Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

EDUARDO VOLTA AO BRASIL E RETOMA ARTICULAÇÃO POLÍTICA

Depois de passar uma semana na Europa, dividindo a agenda entre Berlim (Alemanha) e Londres (Inglaterra), o governador Eduardo Campos (PSB) desembarca nesta segunda-feira (11) em São Paulo, onde retoma os compromissos políticos com foco no projeto de disputar a Presidência da República em 2014. No mesmo dia da chegada,  o governador irá se encontrar com o ex-ministro da Agricultura, no governo do ex-presidente Lula (PT) Roberto Rodrigues, amigo pessoal do petista. Ainda na capital paulista, na terça-feira, está prevista uma reunião com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

São Paulo é um dos estados onde o PSB cogita montar palanque duplo com o PSDB, que tem o senador Aécio Neves (PSDB-MG) como pré-candidato à sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT). Em busca desse provável cenário, Alckmin negocia com os socialistas a possibilidade de o deputado federal Márcio França (PSB) ser o candidato a vice na campanha para sua reeleição. O acordo, no entanto, encontra resistência na Rede Sustentabilidade, da ex-senadora Marina Silva, recém-filiada ao PSB.

Com Roberto Rodrigues, a expectativa de Campos é de abrir diálogo com o setor do agronegócio, onde o ex-ministro tem forte influência. Na verdade, esse será o segundo encontro entre o ex-auxiliar de Lula e o presidenciável do PSB. A primeira reunião aconteceu no final de outubro, em São Paulo. Na ocasião, Rodrigues comentou que o eventual apoio ao projeto socialista dependeria de quem seria o cabeça de chapa na coligação PSB/Rede, se Eduardo Campos ou Marina Silva. Uma dúvida que não existe no núcleo socialista, onde o nome do governador pernambucano é ponto pacífico para disputar a eleição presidencial.

Na capital paulista, além dos contatos políticos, o governador também terá oportunidade falar na imprensa sobre seus planos para 2014. Na segunda-feira, ele grava o Programa do Jô, da Rede Globo, com exibição prevista para o mesmo dia. Já na terça-feira (12), concede entrevista à jornalista Joyce Pascowitch, editora da Revista Joyce Pascowitch. Eduardo retorna ao Recife na terça-feira à noite.

