Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

AÉCIO NEVES QUER OFICIALIZAR PACTO COM EDUARDO CAMPOS PARA SEGUNDO TURNO

O senador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) desembarca hoje no Recife, com sua esposa, a modelo Letícia Weber, para uma visita de “cortesia” ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a primeira-dama Renata Campos. O casal mineiro pretende conhecer o quinto filho de Campos, Miguel Campos, nascido no final do mês passado. Oficialmente, o encontro tem um caráter estritamente pessoal, mas, segundo alguns aliados, a pauta política entrará em discussão. Os dois políticos são os presidentes de seus respectivos partidos e pré-candidatos à Presidência da República e articulam um “pacto” de apoio num possível segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT), que disputará a reeleição.

“Esta visita tem um caráter estritamente pessoal. Os dois são amigos e Aécio vem com a esposa para conhecer o filho do governador”, disse o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), por telefone, ao Diario. O parlamentar, que estava cotado para concorrer ao cargo de senador pela Frente Popular, mas teve seu nome preterido pelo do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, do PSB, comentou que não houve “perdas” para ambos os lados e que existe uma “simetria”. Ele cita que em Pernambuco o PSB tem a primazia, pelo acordo dos dois líderes, de indicar o candidato ao governo e do Senado. A situação também se costura do mesmo jeito, em Minas Gerais, só que pela liderança tucana.

“Em Minas, o PSB vai apoiar a candidatura do ex-ministro Pimenta Veiga ao governo do estado, que é do PSDB. O candidato ao senado será o governador Antônio Anastasia, também do PSDB”, completou Bruno. A passagem de Aécio Neves poderá, também, envolver conversas sobre a aliança dos dois partidos em sete estados. Atualmente, os partidos enfrentam dificuldades nos ajutes em estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Paraíba. Ontem, Aécio Neves participou do lançamento do lançamento do movimento “Todos por Minas”, uma espécie de lançamento da pré-candidatura dos tucanos ao governo mineiro, que reuniu diversas lideranças.

Um tucano ouvido em reserva pelo Diario comentou que a “perda” da indicação ao Senado já era esperada em Pernambuco. “O partido antecipou a aliança ao entrar no governo ficou sem argumento. A estratégia foi equivocada”, disse. O tucano também revelou que Aécio Neves espera que Eduardo Campos sinalize publicamente que pretende apoiá-lo num eventual segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Aécio já fez isso e espera o mesmo do aliado. Outro ponto revelado pela fonte é que o acordo em Minas não foi fechado, e caso o PSB decida lançar candidato próprio ao governo mineiro, a aliança em Pernambuco estaria terminada.

No Recife, Aécio Neves também terá um encontro pela manhã, às 10h30, num hotel no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, com deputados estaduais e federais do PSDB, além do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes. O partido, apesar de ter entrado na gestão do PSB no governo do estado, ainda milita na Assembleia Legislativa no campo da oposição, com os deputados Terezinha Nunes e Daniel Coelho. “Ele aproveitou o momento para conversar com os deputados que darão sustentação ao seu projeto presidencial no estado. Não existe uma pauta específica”, disse Daniel Coelho. No sábado, Aécio Neves segue para a cidade de Maceió, no estado de Alagoas, para participar do tradicional bloco “Pinto da Madrugada”. (Tércio Amaral)

BALANÇO: SECA E FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR SÃO DESTAQUE EM AÇÕES DA COMISSÃO DE AGRICULTURA

Grande parte da agenda de trabalho da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, da qual o deputado Manoel Santos é vice-presidente, teve como foco principal discutir os impactos da estiagem e as ações voltadas para fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco. Nos debates, ganharam destaque o impacto das consequências da seca para a bacia leiteira do estado e as ações previstas no Plano Estadual de Convivência com o Semiárido. Foram pautadas, ainda, entre outras questões, saúde e educação e infraestrutura de irrigação, no âmbito da agricultura familiar.

