Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

MARINA E EDUARDO SE REÚNEM NO RECIFE PARA AFINAR DISCURSO

O governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) e a sua possível candidata a vice-presidente Marina Silva se reuniram nesta terça-feira (25), na residência do governador, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, para afinar o discurso e discutir ideias para o programa da aliança PSB-Rede. Depois do primeiro encontro regional, no sábado (22), em Porto Alegre, as diretrizes programáticas serão discutidas no Rio de Janeiro, no dia 15 de março.

“O que se vai destacar no dia 15, como se agregar ideias novas, que aspectos podem diferenciar o projeto?” foi o mote do encontro de acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Sérgio Xavier (PV), que goza da confiança de Marina e participou da reunião, que não foi divulgada à imprensa e teve início no final da manhã se estendendo até às 17h30.

Segundo Xavier, o encontro foi descontraído e sem resoluções ou decisões. “Estamos consolidando o que já vem sendo feito, trabalhado, estamos em uma etapa que passa do discurso para o planejamento”, disse ele. “Questões de comunicação também foram tratadas, para nivelar as informações”.

Campos havia viajado ao Rio e só se integrou ao grupo à tarde. Coordenadora do programa de educação da Rede Sustentabilidade, Neca Setúbal integrou o grupo, assim como o assessor de comunicação Nilson Oliveira e o articulador da Rede-Sustentabilidade em Pernambuco, Roberto Leandro.

Anunciado nesta segunda-feira (24), como candidato de Campos à sua sucessão, o secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara, foi apresentado a Marina. Ele passou pouco tempo no local.

Marina viaja para Brasília na manhã desta quarta-feira (26).

GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DO RECIFE SEM CAMARATES DO CARNAVAL

Em reunião de monitoramento das ações de Carnaval, o governador Eduardo Campos e o prefeito Geraldo Julio decidiram cancelar os respectivos camarotes oficiais que seriam armados no desfile do Galo da Madrugada e também o do Armazém 12, no Marco Zero. Com a decisão, o espaço localizado no Bairro do Recife vai abrigar um Posto de Comando Integrado, reunindo a Secretaria da Defesa Social e a Guarda Municipal, enquanto os dois camarotes da avenida Dantas Barreto serão repassados à diretoria do Galo, que irá arcar com todos os custos de montagem e comercializar as entradas ao público.
“O Governo já havia desistido de montar o seu camarote da Torre Malakoff e hoje, após a decisão do prefeito Geraldo Julio de acabar com os camarotes, o governador Eduardo Campos decidiu cancelar também o seu espaço no Galo da Madrugada”, revelou o secretário estadual de Cultura, Marcelo Canuto. “Da mesma forma que decidiu não investir recursos públicos na realização do Fifa Fan Fest, o prefeito optou por não oferecer os receptivos este ano”, informa o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras.
O primeiro andar do Armazém 12 será transformado em um posto de observação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e outros órgãos operativos. O objetivo da iniciativa é diminuir o tempo de resposta dos órgãos operativos em caso de ocorrências. “O Marco Zero concentra milhares de pessoas todas as noites da festa e é fundamental que a PM, os Bombeiros e todos os demais envolvidos na segurança disponham deste ponto de apoio”, explicou o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho. “No PCI, teremos homens com binóculos e refletores que vão iluminar a plateia em caso de qualquer tumulto, por exemplo”, explicou o secretário de Segurança Urbana da PCR, Murilo Cavalcanti. 

