Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

TERESA LEITÃO GANHA PED NO RECIFE COM 60% DOS VOTOS VÁLIDOS

Por volta das três da madrugada desta terça-feira (12), foi encerrada a apuração dos votos nas 13 zonais no Recife onde ocorreu neste domingo o Processo de Eleições Diretas do PT (PED 2013). De acordo com a contabilidade realizada pela assessoria da deputada estadual Teresa Leitão, candidata a presidência do partido, do total de 7.286 votos válidos na capital, Teresa Leitão foi escolhida por 4.372 petistas (60%) para comandar os rumos da legenda no estado a partir do próximo ano. O candidato Bruno Ribeiro teve 2.761 sufrágios (37,8%), enquanto no terceiro lugar, Edmilson Menezes, computou 153 votos (2,2%) das escolhas dos petistas recifenses.

No Estado de Pernambuco O PED ocorreu em 146 municípios. Outra vez, também através de dados computados pela assessoria da candidata, ela teve 9.701 votos em 117 municípios do estado de Pernambuco (incluindo Recife), assim como Bruno Ribeiro teve 9.523. No entanto, a coordenação da campanha de Teresa Leitão não recebeu informações de vários municípios no interior do Estado como por exemplo Santa Filomena, Lagoa Grande, Lagoa do Carro, Frei Miguelinho e Brejão.

Após apuradas as últimas urnas do estado, Teresa Leitão vai esperar a divulgação oficial da Comissão de Organização do PED em Pernambuco, que pode ocorrer até o final da semana.

EDUARDO CAMPOS JÁ FALA COMO PRESIDENCIÁVEL E DIZ TER CERTEZA QUE ESTARÁ NO SEGUNDO TURNO

O governador Eduardo Campos (PSB) falou como candidato à Presidência da República durante a entrevista concedida na madrugada desta terça-feira (12) no Programa do Jô. “Eu acreditava piamente que o nosso encontro ia ser no segundo turno”, afirmou sobre a entrada da ex-senadora Marina Silva no PSB, no início de outubro. Antes de anunciar o ingresso temporário no partido de Eduardo, havia a expectativa de que Marina conseguisse criar sua própria sigla, a Rede Sustentabilidade, ou ingressasse em outra legenda. Apesar de ser tida como irreversível pelo núcleo central do PSB, a candidatura presidencial do governador não foi assumida publicamente. A expectativa é que o anúncio de uma candidatura ocorra apenas no início de 2014, quando Eduardo teria que se desincompatibilizar do Governo do Estado.

Em certo momento da entrevista, o socialista demonstrou confiança no resultado da candidatura. “Eu tenho clareza que essa é uma eleição de dois turnos, como foram todas as outras, e que com certeza nós estaremos no segundo turno”, afirmou. Dentro do PSB, a expectativa é que o governador comece a ultrapassar o senador Aécio Neves (PSDB) nas pesquisas de intensão de voto a partir do final deste ano.

Durante a conversa, Eduardo também negou ter a disposição de disputar uma candidatura ao Senado Federal. “Eu poderia ter o conforto de estar no governo [Dilma], ou com uma candidatura a senador e uma sucessão mais estruturada”, disse. O governador também revelou que as pesquisas tidas pelo PSB hoje mostram que ele teria entre 65% e 69% dos votos, caso decidisse disputar o Senado.

No final do programa, Eduardo respondeu perguntas da plateia, inclusive uma sobre o fato de Marina aparecer à frente dele nas pesquisas de intensão de voto. O governador minimizou a posição dos nomes lembrando que as pessoas que já disputaram eleições costumam ser mais conhecidas e ter mais intensão de voto, mas isso não muda o resultado. Deu como exemplo a situação da presidente Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas de 2009, quando ela aparecia atrás do ex-governador José Serra (PSDB).

EDUARDO CAMPOS DIZ QUE FORMAÇÃO DE CHAPA SÓ EM 2014

 
Eduardo disse que se não estivesse no governo, teria se juntado à população 
que se manifestou nas ruas. Foto:Tv Globo/Programa do Jô.

