Últimas publicações do quadro “Pernambuco”
O senador Armando Monteiro (PTB-PE) anunciou que deverá propor a realização de audiência pública no Senado para discutir a alteração do Plano Decenal de Energia a fim de que seja construído um linhão de corrente contínua partindo da Usina Hidrelétrica de Belo Monte para a Região Nordeste.
Na avaliação dele, a transferência direta de energia de Belo Monte para o Nordeste, durante os meses de alta hidrologia do Rio Xingu, possibilitaria firmar na região mais uma significativa parcela de origem hidráulica reduzindo-se a necessidade de operação de térmicas e a importação de outras fontes mais caras.
Armando Monteiro explicou que as linhas que atualmente são utilizadas para a importação de energia elétrica pelo Nordeste, que constituem o Sistema Interligado Nacional, não são adequadas para a transferência permanente desse insumo, mas apenas em situações excepcionais.
– Por que não se prevê também para o Nordeste a importação específica de energia hidrelétrica da Região Norte, por meio de linhas expressas? A nossa carência é flagrante. A disponibilidade no Norte existe – disse o senador.(Agência Senado)
Depois de ver concretizadas as solicitações e início da construção das escolas técnicas estaduais nas cidades de Arcoverde e Buíque, o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB) espera agora ver a conclusão dos projetos. Na área da Educação, o deputado trabalhista também reforçou seus pleitos para a instalação de novas escolas técnicas nas cidades de Ibimirim, Custódia, Pedra e Sanharó.
O ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) quebrou o silêncio na noite última terça-feira (11), durante a cerimônia de entrega de título de cidadão de Dormentes, cidade do Sertão de Pernambuco. Depois de algumas semanas em “off”, FBC voltou a falar abertamente do momento político em que vive e da sua expectativa quanto a definição de quem será o indicado do PSB para a sucessão do governador Eduardo Campos (PSB).
“Que momento eu recebo esse título. Que momento da minha vida eu venho para Dormentes. Eu estou vivendo, talvez, os dias mais importantes da minha caminhada política. O que eu fiz já fiz; se você ou se não você não cabe a mim decidir, mas cabe a mim dizer aqui que eu não me arrependo de nada do que fiz. Eu tenho muita confiança, eu sou um homem de muita fé e perseverança. Eu tenho absoluta certeza que essa trajetória que vocês me ajudaram a construir ela vai falar. Ela vai tocar e ela vai ter o seu peso na hora que forem escolher quem vai nos representar nessa luta que se aproxima”, discursou Fernando Bezerra Coelho.
Durante a solenidade, FBC ainda relacionou um fato histórico, vivido durante a sua primeira gestão como prefeito de Petrolina, com a reabertura do Palácio do Campo das Princesas, marcada para a próxima sexta-feira (14). “O prefeito Raniere [Reis (PSB), de Dormentes] lembrou aqui uma passagem que marca muito a minha caminhada política, que foi o gesto que fiz quando cheguei à prefeitura de Petrolina de arrancar a porta do gabinete do prefeito para que com aquele gesto dizer que a prefeitura estava aberta para os mais pobres e humildes. Sexta-feira próxima, o governador Eduardo Campos vai abrir as portas do Palácio, mas quem sabe, que eu possa ter o privilégio de poder repetir a trajetória de outro grande filho do Sertão [Nilo Coelho], que teve a oportunidade de governar Pernambuco e quando governou soube preservar o espaço que é de direito para o Sertão e para sua região”, disse.
No fim, já cogitando a possibilidade de ser preterido dentro do PSB, o ex-ministro da Integração Nacional também garantiu que “caminhará ao lado daqueles que forem dar a sua contribuição para essa nova página da história política desse País”. “Seja qual for a decisão que vier a ser tomada vocês encontrarão em mim a disposição para a luta. Porque a nossa luta não vai parar, a nossa luta vai prosseguir”, finalizou Fernando Bezerra Coelho.