Em sua maioria, as atividades foram realizadas em municípios do interior, onde a Comissão realizou acompanhamento a obras em execução e audiências públicas nos municípios do Sertão do Submédio São Francisco, Sertão do Araripe e Agreste Meridional. Todas elas contaram com a participação efetiva de organizações da sociedade e das comunidades.

De acordo com o deputado Manoel Santos, alguns pontos estratégicos têm diferenciado e fortalecido o trabalho da Comissão. “Um ponto forte do nosso trabalho, neste mandato, tem sido a imparcialidade, fundamentada nas necessidades apresentadas pela população. Além disso, a dinâmica de ir às comunidades permitiu que o Legislativo vivenciasse, junto com a população, os problemas da seca e construísse, de forma coletiva, os caminhos para minimizar esses problemas”, avalia

A região da Zona da Mata também foi contemplada com uma audiência pública, que debateu a reestruturação socioprodutiva da região, pautada nas “Diretrizes para Reestruturação Socioprodutiva da Zona da Mata”, documento elaborado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco, em parceria com organizações e movimentos sociais que atuam no meio rural.

Das nove reuniões realizadas, duas contaram com as presenças de representantes do Governo do Estado que atuam na área da agricultura, pecuária e reforma agrária. Esses momentos serviram para que o Legislativo apresentasse as demandas da população vitima da estiagem ao Executivo Estadual.
Foram analisados e aprovados quatro Projetos de Lei Ordinária e de Resolução, dentre os quais se destacam o Projeto de Lei que dispõe sobre a Licença Sanitária de Estabelecimentos Agroindustriais Rurais de Pequeno Porte no Estado e o Projeto Lei que instituiu a Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural para Agricultura Familiar de Pernambuco (Peater-PE) e o Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agricultura Familiar (PROATER-PE).

Na avaliação do deputado Manoel Santos, este ano impõe três grandes desafios para a Comissão. “Temos que lutar pela desburocratização dos bancos, de modo que as famílias possam acessar recursos e reconstruírem as suas pastagens. Cobrar do Instituto Agronômico de Pernambuco a ampliação da produção e da distribuição de palmas resistente à cochonilha. Outro desafio é ampliarmos a consciência e a capacidade das famílias de conviverem com o Semiárido. E, por fim, é preciso construir alternativas voltadas para o desenvolvimento da Zona da Mata, que não sejam baseadas apenas no plantio da cana-de-açúcar, mas sim, na diversificação das culturas e no fortalecimento dos assentamentos”, pontua.

COM SILÊNCIO, JOÃO LYRA EXPÕE A INSATISFAÇÃO COM A SUCESSÃO

Preterido de disputar a sucessão estadual, o vice-governador João Lyra Neto (PSB) soube da bênção ao secretário Paulo Câmara pelos sites de notícia do Estado. Por volta das 16h30, chegou ao Palácio do Campo das Princesas, onde conversou, a sós, com o governador Eduardo Campos (PSB) ao longo de aproximadamente duas horas e meia, respondendo a um chamado do correligionário. Lyra saiu sem dar entrevistas à imprensa. Não atendeu ligações nem retornou mensagens. O silêncio sugere a insatisfação por não ser o escolhido e com a forma pela qual o processo de definição foi conduzido.

João Lyra era considerado por alguns o “sucessor natural”, já que assumirá o governo em abril, quando Eduardo Campos se desincompatibilizará para disputar a Presidência da República.

Ao longo do processo de escolha do candidato, João Lyra queixou-se a interlocutores de falta de diálogo do governador. Foi pouco procurado. Queria participar das discussões e acreditava que poderia (e deveria) ser o ungido. Ano passado, já lembrado como possível candidato, deixou o PDT para se filiar ao PSB.

