Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Primeira Página”

Paulo Câmara leva ‘braço-direito’ a Fortaleza para trabalhar no Banco do Nordeste

Por: Jamildo Melo
Sem alarde, o ex-secretário da Casa Civil de Pernambuco, José Neto, vai acompanhar o ex-governador Paulo Câmara (sem partido) na ida para Fortaleza e também vai trabalhar no Banco do Nordeste.

Paulo Câmara assumiu a presidência do banco estatal na semana passada.

José Neto vai ser assessor especial de Paulo Câmara na presidência do Banco do Nordeste.

José Neto foi o “homem de confiança” do governador Paulo Câmara, assumindo a chefia da Casa Civil.

Ele chegou a ser cogitado como candidato do PSB a governador em 2022, mas, segundo rumores de bastidores, foi vetado por uma ala do partido.

Governo retira Correios e outras estatais de programas de privatização

Por Wesley Bischoff, g1 — São Paulo

O governo retirou os Correios e outras estatais de programas voltados para a privatização, nesta quinta-feira (6). A medida foi anunciada por meio de edição extra do Diário Oficial da União.

No total, o governo excluiu sete empresas do Programa Nacional de Desestatização (PND) e três do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Confira as listas a seguir:

PND:

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT);
Empresa Brasil de Comunicação (EBC);
Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev);
Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (Nuclep);
Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro);
Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF);
Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec).

PPI:

Armazéns e imóveis de domínio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);
Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A. – Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA);
Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras).
As estatais foram remetidas para os programas durante o governo de Jair Bolsonaro.

No dia da posse, em 1º de janeiro, o presidente Lula assinou um despacho determinando a revogação de processos de privatização de oito estatais, incluindo a Petrobras e os Correios.

Na quarta-feira (5), o Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos recomendou que o governo fizesse a exclusão dos Correios e da Telebras do PND.

O Ministério das Comunicações informou que o governo tem como objetivo “reforçar o papel destas empresas na oferta de cidadania e ampliar ainda mais os investimentos”.

Privatização dos Correios
Em fevereiro de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro entregou ao Congresso Nacional o projeto de lei que abria caminho para a privatização dos Correios.

O governo havia escolhido um modelo de privatização que previa a venda de 100% da estatal. À época, existia uma previsão de um leilão para concretizar a venda no 1º semestre de 2022.

No entanto, a privatização dos Correios travou no Senado, após ser aprovada pela Câmara.

Depois que Lula foi eleito para um terceiro governo, o grupo de transição propôs que a privatização da estatal fosse descartada.

Pernambuco autoriza vacinação contra gripe a partir de segunda; veja grupos que podem tomar doses

Por g1 PE

Cerca de 3,5 milhões de pessoas poderão tomar as doses de vacina contra a gripe, a partir de segunda (10), em Pernambuco. O início da campanha nacional de imunização foi autorizado, nesta quinta (6), pelo governo.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), as prefeituras devem definir locais e orientar a população sobre a vacinação. No Recife, a campanha começa na segunda e pretende contemplar 659.690 pessoas.

A campanha nacional pretende vacinar contra a gripe integrantes de grupos prioritários. São eles:

Idosos com 60 anos e mais (1.294.351 pessoas)
Trabalhadores da Saúde (259.370 pessoas)
Crianças (6 de meses a menos de 6 anos) (735.995 pessoas)
Gestantes e Puérperas (110.131 pessoas)
Povos Indígenas (52.550 pessoas)
Professores (102.657 pessoas)
Pessoas com comorbidades (359.168 pessoas)
Pessoas com deficiência permanente (496.029 pessoas)
Caminhoneiros (32.187 pessoas)
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso (14.481 pessoas)
Trabalhadores portuários (4.589 pessoas)
Forças de segurança e salvamento (25.222 pessoas)
Forças armadas (12.562 pessoas)
Funcionários do sistema de privação de liberdade (4.436 pessoas)
População privada de liberdade e Adolescentes em medidas socioeducativas (34.467 pessoas)

Ainda segundo o governo, a campanha contra a gripe vai até o dia 31 de maio. Pernambuco recebeu do Ministério da Saúde (MS), 552 mil doses para iniciar a vacinação do público-alvo.

