Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

ARMANDO ALMOÇA COM DILMA NO PALÁCIO DA ALVORADA

O senador Armando Monteiro almoça com a presidente Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada nesta terça-feira (26). Armando estará ao lado de um pequeno grupo de parlamentares da base de apoio ao Governo Federal. Conversarão sobre temas da conjuntura política e econômica, na perspectiva da agenda legislativa.

No final da tarde, Armando atende a uma convocação da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para falar sobre os preparativos do encontro de prefeitos e prefeitas de Pernambuco que ocorrerá na próxima segunda-feira (02), em Gravatá.

WALDEMAR BORGES REBATE E ARMANDO MINIMIZA

As declarações do senador Armando Monteiro Neto (PTB), que creditou ao governador do Estado, Eduardo Campos (PSB), a responsabilidade pelo rompimento da Frente Popular de Pernambuco, causaram incômodo no Palácio do Campo das Princesas. Sendo assim, foi determinado que o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Waldemar Borges, emitisse nota rebatendo as declarações do trabalhista.

No documento, o parlamentar tentou minimizar o rompimento e exaltou a candidatura presidencial do governador. “A Frente Popular é um conjunto de valores com fortes raízes no passado, a exemplo de lutas que vão das Ligas Camponesas aos movimentos de redemocratização, passam, no presente, por um exercício de poder comprometido com a elevação da qualidade do serviço público, e remete para um futuro voltado para um modelo de desenvolvimento inclusivo e sustentável”, destaca o deputado Waldemar Borges, em um trecho da nota.

“Em qualquer dessas dimensões, os valores da Frente Popular estão vivos no projeto político liderado pelo governador Eduardo Campos, mais do que em qualquer outro arranjo político em nosso Estado”, completa o socialista.

O senador Armando Monteiro evitou comentar o conteúdo da carta. Por meio de sua assessoria de imprensa, informou que não há conteúdo a ser rebatido. Waldemar Borges, sem citar o instituto que baseia a estatística, disse que “um em cada três brasileiros que conhecem o governador já o declaram voto”.

“Temos um candidato competitivo, que tem contaminado o País com suas ideias e o exemplo do seu governo. Hoje, de cada três brasileiros que conhecem Eduardo, um já declara voto a ele. Em nosso Estado, esse índice vai disparar porque os pernambucanos sabem o que vai significar a eleição dele. É lamentável que alguns não apoiem as transformações que ocorrerão em nosso Estado com Eduardo na Presidência”, completou. (JC online)

UPE INAUGURA INSTITUTO CONFÚCIO NESTA TERÇA-FEIRA

O governador Eduardo Campos inaugura nesta terça-feira (26/11), às 15 horas, na Universidade de Pernambuco (UPE),o Instituto Confúcio. Entidade sem fins lucrativos com sede central localizada em Pequim, o instituto é um órgão ligado ao Ministério da Educação, representado pelo Escritório Nacional da China para o Ensino da Língua Chinesa como Língua Estrangeira e pelo Departamento para Assuntos do Instituto Confúcio, órgão do Conselho Internacional da Língua Chinesa.
A iniciativa foi autorizada por acordo de cooperação assinado entre o Instituto Confúcio e a UPE e tem o objetivo de apoiar e promover o ensino da língua e cultura chinesa, assim como melhorar a compreensão bilateral e a amizade entre os povos. Será o primeiro instituto da Região Nordeste e o sétimo do Brasil. Além de incrementar o conhecimento e o diálogo entre os dois países, o instituto vai possibilitar novas formas de cooperação acadêmica e científica, estimulando inclusive a integração econômica.

GOVERNADOR PARTICIPA DA ABERTURA DE EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS COM PATRIMÔNIOS VIVOS DE PERNAMBUCO

