Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

GONZAGA PATRIOTA SE CONFRATERNIZA COM CAPELÃES DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Ontem (15), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) ofereceu um café da manhã, no Kris Hotel, em Petrolina, para os capelães do Vale do São Francisco. O objetivo do encontro foi apresentar os projetos sociais desenvolvidos na região pela capelania.

Na ocasião, Marcelo Barbosa de Carvalho, diretor da Ucebras (União de Capelães Evangélicos do Brasil), explicou o papel do capelão.

“O capelão é laico para atender a constituição brasileira. Não podemos levar a questão doutrinária, mas levamos a palavra da fé, do amor e da esperança. Atuamos em presídios, hospitais, centro de recuperação e oferecemos esse apoio espiritual e emocional”, esclareceu.

De acordo com o diretor da Ucebras, são desenvolvidos  cinco projetos sociais na região.

“Atualmente temos cinco projetos em andamento como, por exemplo, o que acontece dentro da unidade prisional de Petrolina onde trabalhamos com derivados do cimento. Existe também o projeto “Idoso com Dignidade”. São projetos que oferecem orientações a indivíduos que vivem ou frequentam locais que possam apresentar circunstâncias deprimentes ou difíceis”, disse.

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) avaliou o encontro como positivo, pois conheceu melhor o trabalho desenvolvido pelos capelães.

“Esse encontro foi positivo, pois conheci mais a atividade do capelão e entendi a importância desse trabalho. Quero me aproximar mais para que eu possa, até mesmo, ajudá-los institucionalmente, já que eles têm uma associação. Precisa apenas se enquadrar em alguns dispositivos legais para que a associação possa ser parceira do Estado e da União e, inclusive, receber emendas financeiras”, falou.

JOÃO LYRA E FERNANDO BEZERRA, UMA UNIÃO ESTRATÉGICA

Atributo valorizado em qualquer profissão, a experiência não é um predicado que esteja exatamente em alta na Frente Popular, conjunto de partidos que sustenta o governo Eduardo Campos (PSB). O governador – condutor do processo sucessório em Pernambuco – está trabalhando para colocar no centro do debate uma outra linhagem de políticos à sua imagem e semelhança: jovens gestores. Um exemplo recente é o prefeito do Recife, Geraldo Julio, cuja marca de campanha foi um capacete.

Eduardo deseja apresentar seu candidato como um genuíno representante da nova política. Por isso, circula nos bastidores a informação de que estariam fora de jogo o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho e o vice-governador João Lyra Neto.

A informação é que eles não seriam capazes de simbolizar, no âmbito local, o que o governador pretende defender na seara nacional. Coincidência ou não, ambos estão bem próximos, numa espécie de aliança informal.

Mas a “nova política”, segundo uma definição do governador, é uma prática voltada para um comportamento político comprometido com os anseios populares, uma postura correta na aplicação dos recursos públicos e um Estado que invista na melhoria dos serviços oferecidos à população.

Não há nessa definição nenhuma citação à idade daqueles que possam representar essa forma de fazer política ou ao tempo de atuação na área. Mas o que afasta Lyra e FBC do páreo é o desejo de Eduardo de contemplar alguém que o tenha como referência.

Diante desse cenário, apesar de não trabalhar com a possibilidade de um desses dois correligionários figurar como candidato a governador, será complicado para Eduardo explicar a ambos o por quê de os dois não se encaixarem na vaga.

João Lyra e Bezerra Coelho têm perfis que guardam algumas semelhanças: ambos têm raízes políticas no interior e estão na política há mais de três décadas. João Lyra é de Caruaru, no Agreste. Bezerra Coelho, de Petrolina, no Sertão.

RAZÕES
Os dois voltaram a se encontrar, semana passada, em São Paulo. Eles aguardam uma conversa com Eduardo para ouvir a justificativa para serem rifados do processo. Lyra já está assumindo o comando da transição do governo, já que Eduardo anunciou que deixa a gestão em abril. Muitos o consideravam como o candidato natural, já que ele assumirá o governo. Mas, politicamente, Lyra não conseguiu nesses sete anos se firmar como o sucessor de Eduardo.

Bezerra Coelho tem como única alternativa tentar uma vaga para o Senado Federal, especialmente agora que o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) desistiu da reeleição. Em 2010, quando Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB) foram os candidatos a senador pela Frente Popular, FBC também pleiteava a vaga. Posteriormente, acabou contemplado com a indicação para o Ministério da Integração.