Em entrevista no Programa do Jô, que vai ao ar nesta segunda-feira (11), logo após o Jornal da Globo, na Rede Globo, o governador Eduardo Campos (PSB), virtual candidato a presidente da República em 2014, falou sobre eleições, manifestações de rua e da coligação com a ex-senadora Marina Silva (PSB), entre outros temas. “Cada um do seu jeito, nós estávamos atrás do mesmo objetivo, que é melhorar o país”, afirmou o socialista referindo-se a parceria fechada com a líder da Rede Sustentabilidade.

Durante a conversa com Jô Soares, o governador assegurou que ainda não foi discutido se Marina disputará a vice numa possível chapa encabeçada por ele nas eleições presidenciais do próximo ano. “Nossa decisão é que vamos estar juntos. Antes de discutir forma, nós temos que discutir conteúdo. Não vamos discutir a formação da chapa em 2014. A Rede vai nos ajudar e a gente também vai ajudá-los. Haverá uma troca”, definiu Campos.

Ao comentar os protestos realizados em várias cidades do Brasil, Eduardo disse que se não estivesse no governo, teria se juntado à população que se manifestou nas ruas. “Meus filhos também foram as primeiras manifestações. Se eu não estivesse no governo estaria lá”, frisou. A chegada do quinto filho do governador também foi um dos tema da entrevista. “Eu gosto de criar gente. Pessoas que acreditam no Brasil”, declarou ao falar da família e da esposa Renata, juntos desde os 15 anos.

PROGRAMA GOVERNO PRESENTE ATENDE 560 MIL PERNAMBUCANOS

Mais de 560 mil atendimentos foram realizados pelo Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania em dois anos de atuação, completados em novembro. O programa, que integra o Pacto Pela Vida, atua na prevenção social da violência e em ações estruturadoras de inclusão social e produtiva promovidas diretamente por 14 secretarias em 40 Territórios Especiais de Cidadania (TECs), implantados nos municípios do Recife e Jaboatão, na Região Metropolitana; Caruaru, no Agreste Central; e Petrolina, no Sertão do São Francisco.

O trabalho de articulação do Programa Governo Presente garante a permanência do Estado e a participação social no controle das ações governamentais, a exemplo da reforma e manutenção de escolas, oficinas para o primeiro emprego e a retirada de documentos, além da garantia de direitos fundamentais nas áreas de saúde, cultura, lazer e assistência judiciária. Os atendimentos ocorrem semanalmente aos sábados, das 8h às 12h, em estações fixas, e disponibilizam gratuitamente serviços como a emissão de carteiras de identidade (RG) e de trabalho (CTPS), exames de glicemia, testes de AIV, aferição da pressão arterial e vacinação.

De janeiro até a primeira quinzena de outubro deste ano, foram registrados 102.562 atendimentos à população em 36 Ações Sociais de Impacto. Até o final de dezembro deverão ser realizadas outras sete, no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina, além de Goiana, na Mata Norte. Esta última em caráter especial, com a oferta de mais de cem ações e programas de várias secretarias, como Saúde, Educação, Esportes, Cidades, Defesa Social, Mulher e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Para a secretária executiva da Secretaria de Articulação Social e Regional, que coordenado o Governo Presente, Luciana Azevedo, os Territórios Especiais de Cidadania representam a construção de um novo modelo de gestão, onde são integradas todas as secretarias estaduais na perspectiva de assegurar a acessibilidade universal a direitos garantidos de forma efetiva pelas políticas públicas do Governo do Estado.

A Luciana Azevedo destacou que final de 2013 aumenta as expectativas dos que trabalham pela garantia dos direitos das populações que vive nos territórios marcados por vulnerabilidades, estando prevista a melhoria dos atendimentos, por meio da contratação de 300 agentes. Eles farão os cadastros das necessidades de cada cidadão, enquanto os técnicos das Estações articularão o acesso e ações do Estado e prefeituras, materializando o plano de direitos. Com ele vamos potencializar a inclusão social.