O governador Eduardo Campos prestigiou, na noite desta segunda-feira (25/11), na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, a abertura de duas exposições fotográficas com patrimônios vivos  de Pernambuco – artistas e agremiações que foram agraciados com o título em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a cultura pernambucana. Iniciativa da Secretaria de Cultura, a exposição “Nação Leão Coroado 150 anos” marca as comemorações dos 150 anos da agremiação recifense. Já a mostra “Pernambuco Vivo” é uma parceria do Governo do Estado com o Jornal do Commercio, e retrata os patrimônios vivos em momentos do cotidiano. 
Na presença de representantes da cena cultura, além de artistas e agremiações que já foram agraciados com o título, o governador elogiou a “resistência cultural admirável” daqueles que construíram, ao longo dos anos, uma “cena cultural extraordinária”. Eduardo destacou ainda que as exposições legam o acesso a uma história imaterial, que promove a reflexão sobre a necessidade de fomentar a cultura como um projeto de nação.  
“Vai ficando cada vez mais clara a necessidade de colocar, no conceito do desenvolvimento, o conceito da qualidade de vida, que anda muito próximo do acesso à informação e aos bens culturais. E são eles que vão fazendo com que a gente possa viver um outro conceito de sociedade, sobre outros valores, que não só a acumulação de riquezas e bens materiais, mas do fomento, sobretudo, à economia criativa como uma oportunidade extraordinária de geração de trabalho para muitas pessoas que podem mostrar o seu talento e sua capacidade de produzir”, afirmou Eduardo.
A mostra “Nação Leão Coroado 150 anos”, que tem curadoria de Lia Miceli Lopez Lecube, reúne 46 imagens que ficarão instaladas nas salas Diálogos e Alcir Lacerda até o dia 2 de fevereiro de 2014. Os registros são de seis fotógrafos pernambucanos: Costa Neto, Diego Di Niglio, Guga Soares, Ivan Alecrim, Mateus Sá e Roberto Rômulo.  O Leão Coroado, que foi declarado Patrimônio Vivo em  2005, ano da instituição do título no Estado, surgiu no Recife, em 1863. Hoje, a agremiação é uma das maiores defensoras da tradição de matriz africana no País. O maracatu, hoje conduzido pelas mãos do mestre Afonso, foi definido pelo governador como uma “resistência extraordinária”,  que preserva a história e modos da comunidade.   
Já a exposição “Pernambuco Vivo”, que é fruto de uma série de reportagens publicada em dois cadernos especiais pelo Jornal do Commercio, no mês de outubro, é composta por 39 imagens do cotidiano e da vida dos patrimônios vivos. As imagens são  dos fotógrafos Heudes Regis, Ricardo Labastier e Priscila Buhr. As fotografias também fazem parte do acervo do JC Imagem. A mostra segue até o dia 5 de janeiro de 2014.
PATRIMÔNIO  VIVO –  Foi a contribuição cultural de homens e mulheres do Estado que deu origem ao título Patrimônio Vivo de Pernambuco. Desde 2005, 33 artistas e agremiações já foram agraciados com o título em reconhecimento à sua trajetória comprometida com os saberes e conhecimentos populares, transmitidos de gerações em gerações. São patrimônios vivos de Pernambuco: Lia de Itamaracá, Zé do Carmo, Maria Amélia, Zezinho de Tracunhaém, Mestre Dila, J. Borges, José da Costa0 Leite, Confraria do Rosário, Maracatu Carnavalesco Misto Leão Coroado, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Teatro Experimental de Arte, Dona Selma do Coco, Galo Preto, Índia Morena, Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite, Caboclinho Sete Flexas, Clube Indígena Canindé, Maestro Duda, Maestro Nunes, Mestre Nuca, Manoel Eudócio, Sociedade Musical Curica, Associação Musical Euterpina de Timbaúba, Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena – Orquestra Capa-Bode, João Silva, Camarão, Pagode do Didi, Fernando Spencer, Arlindo dos Oito Baixos (In Memorian).

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO PARA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SAIRÁ DENTRO DE 15 DIAS

O edital do concurso público da Assembleia Legislativa deve ser publicado dentro de 15 dias. Segundo o primeiro-secretário da Casa, João Fernando Coutinho (PSB), a empresa que ficará responsável pelo concurso é a Fundação Getúlio Vargas. Ela enviará a proposta sobre o certame para o Legislativo nesta terça-feira (27) e será analisada pela equipe da procuradoria e da auditoria. “Aguardamos a formalização da proposta. Essa empresa é muito credenciada, já realizou vários concursos para o Tribunal de Justiça, para o estado e para vários órgãos. 
O concurso da Assembleia será feito para preenchimento de 100 vagas de níveis médio e superior no quadro administrativo da Casa. A última vez que o Poder Legislativo realizou provas para contratar funcionários públicos foi em 1998.(Aline Moura – Diario de Pernambuco)