LIDERANÇAS DE TODA A ZONA DA MATA RECEBEM ARMANDO

A presença do senador Armando Monteiro na Zona da Mata Norte de Pernambuco, neste sábado (09), mobilizou lideranças de mais de 30 municípios da região, incluindo representantes da Mata Sul e Agreste Setentrional.
Armando cumpriu uma agenda extensa durante todo o dia, que se encerrou com um encontro que reuniu mais de 500 pessoas em Carpina. Antes disto, esteve nos municípios de Timbaúba, Aliança e Nazaré da Mata, onde conciliou reuniões de trabalho para ouvir as lideranças locais sobre demandas e projetos, concedeu entrevistas a rádios e blogs da região, e esteve em contato direto com a população.
Em todos os municípios, e nas mensagens que chegavam às rádios, Armando era questionado sobre a conversa que teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última semana. A todos, respondeu que encontrou Lula animado e disposto a participar do processo eleitoral de 2014 em Pernambuco.
O senador lembrou que as conquistas obtidas nos últimos anos em Pernambuco se devem ao forte apoio dos governos Lula e Dilma, valorizado pelo desempenho do governador Eduardo Campos. Ele citou projetos como a refinaria, o estaleiro, as três unidades petroquímicas, além do pólo farmacoquímico e a instalação da fábrica da FIAT, em Goiana, na Mata Norte. “O que permitiu a vinda da FIAT foi uma decisão do presidente Lula, quando criou o regime automotivo do Nordeste, com um conjunto de incentivos fiscais que foram decisivos”, destacou.
Armando também alertou que, apesar dos recentes investimentos, a Zona da Mata ainda precisa de um processo de reestruturação produtiva, com o estímulo de novas alternativas econômicas. “E para isto é preciso uma ação firme do Estado, uma ação indutora. Isto significa mais infraestrutura, mais investimento nas pessoas, na educação, na capacitação, na qualificação profissional”, defendeu.
Veja abaixo algumas declarações de Armando na visita à Mata Norte:
A Zona da Mata na nova agenda de Pernambuco 
“Na nova agenda de Pernambuco a Zona da Mata precisa ter um papel central, por ser a uma região que tem hoje as maiores dificuldades no Estado, porque carece de programas, não teve ainda os benefícios de um processo de reestruturação produtiva. Algumas oportunidades chegam através agora da perspectiva deste polo automotivo de Goiana, mas até que isto possa significar a possibilidade de integrar os municípios da região a este esforço nós teremos ainda um longo tempo. Então eu tenho uma especial preocupação com a Zona da Mata e quero estar próximo das lideranças da região, das lideranças políticas, das lideranças empresariais, dos sindicatos, de todos os setores da sociedade da Zona da Mata, que neste momento tem uma justa preocupação, que é a de pensar no futuro desta região. Porque a Zona da Mata de Pernambuco precisa estar integrada a este processo de desenvolvimento do Estado”.
O apoio dos governos Lula e Dilma a Pernambuco
 “Pernambuco avançou nos últimos anos e eu não poderia deixar de creditar ao governador Eduardo Campos, à sua competência, ao seu dinamismo, grande parte dos resultados que nós alcançamos, que se traduzem exatamente numa aceleração do crescimento. Mas é sempre importante lembrar que isto se deu pelo forte apoio que o Governo Federal deu a Pernambuco. E aí temos que ser justos, temos que lembrar do presidente Lula, e temos que registrar o apoio que a presidente Dilma nunca deixou de dar a Pernambuco. Quando falamos dos grandes projetos, a refinaria, o estaleiro, as três unidades petroquímicas, a FIAT, em tudo isto existe uma decisão do Governo Federal, que foi fundamental na definição da vinda destes investimentos”. 
Desenvolvimento de melhor qualidade em Pernambuco
“Pernambuco deve agora, num novo ciclo político, numa nova etapa de sua vida política, garantir a sustentação e, mais do que isto, fazer um desenvolvimento de melhor qualidade, aliando o crescimento econômico à possibilidade de realizar um desenvolvimento que inclua todas as regiões. Porque precisamos fazer um desenvolvimento mais equilibrado. Pernambuco não pode se desenvolver apenas em uma região. Os pernambucanos não podem ter duas ou três classes de renda. Não é justo que o pernambucano da Zona da Mata tenha um terço da renda do pernambucano da área metropolitana. Precisamos fazer um desenvolvimento mais integrador, que corrija os desníveis que existem dentro de Pernambuco. E para isto é preciso uma ação firme do Estado, uma ação indutora. Isto significa mais infraestrutura, mais investimento nas pessoas, na educação, na capacitação, na qualificação profissional”.
Presenças – Participaram da visita de Armando à Zona da Mata os deputados estaduais Maviael Cavalcanti (DEM) – que esteve com o senador nos estúdios da Rádio Princesa Serrana de Timbaúba -, José Humberto (PTB) e Silvio Costa Filho (PTB). Também prestigiaram a agenda os deputados federais Silvio Costa (PSC) e José Chaves (PTB), os prefeitos de Goiana, Fred Gadelha (PTB), de Nazaré da Mata, Egrinaldo Coutinho, o Nado (PTB), e de Limoeiro, Ricardo Teobaldo (PTB).

MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS DEVEM ELABORAR PLANO PARA CONVIVER COM A SECA

Os 122 municípios que compõem a região do semiárido pernambucano estão sendo convocados pela Secretaria estadual de Agricultura para elaborar seus respectivos planos para implantação de políticas públicas na zona rural do estado. A ação faz parte da estratégia de ação para que as cidades possam se enquadrar na Política Estadual de Convivência com o Semiárido, instituída por meio da Lei 14.922/2013.

De acordo com dados da secretaria, a iniciativa é pioneira no país, tendo como meta o desenvolvimento rural sustentável, garantindo à população local os meios necessários para enfrentar o clima adverso da região, principalmente no período de longas estiagens. Na avaliação de especialistas, o semiárido brasileiro enfrenta a maior a seca dos últimos 50 anos.

