Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

LIDERANÇAS POLÍTICAS COMEÇAM A CHEGAR PARA O LANÇAMENTO DE PAULO CÂMARA, PREFEITO PATRIOTA SERÁ O PRIMEIRO A DISCURSAR

A movimentação já é grande no hotel onde será realizado o lançamento da chapa majoritária do PSB, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Alguns deputados federais, como Anderson Ferreira (PR), e estaduais, como João Fernando Coutinho (PSB) e Henrique Queiroz (PR), já estão no local. O evento para o anúncio de Paulo Câmara (PSB), Raul Henry (PMDB) e Fernando Bezerra Coelho (PSB) como candidatos a governador, vice e senador, respectivamente, deve começar ao meio-dia.

De acordo com os organizadores, o primeiro a discursar será o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), que falará em nome dos prefeitos. Em seguida, o líder do governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges (PSB), discursa em nome dos deputados estaduais. Será seguido, pelo deputado federal Inocêncio Oliveira (PR). Depois deles, a expectativa é de que os integrantes da chapa majoritária discursem. Há previsão de que o governador Eduardo Campos (PSB) encerre o evento.

Além dos parlamentares, várias lideranças políticas de várias partes do estado começam a chegar ao local do evento. De Custódia, município do Sertão, por exemplo, estão presentes o ex-prefeito Nemias Gonçalves e os vereadores Neguinho, Carlos Gonzaga e Cicinho, todos eles do PSB. (Com informações da repórter Rosália Rangel, do Diário de Pernambuco)

EM GRANITO,PEDRO EUGÊNIO VISITA SUPERINTENDENTE DA CODEVASF

O coordenador da bancada do Nordeste, deputado federal Pedro Eugênio (PT-PE) visitou, neste domingo (22), o superintendente da Codevasf, João Bosco que recentemente tomou posse em Petrolina. Os petistas se reuniram, em Granito, no sertão pernambucano, na casa de Bosco que é ex-prefeito do município. 
“Fui colocar meu mandato a disposição de Bosco para apoiar sua gestão e as ações de fortalecimento dos projetos hídricos no Sertão”, afirmou Pedro Eugênio, sobre a visita. 

NO EVENTO DO PSB, PAULO CÂMARA DEFENDERÁ LEGADO DE EDUARDO NO ESTADO

Um discurso a favor de Pernambuco, que necessariamente não será um discurso de oposição ao governo federal. Essa será a postura no palanque do ainda secretário da Fazenda e, a partir de hoje, candidato oficial ao governo do Estado, Paulo Câmara (PSB). No primeiro pronunciamento à imprensa, após a indicação do nome pelo governador Eduardo Campos (PSB), sábado (22) – na também primeira aparição pública, a de apresentação à sociedade, no Baile Municipal –, Câmara disse que vai “trabalhar por Pernambuco”, numa campanha que estará umbilicalmente vinculada à campanha presidencial de Eduardo.

“O discurso é a favor de Pernambuco, então vamos trabalhar a favor de Pernambuco. Óbvio que temos candidato a presidente, que não é o atual (Dilma Rousseff, PT) do governo federal. Nós vamos conversar com muita tranquilidade porque, em 2015, vamos ter o governador Eduardo Campos como presidente, e ele vai eleger o seu sucessor aqui em Pernambuco”, afirmou o futuro candidato.

Câmara revelou que recebeu com serenidade e honrado a indicação e reconheceu que o governo Eduardo será o seu maior fiador na sua primeira experiência eleitoral. “Sem dúvida. Vamos mostrar o legado que construímos nos últimos sete anos com o governador, um legado importante. Pernambuco precisa continuar avançando”, avaliou, já aplicando o “nós fizemos” ao que realizou o governo.

Candidato ao Senado, o ex-ministro da Integração de Dilma, Fernando Bezerra Coelho revelou que tratará “sempre com muito carinho e respeito” a presidente. Ponderou, entretanto, que não está em disputa a relação pessoal, mas uma discussão sobre o Brasil que o povo quer.