MEMÓRIAS DE UMA TRAJETÓRIA DE LUTA E FORTALECIMENTO POLÍTICO

Entre os anos de 1998 e 2010, o trabalhador rural, que hoje atua como deputado estadual, Manoel Santos, esteve à frente da presidência da Contag. Antes disso, o sindicalista dedicou anos a atuação na luta pela criação e a evolução política da Confederação. Nesta entrevista, ele resgata alguns momentos importantes da trajetória de milhares de homens e mulheres rurais, que por meio da Contag, se transformaram em conquistas que levaram cidadania e qualidade de vida ao campo.
A conjuntura política nacional sempre foi o cenário de atuação da Contag. Como o Senhor avalia a trajetória da Confederação diante das diversas mudanças ocorridas no Brasil?
A Contag teve uma participação importante nas negociações por direitos das mulheres e dos homens do campo, nos sucessivos governos que comandaram o nosso país. Um ano após o seu surgimento, em 1963, por exemplo, se instala a Ditadura Militar e a Confederação recém-criada, teve a sua direção destituída para que esta fosse comandada por um interventor, o José Rota. Nesse regime, seguimos até 1968, quando houve uma eleição, onde o sindicalista pernambucano, de Vicência, José Francisco, montou uma chapa e venceu as eleições com 6 votos contra 5 conquistados pelo interventor. Dentre as instituições de representação do meio rural, no âmbito nacional, a Contag foi única a não ser extinta no período da Ditadura e, com isso, ela conseguiu ajudar muitas outras organizações e movimentos sociais que eram perseguidos a continuar atuando. Depois veio o processo de redemocratização, a luta pela Anistia, pelas Diretas Já e várias outras.

Quais as conquistas que o Senhor apontaria como exemplos da luta desta Confederação?
Foram muitas. Um exemplo clássico foi o fato de que, em 1994, ano da realização do primeiro Grito da Terra Brasil, nós conseguimos um investimento de R$ 200 milhões para a agricultura familiar, valor ainda pequeno se comparado à dimensão da agricultura familiar, mas significativo para a nossa luta, se considerarmos que a política do governo Fernando Henrique era do “Estado mínimo” . Este ano, conquistamos um investimento de R$ 18 bilhões. Historicamente, a Contag, por meio de uma luta incansável, levou à pauta federal demandas como a reforma agrária, assistência técnica para agricultura familiar, a educação voltada para a população rural e tantas outras temáticas invisíveis aos olhos do poder público.
Qual a mensagem o Senhor deixa em homenagem aos 50 anos da Contag?
Primeiro, foi uma grande honra ter feito parte da história da Contag. Segundo, no espaço do Legislativo, eu sigo defendendo e sou completamente comprometido com os princípios da Confederação. Diante disso, acho importante recomendar a essa instituição que fortaleça a luta pela ampliação de representantes verdadeiramente comprometidos com a luta sindical rural, nos espaços do Legislativo e Executivo, para que as chances das nossas propostas se concretizarem na forma de políticas públicas serem ainda maiores. Parabéns, Contag! (Adriana Amâcio-ASCOM)

DEPUTADO RODRIGO NOVAES SOLICITA PROJETOS HÍDRICOS PARA CUSTÓDIA

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi à tribuna, na tarde de hoje (25), solicitar ao Governo Federal e Estadual a construção de um ramal da Adutora do Pajeú em Custódia.
“Apesar da cidade estar próxima às localidades que serão abastecidas pelas Adutoras do Agreste e do Pajeú, ficou de fora dos projetos. A população está sofrendo bastante sem perspectiva de abastecimento d’água”, afirmou o parlamentar que foi procurado pelo vereador Gilberto de Belchior (PSD) para lutar pelo município. Custódia não é banhada por nenhum rio importante e vem sofrendo com a seca que atinge todo o Estado. (ASCOM)

“NÃO PODERÍAMOS ABANDONAR DILMA, DAS AS COSTAS A LULA”, AFIRMA ARMANDO MONTEIRO, NO SERTÃO

 Recebido por dezenas de lideranças políticas e representantes de entidades da sociedade civil na visita que fez a dez municípios do Sertão neste final de semana, o senador Armando Monteiro (PTB) foi enfático ao defender e justificar o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no próximo ano. Armando disse que continua onde sempre esteve, integrando ao projeto que vem promovendo grandes transformações em Pernambuco e no Brasil.

