Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

GONZAGA PATRIOTA AGRADECE TÍTULO DE CIDADÃO RECEBIDO EM LAGOA GRANDE

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) usou a tribuna, nesta terça-feira (11), para agradecer o Título de Cidadão Lagoagrandense recebido no mês de janeiro.

“Nesse recesso, especificamente no mês de janeiro, tive o orgulho e o privilégio de receber da Câmara de Vereadores de Lagoa Grande, no Vale do São Francisco, o Título de Cidadão Lagoagrandense”, disse Patriota.

A honraria foi concedida após requerimento do vereador Jose Esteves Barbosa (Mantena), aprovada por unanimidade pelo plenário da Casa.

O parlamentar reforçou o sentimento por Lagoa Grande e agradeceu a homenagem que recebeu dos representantes de vários municípios presentes no evento.

“Voltando à Cerimônia de recebimento do Título de Cidadão de Lagoa Grande, fiquei muito feliz em constatar como o meu trabalho tem sido bem recebido em todo o município. No total foram mais de 20 discursos pronunciados por vereadores de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina e de Santa Cruz, pelos prefeitos de Lagoa Grande, Dhonikson Amorim e de Santa Maria da Boa Vista, Eliane Costa e muitos outros”, declarou o socialista.

O parlamentar pediu, durante o pronunciamento, a transcrição nos anais da Câmara dos Deputados, do discurso proferido por Sandro Patrício durante a solenidade de entrega do título.

EMOÇÃO MARCA AULA INAUGURAL DO I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GÊNERO

O ano letivo do I Curso de Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas em Pernambuco, foi iniciado com a aula inaugural proferida  pela Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, com a temática “Políticas Públicas na Perspectiva da Promoção da Igualdade de Gênero”. O evento  foi realizado no último sábado (08.02), e reuniu autoridades, estudantes, professores e convidados na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE nos campi de Recife e Caruaru. 
A gestora estadual, em sua explanação, traçou uma trajetória histórica do feminismo, desde a criação do Conselho Nacional da Mulher, a instalação da 1º Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), formação de colegiados até a articulação das políticas públicas para mulheres realizadas pela SecMulher/PE, com um investimento de R$ 136 milhões no período de 2007 a 2013.
A Secretária apresentou dados sobre essas políticas públicas e salientou a importância do crescimento no número de organismos municipais de políticas públicas para mulheres – OPMs, que hoje já somam 151 unidades, e de outras estruturas de políticas para mulheres. “Chegar a esse curso de especialização é antes de tudo uma trajetória imensa do feminismo. É a construção de um feminismo de Estado”, salientou Cristina Buarque visivelmente emocionada.
Em Recife, a aula inaugural de abertura do curso ocorreu pela manhã no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFCH. A mesa de abertura foi composta pela Secretária Cristina Buarque, pelo Coordenador do I Curso de Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas, professor Parry Scott da UFPE, pela vice-coordenadora do curso, Lady Selma Ferreira, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, Francisco Ramos, pela Diretora do CFCH/UFPE, Ana Catarina Ramos, pela Coordenadora de Atividades do curso Latu Sensu da Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj, Rita de Cássia Melo, pela Secretária da Mulher do Recife, Silvia Cordeiro e a Gerente de Formação e Transversalização de Gênero da SecMulher-Pe, Valéria Fernandes. 
Já em Caruaru, o evento foi realizado à tarde no auditório novo do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Praticamente participaram as mesmas autoridades, porém com a presença do Diretor do Campus da UFPE Caruaru, professor Nélio Vieira de Melo e da Secretária da Mulher de Caruaru, Elba Ravane.
Em sua fala, o professor Parry Scott comentou a satisfação em coordenar o curso pioneiro no Estado.

GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO LIVRO CÂNCER 360º

Na noite desta segunda-feira (10), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) participou do lançamento da coleção “Câncer 360º – Orientações para uma vida melhor”, no Centro Cultural Evandro Lins e Silva, em Brasília.

Publicada pela editora Carpe Diem, a obra é composta por três volumes desenvolvidos por profissionais da área de Saúde, Nutrição e Direito e voltados para a orientação de pacientes portadores de câncer.

O livro tem autoria da médica Cristiana Tavares Marques, das advogadas Diana Câmara e Vesta Pires e da nutricionista Cinthya Maggi. É voltado para pacientes, familiares, cuidadores e profissionais de saúde que desejam conhecer e desmistificar essa patologia.