De acordo com o cronograma divulgado pela União, novas remessas serão encaminhadas ao estado nas próximas semanas.

Este ano, todos os grupos elegíveis podem se vacinar de maneira simultânea. Não haverá mais a realização da vacinação por etapas.

Estatísticas
Este ano, Pernambuco investiga cinco mortes que podem ter relação com a gripe. Também notificou 271 amostras com resultado detectável para gripe.

Desse total, foram 90 do tipo A; 88 do subtipo H1N1; 1 para H3N2; 1 não subtipada, além de 181 amostras detectáveis para influenza B.

No ano passado, Pernambuco não bateu a meta de vacinar 90% da população-geral contemplada na mobilização. Registrou a imunização de 67,06% do público, totalizando 2.306.771 doses aplicadas.

Veja os dados de 2022
Povos indígenas 96,9%
Crianças 65,5%
Trabalhadores da saúde 83,3%
Idosos 67,6%
Gestantes 60,9%
Puérperas 54,5%
Professores 63,8%
Comorbidades 46,2%

Campanha
A influenza é uma infecção viral e que tem transmissibilidade acentuada. Pode se apresentar de forma mais leve ou com sinais graves, podendo inclusive provocar morte.

A vacina contra o vírus é considerada um imunizante trivalente, pois protege contra as cepas A H1N1, A H3N2 e o tipo B.

Com a vacinação de grupos populacionais de risco, a meta é proporcionar a redução de novos adoecimentos, internações em serviços de saúde e mortalidade provocadas pelo vírus.

Prefeito Paulo Roberto transmite comando da Prefeitura de Vitória para o vice Edmo Neves

O prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, terá uma agenda oficial na Colômbia, para realizar uma série de visitas técnicas nas cidades de Medellin e Bogotá.

O objetivo é apresentar o trabalho realizado em Vitória com os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e replicar em Vitória programas de sucesso implementados no país, como os equipamentos públicos construídos nas “comunas” (comunidades). A viagem foi devidamente autorizada pelo Poder Legislativo Municipal.

Durante a agenda internacional do prefeito, o executivo municipal ficará sob o comando do vice-prefeito, o professor Edmo Neves.

“Durante essa agenda de grande importância para o nosso município, o vice-prefeito Edmo Neves vai assumir a prefeitura com bastante tranquilidade e com a certeza de que o trabalho vai continuar com unidade e convergência”, afirma o prefeito Paulo Roberto.

A transmissão do cargo aconteceu da manhã desta quinta-feira (06) e contou com a presença de secretários municipais. “Nós temos unidade e trabalhamos pensando sempre no desenvolvimento de Vitória. A cidade será conduzida de acordo com o direcionamento da gestão e o trabalho continua com toda força”, disse o professor Edmo Neves.

‘Se a meta de inflação está errada, muda-se a meta’, diz Lula ao questionar juros

Presidente também afirmou que os novos diretores do Banco Central vão ser indicados ‘de acordo com os interesses do governo’.

O presidente Lula (PT) questionou na manhã desta quinta-feira (6) a atual meta de inflação do país.

“Se a meta está errada, muda-se a meta”, disse o presidente da República em café com jornalistas ao ser questionado pelo g1 sobre os juros.

A meta de inflação, de 3,25% para 2023, podendo oscilar 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, é o parâmetro usado pelo Banco Central (BC) para definir a Selic, a taxa básica de juros do país, hoje em 13,75% ao ano, uma das mais altas do mundo.

Quando muito baixas, essas metas obrigam o BC a subir mais e mais a taxa de juros – o que ajuda a controlar os preços, mas dificultam o crescimento da economia.

“É humanamente inexplicável a taxa de juros de 13%, juro real [descontada a inflação] de 8,5%. Não é possível a economia funcionar, e não é o Lula que está dizendo isso. Qualquer empresário que vocês entrevistarem daqui para frente vai dizer”, afirmou o presidente aos jornalistas.

O governo tem como mudar a meta de inflação. Esse parâmetro é definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), no qual o governo tem 2 dos 3 votos: o colegiado é formado pelos ministros da Fazenda (hoje, Fernando Haddad), do Planejamento (Simone Tebet) e pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Questionado, Lula não esclareceu se de fato pretende mudar a meta.