Estações – As Estações do Governo Presente funcionam em casas com equipes técnicas e agentes que visitam cada família, promovendo a inclusão nos programas e ações que compõem o Programa. Atua, ainda, como espaços permanentes de diálogo e interação entre governo e sociedade. Em cada unidade, os profissionais apontam situações e oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e produtivo nas diversas ações e programas das secretarias estaduais.(Com informações da Assessoria da Secretaria de Articulação Social e Regional – Crédito da foto: Roberto Pereira Jr.)

DEPUTADO RODRIGO NOVAES DESTACA ELEIÇÃO DA NOVA MESA DIRETORA DO TJPE

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde de hoje (11), registrar a eleição da nova mesa diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Em sessão realizada na manha de hoje, os membros do Judiciário Pernambucano elegeram o desembargador Frederico Almeida para presidente, os desembargadores Leopoldo Raposo e Fernando Ferreira para 1ª e 2ª vice-presidências, respectivamente, e o desembargador Eduardo Paurá para corregedor para o próximo biênio que terá início em fevereiro de 2014.
Novaes destacou a gestão do desembargador Jovaldo Nunes, atual presidente, pelo serviço prestado ao povo e pela expansão do serviço do TJ por Pernambuco. O parlamentar ainda completou: “Tenho certeza que Dr. Frederico Almeida vai honrar as tradições do Tribunal de Justiça e continuar todo trabalho feito até hoje”.

JOSÉ QUEIROZ PODE OCUPAR VAGA DE VICE NA CANDIDATURA DE ARMANDO

O nome do candidato à vice na chapa do senador Armando Monteiro Neto (PTB) ao Governo de Pernambuco nas eleições do próximo ano poderá sair da cidade de Caruaru, no Agreste do Estado. Apesar de não admitir a especulação de que o favorito para a missão seria o atual prefeito do município, José Queiroz-foto (PDT), o senador admitiu a preferência por uma liderança política vinda daquela cidade.
“Independente da análise de nomes, nós estamos longe ainda desta fase, os nomes resultarão das coligações partidárias. Eu só vou cogitar um nome do PDT se o PDT estiver em nossa aliança. Há setores do partido querem fazer uma discussão sobre isso”, disse o trabalhista na manhã desta segunda-feira (11).
“O deputado Paulo Rubem (PDT) quer discutir sobre isso. Eu não posso deixar de dizer que Caruaru, pela história política, pelo poder de irradiação, tem sua importância. […] Quando eu tive oportunidade, eu dei uma manifestação concreta de apreço a Caruaru escolhendo meu suplente Douglas Cintra, que é de lá”, acrescentou Armando.
Caruaru possui história quando o assunto em questão trata-se da origem dos vice-governadores. Desde 1980, nomes da Capital do Forró ocupam o cargo, a exemplo de Roberto Fontes (de Joaquim Francisco), Jorge Gomes (Miguel Arraes) e João Lyra Neto de (Eduardo Campos).
Mendonça Filho, vice de Jarbas Vasconcelos (PMDB), tem raízes na região (Belo Jardim). Em 2010, quando voltou a disputar o governo, Jarbas compôs a chapa ao lado de Miriam Lacerda, outra caruaruense.(Blog do Magno Martins)

SELADA DOBRADINHA RINALDO FERRAZ E MARINALDO ROSENDO NO SERTÃO DE ITAPARICA

 

Guilherme Uchoa e Marinaldo Rosendo  visitaram Floresta e firmaram dobradinha Marinaldo Rosendo e Rinaldo Ferraz, no Sertão de Itaparica.

 

O Encontro reuniu lideranças no último sábado (09), em Floresta, na Fazenda Recanto, e o acolhimento reforçou a parceria com um filho da terra dos tamarindos, Rinaldo Ferraz para Deputado Estadual pelo PDT.

