Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

COMUNIDADE DE SÃO LOURENÇO DE TEJUCUPAPO DISTRITO DE GOIANA, RECEBE IGREJA RESTAURADA

Uma região rica em paisagens notáveis, ponteadas por edificações antigas, sedes de engenhos e povoados, no estuário do Rio Goiana. Nesta localidade, num plano mais alto, avista-se a Povoação de São Lourenço de Tejucupapo. É neste povoado que está a igreja de São Lourenço de Tejucupapo que, neste sábado, a partir das 14h, será entregue à população após passar por obras de restauração com recursos do Governo do Estado. A Igreja de São Lourenço de Tejucupapo sobressai-se pela simplicidade e austeridade de suas linhas construtivas, apresentando características da arquitetura jesuítica, seguindo a mesma linha da Igreja de N. Sra. da Graça de Olinda, referência fundamental da arquitetura portuguesa no Brasil.

A igreja é considerada uma das mais antigas de Pernambuco. Fundada no século XVI, na então Capitania de Itamaracá, a igreja foi elevada à matriz em 1555, data de criação da Freguesia de São Lourenço. Além do tombamento da Igreja, a Povoação de São Lourenço de Tejucupapo está inserida na Área de Preservação Ambiental de Santa Cruz (APA), criada por lei estadual, que envolve os municípios de Itamaracá, Itapissuma e Goiana, visando à preservação integrada do patrimônio ambiental, natural e cultural dessa região.

As obras de restauração da igreja foram iniciadas em 2009 em duas etapas, totalizando um investimento de R$ 345.057,10, feito pelo Governo de Pernambuco, através da Fundarpe. Na reforma, foram recuperados os valiosos elementos arquitetônicos em cantaria como o arco-cruzeiro, a pia batismal, cornijas, cunhais e cercaduras, bem como a estucaria dos altares com adornos em argamassa tradicional. Os trabalhos de restauração foram acompanhados de prospecção arquitetônica que evidenciou técnicas e elementos construtivos que marcam a trajetória do edifício, o que subsidiou o retorno do assoalho da sacristia e dos pisos em tijoleiras à sua forma original.

A população recebe a Igreja em festa com atividades voltadas para a valorização da cultura local. Haverá apresentação de documentário fotográfico dos trabalhos realizados e vídeo das entrevistas com personagens representativos da comunidade, jogos educativos, danças e Coral das Crianças da Igreja. A Banda Curica, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco, encerrará as festividades. (Fonte: Secretaria da Casa Civil / Secretaria de Cultura de Pernambuco – Foto: acervo/Secult-PE)

PREFEITO ELEITO DE ÁGUA PRETA TOMA POSSO DE NOVO

O prefeito recém-eleito de Água Preta, na Mata Sul, Armando Souto (PDT), vai tomar posse do cargo nesta sexta-feira terceira vez, em menos de dez dias. O imbróglio começou no último dia 20, quando Souto foi à Câmara para ser diplomado e, à revelia do presidente da Casa, Elias de Alegrete (PTN), três vereadores decidiram empossá-lo no cargo. No dia seguinte, Elias conseguiu uma liminar e derrubou o ato de posse.
Diante da situação, o juiz da comarca local, Carlos Eugênio Montenegro, determinou que em 72 horas úteis ao dia da diplomação o novo prefeito tomasse posse, o que aconteceu na segunda-feira passada. Só que ontem o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu reavaliar decisão de primeira instância e afastou o prefeito do cargo, marcando a posse para esta sexta, às 20h.
O TJPE atendeu a mandado de segurança impetrado pelo presidente da Câmara, Elias de Alegrete, que governava o município interinamente, o qual considerou que a posse de Souto, na segunda, feriu os trâmites legais do Legislativo. Segundo ele, a transmissão do cargo já havia sido marcada anteriormente para a dia 29 (esta sexta-feira).