A elaboração do plano, em Pernambuco, começa a ser consolidada no momento em que o governador Eduardo Campos (PSB), pré-candidato a presidente da República em 2014, incorpou o discurso verde depois de ter fechado parceria política com a ex-senadora Marina Silva (PSB), líder da Rede Sustentabilidade, que o meio ambiente como principal bandeira de luta.

Na realidade, o trabalho iniciado nos municípios antecede a preparação das sete conferências regionais programadas para acontecer na segunda quinzena de novembro e primeira quinzena de dezembro. Já a conferência estadual será realizada, no Recife, nos dias 11 e 12 de dezembro. “Estamos estimulando os municípios para que façam esse debate. Com o levantamento, irão identificar o que acreditam ser mais importante para incluir no orçamento da prefeitura”, disse Reginaldo Alves, secretário executivo do Comitê de Enfrentamento à Estiagem.

Segundo o coordenador, os municípios de Ouricuri, São Bento do Una e Santa Filomena já concluíram o trabalho, enquanto cidades como Caruaru e Pesqueira devem iniciar o planejamento na próxima semana.

A Conferência Estadual de convivência com o semiárido começou a ser idealizada a partir do decreto 39.353, de 30 de abril de 2013, assinado pelo governador. O documento, além de apoiar as pessoas a conviverem com longas estiagens, racionalizando a aplicação de recursos, buscará conscientizar os moradores sobre as condições climáticas da região.

Segundo informações da Secretaria estadual de Agricultura, o plano deverá aliar desenvolvimento sustentável com geração de emprego e renda, preservação ambiental, além de conscientizar os jovens sobre a questão do meio ambiente a partir da inclusão do tema como matéria curricular das escolas. (Rosália Rangel – Diário de Pernambuco)

GOVERNO DE PERNAMBUCO ACERTA PARCERIAS PARA ÁREAS DE SAÚDE E MOBILIDADE COM GRANDES EMPRESAS INGLESAS

Soluções em tecnologia e inovação para setores estratégicos foram a pauta da missão pernambucana na Europa nesta sexta-feira (08/11). O governador Eduardo Campos visitou a sede de grandes empresas inglesas com o objetivo firmar parcerias e atrair investimentos para o Estado nas áreas da saúde e mobilidade. A primeira parada foi na GlaxoSmithKline (GSK), multinacional do setor fármaco e potencial parceira do Lafepe no desenvolvimento de novos medicamentos. Na sequência, a comitiva pernambucana visitou a sede da Ultra Global, a fim de conferir soluções em mobilidade, e seguiu para um encontro com a diretoria da McLaren Electronic Systems, empresa de soluções em tecnologia e escuderia de Fórmula 1.

O governador conheceu as instalações da McLaren e enalteceu a empresa por seu desenvolvimento de tecnologia aplicada à medicina. “A McLaren é reconhecida pela sua excelência no desenvolvimento tecnológico para carros de Fórmula 1, mas muito do que é desenvolvido por ela hoje é aplicado à medicina e salva vidas. Esperamos que esta visita sirva para aproximar Pernambuco destas novas soluções”, afirmou o governador, lembrando que a empresa já participa de um grande empreendimento em Pernambuco, anunciado esta semana, que prevê a construção de uma Cidade Inteligente na área estratégica do Porto de Suape. Um negócio de U$ 3 bilhões, no qual a McLaren participa com soluções em mobilidade.

“Há 25 anos, decidimos ampliar nossas atividades para soluções em tecnologia, além do desenvolvimento de automóveis esportivos e de Fórmula 1. Hoje, oferecemos soluções em diversas áreas e é um prazer para nós podermos apresentar nossa cultura tecnológica para Pernambuco, onde já iniciamos uma primeira parceria”, pontou o presidente da McLaren, Martin Whitmarsh, que reuniu-se com o governador.

