Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

EDUARDO DESCONVERSA E DIZ QUE CANDIDATO SERÁ O QUE TIVER MAIS CHANCE DE GANHAR A ELEIÇÃO

Após realizar palestra sobre “o papel da gestão no futuro do Brasil”, na manhã desta quarta-feira (19), o governador Eduardo Campos (PSB) negou mais uma vez que já tivesse discutido o nome do seu candidato à sucessão estadual, mas garantiu que o escolhido será encontrado durante o Carnaval.

Ele acrescentou que a busca do nome não é uma questão de definição de perfil técnico ou político, mas sim do nome que “tenha mais chance de ganhar a eleição” e que “faça mais”.  Os secretários Paulo Câmara (Fazenda) e Tadeu Alencar (Casa Civil), ambos listados como possíveis pré-candidatos, estavam presentes no evento, no Mar Hotel.

De acordo com o governador-presidenciável, a discussão de nomes só será iniciada após a conclusão do debate sobre as diretrizes programáticas. Na última segunda (17), foi encerrado o prazo para que os partidos aliados enviassem as suas sugestões e todo o material deve ser sistematizado até o final desta semana.

“Não houve decisão de nome nenhum, eu não discuti nome com absolutamente ninguém. Falei com quase todos os partidos, que estão confiantes. Nós vamos ter uma ampla aliança que vai ser feita em torno de ideias, de um programa, não em torno de um nome”, disse.

Questionado sobre se o nome do candidato seria anunciado até o início do carnaval, Campos respondeu: “se vocês forem brincar o Carnaval aqui, vocês vão encontrar o candidato a governador no Carnaval”. Para ele a discussão em torno do nome não deve ser definida apenas pela escolha de um perfil técnico ou político, mas pela busca daquele que tenha mais chances de vencer a eleição, conforme declarou.

ELEIÇÕES ACIRRA OS ÂNIMOS NA ASSEMBLEIA

Com a proximidade da saída do governador Eduardo Campos (PSB) da gestão estadual para disputar a Presidência da República contra a presidente Dilma Rousseff (PT), os dois novos blocos políticos antagônicos no Estado – PSB/PSDB e PT/PTB – começam a radicalizar no debate na Assembleia Legislativa, agora sem meias-palavras e com troca de agressões. Os novos adversários tiveram o apoio imediato de seus atuais aliados.
Petistas e socialistas, ex-aliados, partiram para o confronto, nessa terça-feira, no plenário, com críticas mútuas às gestões estadual e nacional. Atual presidente do PT, Teresa Leitão subiu à tribuna para denunciar a crescente violência contra a mulher no Estado, cobrar do governo o cumprimento da lei do piso e acusar a gestão de “achacar” os professores com reajuste e Plano de Carreiras que achataram os salários. “Em 2006, Eduardo disse que a situação ia mudar. Quatro anos depois, manda um reajuste que achaca a categoria”, acusou.
Primeiro secretário da Casa, João Fernando Coutinho (PSB) deu o troco, abrindo novo debate agressivo ao provocar o PT. O socialista elogiou a estabilidade da moeda com os governos Fernando Henrique (PSDB) e disparou contra o desempenho da economia no governo Dilma, dizendo temer “mais inflação”, com fuga de investidores. “O Brasil chegou a um ponto em que não pode mais avançar. Há retração na economia”, apontou Coutinho.
Os pronunciamentos geraram de imediato retaliações. “Coisa feia na política é a ingratidão. Lula e Dilma estavam lá em cima. Agora, esquecem tudo”, rebateu Adalberto Cavalcanti (PTB). “V. Exa. não tem moral para falar em ingratidão. Foi beneficiado pela máquina do Estado. Sua esposa prefeita, também”, replicou Coutinho.
“V. Exa. saiu do tom. Não é assim o debate político”, rebateu Teresa Leitão. “Parabéns ao governo do Acre, único dos quatro do PT que cumpre a Lei do Piso”, ironizou o líder governista Waldemar Borges (PSB).

