Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

EDUARDO E JOÃO LYRA SILENCIAM APÓS CONVERSA SOBRE A SUCESSÃO

Apesar de repetir que o debate em torno da eleição estadual ainda não iniciou, o governador Eduardo Campos (PSB) fechou uma etapa do processo de escolha do candidato à sua sucessão e de apaziguamento do clima de ansiedade que se instalou na legenda, ao conversar com o vice-governador, João Lyra Neto (PSB), na última sexta-feira (7).

Lyra quer ser o postulante – mas não deve ser escolhido – e, nos bastidores, demonstrava insatisfação com o silêncio do aliado. O vice-governador assumirá a gestão em abril, com a desincompatibilização de Eduardo para disputar a Presidência da República.

O encontro foi adiado pelo menos duas vezes por causa do nascimento do quinto filho do governador. Finalmente, a reunião ocorreu na casa de Eduardo Campos, após ele receber a visita da ex-ministra Marina Silva e participar de um debate no Twitter, ao longo de aproximadamente quatro horas. Em entrevista à imprensa, ontem, o governador não relevou o teor da conversa com o vice. Seguindo a discrição do correligionário, João Lyra não atendeu às tentativas de contato da reportagem.

Em entrevista recente, já circulando informações sobre a insatisfação de João Lyra, Eduardo disse que iniciaria o debate da sucessão em conversas com o vice e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Este último esteve com o governador por duas vezes nos últimos 15 dias e na semana passada anunciou que não disputará a reeleição.

GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS PARTICIPA DA INAUGURAÇÃO DO PAÇO DO FREVO

Um dia para celebrar o frevo, que completa 107 anos ontem (09). O Recife Antigo reuniu apreciadores do ritmo para acompanhar a inauguração do Paço do Frevo, novo museu do tradicional ritmo pernambucano, localizado em frente à Praça do Arsenal. O governador Eduardo Campos e o prefeito do Recife, Geraldo Julio, acompanharam a apresentação do ambiente. Representante da Fundação Roberto Marinho, responsável pelo espaço junto a Prefeitura do Recife, apresenta o espaço.
Na parte exterior do ambiente, encontros de blocos e orquestras frevo movimentam o Bairro do Recife. Segundo o presidente da Fundação de Cultura do Recife, Roberto Lessa, a idealização do espaço – desde a concepção à inauguração – durou quatro anos. Parte do investimento de R$ 13,2 milhões foi da Prefeitura do Recife e a maior parte de patrocínios de empresas privadas e públicas.

SÓ UM

Se a candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), puser em risco a reeleição de Ângelo Ferreira-foto (PSB) o comando do partido a detonará.(Folha Política)

FESTA PARA RECEBER ARMANDO MONTEIRO EM ARCOVERDE

O senador Armando Monteiro (PTB) fez questão de ir a Arcoverde neste sábado (8) à noite para prestigiar o Baile Municipal e a prefeita Madalena Brito (PTB), uma das mais importantes aliadas que tem no Interior de Pernambuco.

Antes do baile, Madalena promoveu um jantar para cerca de 100 pessoas, na casa dela, especialmente para receber o senador Armando Monteiro.

Por lá, passaram também o deputado estadual Júlio Cavalcanti (PTB), os prefeitos Guga Lins (PSDB, Sertânia), Zeca Vaz (PTB, Pedra) e Luiz Carlos (PT, Custódia), além dos ex-prefeitos Zeca Cavalcanti (Arcoverde) e Giovani Freitas (Sanharó), ambos do PTB. Ainda na madrugada de domingo, Armando Monteiro retornou ao Recife, de carro, para participar de encontros com lideranças políticas da Região Metropolitana. (Fotos: Alexandre Albuquerque)

DEBATE SOBRE SUCESSÃO DEVE TER INÍCIO NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIZ EDUARDO CAMPOS

“O debate sequer começou sobre sucessão estadual, tem gente que tem que escrever todo dia e cada dia escreve uma coisa”. Assim reagiu o governador de Pernambuco e possível candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) sobre pessoas ligadas ao seu clã familiar e político serem os nomes mais cotados para a sua sucessão em Pernambuco – Maurício Rands, primo da primeira-dama Renata Campos, e os secretários da Casa Civil, Tadeu Alencar, cujo filho namora com a filha de Campos, e o secretário da Fazenda, Paulo Câmara, casado com uma prima em segundo grau do governador.

Campos informou que o debate visando à sucessão estadual terá início nesta segunda-feira (10). O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, vai, segundo ele, fazer um debate sobre o documento nacional do PSB – que lançou as diretrizes para um programa de governo nacional no dia 04 – e sobre a realidade pernambucana.

“Estamos neste momento discutindo o conteúdo, assim como fizemos com o projeto nacional, como fizemos todas as vezes aqui (em Pernambuco)”, disse. “Entendo que muitas pessoas só saibam discutir política começando pelos nomes, mas eu aprendi a fazer política começando a discutir o que vai nos unir, qual o nosso propósito, porque devemos ter uma candidatura e o que ela deve representar, quais os seus compromissos”.