“O Brasil chega ao final de um ciclo político que foi muito bom, com inserção de milhões no mercado de consumo. Inclusão social nunca vista no País. Mas, o País também começa a patinar sobre o futuro. O problema não é a gestão de Dilma, mas os 12 anos do PT”, alinhou o pensamento ao do presidenciável Eduardo. “As últimas eleições estaduais e municipais revelam a reprovação aos governos do PT”, alegou Bezerra Coelho. (Ayrton Maciel-JC)

JOÃO LYRA, A INCERTEZA NO ANÚNCIO DO PSB

Depois de uma disputa interna “intriguenta” entre os pretendentes e uma solução traumática, o governador Eduardo Campos e o PSB – ladeados por partidos da Frente Popular – apresentam oficialmente, hoje, às 12h, em um hotel de Boa Viagem, a chapa para a disputa sucessória em Pernambuco – secretário da Fazenda, Paulo Câmara (PSB) ao governo, deputado federal Raul Henry (PSDB) na vice e o ex-ministro da Integração, Fernando Bezerra Coelho (PSB) ao Senado – debaixo de uma expectativa que pode durar até a hora do ato. A dúvida é se o vice-governador João Lyra Neto (PSB), preterido na disputa, vai participar e anunciar o engajamento na campanha de Câmara.
Especulações de bastidores apontam para três opções: acata a escolha e sobe sem entusiasmo no palanque; cuidará só do governo pós-saída de Eduardo; ou renuncia ao mandato para ser candidato a deputado federal. A última hipótese seria a mais incômoda para Eduardo, o PSB e a Frente. Segundo na ordem de sucessão, assumiria o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), um conservador, com práticas questionadas na Casa, que está no quarto mandato na presidência da Alepe. Um perfil que contraria o discurso presidencial de Eduardo de “nova política”.

DEPUTADO COMANDA CAMAROTE NAS VIRGENS DO BAIRRO NOVO

O deputado estadual Ricardo Costa (PMDB) comandou um camarote durante o desfile das Virgens do Bairro Novo, neste domingo (23), em Olinda. Ricardo aproveitou o desfile para cumprimentar foliões. Olinda, diga-se de passagem, é o território eleitoral do político que tentará esse ano a reeleição na Alepe.

No ano passado, o político seria candidato a Prefeitura de Olinda, mas desistiu depois que o governador Eduardo Campos (PSB) disse que não o apoiaria e pediria votos para Renildo Calheiros (PC do B), reeleito.

FUTURO

Do prefeito de Petrolina, Júlio Lossio (PMDB), sobre frase atribuída a Eduardo Campos de que a cara do secretário Paulo Câmara dialoga mais com a imagem de “futuro” e “esperança” que a do senador Armando Monteiro: “O senador tem a cara da competência, da experiência e do trabalho. Já o candidato do PSB tem a cara da subordinação ao parentesco”.(Fogo Cruzado)

TADEU QUEBRA O SILÊNCIO

Titular da Casa Civil de Eduardo Campos, Tadeu Alencar comanda numa pasta cuja superfície de contato com a classe política é ampla. Para lá, convergem: vereadores, prefeitos, deputados…Foi nesse contexto que o nome do secretário apareceu cotado para sucessão e ganhou ressonância na Alepe, mas ele, ao longo do processo de escolha, hoje encerrado, manteve-se mergulhado no silêncio, ainda que atingido por fogo amigo. Agora, que já não cabe mais questionamento, Tadeu expressa sua posição: “Nunca me coloquei como candidato. Sempre procurei, de modo absolutamente linear, cumprir meu papel no governo, jamais fazendo jogo pessoal”. Não se permite citar nomes. Foi alvo de duros ataques. A autoria, nos bastidores, foi atribuída aos defensores de Paulo Câmara. A despeito do disse-me-disse, Tadeu enaltece a escolha. “A chapa é muito boa, composta de pessoas com serviços prestados a Pernambuco e ao Brasil, com condições de corresponder à expectativa dos pernambucanos”.
Por: Renata Bezerra – Folha de Pernambuco

