Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

TRF-5 SUSPENDE DECISÃO CONTRA ANTÔNIO FIGUEIRA

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) suspendeu, nesta quarta-feira (27), a liminar – concedida pelo juiz da 1ª Vara Federal Roberto Wanderley Nogueira – que pedia a anulação da nomeação do secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira.  A decisão foi tomada pelo  presidente da corte federal, desembargador Francisco Wildo.

O juiz Roberto Wanderley havia entendido como procedente o questionamento, realizado por meio de ação popular por dois médicos pernambucanos, sobre o fechamento do Centro de Transplantes de Medula Óssea (CTMO) do Hemope sem a implementação de um processo licitatório – para o encaminhamento de pacientes para um hospital privado –  e sem a aprovação dos Conselhos Estadual e Federal de Saúde.

Confira a nota do TRF-5:
O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Francisco Wildo Lacerda Dantas, deferiu, hoje (27/11), o pedido de suspensão de execução da sentença do Juízo da 1ª Vara Federal (PE), que declarava nulo o ato do Governo do Estado de Pernambuco de nomeação do secretário de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e o ato da Secretaria de Saúde, que fechou o Centro de Transplante de Medula Óssea da Fundação Hemope (CTMO/HEMOPE), em 2012.

O presidente acolheu as razões do Governo do Estado, segundo as quais o encerramento das atividades do CTMO consistiu em política pública, objetivando alcançar maior eficiência no atendimento aos pacientes, oferecendo-lhes um atendimento de última geração a um custo significativamente mais reduzido.

O magistrado afirmou, ainda, que “o afastamento do agente político, antes de se conferir ao réu a oportunidade de provocar a reapreciação do ato judicial, representa inequívoca ameaça à ordem pública, em sua acepção administrativa, na medida em que o Judiciário se imiscui, indevidamente, na prerrogativa do Governador do Estado de escolher e destituir seus colaboradores, nomeando-os e exonerando-os livremente, nos termos da Constituição Federal”.

ENTENDA O CASO – Antonio Jordão de Oliveira Neto, ex-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco e secretário das Relações do Trabalho da Federação Nacional dos Médicos, e Liliane Medeiros Viana Peritore, diretora da Associação dos Amigos do Transplante de Medula Óssea (ATMO), ajuizaram, em 2012, ação popular contra a União, o Governo do Estado de Pernambuco e o Instituto de Medicina Integrada de Pernambuco (IMIP), com o intuito de anular dois atos do governo estadual: a nomeação do secretário de Saúde do Estado e o fechamento do CTMO.

Os impetrantes da ação popular alegaram que Antonio Carlos Figueira não tinha condições de ser nomeado para o cargo de secretário de Estado, pois presidira o IMIP, fundação que tinha vários contratos com o Governo estadual. Por outro lado, os autores da ação requereram a reabertura do CTMO, sob a fundamentação de que transferir as atividades, antes desempenhadas pela unidade, para o Hospital Português, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), geraria custos adicionais e reduziria a capacidade de oferta de leitos pelo Estado.

O Juízo do Primeiro Grau concedeu liminar, determinando a reabertura do Centro de Transplante. A Procuradoria Geral do Estado (PGE) ajuizou agravo de instrumento e pedido de reconsideração da decisão, sob a justificativa de que o CTMO, por suas limitações físicas, não oferecia condições para a modernização e ampliação do serviço ali prestado.

Em abril deste ano, o presidente do TRF5 à época, desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, negou o pedido de reconsideração do Governo do Estado, por entender que o foro legítimo para julgar ações dessa natureza e circunstância seria uma das suas Turmas, tendo em vista que não vislumbrava grave violação que justificasse a concessão da reconsideração, em sede de suspensão de liminar.

A quarta Turma do TRF5 havia dado provimento ao agravo de instrumento interposto pelo Estado de Pernambuco para suspender a determinação da 1ª Vara Federal de Pernambuco, que concedeu o pedido da Associação de reabertura da CTMO.

CANAL DO SERTÃO: ARMANDO PROPÕE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO

O senador Armando Monteiro (PTB) propôs ao ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, suspender temporariamente a licitação do projeto executivo do Canal do Sertão, obra de infraestrutura hídrica que levará água potável para diversos municípios do Sertão pernambucano. A proposição foi feita durante longa reunião com Teixeira, realizada para discutir as mudanças no projeto do Canal.

