Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

NOTA À IMPRENSA

O governador Eduardo Campos esteve durante ontem reunido com o comando da Polícia Militar e a equipe do Pacto Pela Vida, e acompanhou o tempo todo os fatos ocorridos na Penitenciária Agroindustrial São João (PAI). O secretário-executivo de ressocialização, coronel Romero Ribeiro, foi designado para o presídio, de onde repassou todas as informações em tempo real para a equipe do governador, até a questão ser solucionada. A reunião de monitoramento ocorreu na Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag). A agenda do governador em Brasília será somente nesta sexta-feira pela manhã, e às 18h ele estará no Recife, para a reabertura do Palácio do Campo das Princesas.

ARMANDO QUER DISCUTIR PLANO DECENAL DE ENERGIA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) anunciou que deverá propor a realização de audiência pública no Senado para discutir a alteração do Plano Decenal de Energia a fim de que seja construído um linhão de corrente contínua partindo da Usina Hidrelétrica de Belo Monte para a Região Nordeste.

Na avaliação dele, a transferência direta de energia de Belo Monte para o Nordeste, durante os meses de alta hidrologia do Rio Xingu, possibilitaria firmar na região mais uma significativa parcela de origem hidráulica reduzindo-se a necessidade de operação de térmicas e a importação de outras fontes mais caras.

Armando Monteiro explicou que as linhas que atualmente são utilizadas para a importação de energia elétrica pelo Nordeste, que constituem o Sistema Interligado Nacional, não são adequadas para a transferência permanente desse insumo, mas apenas em situações excepcionais.

– Por que não se prevê também para o Nordeste a importação específica de energia hidrelétrica da Região Norte, por meio de linhas expressas? A nossa carência é flagrante. A disponibilidade no Norte existe – disse o senador.(Agência Senado)

DEPUTADO REFORÇA PEDIDO POR ESCOLAR TÉCNICAS PARA O SERTÃO DO MOXOTÓ

Depois de ver concretizadas as solicitações e início da construção das escolas técnicas estaduais nas cidades de Arcoverde e Buíque, o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) espera agora ver a conclusão dos projetos.  Na área da Educação, o deputado trabalhista também reforçou seus pleitos para a instalação de novas escolas técnicas nas cidades de Ibimirim, Custódia, Pedra e Sanharó.

Em Arcoverde, as obras da Escola Técnica Professor Francisco Jonas, ex-presidente da AESA (Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde), falecido em 2012, estão em ritmo acelerado. Operários e máquinas trabalham a todo vapor e já estão com as estruturas do ginásio de esportes e a parte física da escola avançadas. A obra (fotos), orçada em R$ 8.694.945,00 (recursos do Governo Federal, através do FNDE, e Governo do Estado), tem prazo de conclusão para junho de 2014, de acordo com a empresa OTL Obras Técnicas LTDA, responsável pela construção.
Segundo o parlamentar, “com essa rede de escolas técnicas, somando-se a de Sertânia que já funciona, vamos poder melhorar a qualificação de nossa mão de obra e gerar mais oportunidades para a juventude de toda a região do Moxotó. Graças a um trabalho de parceria que envolveu o senador Armando Monteiro, o ex-prefeito Zeca, que fez a doação do terreno na época, e a prefeita de Arcoverde, Madalena Brito, conseguimos com nossa luta e o apoio do Governo do Estado concretizar esse sonho de nossos estudantes”, concluiu o deputado Júlio Cavalcanti.

DEPUTADO RODRIGO NOVAES ANUNCIA PROGRAMA CONEXÃO CIDADÃ PARA RIACHO PEQUENO E NAZARÉ DO PICO

O Governo do Estado lançou, no final de 2013, o programa Conexão Cidadã, que leva telefonia móvel e internet 3G aos povoados e vilas de Pernambuco. Apesar de alguns distritos serem contemplados pelo projeto, muitos locais importantes ainda ficaram de fora.
Pensando neles, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) apresentou indicações e solicitou, pessoalmente, ao secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Marcelino Granja, que outros fossem incluídos.
Riacho Pequeno, em Belém do São Francisco (Indicação nº 7053/2013)  e Nazaré do Pico, em Floresta (Indicação nº 7045/2013), foram dois dos distritos que Novaes conseguiu que recebam o programa. “A tecnologia precisa chegar a todos para aumentar a interiorização do desenvolvimento”, afirmou o parlamentar.
Distritos de Carnaubeira da Penha (Serra do Arapuá e Barra do Silva), Custódia (Vila Quitimbú), Flores (Sítio dos Nunes), Mirandiba (Tupanaci), Santa Maria da Boa Vista (Catalunha) e Verdejantes (Grosso e Malhada da Areia) também serão contemplados.
A partir dos pleitos de Rodrigo, foi lançada nova portaria (nº 045/2013) que inclui essas localidades no programa. (ASCOM)