GONZAGA PATRIOTA FAZ RETROSPECTIVA DO GOVERNO DE EDUARDO CAMPOS

Na manhã desta sexta-feira (21), Gonzaga Patriota (PSB/PE) discursou durante o Grande Expediente na Câmara dos Deputados, em Brasília, e fez uma retrospectiva do trabalho realizado pelo governador de Pernambuco e pré-candidato à presidência da República, Eduardo Campos.
O parlamentar destacou os avanços conquistados nas áreas da saúde, segurança pública, educação e infraestrutura.
Na educação, Gonzaga Patriota relatou que hoje Pernambuco tem a maior rede de ensino integral do País, maior até que os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Ainda, segundo o deputado, o Estado avançou também no ensino técnico,  que conta atualmente com 27 escolas e até o final do ano serão 40 Escolas Técnicas Estaduais.
Na segurança pública frisou o Programa Pacto Pela Vida que foi responsável pela grande redução da violência no Estado. O socialista lembrou que, ao longo dos sete anos do Governo de Eduardo Campos, Pernambuco apresentou redução nos indicadores de criminalidade, enquanto em outros Estados esse índice só fez aumentar.
Para Gonzaga Patriota, Eduardo Campos apresentou uma nova forma de gerir e investir na saúde do Estado.  O parlamentar registrou os avanços na saúde pernambucana e relatou que quatro hospitais metropolitanos estão em plena atividade e citou a interiorização e expansão da saúde através das Unidades de Pronto Atendimento Especializadas (UPAE).
Patriota mostrou como a gestão de Eduardo Campos vem fazendo a diferença no crescimento industrial do Estado. Desde 2007 vem atraindo novos empreendimentos estruturadores e adensando-os às cadeias produtivas já implantadas. Essas novas indústrias já somam mais de R$ 78 bilhões em investimentos privados em atividades produtivas, tais como a Refinaria Abreu e Lima, a Petroquímica Suape, a Companhia Siderúrgica Suape, a Fiat, a Sadia/Perdigão e tantas outras. Muitos desses novos empreendimentos foram implantados no interior do Estado, coroando os esforços desse Governo em interiorizar o desenvolvimento.
No que tange à infraestrutura, o deputado Gonzaga Patriota destacou os investimentos realizados no restauro, implantação, requalificação e duplicação de rodovias em todas as regiões de Pernambuco.
Para encerrar o pronunciamento, o parlamentar afirmou que “com a aliança PSB/Rede para as eleições presidenciais, todas essas ações de Pernambuco poderão chegar ao Brasil nos próximos anos”.

AÉCIO NEVES CONFIRMA APOIO DO PSDB À CANDIDATURA DE PAULO CÂMARA

O presidente nacional do PSDB, o senador Aécio Neves, pré-candidato à Presidência da República, anunciou na manhã desta sexta-feira (21), logo após encontro informal com lideranças tucanas no Recife, que seu partido estará no palanque do PSB na eleição estadual. A declaração foi dada à imprensa num hotel no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Aécio aproveitou a ocasião para elogiar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), também pré-candidato à Presidência, e fazer críticas à gestão da presidente Dilma Rousseff.
“O PSDB sempre estimulou o surgimento de outras forças políticas para entrarem no jogo. O PT é que sempre quis polarizar o debate. O PT fez o que pôde para inviabilizar a candidatura de Eduardo Campos à Presidência”, declarou Aécio.
Depois do encontro com os líderes do PSDB estadual, Aécio segue para o primeiro encontro do partido Solidariedade, que é presidido no estado pelo deputado federal Augusto Coutinho. Especula-se que, no encontro, também realizado num hotel em Boa Viagem, o Solidariedade também declare apoio ao projeto de Paulo Câmara ao governo do estado. As lideranças do partido negam a informação.
Além da aliança com o PSB, o PSDB pode formar uma chapinha na eleição proporcional com o DEM e o Solidariedade. O deputado estadual Daniel Coelho esteve no encontro com Aécio e disse que permanecerá “neutro” nesta eleição. Ele disputará uma vaga na Câmara Federal. O deputado federal Mendonça Filho (DEM) também este presente, mas garantiu que a posição do partido no estado não está fechada e que a decisão será tomada após o carnaval.
Agenda com Eduardo Campos – Aécio Neves também tem um encontro marcado com o governador de Pernambuco. A visita, oficialmente, é de caráter pessoal. O senador vem acompanhado de sua esposa, a modelo Letícia Weber, para conhecer o quinto filho do socialista, Miguel Campos, nascido no final do mês passado. Aliados garantem que, entre as conversas, está o pedido para que Eduardo Campos declare publicamente que apoiará Aécio num eventual segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Aécio já fez esta declaração em favor de Eduardo e espera uma contrapartida. 