“A proposta de sobrestamento (suspensão) da licitação do projeto foi para que haja uma mais completa informação à população das comunidades interessadas, especialmente os municípios do Sertão do Araripe, sobre as razões que justificaram as alterações no projeto e para a análise de alternativas que ainda possam ser consideradas, de modo a ampliar o alcance do próprio projeto”, destacou Armando.

Segundo o senador, a proposta foi bem recebida pelo ministro que ficou de avaliá-la. O primeiro edital deverá ser lançado em abril de 2014 e prevê a adequação e atualização dos estudos de viabilidade do Canal do Sertão. Na sequência, estão previstos outros dois lançamentos de editais nos meses de outubro e dezembro de 2014, para a elaboração de estudos de solo e classificação de terras para a irrigação, nas áreas denominadas Mancha Pontal de Sobradinho e Mancha de Santa Cruz, localizadas nos municípios de Santa Cruz, Dormentes e Santa Filomena; e o projeto básico de 50 quilômetros da mancha de Santa Cruz. Ficando o restante para 2015.

Armando reiterou a importância da obra para o combate aos efeitos da seca, além de enfatizar a oportunidade de interiorização do desenvolvimento para as regiões beneficiadas.

A região beneficiada diretamente pelo projeto do canal do Sertão, em sua concepção original, estende-se desde o município de Casa Nova, na Bahia, até o município de Cedro, em Pernambuco. Segundo o traçado do sistema adutor, os municípios beneficiados seriam os seguintes: Casa Nova, na Bahia; Petrolina, Afrânio, Dormentes, Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz, Araripina, Santa Filomena, Ipubi, Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Cedro e Serrita, em Pernambuco.

VALDECIR PASCOAL É ESCOLHIDO POR ACLAMAÇÃO NOVO PRESIDENTE DO TCE

Em sessão especial do Tribunal Pleno realizada nesta quarta-feira (26), o conselheiro Valdecir Fernandes Pascoal foi escolhido, por aclamação, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco para o biênio 2014-2015. Na mesma sessão também foram escolhidos, igualmente por unanimidade, o conselheiro Carlos Porto para vice-presidente, o conselheiro Marcos Loreto para corregedor-geral, o conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior para diretor da Escola de Contas e o conselheiro João Campos para chefe da Ouvidoria. O conselheiro Ranilson Ramos foi eleito presidente da Primeira Câmara e a conselheira Teresa Duere presidente da Segunda.
É a primeira vez que um conselheiro oriundo dos quadros técnicos chega ao cargo de presidente do TCE. Valdecir Pascoal foi admitido no órgão, por concurso público, no início da década de 90, como auditor das contas públicas. A solenidade de posse está marcada para dia 07 de janeiro, às 17h, no auditório do próprio TCE.
AGRADECIMENTO – Em breve pronunciamento antes do término da sessão, o presidente eleito do TCE agradeceu a confiança dos colegas, prometendo dedicar-se ao máximo à nova missão. Ele disse que os desafios da gestão são muitos, mas que eles se tornam menos árduos quando se sabe a “reconhecida excelência” dos seus servidores, o “importante papel” dos conselheiros substitutos e do Ministério Público de Contas e a existência, há quase duas décadas, de um Planejamento Estratégico estruturado. Este Planejamento, disse ele, é um “poderoso aliado para uma boa governança institucional”.
PRIORIDADES – Em coletiva de imprensa após o resultado da eleição, o conselheiro adiantou que pretende dar prioridade a três pontos específicos: melhorar a qualidade das auditorias, deixando-as em padrão internacional; tornar o TCE mais conhecido por parte do povo pernambucano e reforçar o papel institucional da Escola de Contas, “que capacita servidores e auxilia os gestores públicos”.
Ele prometeu também “dar o melhor dos seus esforços” para manter o TCE de Pernambuco como “referência nacional” em qualidade de auditoria, preservar a harmonia que existe hoje no Conselho e o “diálogo permanente” com todos os segmentos organizacionais da Casa, “atributos que permitem uma gestão democrática e compartilhada da instituição”.

DIA DO BACAMARTEIRO AGORA É OFICIAL EM PERNAMBUCO

O Governador Eduardo Campos, institui ontem (26), no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco, o Dia Estadual do Bacamarteiro. Veja o decreto:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica instituído no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco, o Dia Estadual do Bacamarteiro, a ser comemorado, anualmente, no dia 24 (vinte e quatro) de junho.