A comitiva pernambucana foi recebida também pela diretoria da GSK e conheceu as experiências já em curso pela empresa no Brasil. Além das oportunidades de negócios, também foram abordadas na conversa as pesquisas no Norte e Nordeste do País. “Queremos convidar a GSK a conhecer a realidade do nosso semiárido e a pesquisar nossa caatinga. Trata-se de um bioma pouco estudado até hoje e que certamente guarda grande potencial. Para uma empresa que se notabiliza pelo pioneirismo, esta é uma oportunidade de levar inovação a uma região muito frágil do ponto de vista social”, pontuou o governador, ressaltando que o maior interesse do Estado reside na transferência de tecnologia.

O presidente da empresa, Andrew Ritchie, revelou que Pernambuco “é um dos lugares onde a GSK deve investir”. “Buscamos não apenas o lucro, mas também cultivar valores. Acredito que este seja um ponto de encontro entre nós e o Governo de Pernambuco”, disse Ritchie.

ULTRA-GLOBAL – Durante almoço na sede da Ultra Global, em Heathrow, maior aeroporto de Londres, a comitiva do Estado conheceu experiências em mobilidade para médias e pequenas distâncias, interessantes para aplicação em grandes centros urbanos.

ARMANDO MONTEIRO TEM REUNIÕES DE TRABALHO EM GIRO PELA MATA NORTE

 Como vem fazendo desde o início de seu mandato, o senador Armando Monteiro (PTB) realiza neste sábado (09) mais uma série de reuniões de trabalho no interior do Estado, visitando prefeitos e lideranças, ouvindo as demandas da comunidade para encaminhá-las no Senado e nos ministérios, em Brasília. Desta vez, a agenda de trabalho será na Mata Norte de Pernambuco, região que, segundo Armando, precisa preparar-se para os desafios dos próximos anos, como a necessidade de qualificar a população para ocupar os empregos gerados pelos pólos automotivo e farmacoquímico.

O senador irá a quatro municípios: Timbaúba, Aliança, Nazaré da Mata e Carpina. Já no início da manhã, Armando terá um encontro com o ex-prefeito de Timbaúba, Gilson Muniz (PTB), pré-candidato a deputado federal, e em seguida concederá uma entrevista à Rádio Princesa Serrana, no município. Logo depois, parte para o município de Aliança, onde conversa com o ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal pelo PTB, Azoka Gouveia, e com vereadores do PTB.

 A parada seguinte é Nazaré da Mata, para entrevista nos estúdios da Rádio Naza FM, ao lado do prefeito trabalhista, Egrinaldo Coutinho, o Nado. O giro pela Mata Norte termina em Carpina, onde o líder petebista encontrará o pré-candidato a deputado estadual, o ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB), e o empresário Giney Francisco (PTB), também pré-candidato a deputado estadual pelo partido.

Ainda em Carpina, Armando será recebido em um almoço por lideranças da região, a exemplo de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de diversos partidos. No evento, o líder trabalhista também concederá entrevista à imprensa da Mata Norte.

NA TV, ARMANDO MONTEIRO AFIRMA: “VAMOS CONTINUAR CONSTRUINDO O NOVO PERNAMBUCO”

Veja os filmes:

1) http://goo.gl/j0y3Dx

2) http://goo.gl/N1UAPP

3) http://goo.gl/Dc4ALj

Pernambuco avançou nos últimos anos, mas “o novo Pernambuco” ainda não é uma obra acabada. É preciso seguir em frente, trabalhando em sua construção e enfrentando os enormes desafios que ainda existem para perenizar o desenvolvimento do Estado. Está é a mensagem central das inserções comerciais produzidas pelo PTB de Pernambuco e que serão exibidas ao longo de quatro dias: nesta sexta-feira (8); na segunda-feira (11); quarta-feira (13); e na sexta (15).

Apresentados pelo senador Armando Monteiro, presidente estadual do partido, três filmes de 30 segundos ficarão sendo exibidos ao longo dos quatro dias, à noite, sempre em horário nobre, entre 19h30 e 22h, em todos os canais de TV e rádio de Pernambuco. Serão 10 exibições por dia, num total de 40 inserções.

Nos filmes, o PTB e Armando destacam os avanços obtidos por Pernambuco nos últimos anos, graças ao apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente Dilma Rousseff ao governo Eduardo Campos. Mas destacam sobretudo que é preciso avançar ainda mais.