GOVERNO CONCLUI CONSTRUÇÃO DE QUATRO PONTES NO MUNICÍPIO DE JAQUEIRA

Distante 170 km do Recife, a cidade de Jaqueira, localizada na Zona da Mata Sul de Pernambuco, foi atingida pelas enchentes de 2010 junto com tantas outras cidades da região e do Agreste. Agora, a paisagem do município ganhou novos contornos com a reconstrução de quatro pontes que haviam sido 
destruídas pela força das águas. O chefe da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti esteve ontem (20/02) em Jaqueira, junto com o Prefeito, Marivaldo Andrade, vereadores do município, e com o coordenador de Engenharia e Arquitetura ad Casa Militar, Maj Fábio Rosendo, fazendo a vistoria final nas quatro pontes 
que serão inauguradas na próxima semana. A Orla de Palmares, que será inaugurada em março, também foi visitada pelo Chefe da Casa Militar.
Além das quatro pontes e da nova orla, uma série de importantes obras serão entregues em março aos moradores de Palmares, Quipapá, Jaqueira, São Benedito do Sul e Xexéu, Zona da Mata Sul. Tais obras são fundamentais para a região, que foi devastada pelas enchentes em 2010 e 2011. Nelas, o Governo investiu mais de 20 milhões de reais.
As pontes que foram construídas em Jaqueira são as que dão acesso às comunidades chamadas de “engenhos” Salgado 2, Bálsamo da Linha, Laje Nova e Guerra. A cidade de Jaqueira integra a bacia do Rio Una e é banhada pelo Rio Piranji. Ambos tiveram seus níveis elevados após as chuvas ocorridas em 2010 causando destruição de muitos aparelhos públicos na cidade. “A construção dessas quatro pontes regularizará o acesso da população dessas comunidades à sede do município e o escoamento da produção agrícola realizada nessas localidades”, declarou o chefe da Casa Militar.
Segundo o coordenador técnico de Engenharia e Arquitetura (CTEA) da Casa Militar, major Fábio Rosendo, “As novas pontes obedecem a um padrão de segurança e qualidade que não correrá o risco de serem arrastadas pelas águas caso ocorram novos desastres.” Cada uma das quatro pontes foi construída em concreto armado, com 50 m de extensão. O investimento é de R$ 9.552.554,91.
A Casa Militar é responsável pela construção de 22 pontes nos municípios atingidos pelas enchentes de 2010 e 2011. Ano passado foram concluídas as pontes nos bairros Baeté e Maria Amália, na cidade de Barreiros, e a Ponte Francisco de Matos Sobrinho que liga o distrito de Caldeirões dos Guedes ao 
povoado de Cachoeira dos Pintos, em Bom Conselho.
Vale salientar que obras de arte dessa natureza demandam um tempo maior porque requerem estudos preliminares (sondagem, estudo geológico e outros), projetos básico e executivo, além dos tramites legais dos processos de licitação até a execução da obra, a fim de garantir a segurança das mesmas.
Para o chefe da Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti, o trabalho é persistente para normalizar a rotina das cidades atingidas pelas enxurradas. “A determinação do governador Eduardo Campos é priorizar as ações de governo que melhorem a qualidade de vida da população”. Segundo ele, há uma concentração de esforços da CTEA para entregar várias outras obras em breve. “Em março, vamos inaugurar duas pontes em Palmares, uma em Xexéu, uma em Quipapá e outra em São Benedito do Sul”.

OBRAS – Em Palmares será inaugurada a ponte que dá acesso ao Engenho Limeira beneficiando diretamente 700 pessoas e que é importante para o acesso a engenhos da região, pois facilitará o escoamento da produção de cana de açúcar. A obra está orçada em R$1.729.804,60. A outra ponte com 
inauguração prevista para março é a que dá acesso à comunidade do Riacho Guaraná. Representa um investimento de R$ 1.668.528,75 e beneficiará 3 mil pessoas.
Na cidade de Xexéu a Ponte do Bode irá recuperar o acesso de aproximadamente 800 pessoas da comunidade do Bode ao centro da cidade. Essa obra está orçada em R$ 647.904,79.Em Quipapá está sendo concluída a ponte que viabiliza o acesso à comunidade da Vila Cruzeiro, no valor de R$1.186.832,67. E em São Benedito do Sul a Ponte de Igarapeba representa um investimento de R$ 2.908.644,85.