Em entrevistas, entretanto, ao ser questionado sobre o processo da sucessão, João Lyra não externava irritação. Assumia o tom sereno e educado que lhe é peculiar, desconversava. Publicamente, montou um script baseado na discrição, mas, nos bastidores, tentava viabilizar seu nome. Procurou conversar com lideranças, a exemplo do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

No último dia 7, teve outra conversa com o governador. Já tinha indicativos de que não seria o escolhido e queria saber o motivo. Questionava o porquê de servir para vice, mas não para governador. Porém o processo de escolha do candidato não teria entrado em pauta. O governador teria focado a conversa na transição administrativa.

Preterido até do debate em torno da sucessão, Lyra acabou aproximando-se do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB), outro que gostaria de ser o escolhido para disputar o governo do Estado, mas teve que aceitar a vaga para o Senado na chapa.

Ao lado do deputado estadual Danilo Cabral, Lyra e Bezerra Coelho eram as opções com o perfil político. Mas o governador queria um técnico – como foi em 2012, ao escolher o então secretário Geraldo Julio (PSB) para disputar a Prefeitura do Recife – para dialogar com sua campanha nacional pautada na “nova política”.

Com raízes políticas em Caruaru – no Agreste do Estado –, cidade natal de sua família, João Lyra atua no meio político há mais de 30 anos. Não pode vestir a camisa de “novo”.

Foi prefeito de Caruaru por dois mandatos, deputado estadual, quando assumiu a liderança do governo Miguel Arraes, avô de Eduardo Campos, e, já como vice, chegou a acumular o comando da Secretaria de Saúde. Em 2010, elegeu a filha Raquel Lyra (PSB) deputada estadual.

PSB TRANSFERE ANÚNCIO DA CHAPA PARA SEGUNDA-FEIRA

A assessoria de comunicação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) informou por meio de nota enviada à imprensa, que o anúncio da candidatura da legenda ao Governo de Pernambuco, inicialmente agendado para amanhã (21), foi adiado para a próxima segunda-feira (24), devido ‘à incompatibilidade da agenda do governador Eduardo Campos’.

Leia a nota enviada pela equipe de comunicação do PSB:

‘Informamos que o evento de anúncio da candidatura do PSB ao Governo de Pernambuco, inicialmente marcado para esta sexta (21/02), foi transferido para a próxima segunda (24/02), às 10h, no auditorio do Recife Monte Hotel, em Boa Viagem.

Esclarecemos que o adiamento se deve à incompatibilidade da agenda do governador Eduardo Campos, que tem compromisso oficial ao meio dia e à tarde embarca para o Rio Grande do Sul.

Assessoria de Comunicação do Partido Socialista Brasileiro’

PAULO CÂMARA SERÁ ANUNCIADO AMANHÃ, COMO CANDIDATO A GOVERNADOR

Presidente estadual do PSB, Sileno Guedes confirma ao Blog de Jamildo que Paulo Câmara será o candidato de Eduardo Campos nas eleições deste ano.
O vice, como esperado, será o deputado federal Raul Henry, do PMDB.
O candidato ao Senado será Fernando Bezerra Coelho, do PSB também.
Já estava passando da hora o anúncio oficial, que deve ocorrer nesta sexta-feira, de modo que possa repercutir em todo o Carnaval.
Durante esta quinta, o PSB vai conversar com outros partidos aliados para tentar aparar as últimas arestas.

EDUARDO CONFIRMA PAULO CÂMARA AMANHÃ. FERNANDO SAI SENADOR

O governador Eduardo Campos (PSB) bateu o martelo: o candidato ao Governo de Pernambuco pelo Partido Socialista Brasileiro é o secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara, com Raul Henry, do PMDB, na vice. O ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), será candidato ao Senado Federal. O anúncio deve ser feito amanhã (21), por volta das 10 horas.

Eduardo concluiu as negociações ontem, depois de uma longa conversa com todos os interlocutores e protagonistas da Frente Popular, inclusive Fernando Bezerra Coelho, que estava em Brasília e foi chamado às pressas para um encontro tarde da noite no Palácio do Campo das Princesas.