Art. 2º O Dia Estadual do Bacamarteiro não será considerado feriado civil.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio do Campo das Princesas, Recife, 26 de novembro do ano de 2013,

197º da Revolução Republicana Constitucionalista e 192º
da Independência do Brasil.
EDUARDO HENRIQUE ACCIOLY CAMPOS
Governador do Estado
FRANCISCO TADEU BARBOSA DE ALENCAR
THIAGO ARRAES DE ALENCAR NORÕES
O projeto que originou esta Lei é de autoria do Deputado Augusto César – PTB.

GOVERNO DO ESTADO VAI INAUGURAR UPAE EM SALGUEIRO

As populações de Salgueiro, Terra Nova, Serrita, Mirandiba, Cedro e Verejante, no Sertão Central, de Belém do São Francisco, Sertão de Itaparica, serão beneficiadas, em fevereiro, com a inauguração, pelo Governo do Estado, da primeira Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) da região. Serão 15 consultórios e ambulatórios, atendendo especialidades como cardiologia, dermatologia, gastroenterologia, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, e urologia, entre outros.
Também será disponibilizado um moderno setor de diagnóstico e terapias, onde serão realizados exames dos mais diversos, a exemplo de audiometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, raio X e ultrassonografia, coleta de material, coleta íntima e serviço social. A expectativa é de que a UPAE de Salgueiro atenda uma população superior a 140 mil pessoas. São ao todo 2,3 mil metros quadrados de área construída, com estacionamento para 56 automóveis, quatro vagas destinadas a portadores de necessidades especiais.  
A UPAE, cujos investimentos somam mais de R$ 12,4 milhões, sendo R$ 7,2 em obras de construção civil e R$ R$ 5,2 e, equipamentos, está sendo construída na rua José Gomes de Sá, bairro do Espirito Santo, é um instrumento essencial para um dos principais gargalos da saúde pública, que é marcado pela baixa oferta de consultas e exames especializados no interior. 
Ampliação do atendimento – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde contemplará com novas (UPAE’s), os municípios de Abreu e Lima, Goiana, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Salgueiro e Ouricuri.
O investimento total está estimado em mais de R$ 200 milhões e o perfil de cada unidade leva em consideração às necessidades e especificidades de cada Regional de Saúde. As unidades Petrolina e Garanhuns, já foram inauguradas. A de caruaru está em vias de ser entregue à população e as de Goiana e Abreu e Lima, previstas para o próximo ano, contam, também, com bloco cirúrgico para pequenas e médias cirurgias, e hospital-dia. 

GOVERNADOR INAUGURA INSTITUTO PARA ENSINO DO MANDARIM E ANUNCIA CHEGADA NO CONSULADO CHINÊS NO RECIFE

Com objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento de Pernambuco com a China, o governador Eduardo Campos consolidou, ontem (26/11), uma parceria com o gigante asiático. Trata-se da instalação de um instituto para o ensino do mandarim (chinês). Além disseminar a cultura asiática para os brasileiros, o Instituto Confúcio terá cursos de português para chineses. Durante a solenidade, que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE), o governador também anunciou que Pernambuco terá um consulado da China, o terceiro do País.

“Esse é um dia muito importante, pois o nosso maior parceiro comercial, a China, anuncia a instalação de um consulado no Recife, o primeiro consulado fora do eixo Rio-São Paulo. Além disso, temos a chegada do Instituto Confúcio para o ensino na língua chinesa, que será o sexto do Brasil. Isso vai aproximar ainda mais os dois países, cuja relação, nos últimos anos, vem crescendo. Uma decisão que vai intensificar a aproximação cultural e econômica”, garantiu o Eduardo.

O reitor da UPE, Carlos Calado, explicou que, de imediato, o Instituto Confúcio funcionará no prédio da reitoria, mas lembrou que o Governo do Estado desapropriou um imóvel para a sede definitiva. Calado garantiu que os professores já estão habilitados e apenas aguardam a formatação do cronograma. “Essa parceria significa uma peça de uma engrenagem maior. Com o instituto, nós vamos ter UPE e na Universidade de Finanças e Economia de Pequim (CUFE) uma parceria que vai permitir três ações: o estudo das línguas, o intercâmbio cultural e o comercial”, resumiu o reitor, explicando que as vagas serão preenchidas por meio de um processo seletivo, como já acontece na instituição.