Segundo Diana Câmara, o projeto do livro nasceu da vontade coletiva de contribuir com os pacientes e todos os que estão ao seu redor na dura jornada contra o câncer.  “Mantenho escritório com atuação exclusiva em questões de saúde e foi na convivência com os pacientes e suas famílias que tivemos a ideia de escrever sobre o câncer de forma humanizada, passando uma gama de informações importantes com um ar leve e utilizando linguagem acessível”, diz ela.

Este volume teve o Prefácio escrito pelo Presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Côelho, que apoiou o projeto desde sua concepção, e fez o discurso de abertura no lançamento.

TONY GEL PEDE QUE TJPE INSTALE CÂMARAS DO JUDICIÁRIO NO INTERIOR

Com dez dos atuais vereadores da Câmara de Vereadores de Caruaru denunciados por corrupção e lavagem de dinheiro, o deputado estadual e ex-prefeito do município, Tony Gel (PMDB), protocolou, ontem, na Assembleia Legislativa, indicação solicitando ao novo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Frederico Neves, a implantação de Câmaras Regionais do Poder Judiciário, com competência Cível e Criminal, no interior do Estado. Ao mesmo tempo, pede que sejam priorizados de imediato os municípios de Caruaru e Petrolina. A indicação é um tipo de proposição na qual a iniciativa de aplicação de medidas de interesse público compete ao Executivo ou ao Judiciário.

O deputado negou que a iniciativa esteja motivada pelo “escândalo dos vereadores” que chocou a cidade, revelando que já tinha apresentando, informalmente, a ideia a desembargadores que ocuparam a presidência do TJPE nos períodos em que estava na Prefeitura de Caruaru. A constituição inicial de Câmaras Regionais em Caruaru e Petrolina iria atender, segundo Tony Gel, as populações de grande parte do Agreste e Sertão. “Seria (também) o primeiro passo para Caruaru voltar a ter a 3ª entrância do Judiciário. Creio que até a década 60 ou 70 (século passado), Caruaru era de 3ª entrância, Garanhuns também”, disse.

O deputado Tony Gel reconheceu que “o custo é alto”, uma vez que exigiria a abertura de vagas para novos desembargadores e estrutura de atuação no interior, por isso o TJPE extinguiu as Câmaras Regionais e decidiu limitar a 3ª entrância ao Recife. Há uma tendência, hoje, afirmou Tony Gel, a reverter o processo. “Alguns Estados avançaram na questão. A Paraíba, por exemplo, criou Câmaras no interior. Isso permite o serviço mais rápido à população e eliminaria a obrigação de ter de ir à capital apresentar os recursos”, explicou.

A criação da Câmaras Regionais necessita apenas do TJPE mandar o projeto de lei à Assembleia. “A indicação está fundamentada no artigo 125 da Constituição Federal, parágrafo 6º, que possibilita aos Tribunais de Justiça funcionarem de forma descentralizada”, ressaltou.

EVENTO DE 34 ANOS DO PT REÚNE ALIADOS

O PT de Pernambuco realizou ontem à noite, no Sindicato dos Bancários, um ato em comemoração aos 34 anos do partido. Presentes, além de militantes, aliados políticos e ex-filiados que foram homenagear sigla e declarar o apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Entre os convidados, o senador Armando Monteiro (PTB) que busca o apoio dos petistas à sua candidatura ao governo estadual, e os deputados federais Silvio Costa (PSC) e Paulo Rubem Santiago (PDT). 
O clima era bem diferente de 2013, quando a sigla não tinha muito o que comemorar, pois tinha perdido, após 12 anos, o comando do Recife para o socialista Geraldo Julio. E, ainda se encontrava rachado internamente por causa do processo de prévias que culminou no impedimento da reeleição do ex-prefeito João da Costa em prol da pré-candidatura de Maurício Rands, que, no final, se desfilou do partido para fazer parte exatamente da sigla que derrotou o PT, o PSB. Com o objetivo de que tudo isto fique no passado, todos os discursos tratavam sobre a importância da união e fortalecimento interno para manter as conquistas nacionais. 
O senador Armando Monteiro circulou à vontade entre os petistas. Chamou de “extraordinária” a trajetória do PT, disse que foi o partido que melhor traduziu o movimentos e anseios sociais e lembrou que a aliança que o PTB tem com os petistas não é “circunstancial”. “Minha relação com o PT não nasceu agora. Em 2002 nós ajudamos na aproximação do presidente Lula com o empresariado que ainda tinha resistências a ele. Ele mesmo dá este testemunho”, comentou. Aos militantes que o escutavam anunciou apesar de não saber o resultado das conversas com o PT no plano regional, eles estarão juntos pela reeleição da presidente Dilma Rousseff.
À imprensa, o senador comentou que está otimista em relação as alianças que fará e garantiu que os partidos que estão sendo dados como aliados certos do PSB, na verdade não estão. O petebista fez este comentário quando foi questionado sobre o apoio do deputado federal Eduardo da Fonte (PP). Monteiro também alfinetou os socialistas quando disse: “há 3 vagas majoritárias para todos, mas parece que “o problema de lá é mais sério, já que tem mais gente que vagas.”
O deputado federal Fernando Ferro (PT), considerou importante “manter os espaços de convivência e aproximação com os aliados”. Ao ser questionado se defendia candidatura própria ou alianças, declarou que o PT não deve ter pressa. “Se o governador (Eduardo Campos) não tem pressa em escolher o candidato porque devemos ter. “Podemos esperar até as mágoas que sobraram desse processo de escolha deles e esperar também que errem muito para nos ajudar. Assim como erramos muito em 2012 e ajudamos eles”, disse Ferro. 
O senador Humberto Costa e o deputado João Paulo estavam participando de eventos do PT fora do estado e por isto não compareceram ao evento.(Ana Luiza Machado-DP)