Coluna do Finfa

Revitalizando – O Governo Municipal de Flores, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, está realizando revitalização da querida ‘Praça do Catolé’. “Uma iniciativa importante que faz parte da nossa agenda de trabalho, que busca melhorar ainda mais, a qualidade de vida da população, proporcionando espaços agradáveis e seguro para que à população possa se reunir, relaxar, se divertir e se confraternizar”, disse o prefeito Marconi Santana.

Almoçou – A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, esteve presente ontem (05) almoço comunitário que a Governo Municipal realizou para mais de 1500 pessoas, no Bairro Vila Bela. “Um almoço feito com muito amor e carinho, para que todos tenham uma Semana Santa mais especial e digna.Essa foi mais uma forma de agradecer pelo carinho de todos do Vila Bela e assim reafirmar nosso amor a Jesus Cristo, sempre fazendo o bem para o próximo”, pontuou Márcia, que estava acompanhada do vice-prefeito Márcio Oliveira; dos vereadores China Menezes, Antônio Rodrigues e Antônio da Melancia; além daliderança do bairro e minha amiga Chica.

Aniversariando – Hoje que está completando idade nova, é o meu amigo José Torres Filho (Zeinha), prefeito da cidade de Iguaracy. Parabéns amigo, muitas felicidades!

Aprovada – O aumento no valor das emendas parlamentares impositivas – aquelas que o Governo é obrigado a executar – foi aprovado, por maioria, durante reunião extraordinária da Comissão de Justiça da Alepe, nesta quarta. O Colegiado deu parecer favorável a um substitutivo que altera a Proposta de Emenda à Constituição, PEC, que prevê um reajuste no percentual da Receita Corrente Líquida estadual reservado para o pagamento dessas emendas, dos atuais 0,5 por cento para 1,2 por cento, de forma progressiva, até 2026. O autor da proposta é o deputado Coronel Alberto Feitosa, do PL.

Decretou – O prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes (Manuca), decretou no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo inciso VI, artigo 81 da Lei Orgânica Municipal nº 397/90, de 05 de abril de 1990; CONSIDERANDO a livre manifestação religiosa e cultural latente em nosso Município. DECRETA: Art. 1º – Fica decretado Ponto facultativo nas Repartições Públicas Municipais o dia 06 de abril de 2023 (quinta-feira). Parágrafo único. O “caput” deste artigo não se aplica às atividades de emergência do setor público, tais como saúde, limpeza pública e outras assim consideradas, que atenderão em sistema de plantão. Art. 2º – O Presente Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Disse – “O ganho é coletivo. Dentro do Planejamento Estratégico Estadual, nem sempre o olhar se volta para os pequenos investimentos. É importante que o Governo do Estado compartilhe a responsabilidade da aplicação dos recursos, compreendendo o papel de cada um: do legislativo e do executivo”. (Deputado estadual Luciano Duque, relator da PEC que aumenta o valor das emendas impositivas dos parlamentares)

Celebra – A Prefeitura de Santa Terezinha, através da Secretária Municipal de Educação, celebra o ‘Abril Azul’, e realizou um momento de acolhimento emocionante para as mães de alunos autistas.-

Rejeição – Na 9ª Sessão Ordinária realizada no dia 30 de março de 2023, a Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), sob a relatoria da Conselheira Teresa Duere e presidida pelo Conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara de Vereadores de Betânia a rejeição das contas de governo do prefeito de Betânia, Mário Flor relativas ao exercício financeiro de 2020. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do TCE-PE desta quarta-feira (5).

Frase “O poder máximo de avaliação é sempre facultado e dado as pessoas. O povo é que tem que avaliar”. (Prefeito do Recife, João Campos respondendo sobre os 100 dias da governadora Raquel Lyra, durante o debate da CBN Recife ontem.)Entregou – O prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, fez questão de está presente na entrega de cestas básicas beneficiando diversas famílias dos programas sociais dasede do município, Piedade e São Vicente, através da Secretaria de Assistência Social. “São alimentos de qualidade, incluindo diversos produtos, inclusive peixe, que não pode faltar neste período. Quero desejar uma Semana Santa abençoada e uma Feliz Páscoa a todas as famílias itapetinenses”, disse o gestor.