“Pernambuco avançou nos últimos anos. Por isso mesmo, os pernambucanos esperam mais para o futuro. Nosso peso na economia nacional ainda é pequeno. A qualidade da educação está bem abaixo da média. O atendimento na saúde tem que melhorar. Nossas estradas não garantem segurança e os índices de violência ainda são muito elevados”, diz um dos filmes.

Armando afirma também, em outro filme: “Temos muito trabalho pela frente. Vamos juntos continuar construindo o novo Pernambuco”.

PROPAGANDAS DE ARMANDO MONTEIRO COMEÇAM AMANHÃ NAS TVs E RÁDIOS DE PERNAMBUCO

As novas inserções do senador e potencial candidato ao governo estadual, Armando Monteiro (PTB) começam a ser veiculadas hoje (8) nas TV’s e rádios de Pernambuco. Nos comerciais, o petebista vai falar dos avanços do estado e relacionar o crescimento aos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, ambos do PT e apoiadores de Eduardo Campos (PSB), nos últimos anos. As peças também ressaltam que essa construção e desenvolvimento foram resultado de uma boa política vinda da relação entre os partidos, antes parceiros.

O que antes seria uma candidatura possivelmente apoiada por Eduardo Campos, transformou-se numa caminhada ‘solo’ que conta com o apoio dos petistas Lula e Dilma. Depois que o PSB entregou os cargos no governo federal, Armando preferiu não esperar mais pelo socialista e começou novas articulações para viabilizar sua provável postulação para as eleições 2014.

Dividido em time, novos desafios e modelo de gestão, os filmes também apontam os pontos que precisam melhorar, como o peso da economia nacional, a educação, a saúde, a segurança nas estradas e a violência. No terceiro vídeo, Armando Monteiro cobra sua autoria no modelo de gestão utilizado no governo do estado, idealizado por Jorge Gerdau, apresentado a Eduardo Campos pelo petebista.

A continuidade da construção de um novo estado é o lema do pré-candidato, que também ressalta, nas propagandas, a sua contribuição com o governo de Eduardo Campos, quando presidiu o Sesi e o Senai, além do modelo de gestão utilizado na Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O foco das propagandas propõe agregar o desenvolvimento que Pernambuco adquiriu até agora, aos esforços da frente popular, da qual o Partido dos Trabalhista Brasileiro (PTB) faz parte. Os comerciais serão exibidos à noite, no horário nobre, entre 19h30 e 22h e passarão em todos os canais de TV e rádio do estado, com dez inserções por dia, durante quatro dias.

GOVERNADOR DESTACA POTENCIAL DE CRESCIMENTO DO ESTADO EM SEMINÁRIO PARA EMPRESÁRIOS NA INGLATERRA

O governador Eduardo Campos se reuniu, ontem (07/11), em Londres, com empresários de diversas partes do Mundo para apresentar oportunidades de negócios em Pernambuco. Cerca de 200 representantes de empresas com atividades nos mais variados segmentos compareceram ao seminário e puderam conhecer melhor o Estado e seu potencial de crescimento. “Mesmo em um momento de retração no Mundo, a economia de Pernambuco segue crescendo e oferecendo oportunidades em várias áreas, desde o petróleo e gás, onde os ingleses estão bem posicionados, até o segmento de energias renováveis, com foco em eólica e solar”, afirmou o governador.

No seminário ‘Pernambuco: Estado de Oportunidades’, Eduardo também apresentou os diferenciais do Estado, com foco na profissionalização da gestão e nos investimentos em educação e qualificação profissional. “Desde 2007, aumentamos em mais de 600% os investimentos em educação, ampliamos de maneira consistente o número de escolas técnicas e estamos abertos para parcerias e cooperações com empresas interessadas em formar mão-de-obra qualificada”, pontuou o governador, acrescentando que é fundamental melhorar a produtividade no Brasil e garantir melhor qualidade de vida para as pessoas como uma forma de atender à nova pauta estabelecida pela sociedade.