Na opinião dele, “não há uma única obra, uma grande obra em Pernambuco que não tenha a marca do governo federal”. E para que o Estado continue crescendo e possa concluir os investimentos que estão sendo realizados será preciso “necessariamente manter e ampliar parcerias com o governo federal”. Entre sexta-feira (22) à tarde e este domingo (24), Armando esteve em Petrolina, Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Salgueiro, Custódia e Arcoverde, onde reuniu-se com mais de 150 lideranças políticas e de entidades da sociedade civil.

Em entrevistas para blogueiros e radialistas da região, Armando Monteiro explicou que sua posição em favor de Dilma é coerente com as posições que assumiu nos últimos anos, quando esteve sempre ao lado do ex-presidente Lula, desde o início, ajudando-o nacionalmente e na “construção do novo Pernambuco”. “Não seria próprio, a meu ver, que no meio do caminho pudéssemos pular do barco, abandonar a presidente Dilma, dar as costas ao ex-presidente Lula, que fez tanto por Pernambuco”, afirmou.

“Nós reconhecemos que muita coisa foi feita em Pernambuco graças à decisão, ao compromisso e à vontade do ex-presidente Lula e da presidente Dilma. Não há uma única obra, uma grande obra em Pernambuco que não tenha a marca do governo federal”, disse Armando Monteiro, salientando a competência e a capacidade administrativa do governador Eduardo Campos para aproveitar bem o apoio e as parcerias com o governo federal. O senador acrescentou ainda: “E trabalhar para que essa infraestrutura se complete significa necessariamente manter e ampliar parcerias com o governo federal”.

Para citar como exemplos da necessidade de se manter as parcerias com o governo federal, Armando lembrou de obras fundamentais para o abastecimento hídrico do Sertão, como a Transposição do Rio São Francisco, as diversas etapas da Adutora do Pajeú; o Canal do Sertão; e o Ramal de Entremontes. Mas, ressaltou, há diversos outros projetos, em regiões distintas, como a Adutora do Agreste, as duplicações de rodovias, a construção do Arco Metropolitano, entre outros.

Armando Monteiro justificou: “Precisamos completar nos próximos anos essa infraestrutura e, vamos reconhecer, para isso, que precisamos fundamentalmente de parcerias com o governo federal. Em toda essa infraestrutura que tem sido realizada aqui, os recursos provêm quase que exclusivamente do governo federal. Então, olhar para o futuro e consolidar essas ações para garantir que essa infraestrutura se complete significa necessariamente manter e ampliar parcerias com o governo federal”.

NOVO AMBULATÓRIO AUMENTA EM 70% A CAPACIDADE DE ATENDIMENTO NO HOSPITAL BARÃO DE LUCENA

O governador Eduardo Campos entregou, nesta segunda-feira (25/11), o novo ambulatório do Hospital Barão de Lucena (HBL), no bairro de Iputinga, no Recife. A intervenção faz parte do conjunto de obras de melhoria da unidade, que vem sendo realizado desde 2009. Todo o projeto está orçado em mais de R$ 36 milhões, sendo que já foram entregues as reformas da UTI adulto, do bloco cirúrgico, das enfermarias de pediatria e de obstetrícia, além do laboratório de anatomia patológica e da UTI Neo Externa.

“Esta é mais uma etapa do Plano Diretor de Obras do HBL. Até março de 2014, será entregue a nova emergência, para que a gente possa, desta forma, entrar na reforma do prédio antigo. Porque o nosso objetivo com toda essa reforma é acolher e cuidar melhor da população que aqui chega, humanizando a área de saúde, que é o grande desafio do SUS hoje”, garantiu Eduardo, lembrando que o Barão de Lucena é hoje considerado a principal referência em atendimento materno-infantil do Estado.

O novo ambulatório vai ampliar em 70% a capacidade de atendimento do HBL. A estrutura foi construída na externa do hospital, numa área de 670 metros, e possui 27 consultórios (sete a mais que o anterior), cinco salas de coleta, um auditório com 42 lugares, área de aleitamento materno com três poltronas, além de três salas de espera modernizadas, serviço de ostomizados, fraldário, lanchonete e copa. O investimento foi de mais de R$ 4 milhões, incluindo obra, mobiliário e equipamento.
“O novo serviço vai ampliar em aproximadamente 70% a capacidade de atendimento do ambulatório, passando das atuais 15 mil consultas/mês para 25 mil atendimentos mensais, além de dar uma estrutura maior e mais moderna que a do prédio atual”, informou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Figueira. Na ocasião, ainda foi entregue o primeiro vestiário do hospital. “Teremos também melhorias nas condições de trabalho para os profissionais que aqui atuam, que antes não possuíam um lugar adequado para se trocar e repor as energias para iniciar, muitas vezes, a sua segunda e prolongada jornada de trabalho do dia”, considerou a diretora do HBL, Carla Araújo.