Parada – Em virtude das festividades da Semana Santa, nesta sexta-feira (07), não estaremos publicando esta Coluna. Estaremos de volta na próxima segunda-feira (10). Tenha uma excelente Semana Santa com muito Amor e Jesus no Coração!

Perguntar não ofende – A prefeita de Itaíba Regina da Saúde, será candidata a deputada estadual em 2026?

Governadora Raquel Lyra entrega títulos de propriedade a 232 famílias de Itapissuma

Duzentas e trinta e duas famílias moradoras do distrito Botafogo, situado na cidade de Itapissuma, Região Metropolitana do Recife, receberam as escrituras dos seus imóveis na tarde desta quarta-feira (5). A entrega dos títulos de propriedade, realizada pela governadora Raquel Lyra, marca mais um passo do programa Morar Bem Pernambuco. A iniciativa tem o objetivo de beneficiar 50 mil famílias do Estado com moradia digna.

“É uma honra poder chegar aqui e entregar aos moradores os seus títulos de propriedade, para que eles tenham uma moradia com dignidade e o direito de serem donos das suas casas, garantindo melhores condições de habitação”, ressaltou Raquel Lyra.

Apenas nestes primeiros meses de gestão, o governo já entregou 1785 títulos de propriedade. A regularização fundiária é o principal pilar do programa habitacional do Estado e permite que famílias de baixa renda tenham o registro dos imóveis onde residem. “Juntamente com a Perpart [Pernambuco Participações] e em parceria com o Tribunal de Justiça, estamos entregando os títulos e dando a segurança da casa própria para essas famílias”, registrou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Simone Nunes.

A comunidade do distrito Botafogo foi formada na década de 1980, por trabalhadores da cana-de-açúcar. Maria do Socorro da Silva, de 60 anos, foi uma das pessoas que foram morar no local porque os seus pais trabalhavam no setor sucroalcooleiro. Hoje, após 31 anos residindo no local, ela conseguiu o título de propriedade da casa onde vive.

“Este é um momento especial para cada um de nós. Apesar da governadora ter só 100 dias de trabalho, ela já realizou esse sonho que nós tínhamos, de receber os títulos das nossas casas”, comemorou Maria do Socorro.

Estavam presentes no evento o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; o deputado estadual Mário Ricardo; o prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca; um representante do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), além de vereadores locais.

Programa Morar Bem PE
Programa habitacional idealizado para beneficiar pessoas com moradia digna, o Morar Bem PE tem o objetivo de destinar 50 mil imóveis, sendo 40 mil unidades com títulos de regularização fundiária e 10 mil casas feitas a partir da retomada de obras paralisadas e de novos contratos habitacionais com recursos do Minha Casa Minha Vida e também do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social (FEHIS). Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Prefeitura de Afogados dá sequência ao Programa Municipal de Segurança Alimentar

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira deu continuidade ontem (04) às ações do Programa municipal de segurança alimentar, que visa garantir às famílias atendidas pelos programas sociais do município o acesso a uma alimentação saudável e com produtos de qualidade.

Antes da entrega, as mulheres inseridas no programa participaram de duas palestras: a primeira com a coordenadora do Bolsa Família, Zulene Alves, e equipe, sobre os critérios e condicionalidades do novo Bolsa Família.

Em seguida, a Assistente Social do CRAS, Priscilla Silmara, abordou com as mães, muitas delas gestantes, a temática do transtorno do espectro autista, repassando orientações importantes sobre como identificar essa condição especial na criança e a importância de um diagnóstico com maior antecedência.

Durante a atividade foram entregues cestas com alimentos a 50 famílias cadastraras, dos bairros Padre Pedro Pereira e conjunto residencial Laura Ramos. As famílias são acompanhadas pelos programas Criança Feliz, CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

As cestas continham produtos da agricultura familiar, como acerola, mamão, jerimum, melancia, banana, limão, macaxeira, cebolinha e goiaba. Cada mulher também recebeu dois quilos de peixe tilapia.

A ação é uma parceria da Prefeitura de Afogados com a AGREGA – Agroecologia com Energias Alternativas, o programa de aquisição de alimentos (PAA) e está sob a coordenação da secretaria municipal de assistência social.