CAMPOS SE REÚNE COM EMPRESÁRIOS DO AGRONEGÓCIO

Após um aparente afastamento do setor- com o fim da aliança com o democrata Ronaldo Caiado (GO), o governador-presidenciável Eduardo Campos (PSB) retoma suas articulações para receber o apoio do agronegócio. O  socialista se reúne com as principais lideranças do setor nesta segunda-feira. O encontro será realizado em São Paulo, no Hotel Ranaissance, onde Campos jantará com os prováveis apoiadores.

Na lista dos homens-fortes do agronegócio que participaram do evento estão representantes  do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Cosag/Fiesp), da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) e da Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Também são esperados grandes produtores de milho, algodão e, claro, de soja. O jantar foi articulado  pelo ex-ministro da Agricultura e presidente do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (GV Agro), Roberto Rodrigues.

Apesar do esfriamento do setor em relação à postulação de Campos, muitos socialistas acreditam que o governador-presidenciável tem tudo para reverter o mal-estar gerado com a imposição da ex-ministra Marina Silva pelo término da aliança entre Eduardo e Ronaldo Caiado. (Blog da Folha)

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES INTERNAS DO PT FAZ UMA PAUSA NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA

A apuração dos votos das eleições internas do Partido dos Trabalhadores (PT), o Processo de eleição Direta (PED), sofre uma breve pausa na manhã desta segunda-feira (11) e será retomado às 14h. Segundo a nota de imprensa enviada pela sigla a decisão tem caráter municipal e foi tomada a partir de um acordo entre os três candidatos à presidência, ao Diretório Municipal do Recife e representantes de todas as chapas. Confira a nota abaixo:

Por acordo entre os três candidatos à presidência estadual do PT de Pernambuco, representantes das chapas, candidatos e representantes dos candidatos ao Diretório Municipal do Recife, a apuração dos votos do PED2013 na capital pernambucana fez uma breve pausa e continuará as 14h desta segunda-feira 11 de novembro.

Foi acordado que as urnas, cédulas e atas serão guardadas em um carro forte que ficará na sede do Partido dos Trabalhadores, acompanhado de representantes de todas as chapas, até que a contagem dos votos seja reiniciada. A contagem dos votos no Recife foi interrompida às 5h30 em comum acordo dos concorrentes por conta do cansaço advindo do exaustivo trabalho de escrutínio de cédulas e devido preenchimento de atas e formulários. Para mais informações, favor entrar em contato com as assessorias de imprensa dos candidatos e das chapas do PED2013 e com a Comissão Organizadora do processo eleitoral.

As eleições internas do Partido dos Trabalhadores (PT), o Processo de eleição Direta (PED), acontecem neste domingo (10), quando serão escolhidos os presidentes nacional, estadual e municipal do partido. São 49 mil militantes aptos a votar em Pernambuco e 17.980, no Recife. A disputa promete ser acirrada depois que o partido ficou dividido entre o grupo do senador Humberto Costa e do deputado federal João Paulo e o grupo do ex-prefeito do Recife João da Costa. 

UM TERCEIRO NETO DE UM AVÔ ILUSTRE

Em seu livro de memórias “Daquilo que eu sei”, o ex-deputado Fernando Lyra refere-se a Eduardo Campos e a Aécio Neves como “dois grandes netos de dois grandes avôs”. O primeiro é neto de Miguel Arraes, que foi três vezes governador de Pernambuco. E, o segundo, neto de Tancredo Neves, que foi governador de Minas e presidente da República. Ambos se apresentam como netos quando isso se faz necessário para mostrar que têm origem política. Não é o caso, por exemplo, do senador Armando Monteiro, pré-candidato do PTB ao governo estadual. Ele tem origem política pelos lados paterno e materno, mas nunca faz referência a este passado. O pai, Armando Monteiro Filho, foi ministro da Agricultura num dos gabinetes parlamentaristas do presidente João Goulart. E a mãe, Maria do Carmo, é filha do ex-governador Agamenon Magalhães, que Arraes definiu como “a maior cabeça política que Pernambuco já teve”. 
Por: Inaldo Sampaio