindo e maravilhoso”, afirmou a jovem Ana Cecília, do município de Lages, no estado de Santa Catarina.

O Encantos do Natal 2023 é realizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, e pela Casa do Artesão de Garanhuns. O evento segue até o dia 07 de janeiro de 2024 e ainda terá em sua programação diversas apresentações culturais, desfiles natalinos, cantatas ao vivo da Ave Maria e Pai Nosso e contações de histórias.

Foto: Vinicius Vilela e Hilton Marques (PMG)

Mutirão de cirurgia de catarata da Prefeitura de Petrolina é encerrado com 2.500 vidas transformadas

Mais de 2.500 pessoas tiveram suas vidas transformadas através de um grande mutirão de cirurgia de catarata realizado pela Prefeitura de Petrolina. Durante oito dias, uma força-tarefa com mais de 300 pessoas foi montada para atender pacientes das áreas rural e urbana de Petrolina. A ação atendeu pessoas acima de 50 anos, que estavam aguardando a cirurgia de catarata e outras doenças oftalmológicas.

Durante o período, foram realizados 25 mil atendimentos. O mutirão possibilitou um aumento no número de cirurgias, resultando na redução da demanda reprimida existente no município e, a partir de agora, garantir um novo ritmo no atendimento às demandas para oftalmologia.

A ação integra o maior pacote de investimentos em saúde dos últimos anos e foi acompanhada de perto pelo prefeito. Simão foi abraçado por muitos dos pacientes que aguardavam há anos por uma cirurgia. No contato com os beneficiados, o gestor ficou emocionado com os resultados propiciados pela ação para milhares de petrolinenses.

“Hoje, foi um dos dias mais gratificantes que tive desde que assumi essa missão. Estou muito emocionado. Foram momentos que ficaram marcados na história de Petrolina, mas principalmente na memória de cada um desses pacientes que foram beneficiados. São pessoas que, a partir de agora, terão suas vidas transformadas. Acompanhei de perto cada etapa dessa grande ação. Ouvi os relatos das pessoas que já não enxergavam mais e agora voltaram a ver seus filhos e netos. Isso não tem preço. É o que nos motiva a trabalhar todos os dias. Por trás de cada cirurgia, existe uma pessoa, uma história, uma vida que foi transformada e que ganhará novos capítulos daqui por diante. É emocionante ver que o nosso trabalho tem poder de mudança e, sobretudo, permitindo às pessoas uma melhor qualidade de vida”, destaca o prefeito.

Dona Ana Maria, de 65 anos, não conseguiu esconder a emoção e a felicidade em voltar a enxergar. “A minha expectativa de realizar essa cirurgia era só para o ano que vem. Eu ia pedir um dinheiro emprestado pra fazer, mas chegou como presente de Natal. Aqui foi tudo perfeito. Fui bem tratada desde a triagem até a cirurgia. A partir de agora vida nova”, celebrou.

Quem também comemorou o retorno da visão foi Pedro de Souza, de 70 anos, morador do Nova Petrolina. “Tinha quase um ano com a documentação na espera para fazer de um olho e aí, Deus abençoou e chegou logo foi tudo de uma vez. Fiz dos dois olhos. Eu não via mais nada, só via o vulto, agora já estou enxergando. Hoje é dia de festa”, relatou emocionado.

Fotos: Deivid Menezes

Ministra Luciana Santos entrega medalhas a vencedores da Olimpíada Nacional de Ciências

A emoção tomou conta do auditório do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) onde 50 estudantes receberam as medalhas de ouro da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). O evento, que conta com o apoio do MCTI, teve recorde de participantes em 2023: mais de 4 milhões inscritos. Os estudantes são do Ensino Fundamental e Médio.

Na cerimônia, a ministra Luciana Santos defendeu o estímulo à participação dos jovens na ciência. “A ciência precisa responder aos desafios do dia a dia da população brasileira desde a fome até o satélite. Para que a gente possa garantir essas soluções num país ainda tão desigual é preciso enfrentar o negacionismo inaceitável”, afirmou.