O ENTUSIASMO DE EDUARDO

Na pesquisa CNT-MDA sobre a corrida presidencial divulgada ontem, Dilma se mantém na dianteira, embora tenha caído três pontos, o que está dentro da margem de erro. O tucano Aécio Neves também perdeu dois pontos, recuando de 19% para 17%, enquanto Eduardo Campos chegou 9,5%, subindo um ponto em relação à sondagem anterior.
Sete pontos, portanto, separam o socialista do candidato do PSDB. Aos aliados mais próximos, o governador pernambucano diz, com exagerado otimismo, que passa Aécio em abril e Dilma, um mês após o início do programa eleitoral na televisão, ou seja, em setembro.
As projeções não são numéricas, de levantamentos do pesquisador argentino Diogo Brandy, mas fruto da euforia predominante no quotidiano de Eduardo. Inocêncio Oliveira ficou impressionado com o otimismo passado pelo governador em relação ao pleito presidencial na longa conversa que teve com ele, semana passada.
“A gente sai do seu gabinete convencido de que ele será eleito, tamanha a sua euforia”, diz Inocêncio, para quem o governador tem de fato um cenário promissor pela frente, no momento em que ocupar maior espaço nos meios de comunicação fora do eixo do Nordeste, principalmente em São Paulo, Rio e Minas, maiores colégios eleitorais do País.
O otimismo de Eduardo está sustentado também na força da aliada Marina Silva. Projeções feitas em São Paulo indicam que ele pula de 8% para 20% na capital paulista quando seu nome é associado ao de Marina, tendo a ex-senadora como companheira de chapa.
Em cima da popularidade e da força de Marina, Eduardo melhora sua presença fortemente também em Minas e no Rio, daí a explicação para tamanho entusiasmo.
Por: Magno Martins

OSCAR BARRETO DEIXA SECRETARIA

O presidente do PT do Recife, Oscar Barreto, deixou nessa terça-feira o cargo mais importante ocupado pelo PT no governo Eduardo Campos (PSB), o comando da Secretaria-executiva de Agricultura e Reforma Agrária. O petista encontrou-se com o socialista na última segunda-feira (17) e solicitou a exoneração, que, segundo ele, foi aceita.

“Em momento oportuno, apresentarei Nota Política sobre minha saída do governo. Reafirmo o que venho discutindo desde o Processo de Eleições Diretas (PED): o futuro do PT em Pernambuco depende, necessariamente, de honrarmos nosso legado junto ao povo e assumirmos um papel de protagonista nas eleições de 2014, apresentando aos pernambucanos um programa e uma candidatura do PT para governar Pernambuco”, disse, em nota. Há cerca de 15 dias, Oscar Barreto disse estar disposto a disputar o governo do Estado.

A decisão de entregar o cargo foi anunciada no dia da reunião da Executiva Nacional. Petistas nas gestões municipais socialistas, como Eduardo Granja (secretário de Habitação do Recife) e Fábio Barros (secretário de Meio Ambiente de Paulista) afirmam que vão aguardar a publicação da resolução da cúpula para anunciarem seus futuros.

A presidente regional do PT, Teresa Leitão, soube pela imprensa da determinação e também preferiu se pronunciar após ler o documento. Entretanto, adiantou que avalia a decisão como “chover no molhado”, já que nesta quarta-feira a Executiva Estadual se reunirá para avaliar os encaminhamentos para os petistas que ainda não deixaram os cargos no governo Eduardo.

LEI QUE PRORROGA MANDATOS DOS CONSELHEIROS TUTELARES É SANCIONADA PELO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS

Foi sancionada ontem (18), pelo governador Eduardo Campos, a Lei nº 15.227/14, de autoria do deputado Rodrigo Novaes-foto (PSD), que trata da prorrogação de mandatos de conselheiros tutelares em Pernambuco.
De acordo com a Lei, ficam prorrogados os mandatos dos atuais conselheiros tutelares em todos os municípios de Pernambuco até a posse dos escolhidos no primeiro processo unificado nacional, que será realizado em 2015, com posse prevista para janeiro de 2016.
“A Lei tem como objetivo não só assegurar a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, mas também adaptar a realidade legislativa do nosso Estado às inovações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), evitando a existência de mandatos de curta duração, que prejudicam a relação criança/conselheiro”, afirmou o parlamentar.