DILMA TIRA KASSAB E COLOMBO DO PSB

Sem fazer esforço, a presidente Dilma Rousseff “roubou” do palanque de Eduardo Campos duas importantes lideranças do Sul e do Sudeste: o governador Raimundo Colombo (SC) e o ex-prefeito Gilberto Kassab (SP). Ambos são “crias” políticas do ex-senador Jorge Bornhausen e tiveram o apoio do governador de Pernambuco para fundar o PSD. Eles estiveram no Recife mais de uma vez para articular com o governador a criação do novo partido, que nasceu em 2012 com mais de 50 deputados federais, quatro vice-governadores e, no caso de Pernambuco, quatro deputados estaduais. O plano original do PSD era se aliar ao PSB na sucessão presidencial do próximo ano, “armando” palanque para Eduardo Campos em São Paulo (com Kassab candidato a governador) e em Santa Catarina (com Colombo disputando a reeleição). Mas ambos se deixaram seduzir pelo PT e decidiram apoiar a reeleição da atual presidente.
Por: Inaldo Sampaio

DILMA E AARMANDO REÚNEM-SE NO PALÁCIO DO PLANALTO

Por mais de uma hora, o senador Armando Monteiro (PTB) reuniu-se reservadamente com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira (28). Junto com outros parlamentares, o senador já havia almoçado com a presidente, no Palácio da Alvorada, nesta semana.

Segundo Armando, a reunião serviu para a discussão de projetos de interesse de Pernambuco e para a articulação de uma visita da presidente ao Estado ainda no mês de dezembro, quando deverá visitar obras importantes realizadas com recursos federais.

 “Discutimos assuntos e projetos de interesse de Pernambuco. Foi uma ótima reunião, muito produtiva”, salientou, ao sair do encontro nesta tarde. Armando disse ainda que Dilma está bastante atenta ao quadro político do Estado e muito bem informada sobre o cenário regional, no Nordeste.

Foi a segunda vez, nesta semana, que Armando se encontrou com a presidente. Na terça-feira, 26, o parlamentar almoçou com Dilma, no Palácio da Alvorada. Na oportunidade, o senador estava ao lado de um grupo de parlamentares da base de apoio ao governo federal.

Há 15 dias, Armando também se encontrou com o ex-presidente Lula, em São Paulo. O ex-presidente disse estar animado para se engajar na campanha de 2014, em Pernambuco.

CÔRTE REAL SAI EM DEFESA DAS ENTIDADES SOCIAIS DO BRASIL

O deputado federal JORGE CÔRTE REAL (PTB-PE), protestou na tribuna da Câmara dos deputados, em Brasília, contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a fim de defender os direitos de entidades que prestam serviços sociais em todo o Brasil.

De acordo com ele, entidades como a Pastoral da Criança, a LBV, a Fundação Terra, a APAE, o Movimento Pró-Criança e a pernambucana Orquestra Cidadã, dentre outras estão sendo prejudicadas pela Resolução Normativa 581, no artigo. 8º da Aneel.

A norma obriga as concessionárias de energia, no caso de inadimplência dos usuários,  a reeditarem o boleto vencido, sem que nessas novas contas constem as contribuições voluntárias dos consumidores para as entidades de cunho social. Côrte Real lembra que a resolução acarreta prejuízo às entidades, que passarão a não contar mais com a doação naquele período. O parlamentar faz um apelo à Diretoria da ANEEL para que reveja a resolução normativa, sobretudo no seu artigo 8º.

FORÇA DO MOVIMENTO SINDICAL RURAL É DESTAQUE NA FALA DO DEP. MANOEL SANTOS AO CONSELHO DELIBERATIVO DA FETAPE

“O Movimento Sindical Rural é forte, porque consegue unir todas as pessoas, sem perder o horizonte, em busca daquilo que é o mais importante: a garantia dos direitos da mulher e do homem do campo. É assim que vocês devem continuar, juntos, e sempre fortes”. Com essa declaração, o deputado estadual Manoel Santos iniciou a sua participação na mesa de abertura da última reunião do Conselho Deliberativo da Fetape, que está sendo realizada no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina.

O encontro, que reúne mais de 300 dirigentes sindicais, começou com uma mística, que chamou a atenção para as conquistas e as grandes lutas lideradas pela Fetape e o conjunto Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), ao longo deste ano. Aproveitando a deixa, Manoel Santos falou da satisfação em ter participado das comemorações pelos 50 anos da Contag, que, segundo ele, é um exemplo do que o Movimento Sindical Rural é capaz.

“Assim como a Fetape, a Contag surgiu como resultado de muita luta e resistência, que logo foi oprimida pela Ditadura, que durou 20 anos. Em 1995, foi iniciado, por meio do Grito da Terra Brasil, as negociações, junto ao governo federal, por políticas públicas para o campo. Hoje, comemoramos um investimento de R$ 18 bilhões para a agricultura familiar. Essa é prova da capacidade do Movimento Sindical Rural”, avaliou.