A ONU, por meio do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), entregou cinco troféus para as meninas que se destacaram em cada uma das regiões do Brasil. “Prêmios como esse podem ajudar na retenção escolar”, observou a representante da UNFPA, Junia Quiroga.

O estudante João Victor Meneses, do 9º ano do Ensino Fundamental no Ceará, já tinha sido ouro na fase estadual da competição e ganhou nova medalha, agora, na ONC. “É uma emoção muito grande. Tudo que a minha família e escola apostaram em mim não foi um gasto; foi um investimento”, comemorou João Victor, que também foi escolhido entre os cinco alunos do país para visitar o Centro Espacial de Alcântara (CEA), no Maranhão, e o Navio Escola da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em maio de 2024.

“É uma façanha vocês conseguirem chegar até aqui. As escolas estão de parabéns pelo trabalho bem-feito, a família, que é quem mais dá apoio também”, parabenizou Jean Catapreta, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), organizadora do evento.

O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, ressaltou o papel do professor para a realização das olimpíadas. “Os professores são os grandes estimuladores, convocando e mobilizando os estudantes em sala de aula, encorajando-os para a disputa boa e saudável que é a competição.”

Além da ONU, a Petrobras também participa do projeto, juntamente com a Associação Brasileira de Química, o Instituto Butantã, a Sociedade Astronômica Brasileira, a Sociedade Brasileira de Física e o Departamento de História da Unicamp.

Coluna do Finfa

Avaliou – O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Álvaro Porto, na confraternização com a imprensa pernambucana, em entrevista a este blogueiro, avaliou os trabalhos da Alepe neste ano de 2023. Na oportunidade, Álvaro também comentou sobre a chapa Ilma Valério e Gleybson Martins, que ele apoia para as eleições de 2024, na cidade de Carnaíba.

Comentou – Na confraternização com os profissionais da imprensa de Pernambuco, que aconteceu na noite desta segunda-feira (11), o primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Gustavo Gouveia, fez um avaliação dos trabalhos neste ano de 2023. Gustavo também comentou sobre a ampliação de apoios que obteve no Alto Pajeú.

Comemorando -O prefeito de Petrolina, Simão Durando, em entrevista a este blogueiro, diz na satisfação de conquistar o 1° lugar estadual do prêmio ‘Band Cidades Excelentes’, edição 2023, no eixo educação, dentro da categoria de cidades acima de 100 mil habitantes. A iniciativa é do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.

Ninguém sabe ou ninguém pode – O Gerente Regional de Educação do Alto Pajeú, Israel Silveira, totalmente ambientado em Serra Talhada, sequer conhece os veículos de imprensa da região.

Depois de ter promovido a entrega de uma premiação regional sem dar ciência a nenhum veículo da região, ontem se superou.

Proibiu diretoras de tratar do tema Paz nas Escolas no Debate das Dez da Rádio Pajeú, emissora respeitada justamente pela seriedade com que trata os assuntos, sem criar alarde ou baixo nível.

“Ao contrário do que quis induzir a GRE na censura, é justamente pela ampla repercussão pública de episódios recentes, não um isolado como quis insinuar, que é importante à sociedade debater caminhos para melhorar o ambiente escolar”. Nill Júnior, que também administra a emissora, diz que duas diretoras de escolas estaduais confirmaram participação no programa, mas depois informaram terem sido desautorizadas pela Gerência Regional, comandada por Silveira.

“A impressão que me passou é que a GRE quer abafar a existência de casos de violência entre jovens nas escolas da região. Por mais que eu explicasse que o tema iria ser tratado sem falar de casos específicos, como de fato aconteceu, a Gerência Regional quis por uma mordaça nos educadores. Isso em pleno 2024”.

Ou seja, se a agenda é positiva, ninguém sabe, se é um debate que exponha a educação na região e seus problemas, ninguém pode.