TERESA LEITÃO ENTRANHA COBRANÇA DO PRESIDENTE CARLOS VERAS DA CUT-PE

Presidente do PT de Pernambuco, a deputada estadual Teresa Leitão recebeu com “estranheza” a cobrança do presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Carlos Veras, por mais diálogo da direção do partido com o movimento sindical sobre os encaminhamentos para a eleição deste ano. A petista lembrou que, no ato de aniversário do PT, na última segunda-feira (10) – que contou com a presença do dirigente –, o secretário-geral da legenda, o ex-prefeito João da Costa, apresentou aos participantes o roteiro da comissão criada para discutir a tática eleitoral.
Segundo ela, de hoje até o dia 21 de março, haverá reuniões com lideranças, partidos aliados do governo federal e dirigentes sindicais, inclusive com a CUT. Além disso, haverá quatro encontros regionais – em cidades da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão – para que os diretórios municipais participem das discussões. A comissão já fez duas reuniões. A última ocorreu na semana passada, quando foi fechado o “roteiro de atividades”.
“A CUT, como instituição, pode se pronunciar livremente. Mas eu estranho esta cobrança porque está no nosso roteiro (a conversa com a Central)”, pontuou Teresa Leitão. Ela recomendou Carlos Veras a participar dos eventos do partido e exaltou que a legenda vem buscando “unidade interna, fortalecimento das instâncias e preservação” desde o acordo do fim do ano passado em torno da eleição dos novos dirigentes do partido. Até então, o PT vivia um clima de guerra internamente desde a pré-campanha para a eleição de 2012.
“O problema que eu vejo é que algumas questões não precisam ir aos jornais. Queremos tirar o PT dessa fama de que tudo do partido torna-se do conhecimento de quem interessa e não interessa”, reclamou Teresa Leitão. Ainda ontem, ela ligou para lideranças da CUT-PE na tentativa de apaziguar os ânimos.
Em nota divulgada à imprensa, Carlos Veras também demonstrou resistência em apoiar a candidatura a governador do senador Armando Monteiro Neto (PTB), como cogita o PT.

FBC QUEBRA SILÊNCIO E DIZ QUE HISTÓRIA POLÍTICA FALA POR SI SÓ

O ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) quebrou o silêncio na noite última terça-feira (11), durante a cerimônia de entrega de título de cidadão de Dormentes, cidade do Sertão de Pernambuco. Depois de algumas semanas em “off”, FBC voltou a falar abertamente do momento político em que vive e da sua expectativa quanto a definição de quem será o indicado do PSB para a sucessão do governador Eduardo Campos (PSB).

“Que momento eu recebo esse título. Que momento da minha vida eu venho para Dormentes. Eu estou vivendo, talvez, os dias mais importantes da minha caminhada política. O que eu fiz já fiz; se você ou se não você não cabe a mim decidir, mas cabe a mim dizer aqui que eu não me arrependo de nada do que fiz. Eu tenho muita confiança, eu sou um homem de muita fé e perseverança. Eu tenho absoluta certeza que essa trajetória que vocês me ajudaram a construir ela vai falar. Ela vai tocar e ela vai ter o seu peso na hora que forem escolher quem vai nos representar nessa luta que se aproxima”, discursou Fernando Bezerra Coelho.

Durante a solenidade, FBC ainda relacionou um fato histórico, vivido durante a sua primeira gestão como prefeito de Petrolina, com a reabertura do Palácio do Campo das Princesas, marcada para a próxima sexta-feira (14). “O prefeito Raniere [Reis (PSB), de Dormentes] lembrou aqui uma passagem que marca muito a minha caminhada política, que foi o gesto que fiz quando cheguei à prefeitura de Petrolina de arrancar a porta do gabinete do prefeito para que com aquele gesto dizer que a prefeitura estava aberta para os mais pobres e humildes. Sexta-feira próxima, o governador Eduardo Campos vai abrir as portas do Palácio, mas quem sabe, que eu possa ter o privilégio de poder repetir a trajetória de outro grande filho do Sertão [Nilo Coelho], que teve a oportunidade de governar Pernambuco e quando governou soube preservar o espaço que é de direito para o Sertão e para sua região”, disse.

No fim, já cogitando a possibilidade de ser preterido dentro do PSB, o ex-ministro da Integração Nacional também garantiu que “caminhará ao lado daqueles que forem dar a sua contribuição para essa nova página da história política desse País”. “Seja qual for a decisão que vier a ser tomada vocês encontrarão em mim a disposição para a luta. Porque a nossa luta não vai parar, a nossa luta vai prosseguir”, finalizou Fernando Bezerra Coelho.