Ao longo do discurso, o parlamentar também registrou a alegria com o acordo político para a presidência do PT e finalizou com uma recomendação, que foi recebida com aplausos pelo público. “Tanto eu, quanto vocês, e todo Movimento Sindical Rural, precisamos ter cuidado com as decisões a serem tomadas no futuro, quando temos uma conjuntura política onde não temos mais a mesma base aliada. Não podemos esquecer de que toda a luta do Movimento, todo o esforço é, e sempre deverá ser, em função dos direitos da mulher e do homem do campo”, arrematou. O Conselho Deliberativo da Fetape seguirá até o final da manhã de hoje (28).

Estímulo à juventude
Na plenária, foram ouvidos/as jovens dirigentes sindicais, que escutaram atentos/as o discurso do deputado Manoel Santos. Para eles e elas, a experiência e a dedicação do parlamentar servem de exemplo para fortalecer, dia a dia, a luta por direitos no campo.

“ Com sua experiência de Movimento Sindical Rural, o deputado Manoel Santos nos trouxe uma palavra de direcionamento em nossa luta. De fato, temos que ter cuidado com a conjuntura atual, mantendo as nossas conquistas. E a melhor forma de fazer isso é permanecendo unidos – inclusive a juventude – e tendo o deputado como a nossa voz na Legislativo Estadual.” José Severino da Silva – diretor de Juventude Rural do STTR de Surubim.

“ Com toda força e nas palavras do deputado, descobrimos o quanto a nossa organização tem importância. Em 2014, nossa luta continuará e será ainda mais fortalecida pela a experiência e compromisso de Manoel Santos .” Antonia Luciene de Oliveira, integrante da Comissão de Jovens de Ouricuri.

PROCURADOR-GERAL DO ESTADO CRITICA SENTENÇA DE JUIZ FEDERAL

Escalado para falar a respeito da ação, o procurador-geral do Estado, Thiago Norões, acusou o juiz Roberto Wanderley Nogueira, da 1ª Vara da Justiça Federal, de agir de forma pessoal na decisão que determinou a suspensão do ato que nomeou o secretário de Saúde, Antônio Figueira. Ele também disse que a sentença do magistrado foi “irresponsável”.

“É um pensamento pessoal que está desvinculado da realidade. Esse é um cargo que exige cuidado e responsabilidade, mas discordamos dessa sentença e discordamos da atitude abusiva”, afirmou Thiago Norões.

Para o procurador-geral, houve uma tentativa de macular a imagem de Figueira, que é um dos nomes cotados para a sucessão do governador Eduardo Campos (PSB). “No decorrer do processo vão ser rebatidos esses argumentos levianos e irresponsáveis utilizados para macular a honra do secretário”, disse, ao comentar o teor do recurso de apelação que será apresentado ao TRF-5. O procurador também disse que Roberto Wanderley desconhece a “letra clara da lei”.

O governador evitou tecer comentários sobre o assunto e disse apenas que pelo menos quatro decisões do juiz Roberto Wanderley já foram cassadas. A assessoria de imprensa da Justiça Federal disse que o magistrado não irá se pronunciar a respeito das críticas do governo estadual.(Jumariana Oliveira-JC)

LAURA GOMES CONHECE COOPERATIVA DE ARTESANATO E CULINÁRIA EM SÃO VICENTE FÉRRER

A secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, esteve ontem  no município de São Vicente Ferrer para conhecer a loja Fio e Renda, que faz parte da cooperativa de Artesanato e Culinária.

Segundo Fátima Alves, coordenadora da área de artesanato, a cooperativa é formada por 10 mulheres e conta com a parceria da prefeitura do município, Banco do Brasil e Embrapa. A Fio e Renda trabalha em três eixos: artesanato de fibras, com a qual é confeccionado vestimentos, tapetes, bolsas e decoração; a venda da própria banana e de doces; e por fim a uva e seus derivados (vinho, geleia e suco).

Na oportunidade, Laura visitou o prefeito Flávio Régis, quando discutiram sobre as ações sociais realizadas no ano de 2013 naquele município, Laura informou ainda ao prefeito que o Programa Vida Nova será implantado naquela localidade para atender crianças e adolescentes, de 7 à 17 anos, que se encontram em situação de rua e com seus direitos violados.