EFEITO

Do ex-prefeito de Sanharó, Geovane Freitas (PTB), sobre queixas de alguns prefeitos por não terem recebido ainda todas as parcelas do FEM (Fundo de Apoio aos Municípios) que deveriam ter sido liberadas até dezembro: “O efeito eleitoral dessa quota-extra do FMP que o governador deu os prefeitos foi zero porque todos a receberam, do governo e da oposição”.(Fogo Cruzado)

PRONATEC JÁ ATENDE A 294 MIL PERNAMBUCANOS, DESTACA ARMANDO

O senador Armando Monteiro (PTB) destacou no plenário do Senado a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), instituído há pouco mais de dois anos pelo Governo Federal. Para ele, o Pronatec tem efeito direto sobre a produtividade das empresas e a melhora da competitividade da economia brasileira.

Armando frisou que apenas em Pernambuco, entre 2011 e 2013, foram registradas 294 mil matrículas no âmbito do programa. De acordo com o senador, o Pronatec tem importância estratégica para o Estado, especialmente por conta da demanda por profissionais qualificados, resultante do período de maior crescimento econômico e dos investimentos em curso.

As matrículas realizadas no Estado estão divididas em bolsa-formação, que abrange cursos técnicos para quem concluiu o ensino médio e também para estudantes matriculados no ensino médio; e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. O senador citou ainda a parceria entre o Governo e o Sistema S na implementação do programa.

Segundo Armando, o Pronatec representa uma grande transformação, sobretudo na vida do estudante do ensino médio e do trabalhador, que terá a perspectiva de ascensão social e de recolocação no mundo do trabalho, com mais dignidade, melhoria da produtividade e geração de emprego e renda, por meio da formação profissional de jovens e trabalhadores.

Dados do Governo Federal mostram que o Pronatec já garantiu formação de 5,7 milhões de matrículas, das quais 4 milhões feitas nos cursos de qualificação profissional e 1,7 milhão, nos cursos técnicos. A meta do governo é de chegar ao final deste ano com 8 milhões de matrículas, atingindo a meta estipulada quando do lançamento do programa. “Isto significa que Brasil está conseguindo ampliar a inserção produtiva e bem remunerada de jovens e adultos, num ambiente laboral cada vez mais exigente”, constatou Armando.

Mereceu destaque do senador o fato de 60% das matrículas do Pronatec terem sido feitas por jovens com idade entre 17 e 29 anos, o que, segundo ele, mostra que estas pessoas veem no programa a oportunidade de melhorar a formação e conseguir um bom emprego. “Para o Brasil, que precisa cada vez mais de técnicos e de trabalhadores qualificados, para aumentar a produtividade nas nossas empresas e a competitividade da economia brasileira, isso é muito bom”, disse. Ele destacou que, em 2013, os cursos do Pronatec podiam ser encontrados em 3.200 municípios e que, este ano, chegarão a 4.260 cidades, garantindo, assim, educação profissional também a quem vive longe dos grandes centros. (Crédito da foto: Alexandre Albuquerque)

GOVERNADOR RECEBE ESTUDANTES DA IMAGINE CUP

O governador Eduardo Campos recebeu, na tarde desta terça-feira (18/02), no Palácio do Campo das Princesas, um grupo de estudantes e professor da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam) premiados com o melhor projeto empreendedor na categoria Cidadania no desafio online da Imagine Cup, competição mundial de tecnologia da Microsoft.

O projeto do grupo da Etepam é o “Can Game”, um software que utiliza smartphone e o videogame Kinect, um sensor de movimentos do Xbox, da Microsoft, para ajudar crianças autistas a aprender habilidades sociais, motoras e matemáticas. A ideia surgiu durante as aulas de empreendedorismo ministradas pelo professor Eraldo Guerra. Na Etepam, a exemplo de todas as demais escolas técnicas ou de referência, empreendedorismo é uma das disciplinas da grade curricular. Professor e estudantes dos cursos de Manutenção e Suporte em Informática, Design de Interiores e Comunicação Visual formaram a Life Up – célula empreendedora que, com a premiação na Imagine Cup, está em vias de se transformar em empresa já de olho nas possibilidades do mercado.