O único problema agora será administrar o vice-governador João Lyra Neto (PSB), que esperava ser o escolhido. (Informações Blog do Magno Martins)

QUEIXAS NO “MENU” DE JANTAR DE JARBAS COM DEPUTADOS FEDERAIS

Às vésperas do desfecho da sucessão local, um grupo de deputados federais pernambucanos se reuniu ontem com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) para um jantar em seu apartamento funcional de Brasília. Oficialmente, o encontro foi agendado na última terça-feira (18) para debater o cenário político local e nacional.

Nos bastidores, a informação é de que o grupo estaria incomodado com a condução do processo sucessório na esfera local, especialmente com a falta de diálogo do governador Eduardo Campos com os demais integrantes da Frente Popular e a “queimação” generalizada de diversos integrantes do governo.

Para eles, a corda já “esticou demais” e é chegada a hora de anunciar a chapa governista, sob pena de criar um desentendimento maior na base de sustentação.

Em entrevistas, o senador Jarbas Vasconcelos tem dito que quem comanda a sucessão é Eduardo Campos. O peemedebista esteve por duas vezes com o governador durante todo o debate sucessório. Vice-presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo não foi convidado para qualquer debate sobre a sucessão local.

O PSDB vem sendo deixado à margem do processo, o que vem incomodando seus integrantes, à exemplo do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes. Ele reivindica a presença da legenda na chapa majoritária, chegando a classificar o apoio do partido a Eduardo em Pernambuco como “cheque em branco”.

Em Brasília, não se fala de outro assunto que não seja sucessão. Durante parte da sessão plenária, estiveram juntos conversando sobre o tema os deputados Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB), Wolney Queiroz (PDT) e Bruno Araújo (PSDB). Estiveram no jantar do líder peemedebista os deputados Raul Henry (PMDB), Mendonça Filho (DEM), Augusto Coutinho (SDD), Wolney Queiroz, Carlos Eduardo Cadoca, Bruno Araújo, Severino Ninho (PSB) e Fernando Filho (PSB).

“Não houve uma determinação de pauta. Encontrei com Jarbas ontem (anteontem) e ele estava bem, tranquilo. O clima estava bom”, afirmou o deputado federal Mendonça Filho.

Jarbas Vasconcelos decidiu em meados deste mês que não disputaria a reeleição para o Senado Federal. Em carta à sociedade, o líder peemedebista se retirou da disputa e indicou o deputado federal Raul Henry, seu afilhado político, para ocupar o cargo de vice na chapa governista.

Já tiveram seus nomes especulados para disputar o governo este ano: o secretário de Casa Civil, Tadeu Alencar; o secretário das Cidades, Danilo Cabral; o ex-deputado Maurício Rands. Desejam o posto o vice-governador João Lyra Neto e o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Todos do PSB, o nome no topo das especulações era o do secretário de Fazenda, Paulo Câmara.

GERALDO JULIO CONFIRMA CONVERSA COM BEZERRA COELHO

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), confirmou, durante palestra no Seminário Internacional de Gestão Pública, nesta quarta-feira (19), que conversou com o ex-ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra Coelho (PSB). Bezerra Coelho é um dos nomes da lista dos possíveis candidatos do governador Eduardo Campos (PSB) à sucessão estadual.

“Conversei com o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho uma conversa geral, uma conversa sobre diversos assuntos, não fiz convite, isso não é assim que funciona”, afirmou Geraldo.

O encontro entre o prefeito e o ex-ministro ocorreu na última segunda-feira (17). “É claro que aconteceram diversas conversas nos últimos meses, nos últimos dias e essa foi mais uma conversa”, disse o gestor.