Wang Guan Goian, reitor da CUFE, disse que os 430 institutos distribuídos pelo Mundo realizam um papel estratégico, pois possibilitam um maior entendimento sobre a cultura milenar da China. “Temos fé e esperança que esse instituto instalado aqui será uma ponte entre Pernambuco e a China”, disse o reitor. O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, enfatizou que as relações de seu país com o Brasil, com apenas quatro décadas, precisam ser exploradas. “Nós implantamos o primeiro instituto em 2008, em Brasília. Hoje, o Brasil conta com seis e na próxima semana estamos inaugurando mais um, em Minas Gerais”, revelou o embaixador.

O governador disse que é “animador ver o interesse da China no Estado”. e garantiu que tem a intenção de ampliar a participação da cultura chinesa em Pernambuco. “Em breve, podemos ter o mandarim nas escolas e universidades públicas. Além disso, seria importante realizar intercâmbios entre estudantes dos dois países”, completou Eduardo, lembrando que o inglês e o espanhol também encontraram dificuldades para serem consolidados, mas que com o passar do tempo os idiomas encontraram espaço dentro da estrutura pública.

GOVERNADOR INAUGURA INSTITUTO PARA ENSINO DO MANDARIM E ANUNCIA CHEGADA NO CONSULADO CHINÊS NO RECIFE

Com objetivo de estreitar ainda mais o relacionamento de Pernambuco com a China, o governador Eduardo Campos consolidou, ontem (26/11), uma parceria com o gigante asiático. Trata-se da instalação de um instituto para o ensino do mandarim (chinês). Além disseminar a cultura asiática para os brasileiros, o Instituto Confúcio terá cursos de português para chineses. Durante a solenidade, que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE), o governador também anunciou que Pernambuco terá um consulado da China, o terceiro do País.

“Esse é um dia muito importante, pois o nosso maior parceiro comercial, a China, anuncia a instalação de um consulado no Recife, o primeiro consulado fora do eixo Rio-São Paulo. Além disso, temos a chegada do Instituto Confúcio para o ensino na língua chinesa, que será o sexto do Brasil. Isso vai aproximar ainda mais os dois países, cuja relação, nos últimos anos, vem crescendo. Uma decisão que vai intensificar a aproximação cultural e econômica”, garantiu o Eduardo.

O reitor da UPE, Carlos Calado, explicou que, de imediato, o Instituto Confúcio funcionará no prédio da reitoria, mas lembrou que o Governo do Estado desapropriou um imóvel para a sede definitiva. Calado garantiu que os professores já estão habilitados e apenas aguardam a formatação do cronograma. “Essa parceria significa uma peça de uma engrenagem maior. Com o instituto, nós vamos ter UPE e na Universidade de Finanças e Economia de Pequim (CUFE) uma parceria que vai permitir três ações: o estudo das línguas, o intercâmbio cultural e o comercial”, resumiu o reitor, explicando que as vagas serão preenchidas por meio de um processo seletivo, como já acontece na instituição.

Wang Guan Goian, reitor da CUFE, disse que os 430 institutos distribuídos pelo Mundo realizam um papel estratégico, pois possibilitam um maior entendimento sobre a cultura milenar da China. “Temos fé e esperança que esse instituto instalado aqui será uma ponte entre Pernambuco e a China”, disse o reitor. O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, enfatizou que as relações de seu país com o Brasil, com apenas quatro décadas, precisam ser exploradas. “Nós implantamos o primeiro instituto em 2008, em Brasília. Hoje, o Brasil conta com seis e na próxima semana estamos inaugurando mais um, em Minas Gerais”, revelou o embaixador.

O governador disse que é “animador ver o interesse da China no Estado”. e garantiu que tem a intenção de ampliar a participação da cultura chinesa em Pernambuco. “Em breve, podemos ter o mandarim nas escolas e universidades públicas. Além disso, seria importante realizar intercâmbios entre estudantes dos dois países”, completou Eduardo, lembrando que o inglês e o espanhol também encontraram dificuldades para serem consolidados, mas que com o passar do tempo os idiomas encontraram espaço dentro da estrutura pública.

ESTADO ANUNCIA QUE RECORRERÁ DE DECISÃO DA JUSTIÇA FEDERAL E QUE SECRETÁRIO DE SAÚDE PERMANECERÁ NO CARGO

O Governo de Pernambuco, através da Procuradoria Geral do Estado, anunciou, nesta terça-feira (26/11), que irá recorrer da decisão do juiz federal Roberto Wanderley Nogueira. O recurso de apelação será interposto no Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Com isso, o Governo informa que o secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira, permanecerá exercício de suas funções.