Duas figuras relevantes do PSB devem sofrer revés com a finalização da chapa majoritária. A semana que vem deverá ser marcada pelo anúncio do escolhido, visto que é necessário ao candidato aparecer ao lado do governador já na semana pré-carnavalesca. (Bruna Serra-JC)

GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO I ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE PETROLINA

Alegria, diversão, confraternização e muita música foi dessa forma que aconteceu o I Encontro de Profissionais de Educação Física de Petrolina e do Vale do São Francisco que contou com a presença do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).
O evento, que aconteceu no Restaurante Tropicana, localizado no Quati, serviu também para a confraternização das turmas que se formaram no curso de Educação Física da UNIESB.
Na oportunidade, discutiram sobre a lei de Licenciatura Plena e a Criação da Associação dos profissionais de Educação Física de Petrolina e Região do Vale do São Francisco.
No encontro também foi discutido a apresentação do Projeto de Lei da Câmara de Vereadores, criando a Semana Municipal do Profissional de Educação Física.
Natanael Barros, educador físico, comentou  a importância do evento.
“O encontro foi importante, pois o segmento discutiu políticas públicas voltadas para os profissionais de educação física. A gente espera que essa reunião possa abrir novos horizontes e melhorar as condições de trabalho da categoria”, disse.

GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DA POSSE DO NOVO CHEFE-GERAL DA EMBRAPA SEMIÁRIDO

O deputado federal Gonzaga Patriota participou, nesta sexta-feira (14), da posse do novo chefe-geral da Embrapa Semiárido, o pesquisador Pedro Carlos Gama da Silva.

A cerimônia aconteceu na sede da empresa em Petrolina/PE e contou com a presença de várias autoridades e representantes de órgãos públicos do Vale do São Francisco.

Pedro Carlos Gama já está em exercício. O novo chefe-geral é formado em Agronomia e doutor em Economia Aplicada: Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente. É pesquisador da Embrapa Semiárido e já esteve na gestão da instituição no período de 2004 a 2008.

De acordo com o novo chefe, o grande desafio de sua gestão é “não somente dar continuidade à agenda de pesquisa que já está em andamento, mas também criar as bases para uma nova agenda. E com um salto de qualidade, incorporando as inovações tecnológicas mais avançadas, com o uso de técnicas como a biotecnologia, melhoramento genético, agricultura verde e agricultura de precisão, entre outras, e buscando minimizar os impactos ambientais negativos, para garantir a sustentabilidade da produção agrícola no Semiárido”.

PALÁCIO CAMPOS DAS PRINCESAS REABRE AO PÚBLICO

Um recorte importante da história de Pernambuco foi entregue à população, nesta sexta-feira (14/02), pelo governador Eduardo Campos. O Palácio do Campo das Princesas, Sede do Governo do Estado, teve sua restauração finalizada. O projeto resgatou os aspectos originais do edifício, que é do século XIX, resgatando, inclusive, as suas primeiras cores. “Com a restauração, descobrimos novos espaços e ainda adequamos o local às novas regras de acessibilidade”, destacou o governador, durante o evento de reabertura.
O projeto, que contempla a restauração e modernização de todo o complexo, foi orçado em R$ 30,6 milhões e contou com o patrocínio das empresas OI, Fiat, Bradesco, Construtora Odebrecht, Banco Pactual e Chesf. É importante ressaltar que todos os recursos aplicados na obra foram captados pelo Governo de Pernambuco, através da Lei Rouanet.
Eduardo explicou que o projeto começou ainda em 2011, quando uma equipe de pesquisadores iniciou uma busca, com vários profissionais, para verificar as transformações que o prédio havia sofrido com o passar dos anos. “Durante a pesquisa, nós descobrimos que a mais importante intervenção que o edifício tinha sofrido foi durante a década de 1920, quando o prédio ganhou o segundo andar. Então, o objetivo desse projeto foi recolocar o Palácio como era no início do século passado”, explicou o governador.
Eduardo ressaltou que os quatro outros prédios anexos serão entregues até dezembro deste ano. Além da reforma do edifício principal, todas as obras de arte e os móveis do Palácio foram recuperados. O projeto de restauração do Palácio do Campo das Princesas foi aprovado pelo IPHAN/PE e FUNDARPE, elaborado pelo escritório de arquitetura GRAU e pelo atelier de restauração GRIFO, e executado pela Velatura Restaurações, com apoio da Fundação Roberto Marinho.
Antes da cerimônia, o prédio recebeu uma benção do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Além disso, o governador reuniu um grupo de convidados e fez a primeira visita oficial ao local. “Para que essa obra fosse finalizada com sucesso, foi necessário o esforço de 500 pessoas durante um ano e seis meses. Além disso, 50 jovens pernambucanos foram treinados na arte do restauro. Deste total, 40 estão empregados”, completou o governador.
NOVOS ELEMENTOS – A acessibilidade também foi contemplada pelo projeto. Foram instalados dois novos elevadores, enquanto os outros dois originais foram renovados e modernizados. Além disso, foram construídas rampas de acesso, banheiros acessíveis e um sistema de comunicação para pessoas com deficiência visual e auditiva. “Também foi feito um projeto de eficiência energética, ou seja, esse prédio reformado vai economizar muito mais energia”, lembrou o governador.
A população poderá visitar o Palácio a partir do próximo dia 20/02, uma quinta-feira, em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. As visitações serão agendadas pelo e-mail visitapalacio@governadoria.pe.gov.br. Cada visita terá o limite de 75 inscrições. “Antes de ser restaurado, esse já era o local mais visitado da Cidade do Recife. Agora, de fato, vai bater todos os recordes”, garantiu o prefeito da Recife, Geraldo Julio. 