NOMES
Até o momento, o governador Eduardo Campos não sinalizou quem será o candidato a sua sucessão em Pernambuco. As conversas com as lideranças já foram iniciadas. Estão na disputa, o vice-governador João Lyra, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar; o secretário das Cidades, Danilo Cabral; Maurício Rands e o próprio Fernando Bezerra Coelho, todos do PSB. Dessa lista, de acordo com informações de bastidores, FBC é o que tem menos chances de ficar a vaga. (Blog da Folha)

PSDB REPENSA ALIANÇA EM PERNAMBUCO

Presidente nacional do PSDB, Aécio Neves deve ter reunião até a próxima semana com o governador Eduardo Campos. O tucano levará a mesa uma reflexão sobre o formato da aliança consolidada, recentemente, entre PSB e PSDB, em Pernambuco. Isso porque as negociações entabuladas pelo presidente estadual do tucanato, Sérgio Guerra, baseadas na ocupação de espaço na administração socialista, não passaram pela executiva nacional tucana. “Em dado momento, Sérgio entendeu que não caberia discussão, externou o pensamento dele e eu respeito. Mas esse não é o sentimento da executiva nacional”, registra o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB/SP), coordenador nacional da campanha presidencial de Aécio Neves. Em reunião, anteontem, a executiva, na qual Sampaio tem assento, deliberou que todos os acertos sobre coligações regionais terão que passar pela chancela da nacional. E, no entender da nacional, é “natural” que o PSDB tenha espaço na majoritária comandada pelo PSB em Pernambuco.

Por: Renata Bezerra-Folha PE

ARMANDO INCLUI AGENTES DE TRÂNSITO E GUARDAS CIVIS EM CURSOS DE QUALIFICAÇÃO

O senador Armando Monteiro (PTB) incluiu os agentes de trânsito e guardas civis municipais entre os beneficiários da bolsa-formação concedida no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O parecer foi apresentado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e comunicado aos profissionais do setor em reunião no gabinete do senador pernambucano, em Brasília, nesta quarta-feira (12).

Armando é relator do PLC 92/2013 que dispõe sobre a matéria. Com a medida, o senador amplia e intensifica o alcance do programa e atende a uma demanda antiga da categoria. Ele argumenta que esses trabalhadores também são importantes para a segurança pública, pois, durante o exercício do trabalho de fiscalização nas ruas se deparam com diferentes problemas e risco pessoal, como sequestro relâmpago, porte ilegal de armas, veículos roubados, entre outros.

Hoje, o Pronasci oferece bolsas de estudos para que policiais e bombeiros, dentre outros, possam estudar e se aprimorar. Para o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Pernambuco, Jair Fidélis, a decisão do senador ajudará a valorizar a categoria, que terá acesso a cursos de qualificação profissional.

A matéria – que aguarda inclusão na pauta da CCJ para ser apreciada -, concilia duas vertentes da atuação parlamentar de Armando Monteiro: a qualificação profissional e a segurança pública. A expectativa do senador é de que o projeto seja aprovado com celeridade na Comissão.

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS FAZ RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO NA JUSTIÇA ELEITORAL

 

O governador Eduardo Campos compareceu, na tarde desta quarta-feira (12/02), à sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, no Recife, para fazer o recadastramento biométrico. Eduardo esteve acompanhado da primeira dama, Renata Campos, que também se recadastrou junto à Justiça Eleitoral. O processo foi acompanhado pelo presidente da corte, desembargador José Fernandes Lemos.

 

“O recadastramento é muito importante, por garantir ainda mais segurança aos eleitores na hora de votar. É uma conquista da nossa democracia, que reduz ainda mais os riscos de fraude eleitoral, protegendo o direito de cada cidadão de escolher o seu representante. Por isso, é importante fazê-lo e não deixar para a última hora”, frisou o governador.

ARMANDO QUER MAIS RIGOR PARA ATOS DE VANDALISMO

A morte do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, em consequência do ferimento causado por um rojão quando registrava um protesto no Rio de Janeiro, foi lamentada e condenada pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE) durante discurso no Senado, na noite desta terça-feira (11).

Para Armando, o acontecimento reforça a importância da apreciação do projeto de sua autoria que caracteriza crime de vandalismo a promoção de atos coletivos de destruição, dano ou incêndio em imóveis públicos ou particulares, equipamentos urbanos, instalações de meios de transporte de passageiros, veículos e monumentos, estabelecendo penas de multa ou reclusão de 4 a 12 anos de prisão (PLS 508/2013).

Segundo Armando, a proposta busca punir com rigor e celeridade quem pratica esses atos. “Temos a obrigação de tratar a realidade como ela é. Os responsáveis pela morte de Santiago Andrade não são simples manifestantes, militantes de movimentos sociais ou Black Blocs. Merecem punição rigorosa e célere, compatível com a enormidade que cometeram”, salientou.

Para Armando, as pessoas que mataram o profissional feriram a liberdade democrática, subvertendo o direito à livre manifestação e o direito de protestar e questionar os poderes constituídos. “Quem viola a lei precisa ser punido”, defendeu.

O projeto de lei proposto por Armando foi apresentado em 2013. A matéria está hoje na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), no entanto, ainda não foi distribuída pela mesa da Comissão, ou seja, não foi designado relator. A expectativa do senador é de que a mesa possa deliberar rapidamente sobre a matéria. “A rápida transformação em lei dessa proposta enviaria uma mensagem concreta, firme e longamente esperada por todos os cidadãos brasileiros”, destacou.