“Houve uma decisão proferida num processo que já está em andamento desde janeiro de 2012, no qual o Estado já apresentou defesa. Houve nesse mesmo processo uma liminar que já foi cassada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região por unanimidade. O Estado vai recorrer dessa decisão e tem confiança de que ela vai ser revertida. Desta maneira, o secretário não sai do cargo. O recurso que o Estado vai oferecer nos próximos dias tem efeito suspensivo, o que quer dizer que essa decisão, em tese, só poderá ser executada após o trânsito em julgado”, explica o procurador-geral do Estado, Thiago Norões.

No tocante à decisão sobre a reabertura do CTMO, Norões esclarece que o órgão foi desativado porque possuía “índice de produtividade totalmente inaceitável”. “Gastava-se muitos recursos para se realizar poucas cirurgias. As atividades que eram desenvolvidas no CTMO foram transferidas para outras unidades, que vêm trabalhando com muito mais produtividade do que existia no CTMO”, esclarece o procurador-geral do Estado.

Segundo a Secretaria de Saúde, responsável pelo CTMO, a desativação do centro ocorreu em dezembro de 2011, ocasião em que o mesmo, funcionando de forma improvisada no Hospital dos Servidores, vinha apresentando problemas como baixíssima produtividade nos últimos 10 anos e impossibilidade de expansão de leitos na atual área de 245 metros quadrados. O centro, com 42 funcionários, vinha realizando, nos últimos 10 anos, uma quantidade bem aquém da necessidade e o custo anual do serviço é R$ 5 milhões, o que significa R$ 700 mil por transplante. O Hospital Português, com reconhecida capacidade nessa especialidade, está realizando cada procedimento a um custo de R$ 33 mil, ou seja, 21 vezes inferior.

Desde que o Estado mudou a política de transplantes de medula óssea, os números são incontestes em benefício dos pacientes. Em 2011, último ano de funcionamento do CTMO, foram realizados 112 transplantes, com média de 9,3 procedimentos por mês. Em 2012, esse número passou para 162 (média de 13,5 por mês). Em 2013 (dados fechados até outubro), os transplantes passaram para 145, com média de 14,5 por mês. Em 2011, a fila de espera pelo procedimento era formada por 70 pacientes, contra os 28 atuais. Em 2011, Pernambuco ocupava a 5ª posição nacional em transplantes de medula e, atualmente, está na 2ª colocação.

A Secretaria de Saúde informa ainda que nenhum paciente que se tratava no CTMO teve seu tratamento interrompido. Os transplantes continuaram sendo feitos no Hospital Português, que possui seis leitos (o dobro da estrutura no Hospital dos Servidores) destinados ao SUS, sem qualquer custo para os pacientes, que têm demonstrado grande satisfação com a assistência prestada.

Em março de 2014, será entregue à população o novo Centro de Transplante de Medula Óssea, que está sendo construído dentro do Hospital do Câncer de Pernambuco, unidade com vocação e especialização para tratar todos os tipos de cânceres. O local terá uma área de 790 metros quadrados (o triplo da atual) e contará com 10 leitos (sete a mais que no HSE). Além disso, o Governo está incentivando a abertura de novos serviços em hospitais universitários, a exemplo de Hospital das Clínicas, Oswaldo Cruz e Imip, como preconiza a Política Nacional de Oncologia.