NOMES
Até o momento, o governador Eduardo Campos não sinalizou quem será o candidato a sua sucessão em Pernambuco. As conversas com as lideranças já foram iniciadas. Estão na disputa, o vice-governador João Lyra, o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar; o secretário das Cidades, Danilo Cabral; Maurício Rands e o próprio Fernando Bezerra Coelho, todos do PSB. Dessa lista, de acordo com informações de bastidores, FBC é o que tem menos chances de ficar a vaga. (Blog da Folha)
O senador Armando Monteiro (PTB) incluiu os agentes de trânsito e guardas civis municipais entre os beneficiários da bolsa-formação concedida no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O parecer foi apresentado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e comunicado aos profissionais do setor em reunião no gabinete do senador pernambucano, em Brasília, nesta quarta-feira (12).
Armando é relator do PLC 92/2013 que dispõe sobre a matéria. Com a medida, o senador amplia e intensifica o alcance do programa e atende a uma demanda antiga da categoria. Ele argumenta que esses trabalhadores também são importantes para a segurança pública, pois, durante o exercício do trabalho de fiscalização nas ruas se deparam com diferentes problemas e risco pessoal, como sequestro relâmpago, porte ilegal de armas, veículos roubados, entre outros.
Hoje, o Pronasci oferece bolsas de estudos para que policiais e bombeiros, dentre outros, possam estudar e se aprimorar. Para o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Pernambuco, Jair Fidélis, a decisão do senador ajudará a valorizar a categoria, que terá acesso a cursos de qualificação profissional.
A matéria – que aguarda inclusão na pauta da CCJ para ser apreciada -, concilia duas vertentes da atuação parlamentar de Armando Monteiro: a qualificação profissional e a segurança pública. A expectativa do senador é de que o projeto seja aprovado com celeridade na Comissão.
O governador Eduardo Campos compareceu, na tarde desta quarta-feira (12/02), à sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, no Recife, para fazer o recadastramento biométrico. Eduardo esteve acompanhado da primeira dama, Renata Campos, que também se recadastrou junto à Justiça Eleitoral. O processo foi acompanhado pelo presidente da corte, desembargador José Fernandes Lemos.
“O recadastramento é muito importante, por garantir ainda mais segurança aos eleitores na hora de votar. É uma conquista da nossa democracia, que reduz ainda mais os riscos de fraude eleitoral, protegendo o direito de cada cidadão de escolher o seu representante. Por isso, é importante fazê-lo e não deixar para a última hora”, frisou o governador.
A morte do cinegrafista da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, em consequência do ferimento causado por um rojão quando registrava um protesto no Rio de Janeiro, foi lamentada e condenada pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE) durante discurso no Senado, na noite desta terça-feira (11).
Para Armando, o acontecimento reforça a importância da apreciação do projeto de sua autoria que caracteriza crime de vandalismo a promoção de atos coletivos de destruição, dano ou incêndio em imóveis públicos ou particulares, equipamentos urbanos, instalações de meios de transporte de passageiros, veículos e monumentos, estabelecendo penas de multa ou reclusão de 4 a 12 anos de prisão (PLS 508/2013).
Segundo Armando, a proposta busca punir com rigor e celeridade quem pratica esses atos. “Temos a obrigação de tratar a realidade como ela é. Os responsáveis pela morte de Santiago Andrade não são simples manifestantes, militantes de movimentos sociais ou Black Blocs. Merecem punição rigorosa e célere, compatível com a enormidade que cometeram”, salientou.
Para Armando, as pessoas que mataram o profissional feriram a liberdade democrática, subvertendo o direito à livre manifestação e o direito de protestar e questionar os poderes constituídos. “Quem viola a lei precisa ser punido”, defendeu.
O projeto de lei proposto por Armando foi apresentado em 2013. A matéria está hoje na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), no entanto, ainda não foi distribuída pela mesa da Comissão, ou seja, não foi designado relator. A expectativa do senador é de que a mesa possa deliberar rapidamente sobre a matéria. “A rápida transformação em lei dessa proposta enviaria uma mensagem concreta, firme e longamente esperada por todos os cidadãos brasileiros”, destacou.