CANDIDATO DO PSB NÃO SAI ATÉ DIA 21, DIZ PRESIDENTE ESTADUAL DO PSB, SILENO GUEDES

Em meio à efervescência para saber o nome do candidato indicado pelo PSB à sucessão estadual, o presidente do partido no Estado, Sileno Guedes, adiantou que o mistério permanece até, pelo menos, o dia 21 deste mês. “A partir de amanhã, vou procurar os partidos que dão sustentação à nossa base e até a próxima segunda vamos receber as contribuições que, por ventura, venham dos partidos”, explicou. O objetivo é até dia 21 consolidar as definições.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10), após uma reunião com os 24 membros da executiva estadual do partido. Ao menos oficialmente, o encontro teve o objetivo, segundo Sileno Guedes, de alinhar as contribuições do programa a nível estadual.
Depois do lançamento do material com as diretrizes programáticas do PSB/Rede, semana passada, a executiva nacional orientou que o conteúdo fosse “rebatido” para os Estados. “A partir daí, vamos discutir o programa, o governo e depois discutiremos os nomes”, disse.

EDUARDO CAMPOS E INOCÊNCIO OLIVEIRA TRATAM DE SUCESSÃO ESTADUAL

O governador Eduardo Campos (PSB) se reuniu, nesta segunda-feira (10), durante uma hora e 20 minutos com o deputado federal Inocêncio Oliveira, presidente do PR em Pernambuco, para tratar da sucessão estadual. Na conversa, o dirigente regional do PR reafirmou o apoio ao candidato que será escolhido pelo governador à sua sucessão.

Segundo Inocêncio, Eduardo enfatizou que se mantém solidário com sua opção de ser ou não candidato à reeleição à Câmara Federal – há cerca de seis meses, o deputado anunciou que este seria seu último mandato. Em caso positivo, afirmou que Inocêncio poderá “contar com seu estímulo e apoio eleitoral”.

Segundo informações de bastidores, Eduardo deverá se encontrar com os presidentes dos partidos da base aliada. Há expectativa de que o nome do candidato à sucessão indicado pelo socialista seja divulgado até a próxima semana.

Sobre sucessão, o governador já conversou com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que desistiu de concorrer à reeleição, com o vice-governador João Lyra Neto (PSB) e com o deputado Sérgio Guerra, presidente estadual do PSDB. Os nomes cotados para concorrer ao cargo são o do ex-deputado federal Maurício Rands, o do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, do secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara. Todos são filiados ao PSB. A vice pode ser ocupada pelo deputado federal Raul Henry (PMDB).

Inocêncio Oliveira já esteve reunido com o senador e pré-candidato a governador Armando Monteiro Neto (PTB) e também com o o vice-governador João Lyra Neto.

RODRIGO NOVAES LEVA A TRIBUNA DA ALEPE O DESCUMPRIMENTO DE ORDEM JUDICIAL DO PREFEITO DE IBIMIRIM

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez seu primeiro pronunciamento de 2014 na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na tarde de hoje (10). Novaes registrou, mais uma vez, o descumprimento de ordem judicial do prefeito de Ibimirim, Adauto do Bodegão (PP).