JUSTIÇA FEDERAL DETERMINA AFASTAMENTO DE SECRETÁRIO DE SAÚDE E REABERTURA DE CTMO

A Justiça Federal publicou, nesta terça-feira (26), decisão judicial que determina a reabertura do Centro de Transplantes de Medula Óssea de Pernambuco (CTMO) e a nulidade imediata da nomeação do atual secretário de saúde, Antônio Carlos Figueira . A ação pública foi proposta pelo ex-presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Antonio Jordão de Oliveira Neto, e da presidente da Associação dos Amigos do Transplante de Medula Óssea, Liliane Medeiros Viana Peritore, quando o setor deixou de funcionar na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e os pacientes foram conduzidos ao Hospital Português.
A 1ª Vara Federal rejeitou a defesa do estado de que a transferência para a unidade privada tenha elevado a eficiência de atendimentos e seguiu o entendimento da ação original, que contestava a escolha de um hospital sem licitação prévia. Da mesma forma, o juiz Roberto Wanderley Nogueira baseia a sentença de afastamento do secretário na relação dele com uma outra unidade de saúde privada – o IMIP, do qual era presidente um dia antes de assumir a pasta. “Há conflito de interesses entre a função do secretário de Estado da Saúde e as estreitas ligações, mesmo permanentes, do nomeado com o IMIP, uma das entidades privadas que mais prestam serviços à Administração Pública no Estado de Pernambuco”, declara.
De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, no entanto, Figueira permanece à frente da pasta e não há planos de afastamento. O governo deverá se pronunciar ainda hoje por meio da Procuradoria Geral do Estado.
Púrpura – O caso do menino Matheus Henrique, de um ano e meio, que faleceu neste final de semana por sofrer de trombofilia e ter dificuldade de acesso a medicamentos também foi citado na decisão da Justiça Federal contra a Secretaria de Saúde. “Não é a primeira vez que o Estado de Pernambuco vem sendo crispado de responsabilidade pública por desassistência à saúde da população. Sobre isto, há poucos dias faleceu o menino de 01 (hum) ano de idade, chamado Matheus Henrique, num hospital da cidade com trombofilia – uma doença rara – por falta de medicação adequada, disponível somente no exterior, que lhe havia sido clinicamente prescrita em regime de urgência e a que o Estado estaria judicialmente obrigado a dispensar no mesmo contexto de ordem clínica. De acordo com registros da Imprensa e de manifestações inclusive oficiais, não o fez com a eficiência que diz haver dispensado para o caso dos pacientes do CTMO. O resultado foi a triste ocorrência do óbito dessa criança”, publicou na sentença.

SECRETÁRIO MARCELO CANUTO RECEBE EMBAIXADOR DA HOLANDA

Uma exposição de caráter permanente sobre o período do domínio holandês em Pernambuco, entre 1630 e 1654, e uma mostra itinerante reunindo fotografias de profissionais de diversos países estão sendo organizadas pelos governos de Pernambuco e da Holanda. Em reunião entre o secretário executivo da Casa Civil e de Cultura, Marcelo Canuto, o presidente da Fundape, Severino Pessoa, o embaixador da Holanda no Brasil, Kees Rade, e o cônsul honorário, Basten Ruijsenars, foram acertados detalhes para a viabilização dos projetos culturais, sobretudo da mostra fotográfica itinerante com trabalhos de profissionais de diversos países.
No que se refere à exposição permanente, intitulada “A Presença Holandesa em Pernambuco” a ideia é reunir em seu acervo livros, pinturas e vários objetos que contam a história do domínio holandesa no Estado. O secretário afirmou que o Governo de Pernambuco tem total interesse em colaborar com os projetos e disse que já nos próximos meses será realizada uma reunião com o corpo técnico do Museu do Estado para estudar a viabilidade de montar a exposição logo após o carnaval. Outra opção é realizá-la na Torre Malakoff. “Tudo dependerá das condições técnicas e do arranjo financeiro, mas que a parceria com a Holanda para trazer as duas mostras para Pernambuco é um compromisso de Governo”, destacou. 
Já a mostra fotográfica, “A Presença Holandesa na Economia Açucareira”, que já visitou alguns países, reúne um rico acervo fotográfico de profissionais a exemplo de Alejandro Chaskielberg, da Argentina; Ed Kashi e James Whitlow Delano, dos Estados Unidos; Francesco Zizola, Itália; Tomasz Tomaszewski, Polônia; e Carl De Keyze, Bélgica. A exposição foi organizada pela instituição holandesa Nooderlicht Photography e leva o visitante a um passeio no passado histórico da produção açucareira no Brasil, Holanda, Suriname e Indonésia.
O Embaixador Kees Rade mencionou, ainda, a criação da Casa Maurício de Nassau, que já está em tramitação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília. Segundo ele, o espaço poderá vir a abrigar a exposição permanente, com livros, documentos e objetos de relevante valor histórico. O secretário Marcelo Canuto destacou a importância do espaço como um marco que assegure a preservação da memória e o registro da presença holandesa em Pernambuco.
Marcelo Canuto defendeu ainda que a Casa Maurício de Nassau seja instalada no Bairro do Recife, sobretudo por ser um corredor turístico já consolidado, além de uma região de grande potencial para a mostra de acervos artísticos e culturais. Também foi discutida a preservação do Forte Orange, na Ilha de Itamaracá, maior marco da presença holandesa no Estado. Para isso, Marcelo Canuto disse que pode ser feita uma parceria com os Governos Federal e holandês, no sentido de melhor a infraestrutura do local, além de aproveitar o enorme potencial turístico local, que só no ano passado, segundo o próprio embaixador Kees Rade, recebeu 130 mil visitantes.