O governador destacou que foi “por ter feito assim” que ganhou o governo do Estado em 2006 e em 2010 e a prefeitura de Recife em 2012. “E será assim que vamos começar a construir uma bela vitória em 2014″.

De acordo com o governador, até o final de fevereiro, se poderá chegar a um consenso sobre nomes. Antes, Sileno Guedes irá procurar todos os partidos da Frente Popular – aliança de partidos que dá sustentação ao seu governo.

Campos deu rápida entrevista durante a inauguração do Paço do Frevo, no bairro do Recife Antigo.

O PERIGO QUE MORAVA AO LADO

A explicação do senador Humberto Costa (PT) de que Eduardo Campos (PSB) é um candidato mais perigoso à Presidência do que Aécio Neves (PSDB) foi curta. O petista disse que o ex-aliado tem mais gana. As movimentações do governador têm indicado nesse sentido. Ou seja, que age mais, tanto nos bastidores quanto abertamente, do que o concorrente mineiro. E na hora de descarregar as críticas contra a presidente Dilma, Eduardo não vem com meias palavras. Não parte para o pessoal, mas deixa claro que a petista não faz por merecer a reeleição, pois põe o País sob risco de quebrar. Diante deste quadro, o líder da bancada do PSDB na Câmara Federal, Antonio Imbassahy, foi questionado, na Rádio Folha, se seria o momento de o presidenciável do seu partido bater mais forte e com mais frequência no Governo. A explicação foi de que Aécio já é reconhecido como oposicionista, enquanto Eduardo tem que provar que não é mais governista, daí necessitar de um tom mais duro.

Por: Ricardo Dantas Barreto-Folha Política

GOVERNADOR REBATE CRÍTICAS SOBRE ‘NOVA POLÍTICA’

O discurso de “nova política” do governador Eduardo Campos (PSB) é algo que tem sido criticado por algumas figuras políticas que discordam dessa visão do gestor socialista. Em conversa com a imprensa após encontro com a ex-senadora Marina Silva (PSB), nesta sexta-feira (07), o socialista rebateu as críticas ao modelo de política que deseja implantar. De acordo com Campos, “a nova política é quando os políticos se unem em torno de uma pauta do povo”. “Como nós unimos aqui em 2006 com partidos de centro e fizemos um governo de mudança. Um governo que foi reconhecido por 83% da população”, disse o governador ao lado de Marina, que fez uma visita à família de Campos.

“A velha política é quando os políticos se reúnem em torno dos seus interesses. Então, a nova política nós estamos fazendo. Nós fizemos a primeira união de partidos políticos em torno de um programa. Então, aqueles que quiserem se somar a essas diretrizes e a esse conteúdo serão bem-vindos”, continuou Campos.

“O passo que nós demos foi trazer o documento das diretrizes para a executiva do PSB que vai começar o debate sobre as diretrizes nacionais com os outros partidos, para ver quais os partidos querem nos ajudar aqui em Pernambuco a dar continuidade ao trabalho que a sociedade deseja que continue. Quem concordar com o programa será bem-vindo, para ajudar a colocar esse programa em prática”, disse.

Sobre as articulações, a ex-senadora Marina Silva afirmou que está sendo feito o desdobramento da aliança Rede-PSB e que “com certeza nenhuma aliança está consolidada”. “Os contatos que estão sendo feitos são contatos que vinham sendo feitos pelo PSB. E o esforço que estamos fazendo é de que este programa tenha uma base de sustentação coerente com esse programa. Esse é o esforço do governador, é o esforço da Rede [Sustentabilidade], é o esforço do PPS. Não vamos fazer nada, como disse o governador, que se sobreponha a esse conteúdo, a esse processo de inovação na política brasileira”, disse a ex-senadora.