DEPUTADO JULIO CAVALCANTI CRITICA DECRETOS DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS

Em discurso que fez ontem (27) na Assembleia Legislativa, o deputado Júlio Cavalcanti (PTB), aliado do senador Armando Monteiro (PTB), criticou os decretos do governador Eduardo Campos referentes ao aumento da margem de valor agregado de diversos produtos vendidos no Estado.
Segundo ele, os decretos têm impacto direto no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sob regime de Substituição Tributária.
Os cinco decretos a que o deputado se refere passarão a vigorar a partir do próximo dia 1º de dezembro. Ele disse que produtos como fogões, geladeiras e bicicletas terão aumento de 4,4%, 5,32% e 8,51%, respectivamente, na sua margem de valor agregado, gerando aumento de preço na mercadoria vendida ao consumidor.
Como o ICMS-ST é cobrado e pago pelo comércio varejista antes da venda final do produto, calculando previamente os custos sobre o transporte e a circulação das mercadorias, disse o petebista, os empresários terão que dividir esse aumento com os consumidores.
“O aumento prejudicará o comércio varejista e a população em geral às vésperas das compras de Natal. Os mais penalizados serão os empresários do interior do Estado, que já enfrentam uma economia afetada pela seca”, acrescentou.
Outra preocupação do deputado é porque os decretos determinam que as empresas deverão realizar o levantamento dos seus estoques até o dia 30 de novembro para efetuar o pagamento do ICMS-ST.
“Com isto”, disse ele, “os comerciantes terão que pagar o imposto de um produto que ainda está no estoque e não possui previsão de venda, aumentando os custos das empresas”. Ele pediu uma audiência ao secretário da Fazenda, Paulo Câmara, para tentar reverter a decisão.

GOVERNO DE PERNAMBUCO INAUGURA NOVO CICLO PARA O TRANSPORTE PÚBLICO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

Com a formalização dos contratos das empresas que vão operar as linhas de ônibus que circulam pelos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste, o governador Eduardo Campos estabeleceu, nesta quarta-feira (27/11), a normatização do segmento, que sempre funcionou por meio de permissão. Os contratos têm validade de 15 anos e podem ser renovados por mais cinco. Em solenidade realizada na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco, o governador assinou os contratos de concessão dos lotes 1 e 2 do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana (STPP/RMR). Eduardo classificou o ato “como um novo ciclo para o transporte público de Pernambuco”.

Durante a cerimônia de assinatura dos contratos, o governador também autorizou a licitação para as demais linhas que compõem o STPP/RMR. “Vamos ter um sistema para medir a qualidade desse serviço e vai valer a opinião do usuário”, adiantou o governador. “Com esse modelo, as empresas vão ter obrigações que dialogam diretamente com melhorias para o trabalhador, pois toda a frota será modernizada. Além disso, teremos benefícios para os usuários, que vão poder desfrutar de um transporte confortável”, completou Eduardo, ressaltando que os veículos devem ter ar-condicionado e poluir menos o meio ambiente.

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, afirmou que a normatização do setor representa “um marco para o transporte público”. Cabral ressaltou que a atual gestão está indo “além das obras de concreto” quando garante mais segurança para os empresários e amplia a participação do povo no processo. “A existência de um contrato oficial é um avanço na relação das empresas com o Governo do Estado, e quem ganha com isso é o povo”, enfatizou o presidente das Empresas de Transporte Integrado (Urbana-PE), Luiz Fernando Bandeira.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, comemorou a consolidação do projeto e revelou que, a partir do próximo mês, a Cidade do Recife terá novas faixas exclusivas para ônibus. “A prefeitura já desenvolve ações de mobilidade que dialogam com o planejamento do Governo do Estado”, disse o gestor.

LOTES – O contrato com as empresas vencedoras do processo licitatório dos dois primeiros lotes – mais especificamente, dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste – representa R$ 4,5 bilhões. Esses corredores compreendem uma frota de 721 veículos, dos quais 170 são do modelo BRT (Bus Rapid Transit), 39 são articulados e outros 503 são convencionais. Juntos, eles são responsáveis por 111 linhas e pelo transporte de mais 700 mil passageiros.

Já os demais lotes (3, 4, 5, 6 e 7), que terão os contratos formalizados em março do próximo ano e o início da operação em junho, representam um custo de R$ 10,5 bilhões. São 269 linhas, que representam uma frota de 1.892 veículos, dos quais são 1.338 convencionais e 554 articulados e “padron” (ônibus com motor traseiro, automático e com ar-condicionado). Por esses corredores, circulam mais de 1 milhão de usuários.