Garanhuns – Foi realizada na manhã desta segunda-feira (11), no salão do júri do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, a abertura da 10ª Semana da Socioeducação. Com o tema “A Socioeducação como processo de inclusão social e autonomia dos adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto”, o momento contou com a presença de autoridades e profissionais da área, apresentação cultural dos adolescentes da Funase, homenagens e palestra magna com o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Garanhuns, Maurício Gusmão.

Perguntar não ofende – Haverá novidades na política do Pajeú nestes próximos dias?

Prêmio Band Cidades Excelentes: Afogados fica entre as três melhores cidades na categoria saúde e bem estar

Afogados da Ingazeira ficou entre as três melhores cidades do Brasil – com população entre 30 mil e 100 mil habitantes – na categoria saúde e bem estar. A disputa final ocorreu com duas outras cidades: Taiobeiras (MG) e Ivaiporã (PR), que terminou em 1° lugar. Foram avaliados indicadores de cobertura da atenção básica, gama de serviços ofertados, expectativa de vida, dentre outros.

A cerimônia ocorreu em Brasília e contou com a participação do vice-presidente da República Geraldo Alckmin e do Presidente do grupo Band de Comunicação, João Saad. A cerimônia de apresentação foi apresentada pelos jornalistas Eduardo Oinegue e Lana Canepa, com transmissão pelo YouTube oficial do grupo Band.

A prefeitura de Afogados fa Ingazeira foi representada na premiação pelo Prefeito Alessandro Palmeira. “Estou muito orgulhoso por termos ficado entre os três melhores municípios do Brasil na faixa entre 30 mil e 100 mil habitantes nessa área tão importante como saúde e bem estar. Esse é um prêmio que valoriza as boas práticas e reconhece o trabalho e a dedicação dos gestores municipais,” destacou o Prefeito Alessandro Palmeira, que já havia recebido essa semana, na sede da TV Tribuna – repetidora da Band em Pernambuco – o prêmio da etapa estadual do Band Cidades Excelentes.

De volta a Pernambuco, ministro de Lula, Silvio Costa Filho, entrega novas instalações do aeroporto internacional do Recife

O sétimo aeroporto mais movimentado do Brasil e o quarto mais conectado está de cara nova. Nesta terça-feira (12), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participará do ato de entrega das novas instalações do sítio aeroportuário, que foi ampliado e modernizado. A partir de agora, além de ganhar em conforto e comodidade, os passageiros contarão com um novo píer para voos internacionais.

Os detalhes das obras executadas pela Aena, concessionária responsável pela gestão operacional do aeroporto de Recife desde 2020, serão apresentadas por Costa Filho durante cerimônia que será realizada às 14h próximo ao embarque internacional.

“Seguindo a orientação do presidente Lula, estamos trabalhando para melhorar a qualidade dos nossos aeroportos e amanhã será um dia muito importante para Pernambuco pois marcará a entrega das novas instalações do Aeroporto do Recife, que foi ampliado para melhorar o atendimento aos passageiros. Eu não tenho dúvida que com essa nova fase, o Aeroporto do Recife, que já é considerado um dos melhores e mais movimentados do país, ampliará sua capacidade de atrair mais turistas, movimentando a economia local, gerando emprego e renda. Além disso, dará mais conforto a todos os passageiros que frequentam o terminal”, disse Silvio Filho.

O evento terá a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, do prefeito de Recife, João Campos, da embaixadora da Espanha no Brasil, Maria del Mar Fernández, do presidente da Aena, Maurici Lucena, além de prefeitos e outros parlamentares do estado.

Água do Rio São Francisco chega à cidade de Caruaru pela primeira vez

Neste domingo, (10), a água transportada pela Adutora do Agreste, do Rio São Francisco, percorreu 51 km da cidade de Belo Jardim até Caruaru e chegou, pela primeira vez, à Estação de Tratamento de Água do Petrópolis. A chegada da água bruta da Transposição do Rio São Francisco foi muito comemorada pelos técnicos da Compesa, mais uma etapa vencida da fase de testes do novo trecho da Adutora do Agreste, que contará com 796 km de extensão quando a 1ª Etapa for concluída. Nesta fase que está em testes, serão beneficiadas oito cidades do Agreste, entre elas, Caruaru e São Caetano.