Em relação à escolha do sucessor de Campos, o prefeito Geraldo Julio explicou que a escolha do candidato está sendo feita em função de um projeto que dê sequência às “transformações lideradas pelo governador Eduardo Campos” em Pernambuco e que estenda nos próximos anos. (Carol Moura, especial para a Folha de Pernambuco)

GOVERNADOR ABRE SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE GESTÃO PÚBLICA NO RECIFE

O governador Eduardo Campos apresentou, na manhã desta quarta-feira (19/02), a palestra de abertura do Seminário Internacional de Gestão Pública, em hotel na Zona Sul do Recife. Com o tema “O papel da gestão no Brasil do futuro”, o governador classificou o papel do diálogo com a população e a transparência como fundamentais para um modelo de gestão eficaz. “É preciso pensar qual sociedade queremos construir, que valores queremos ver. Para isso, é necessário uma maior participação popular, uma aposta na sustentabilidade, uma visão de longo prazo, um planejamento estratégico, tudo isso com muita transparência”, pontuou.
Eduardo reforçou a necessidade de uma maior desburocratização do Estado para facilitar a vida da população. “O Estado tem complicado a vida do cidadão, exigindo, por exemplo, documentações que cabem aos próprios órgãos públicos, colocando de joelhos quem paga por isso, que é o cidadão. É preciso um processo de simplificação, como a Receita Federal fez para a declaração do Imposto de Renda. Esse processo tem de estar na cabeça dos gestores, temos o dever de nos colocar no lugar das pessoas”, afirmou.
Os dois principais desafios da máquina pública, segundo o governador, são melhorar a produtividade da economia e a qualidade de vida das pessoas. “Temos de fazer uma grande aposta na ciência e tecnologia, na inovação, em pesquisa. Temos de cuidar da questão da desigualdade, um freio ao desenvolvimento do País, e melhorar a infra-estrutura. Há uma nova pauta social em construção, o País percebeu que há uma estagnação, que as conquistas de ontem estão sendo colocadas em risco, e deseja construir um país melhor”, ressaltou.
O secretário de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio, deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância do encontro. “Esta é a semana em que o Recife se transforma na capital nacional da gestão”, assegurou, completando: “Estamos vivendo um novo ciclo, em que a população cobra do setor público a entrega de melhores serviços. Não basta o apenas o crescimento econômico, é preciso também um desenvolvimento social”, afirmou o secretário. 
O Seminário Internacional de Gestão Pública reúne cerca de 400 participantes, e segue durante todo o dia. O evento antecede o Encontro Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, que ocorre nesta quinta e sexta-feira (20 e 21/02). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

ARMANDO PEDE AGILIDADE AO DNIT PARA OBRAS EM PERNAMBUCO

O senador Armando Monteiro esteve nesta terça-feira (18), em audiência com o Diretor Geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), General Jorge Fraxe, para definir os prazos de realização de três projetos já apresentados no final do ano passado ao Ministro dos Transportes, César Borges.

O primeiro foi o início das obras de revestimento primário do trecho de 72 quilômetros da BR-110, que liga Petrolândia a Ibimirim, no Sertão, a chamada “Reta do Ibimirim”. Fraxe assumiu o compromisso de que a manutenção da estrada, com a melhoria da qualidade de trafegabilidade, será feita de imediato até que seja finalizado o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA), necessário ao projeto de pavimentação da rodovia.

A segunda reivindicação apresentada por Armando foi a definição dos prazos de licitação da duplicação da BR-423, no trecho de 80 quilômetros entre ao municípios de São Caetano e Garanhuns, no Agreste do Estado. O Diretor do DNIT garantiu que o edital de licitação será publicado em 30 de abril próximo, com o início das obras previsto para o final de julho.

Atendendo à solicitação do Prefeito de Goiana, Fred Gadelha (PTB), Armando Monteiro também discutiu o projeto de acesso ao município da Mata Norte, já incluso no lote 6 de obras remanescentes da duplicação da BR-101. O General Fraxe determinou a agilização da licitação da obra ao Diretor de Infraestrutura do DNIT, Roger Pêgas, presente à reunião.