PALPITE

Velha raposa que hoje está fora do poder, mas conhece bem a política de Caruaru, arriscou ontem o seguinte palpite: “Armando Monteiro (PTB) ganha lá, pra governador, ainda que todos os grupos políticos fiquem com o candidato do PSB”. (Folha Política)

PROJETO DE ARMANDO SOBRE VANDALISMO COMEÇA A SER ANALISADO

Após pedir no plenário do Senado maior velocidade na análise do projeto de sua autoria defendendo mais rigor para quem pratica atos de vandalismo, o senador Armando Monteiro foi informado de que a proposta terá relatoria do senador Pedro Taques (PDT-MT) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto de Armando (PLS 508/2013) caracteriza crime de vandalismo a promoção de atos coletivos de destruição, dano ou incêndio em imóveis públicos ou particulares, equipamentos urbanos, instalações de meios de transporte de passageiros, veículos e monumentos, estabelecendo penas de multa ou prisão de 4 a 12 anos.

Em entrevista ao programa Argumento, da TV Senado, o parlamentar pernambucano falou sobre a proposta. Abaixo, os principais trechos da conversa, que também pode ser conferida na íntegra pelo link http://migre.me/hRJY4

O direito às manifestações
Armando Monteiro – “Longe de nós inibirmos ou criminalizarmos as manifestações populares. Desde que observem o limite da lei, são manifestações que acentuam a vocação democrática da sociedade brasileira que é cada vez mais participativa. No entanto, temos de agir de maneira muito rigorosa para aqueles que se infiltram nas manifestações para promover atos violentos de sabotagem, de dano ao patrimônio público e também ao patrimônio privado. Isso é inaceitável, sobretudo quando identificamos algumas condutas que representam ações de caráter absolutamente irresponsável e violento. Hoje, o Brasil inteiro assiste o pesaroso e, sobretudo, constrangido episódio que vitimou o cinegrafista da TV Bandeiras, Santiago Andrade. E constatamos que a pessoa que passou o artefato já vinha participando de outras manifestações com igual conduta”.

Novo Código Penal e mais rigor para punir vandalismo
Armando Monteiro – “Acho que no momento o Senado delibera sobre uma série de questões próprias e que oportunizam esse debate com soluções mais adequadas. Estamos, hoje, atualizando o Código Penal. Então, é natural que o Código possa oferecer resposta a essas questões que estão aí colocadas. De qualquer maneira há necessidade de agravar as penas. No nosso projeto essa pena se eleva, em alguns casos, para 12 anos. Está se estabelecendo um tipo penal novo como hoje seriam enquadrados a responsabilidade de pessoas que perpetrassem atos dessa natureza, que danificassem um imóvel, que pudesse produzir danos ao patrimônio público. As penas são muito brandas, quase que um incentivo a essas práticas. Então, quando se estabelece a tipificação adequada, há a oportunidade de fazer uma gradação das penas que possa corresponder à extensão e dimensão do dano decorrente dessa conduta delituosa”.