De acordo com Novaes, as pessoas que foram aprovadas em concurso público municipal, mesmo dentro do número de vagas do edital, não foram nomeadas nem empossadas pelo atual prefeito em razão do mesmo ter contratado, para os mesmos cargos dos concursados, seus apadrinhados políticos de forma temporária.

Rodrigo destacou que já existe decisão judicial transitado em julgado, determinando a posse imediata dos concursados, mas que o prefeito se nega a cumprir a determinação. “Se o prefeito, autoridade do município, não cumpre ordem judicial transitada em julgado, qual o exemplo que se dá a sociedade? É a volta do coronelismo”, ressaltou Novaes.

O parlamentar solicitou, através do requerimento nº 3104/14, audiência pública convocando o Ministério Público, os vereadores e  o prefeito de Ibimirim, além dos concursados, para tratar do assunto, que pode gerar, inclusive, intervenção do município.

ARMANDO MONTEIRO E JORGE CÔRTE REAL FALAM SOBRE OS DESAFIOS E A ECONOMIA DE PERNAMBUCO

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) e o deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE), falam sobre “Os Novos Desafios de Pernambuco” nesta segunda-feira (10), a partir das 19h, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado.

Os dois parlamentares se reúnem com lideranças partidárias e representantes da sociedade civil da região para debater questões como desenvolvimento econômico, capacitação profissional e a implementação de políticas públicas que impulsionem ainda mais o crescimento do Estado e da Zona da Mata.

Sempre que fala sobre os novos desafios do Estado, Armando reconhece os avanços obtidos nos últimos anos, mas ressalta que este processo precisa se perenizar de modo a incluir ainda mais os pernambucanos. “Nós precisamos cuidar do futuro, de uma nova agenda para o Estado. Pernambuco já viveu ciclos alternados de crescimento e estagnação, não pense que contratamos a prosperidade definitivamente porque tivemos esse impulso nos últimos anos. Nós podemos assistir a um novo processo de estagnação se não tivermos a capacidade de adotar ações necessárias para o futuro”, defende Armando Monteiro.

Presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), o deputado federal Jorge Côrte Real reitera as afirmações do senador e vai mais além quando o assunto é a indústria pernambucana. “É preciso rever um série de fatores que se complementam para fortalecer a economia de um Estado. Pernambuco precisa, entre outras coisas, de mão-de-obra qualificada, formação técnica de nível e inovação para ter competitividade no mercado e gerar empregos”, lembra.

A palestra de Armando Monteiro e Jorge Côrte Real acontece no Clube Abanadores O Leão, na Praça Dom Luiz de Brito (Conhecida como Praça da Matriz), em Vitória de Santo Antão.

PT VAI MAPEAR OBRAS FEDERAIS NO ESTADO PARA CONFRONTAR EDUARDO

O PT de Pernambuco irá elaborar um banco de dados das obras financiadas pelo Governo Federal em cada um dos municípios de Pernambuco. O objetivo é corrigir uma “falha de publicidade” que teria feito com que as ações federais fossem identificadas como iniciativas do governador Eduardo Campos (PSB). Após a conclusão do raio-x, a agenda de inaugurações será intensificada e contará com a presença de ministros da presidente Dilma Rousseff (PT).

Segundo o secretário de Relações Institucionais da legenda, Veronis Carvalho, a intenção do partido é mostrar aos pernambucanos tudo o que foi feito pelo governo do PT ao longo dos 11 anos. “São muitas obras e ações que, infelizmente, tiveram uma falha de publicidade. Hoje, temos ações do governo federal importantíssimas, com a Adutora do Agreste, que está orçada em R$ 2,2 bilhões. O governo do Estado, se não me falha a memória, vai arcar com 200 milhões e o (governo) federal com R$ 2 bilhões, mas para a população é uma obra exclusivamente do governo do Estado”, afirmou Veronis.

Os encaminhamentos sobre o levantamento de dados foram repassados para os 13 prefeitos que representam o partido no Estado, durante reunião realizada no Diretório Estadual, na manhã desta segunda-feira. A responsabilidade deles será interiorizar as bandeiras do partido, buscando garantir a reeleição da presidente Dilma Roussefff (PT). O prefeito Túlio Vieira (PT), do município de Surubim, será o represente dos prefeitos na Comissão de Tática Eleitoral, que se reunirá pela primeira vez hoje, às 16h. (Beatriz Albuquerque)