A partir de agora, para que a água seja tratada e distribuída à população de Caruaru, serão iniciados ajustes operacionais necessários na própria adutora e também na estação de tratamento de água. Além das atividades em Caruaru, os técnicos da Compesa prosseguirão com os testes que alcançam as demais cidades planejadas nesta fase.

O novo trecho destinado à captação de água do Ramal do Agreste, entre os municípios de Arcoverde e Pesqueira, vai beneficiar cerca de 650 mil pessoas, de oito cidades – Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, São Bento do Una, Tacaimbó, São Caetano e Caruaru. “Estamos intensificando os trabalhos, com equipes montadas em esquema de revezamento, a fim de que o novo trecho entre em operação com a maior brevidade possível”, enfatiza o presidente da Compesa, Alex Campos.

O presidente também destacou a retomada dos investimentos em obras de abastecimento no governo Raquel Lyra, a partir da liberação de recursos do governo federal e do estado, o que tem permitido a aceleração dos grandes empreendimentos voltados à ampliação da oferta de água para o Agreste, região que detém o pior balanço hídrico de Pernambuco e do Nordeste. “Esperamos, em breve, fazer a entrega desta etapa da Adutora do Agreste, mas sem perder de vista os testes de outras duas grandes obras que beneficiarão o Agreste, falo das adutoras de Serro Azul e do Alto Capibaribe, cujas águas começam a chegar na casa da população ainda no primeiro semestre de 2024”, complementou Alex Campos.

Concluída esta fase, em que são beneficiadas oito cidades, as intervenções da Adutora do Agreste continuarão até a finalização da 1 ª Etapa, empreendimento que absorverá R$ 2 bilhões, garantindo 2 mil litros de água por segundo para 23 cidades do Agreste e Sertão. “Já atingimos 79% da conclusão da obra e estamos a caminho da sua finalização, após uma década de execução”, finalizou o presidente Alex Campos.

Simão Durando recebe prêmio ‘Band Cidades Excelentes’ na categoria Educação

A educação de Petrolina é, mais uma vez, referência e orgulho para o estado de Pernambuco. Nesta segunda-feira (11), o município sertanejo conquistou o 1° lugar estadual do prêmio ‘Band Cidades Excelentes’, edição 2023, no eixo educação, dentro da categoria de cidades acima de 100 mil habitantes. A iniciativa é do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila.

A premiação foi recebida pelo prefeito na sede da TV Tribuna, afiliada da Band, no Recife. A ação visa reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos municípios brasileiros.

O gestor petrolinense celebrou o reconhecimento e destacou o momento de transformação que a educação pública municipal vem passando nos últimos anos. “Desde 2017, Petrolina tem vivenciado uma verdadeira transformação na educação. Nós estamos colhendo frutos desses investimentos, através dos prêmios e resultados alcançados pela rede. Esses reconhecimentos são, sem dúvida, a comprovação de que estamos no caminho certo. Temos uma educação de referência, a maior rede de creches públicas e de escolas em tempo integral. Isso se dá graças aos investimentos realizados pela nossa gestão municipal, mas, principalmente, pelo trabalho de uma dedicada equipe de professores, gestores e demais trabalhadores da rede municipal. Como filho de professor, estou muito orgulho de levar mais esse reconhecimento à educação pública de qualidade de Petrolina”, destacou.

A cidade já é reconhecida por ter a melhor nota no Ideb e Idepe em Pernambuco. O município ostenta ainda o selo Unicef para políticas públicas para a infância e o título de prefeitura Amiga da Criança. Além disso, Petrolina conta com a maior rede pública de creches, sendo também referência em escolas em tempo integral do estado. Outro ponto de destaque é a estrutura escolar do município que possui um dos maiores percentuais de salas de aula com climatização, a meta é ter 100% da rede climatizada em 2024.