Sobre o crime de terrorismo
Armando Monteiro – “O nosso ordenamento jurídico não consagrava a figura do crime de terrorismo, que é algo que acontece no mundo. Veja, o Brasil vai acolher eventos importantes (Copa do Mundo e Olimpíada) e nós sabemos que já ocorreram atos de terrorismo que causaram ao mundo uma consternação. Ora, a legislação brasileira tem de prever esse crime. Então, é algo que já precisávamos ter feito. Mas o fato é que há de se estabelecer um limite muito claro: não podemos cercear as manifestações populares que são legitimas, no entanto precisamos coibir condutas que não se harmonizem com o espírito dessas manifestações”.

Atuação na Comissão de Segurança do Senado
Armando Monteiro – “Na realidade, tratamos de temas percebidos como importantes para a área de segurança. Essas questões, trazidas por esses movimentos, tentamos compreendê-las para poder encontrar uma solução adequada. Na Comissão Especial de Segurança Pública, por exemplo, estamos tratando de temas mais amplos, como o financiamento da área de segurança, como a questão da integração das polícias e toda a questão que envolve a assistência à vítima. Mas acho que, embora tenha havida uma preocupação que é de reunir todos os projetos pertinentes a essa pauta numa comissão especial, nós temos algumas questões que serão endereçadas – no que diz respeito à política criminal – ao Código Penal. São questões complexas que devem envolver o amadurecimento do debate aqui na Casa para não oferecermos soluções apressadas que não terão permanência e não resolverão o problema. Portanto, é melhor caminharmos de maneira segura depois de esgotarmos o debate  ao invés de oferecer soluções apressadas em respostas às ruas, mas que nem sempre correspondem as melhores soluções”.

CAMPOS REAGE A DILMA E PREGA ‘HUMILDADE’ NO DEBATE POLÍTICO

O governador de Pernambuco e provável candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, afirmou nesta sexta-feira (14) que é preciso “humildade” para se debater os problemas do país.
Ele fez a afirmação ao ser questionado por jornalistas sobre declaração da presidente Dilma Rousseff, que, na última segunda (10), afirmou que têm “cara de pau” os adversários que afirmam que se esgotou o ciclo do PT no poder.
“Acho que a gente deve fazer o debate no Brasil num outro diapasão. Eu acho que a gente precisa ter serenidade, humildade, para pensar o futuro do Brasil”, declarou Campos em Brasília, antes de participar de reunião do Diretório Nacional do PPS, que firmou aliança com o PSB para as eleições presidenciais deste ano.
“A gente tem que discutir a produtividade da economia, a qualidade de vida nos grandes centros brasileiros, a questão do campo da energia. Quem quer discutir essas questões centrais com certeza tem que fazer com muito equilíbrio. A gente não precisa dividir o Brasil mais”, afirmou o governador.
A declaração de Dilma foi dada em evento para militantes do PT, quando ela fazia balanço dos principais programas de seu governo.
“Antes mesmo de assimilar grandes obras que realizamos, eles têm a cara de pau de dizer que o ciclo do PT acabou, que o nosso modelo se esgotou, que demos o que tínhamos de dar”, disse Dilma.
Em discurso no evento do PPS, Campos disse ainda que é possível reduzir o atual número de ministérios pela metade.
“É consenso nacional que tem ministério demais. Mas acho que a gente tem que aprofundar essa análise. Pode ir para uma redução que acho que é pela metade desse número atual. Vemos que o estado brasileiro está muito distante da democracia”, afirmou.
Campos também fez críticas à economia brasileira na gestão de Dilma e afirmou que o país vive um momento em que são colocadas em risco as conquistas dos últimos 30 anos de redemocratização.
“O país, desde 2011, entrou num novo ritmo de crescimento econômico. Começamos a viver um tempo em que o Brasil desacelerou, e a sensação que passa para a sociedade brasileira é que nós paramos […]. A sensação é que nada se altera desde 2011, que estamos colocando em risco as conquistas dos últimos 30 anos”, disse.

PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS ENTREGUE À POPULAÇÃO TOTALMENTE RESTAURADO

O Governo do Estado entrega ao povo pernambucano o Palácio do Campo das Princesas totalmente restaurado. A cerimônia de reabertura do Palácio, com a presença do governador Eduardo Campos e de autoridades convidadas, será nesta sexta-feira (14/02), às 18 horas. Todo o interior do edifício foi minuciosamente restaurado, resgatando a dignidade dos ambientes internos e externos e contribuindo para a preservação da cultura do povo de Pernambuco, que tem no “seu palácio” um referencial simbólico dos seus princípios e valores libertários.
O projeto, orçado em R$ 30,6 milhões, com patrocínio das empresas OI, FIAT, Bradesco, Construtora Odebrecht, Banco Pactual e Chesf, contempla a restauração e modernização de todo o complexo, formado pelo Edifício Sede – que possui três pavimentos – e mais quatro prédios anexos, compostos de dois pavimentos cada e jardins circundantes. Na primeira etapa da reforma, será entregue apenas o Edifício Sede. Mais de 500 empregados trabalharam na restauração e modernização da sede do governo, que iniciou em agosto de 2012. Ainda este ano, serão entregues os prédios anexos e o jardim, que também será totalmente restaurado.
A restauração do Palácio do Campo das Princesas resgatou as feições originais do edifício, removendo grossas camadas de pintura (em alguns ambientes, existiam 22 camadas), resgatando as cores originais e restaurando os elementos do forro de estuque, as portas e janelas, assoalhos e parquets. Também foi recuperada a cobertura, inclusive com instalação de novas calhas, as claraboias, que receberam novos vidros, os vitrais e as fachadas que tiveram, inclusive, as cores originais resgatadas.
No Salão Nobre e no Salão das Bandeiras, todo o douramento foi resgatado, valorizando assim toda a ambiência destas salas. No Saguão Central, no térreo, foi recuperada a argamassa pigmentada, revestimento original das alvenarias e pilastras oculto sob diversas camadas de tinta e em péssimo estado de conservação.
A acessibilidade também foi contemplada na obra. Foram instalados dois novos elevadores, enquanto os outros dois originais foram renovados e modernizados. Além disso, foram construídas rampas de acesso, banheiros acessíveis e um sistema de comunicação para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Além da reforma do Edifício Sede, todas as obras de arte passaram por exaustivo processo de restauração, bem como a serralheria artística, ao todo 72 unidades, inclusive seus elementos em Bronze. Também foram recuperados os móveis do Palácio. Fazem parte deste mobiliário peças rebuscadas, com trabalho em entalhe riquíssimo, a exemplo do conjunto Neo-Rococó da Sala de Visitas e mesa do Salão das Bandeiras, em estilo Luís XV.
O projeto de restauração do Palácio do Campo das Princesas foi aprovado pelo IPHAN/PE e FUNDARPE, elaborado pelo escritório de arquitetura GRAU e pelo atelier de restauração GRIFO, e executado pela Velatura Restaurações, com apoio da Fundação Roberto Marinho.
A população poderá visitar o Palácio a partir do próximo dia 20/02, uma quinta-feira, em dois horários: das 9h às 11h e das 14h às 16h. As visitações serão agendadas pelo e-mail visitapalacio@governadoria.pe.gov.br. Cada visita terá o limite de 75 inscrições

GONZAGA PATRIOTA REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO COM ATLETAS PETROLINENSES

Uma quinta-feira (13) de confraternização, agradecimentos e homenagens. Esse foi o cenário do restaurante Tropicana, no bairro do Quati, envolvendo atletas que participaram do jantar de confraternização oferecido pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB).

Durante o evento, dezenas de atletas agradeceram o apoio e os investimentos no esporte que o deputado Gonzaga Patriota realizou. Rogério Granja, representando o secretário de Esportes do município, Brito Júnior, fez um balanço das atividades de 2013 e comemorou os bons resultados conquistados.

O atleta Leonardo Macel ressaltou o comprometimento do deputado com o esporte.

 “Esse evento é, especialmente, de agradecimento ao que o deputado fez pelo esporte de Petrolina. No momento que mais precisamos, ele nos ajudou e demonstrou que tem comprometimento com o esporte e com a cidade”, disse.

Gonzaga Patriota defendeu o incentivo ao esporte. Para o parlamentar, o esporte é instrumento que proporciona, além de inclusão social, o aprendizado e a formação da personalidade de crianças e jovens.

“O esporte é uma ferramenta de extrema importância para a inclusão social. Apoio e incentivo totalmente à prática de esportes, ele ensina a competir, a conviver, a perder e ganhar com humildade. Meus parabéns a todos que contribuíram para o crescimento dessa prática e, principalmente, para vocês que levaram o nome de Petrolina e Pernambuco para o Brasil”, falou.