O governador destacou o impacto social do projeto. “O desenvolvimento de uma criança autista não é simples. Com a criatividade e a inovação, tanto a vida pode ser melhor cuidada, quanto o serviço pode melhorar”, afirmou. Ele lembrou que, se hoje a Etepam dá exemplo com pesquisas e projetos inovadores, em 2006 a situação era bem diferente. “A ETEPAM estava para fechar. Havia apenas um curso, isso num momento em que o Mundo fazia o processo inverso, de valorização das escolas técnicas e integrais. Então assumimos o compromisso, em nosso programa de governo, de qualificar a Etepam e abrir novas escolas técnicas. Hoje, são 26 escolas técnicas estaduais, e até o fim do ano serão 40 unidades prontas para oferecer o ensino profissional”, destacou Eduardo.

O secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, afirmou que projetos desse tipo são frutos de uma política de Estado. “Como essa iniciativa, há muitas outras em diversas escolas técnicas e integrais. Isso porque a matriz curricular diferenciada, além proporcionar mais tempo pedagógico, nos permite inserir disciplinas como empreendedorismo para os estudantes de Ensino Médio”, argumentou.

Idealizador do “Can Game”, o professor Eraldo Guerra explicou que a intenção é disseminar práticas de empreendedorismo social. “Fomos primeiro lugar competindo inclusive contra universidades do Mundo todo. A própria Microsoft ficou surpresa que o vencedor tenha saído de estudantes de Ensino Médio”. Waldemir Lopes, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio, agradeceu o reconhecimento. “Foi muito construtivo para nós receber esse reconhecimento do governador. Nos motiva cada vez mais”. (Fotos: Eduardo Braga/SEI)

DEPUTADO RODRIGO NOVAES INTENSIFICA TRABALHOS NO INTERIOR DO ESTADO

O final de semana do deputado Rodrigo Novaes (PSD) foi, mais uma vez, de trabalho. O parlamentar esteve viajando pelo interior do Estado durante o último sábado (15) e domingo (16).
No sábado, Novaes esteve em Pesqueira, com vereador Sebinha (PSL) e suplente de vereador Walmir (PSL), onde visitou comerciantes, amigos e parentes, discutindo sobre os problemas da cidade. 
Ainda no mesmo dia, participou de encontro em Salgueiro com o vereador de Verdejante José Carlos (PSB), o vereador de Terra Nova Márcio de Ciro (PSB), além de ex-vereador de Salgueiro José Esmeraldo, e concluiu a noite em Floresta.
Já no domingo, Rodrigo esteve em Cabrobó com os vereadores Barná Russo, Duda Caldas e Zé Nilson Novaes. Depois, todos seguiram para reunião no Projeto Brígida, em Orocó, que contou com a presença do ex-prefeitos Sebastião Rufino e Sergio Clementino, da ex-vice-prefeita Dona Rosinha, do vereador Antônio Simplício (PSD), do ex-vereador e empresário Galego de Abílio, e centenas de pessoas que foram abraçar o parlamentar em almoço oferecido pelos amigos do Projeto Brígida.

PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS REABRE SUAS PORTAS PARA VISITAÇÃO PÚBLICA

O Palácio do Campo das Princesas, sede do poder executivo pernambucano, abre suas portas a partir da próxima quinta-feira (20) para visitação pública. O prédio, construído em meados do século XIX, estava fechado para reforma desde agosto de 2012 e foi reaberto na última sexta-feira (14). As visitas podem ser realizadas das 9h às 11h e das 14h às 16h.
Os interessados em apreciar as belezas do conjunto arquitetônicas, seus vitrais, jardins e mobiliário em entalhes riquíssimos, a exemplo do conjunto neo-rococó da Sala de Visitas e mesa do Salão das Bandeiras, em estilo Luís XV, deverão fazê-lo através de agendamento utilizando o e-mail visitapalacio@governadoria.pe.gov.br.
Cada grupo terá limite de 75 inscritos. Passada essa primeira fase as visitações ocorreram apenas aos domingos, com o acompanhamento de monitores devidamente capacitados. Vale salientar que todo o interior do edifício foi minuciosamente restaurado, resgatando a dignidade dos ambientes internos e externos e contribuindo para a preservação da cultura do povo de Pernambuco, que tem no “seu palácio” um referencial simbólico dos seus princípios e valores libertários. Assista ao vídeo: http://www.youtube.com/watch?  v=aqHwAnjyf2o.