PATRIOTA QUESTIONA FALTA DE MERENDA ESCOLAR EM PETROLINA

Na manhã de ontem (7), Gonzaga Patriota (PSB) teceu duras críticas na tribuna da Câmara dos Deputados. Uma delas diz respeito à situação exibida pela TV Grande Rio, afiliada da Rede Globo em Petrolina,  e relatada por vários jornais e blogs de Pernambuco: a falta de fornecimento de merenda escolar na zona rural de Petrolina. Na reportagem citada pelo socialista, foi denunciado que as aulas tiveram tempo reduzido nos períodos da manhã e tarde porque não havia merenda e nem merendeira.
Gonzaga Patriota lamentou a situação considerada caótica e exigiu providências do poder público.
“Quero fazer um registro muito triste. Em Petrolina crianças estão fora da sala de aula por falta de merenda escolar. Para muitas crianças da zona rural, a alimentação oferecida nas escolas é a principal refeição do dia. Quero chamar atenção do Ministério Público para essa situação. Esperamos que esse impasse seja resolvido o mais rápido possível, porque as crianças não podem ser prejudicadas”, afirmou Patriota, que cobrou ainda explicações do prefeito do município, Dr. Julio Lóssio.
Além da situação precária enfrentada pelos estudantes da zona rural de Petrolina, o parlamentar condenou a prática da violência durante as manifestações pelos chamados Black Blocs.
Patriota explicou que os Black Blocs são aqueles indivíduos que cobrem o rosto durante protestos para realizarem confrontos e depredação de patrimônios públicos e privados.
Na ocasião, o parlamentar também cobrou a votação da PEC – Proposta de Emenda à Constituição nº 02/03, de sua autoria, que visa acrescentar os artigos 90 e 91 ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Federal, para que servidores cedidos há mais de 10 anos ininterruptamente para outros órgãos possam optar pela efetivação no órgão cessionário.
De acordo com o deputado, essa PEC contribuirá para a abertura de mais concursos públicos.
“Faço um apelo para que, ainda este ano, a gente vote uma proposta de Emenda Constitucional, de minha autoria, que faz com que servidores que estão há mais de 10 anos cedidos e servindo em outros órgãos públicos, por cessão, sejam obrigados a optarem à continuar nesse órgão de destino ou retornarem ao seu órgão de origem, permitindo assim, a abertura de concurso para ocupação dessas vagas que estão presas”, explicou.
Gonzaga Patriota voltou a defender a derrubada do veto presidencial ao projeto aprovado pelo Congresso permitindo a criação de novos municípios.

PEDRO CORRÊA PENHORA IMÓVEL PARA PAGAR MULTA

Com o prazo se encerrando para pagar a multa imposta na condenação do processo do mensalão, o ex-deputado Pedro Corrêa decidiu penhorar um imóvel para garantir o pagamento. Como o valor da correção da multa foi alto – pulou de R$ 900 mil para R$ 1,6 milhão –, a defesa de Corrêa quer saber como foi feita a base de cálculo. Por isso, o reeducando decidiu colocar na penhora um apartamento que possui no bairro das Graças, Zona Norte do Recife, para ganhar tempo até que revisão da multa seja analisada.

O término do prazo para o pagamento é amanhã, mas a defesa terá 30 dias para saber os motivos da revisão. O anúncio do valor foi divulgado pelo juiz da 1ª Vara de Execuções Penais, Luiz Rocha.

Para o advogado de Corrêa Plínio Nunes, este é mais um motivo de questionamento, já que o caso deveria estar sendo avaliado pela 3ª Vara de Execuções Penais, em Caruaru.

Plínio Nunes encaminhou um ofício para o STF para pedir providência para que seja definida a vara competente.

PP PERTO DE FECHAR COM PSB NO ESTADO

O Partido Progressista (PP) do deputado federal Eduardo da Fonte, aliado nacionalmente ao governo Dilma Rousseff, está praticamente fechado com o PSB de Eduardo Campos para a eleição estadual. Pelo menos foi o que revelou o próprio governador-presidenciável, nessa sexta-feira, na conversa que manteve com o ex-vereador Liberato Costa Júnior.

“Ele (Eduardo) disse que a perspectiva, muito forte, é essa mesmo: de que o PP estará alinhado com o PSB (no Estado)”, disse Liberato, em entrevista ao JC.

Por telefone, o progressista assegurou que “vai esperar o tempo da política” para tratar da sucessão estadual. “Não posso dizer nem que sim e nem que não”, respondeu Da Fonte, ao ser questionado se houve o convite para que o PP integre a chapa estadual do PSB. “Não tenho tido conversa com ninguém. Tenho que aguardar o tempo da política”, acrescentou o parlamentar, que agradeceu o fato de “ser lembrado” para a chapa governista.

Segundo deputado federal mais votado por Pernambuco em 2010 – com mais de 350 mil votos, atrás apenas da ex-deputada, mãe do governador e hoje ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes –, Eduardo da Fonte tem cobrado espaço para o PP na chapa majoritária.

Poderia ser na do senador e pré-candidato a governador Armando Monteiro Neto (PTB), que espera fechar aliança com o PT, ou mesmo na do PSB, opção que ficou mais forte desde a semana passada, quando discutiu pelos jornais com integrantes do PTB. Líder maior do PP no Estado, ele quer disputar o Senado.

Liberato revelou que, no café da manhã em sua casa, no Hipódromo, o governador mostrou-se bastante animado com a candidatura à Presidência da República, quando enfrentará, entre outros, a presidente Dilma, candidata à reeleição, e o senador Aécio Neves. “Ele avisou: pode se preparar que, no dia 1º de janeiro, um jatinho virá me pegar aqui para me levar a Brasília, para a posse presidencial”, disse, soltando uma risada.

Sobre a conversa com o governador e o prefeito Geraldo Julio, Liberato destacou ter feito – “como profundo amante do Recife, que sou” – algumas sugestões ao gestor municipal, entre elas a restauração da Cruz do Patrão, monumento histórico da cidade, e a necessidade de uma sinalização das ruas. “O prefeito tem revelado também um profundo amor pelo Recife”, elogiou.