“Espero que este seminário seja o ponto de partida para novos e bons negócios. Para nós, este é o momento de estreitar relações com o Brasil e Pernambuco se mostra como um ambiente muito favorável, não apenas para o que já está instalado no Estado, mas também pela capacidade de diálogo e governança que sua representação demonstra”, destacou o secretário britânico para América Latina, Hugo Swire, que fez a abertura do seminário.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Márcio Stefanni, os encontros realizados em toda a missão na Europa já apresentam resultados importantes, como o anúncio da parceria entre a Living PlanIT e a Convida na construção de uma cidade inteligentena área estratégica de Suape. “Este projeto tem um grande potencial transformador para região e é uma prioridade para nós”, lembrou Stefanni, que acompanha o governador na missão pela Europa.

Reuniões e visitas – Atendendo a convite do governo britânico, após a realização do seminário, Eduardo Campos visitou as instalações do Parlamento Inglês (House of Lords) e almoçou com o ex-diretor do Serviço Nacional de Saúde britânico, Lord Crisp. A conversa girou em torno dos avanços e inovações na área médica e seus reflexos no Brasil. Ao final, o governador convidou Crisp para conhecer a realidade nordestina e os desafios de enfrentar os problemas na área da saúde em ambiente de grave vulnerabilidade social. Acompanhado pelo embaixador Roberto Jaguaribe, o governador também se reuniu com o ministro de estado para questões relacionadas ao Brasil, Kenneth Clarke, e com o Lord Green, nas dependências do governo britânico.

CORRENTE INTERNA DO PT CRITICA HUMBERTO COSTA E JOÃO PAULO POR “NÃO PERMITIREM” A OXIGENAÇÃO DO PARTIDO

O Movimento de Ação e Identidade Socialista (MAIS), uma das correntes que apoiam a candidatura de Teresa Leitão à presidência do PT de Pernambuco, publicou em seu Facebook um texto com duras críticas às atuais lideranças políticas do partido, principalmente o senador Humberto Costa e o deputado federal João Paulo. O MAIS tem uma cadeira na Executiva Estadual do PT e sua principal estrela é a ex-vice-presidente da UNE e secretária de Participação Social da prefeitura de Caruaru, Louise Caroline.

Para a corrente, “reconhecer que o PT precisa mudar não combina com a manutenção do atual comando partidário”.

A corrente partidária faz um relato de momento de “decepção” no partido sob o comando da atual direção. Primeiro culpam o senador Humberto Costa por patrocinar uma intervenção no Encontro Estadual de 2009 do partido para retirar uma parte do texto com críticas ao governador Eduardo Campos. Para eles, Humberto Costa “coordenou a anulação daquela moção, sob alegação de que o governador não iria gostar”.

Também criticaram o deputado federal João Paulo que, para eles, apesar de fazer uma administração “revolucionária” no Recife, tinha um único objetivo de “disputar a hegemonia do partido no estado em contraposição ao campo comandado por Humberto Costa”.

A corrente que é uma dissidência da CNB, campo majoritário do partido, e é basicamente composta por militantes na faixa dos 30 anos. O MAIS pede que os atuais expoentes da legenda que “permitam a oxigenação do partido”.

ARMANDO ENCONTRA-SE COM EX-PRESIDENTE LULA EM SÃO PAULO

O senador Armando Monteiro teve um encontro de mais de duas horas com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na sede do Instituto Lula, em São Paulo, ontem (07). Segundo Armando, a conversa com Lula foi muito produtiva e girou em torno da conjuntura política do País, das questões do Congresso Nacional e, evidentemente, do cenário político no Nordeste e em Pernambuco.

Armando destaca, sobretudo, a disposição e a animação de Lula para participar do processo eleitoral: “O presidente Lula mostrou estar muito atento ao quadro de Pernambuco, muito bem informado sobre o quadro, e manifesta uma posição clara de que estará participando ativamente do processo eleitoral, que vai estar firmemente engajado na eleição nacional e na eleição em Pernambuco”, afirmou.

A passagem de Armando por São Paulo também foi marcada por outro compromisso de peso. Antes do encontro com Lula, o senador participou de um almoço com o presidente do Banco Itaú, Roberto Setúbal, onde falou sobre conjuntura econômica, perspectivas do País e a visão da agenda legislativa. O convite para o almoço com o senador pernambucano partiu de Roberto Setúbal.