OBRAS – Já no primeiro semestre de 2014, o Plano Diretor de Obras do Hospital Barão de Lucena prevê a entrega das novas emergências obstétricas e pediátricas, que contarão com 60 leitos de observação, e da Casa de Maria, serviço que abriga as mães de bebês ainda internados na unidade.

Além disso, o projeto contempla a reforma de todo o espaço físico do hospital e a construção de novas áreas, como as novas emergências pediátrica e obstétrica e a ampliação das enfermarias.(Fotos: Aluisio Moreira/SEI)

ARMANDO MONTEIRO ATRIBUI ROMPIMENTO AO PSB DE EDUARDO

O rearranjo das forças internas do PT pernambucano começa a gerar reações locais, com partidos da base da presidente Dilma Rousseff se sentindo mais à vontade para se colocar em oposição ao PSB e ao governador-presidenciável, Eduardo Campos. Pré-candidato à sucessão estadual, o senador Armando Monteiro Neto (PTB), em périplo pelo Sertão no final de semana, creditou ao PSB a responsabilidade pelo rompimento da Frente Popular e assegurou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Estado reforçando o palanque de Dilma e demais aliados.
“O PTB não promoveu um rompimento dentro da Frente Popular. O que ocorreu é que o PSB, que é o partido do governador Eduardo Campos e, portanto, liderava a nossa aliança aqui, entendeu que deveria lançar uma candidatura à Presidência da República, o que eu considero um projeto legítimo. Com isso, a responsabilidade pela dissolução da Frente Popular não é nossa, é do PSB”, disse o senador, em entrevista a rádios do Sertão.
Armando Monteiro lembrou que a legislação prevê a possibilidade de reeleição e que, portanto, seria um “abandono” deixar a aliança nacional com o PT. “E nós entendemos que, como estávamos na base de apoio da presidente, como ela tem o direito que a legislação lhe assegura, de poder disputar a reeleição, não seria, a meu ver, próprio que no meio do caminho pudéssemos pular do barco, abandonar a presidente Dilma, dar as costas ao presidente Lula, que fez tanto por Pernambuco. A partir daí, nós vamos tomar caminhos distintos”, disse.
O senador não faz afagos de um simples aliado. Trabalha atualmente para ter o PT no seu palanque estadual. Sendo assim, tem estabelecido conversas constantes com as lideranças nacionais do partido, especialmente o ex-presidente Lula, com quem esteve no final do mês passado no Instituto Cidadania, em São Paulo.
“Estive duas semanas atrás com o presidente Lula e ele me transmitiu que estará engajado na campanha em Pernambuco, vai estar no Estado pedindo voto, pedindo apoio do povo para garantir a reeleição da presidente Dilma. E tenho certeza de que vamos ter um palanque muito forte em Pernambuco”, afirmou Armando Monteiro.
As principais obras em execução no Estado, segundo Monteiro Neto, têm as digitais do governo federal. O PT, durante o ato da última sexta-feira (22) – quando foi oficializada a gestão compartilhada à frente da direção estadual por Teresa Leitão e Bruno Ribeiro – deixou evidente que buscará o debate da paternidade de projetos como a vinda fábrica da Fiat, o Estaleiro Atlântico Sul e a Refinaria Abreu e Lima, ambos no Complexo de Suape, na Região Metropolitana.
“Precisamos completar nos próximos anos essa infraestrutura e, vamos reconhecer, para isso, que precisamos fundamentalmente de parcerias com o governo federal. Em toda essa infraestrutura que tem sido realizada aqui, os recursos provêm quase que exclusivamente do governo federal. Então, olhar para o futuro e consolidar essas ações para garantir que essa infraestrutura se complete significa necessariamente manter e ampliar parcerias com o governo federal”, disparou o senador petebista. (JC Online)