PROJETO DE LEI PREVÊ PAGAMENTO DE CONTRIBUIÇÃO DO RECIFE À AMUPE

Vinculado há 14 anos à Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o Recife só vai passar a pagar a contribuição mensal depois da aprovação de um projeto de lei (04/2014) que está em tramitação na Câmara de Vereadores. Segundo o presidente da Amupe, Antônio Patriota (PSB), a prefeitura e a entidade firmaram um acordo para a regularização da mensalidade da gestão recifense. “O Recife, que estava afastado, volta a se integrar aos pequenos municípios”, afirmou Patriota. 
A contribuição de cada município associado à Amupe é estabelecida de acordo com a cota dele no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Varia, segundo a Amupe, de 0.1% a 0.8% sob o coeficiente do FPM. “A contribuição do Recife é de R$ 1,3 mil por mês”, afirmou Antonio Patriota. Ele, no entanto, não soube precisar o valor que o Recife pagará pelas mensalidades atrasadas. “Acho que houve um acordo para que a prefeitura não pague tudo”, disse. Em seguida, Patriota ressaltou que os recursos serão utilizados na defesa dos interesses municipalistas. “O Recife ganhava com nossas vitórias, mas não participava de nada”, acrescentou. 
O projeto de lei do Executivo foi lido em plenário nesta segunda-feira (24), o que significa o início oficial da tramitação. Em seguida, enviado às comissões de Legislação e Justiça; e de Finanças e Orçamento, para análise e emissão dos pareceres. Diz o texto da matéria que: “fica o Poder Executivo, em razão de sua filiação junto à Amupe, a efetuar o pagamento das contribuições associativas, inclusive vencidas, conforme previsto no contrato social da entidade, o que poderá ser feito em cota única ou de forma parcelada”. A sede da associação funciona no Recife.
A Prefeitura do Recife é associada à Amupe desde 10 de agosto de 1999. No texto encaminhado à Câmara Municipal, o prefeito Geraldo Julio (PSB) justifica que o pagamento das contribuições previstas no contrato social da entidade não vendo sendo possível porque depende de autorização legislativa específica. “Faz-se mister enfatizar que manter-se associado à Amupe é medida estratégica para o Município do Recife, em razão da defesa dos interesses comuns”, diz ele.

TE CALA

Do prefeito de São Lourenço, Ettore Labanca-foto (PSB), sobre o fato de seu colega de Petrolina, Julio Lossio (PMDB), ter entrado na “briga” de Eduardo Campos com Armando Monteiro em torno do nome que mais vende “esperança” ao povo pernambucano: “Júlio deveria ficar calado até que dê explicações ao TCE sobre o multimilionário São João que fez em 2013”.(Fogo Cruzado)

TJPE ABSOLVE DEPUTADO SILVIO COSTA FILHO NO CASO DAS NOTAS FRIAS

Adiado por três vezes, o julgamento do deputado estadual Sílvio Costa Filho (PTB), envolvido no “escândalo das notas frias”, teve fim na tarde desta segunda-feira (24). Por nove a cinco, o parlamentar foi absolvido pela Corte do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Apesar do debate ter sido intenso entre os desembargadores, o principal argumento para fundamentar a absolvição foi a falta de provas que justificassem a pena de quatro anos e seis meses, sugerida pelo relator do processo, desembargador Alexandre Assunção. 
Ao contrário da sessão passada, que durou mais de quatro horas, os votos proferidos hoje foram mais céleres. O processo foi o primeiro a ser julgado e, ao todo, seis desembargadores proferiram sua tese. Apenas dois desses indicaram pela condenação. O desembargador Bartolomeu Bueno, que pediu vistas na sessão passada adiando o julgamento, decidiu-se pela absolvição. 
O petebista era acusado pelo crime de peculato por conta da suspeita de uso de documentos falsos quando era vereador do Recife. O deputado, ao lado de 26 vereadores que tinham mandato em 2006, foi envolvido no chamado “escândalo das notas frias”. Na época, o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) apontou o prejuízo de R$ 1,2 milhão nos cofres municipais. Os vereadores foram condenados a pagar multas que variavam de R$ 2,5 mil a R$ 9 mil.
Na defesa do réu, o revisor, desembargador José Fernandes de Lemos, fez a consideração que o crime de peculato se configura a partir do “dolo”, isto é, se é intencional. Segundo argumentou, o caso do deputado não incluía provas que comprovassem de que ele tinha consciência das notas falsas no momento em que assinava e as encaminhava. 
Contribuiu para esse resultado o fato de o Ministério Público de Pernambuco ter pedido a absolvição e o TCE, de onde partiu a denúncia, ter refeito a análise e aprovado as contas. Também serão apreciados por esta Corte, ainda que sem previsão para entrar na pauta, os casos dos deputados estaduais, Daniel Coelho (PSDB), Gustavo Negromonte (PMDB) e Francismar Pontes (PSB), todos envolvidos com o escândalo quando cumpriam mandato na Câmara de Vereadores.
DEPUTADO EMITE COMUNICA A IMPRENSA
Faz cinco anos que venho convivendo com esta agenda que parte da imprensa denominou “escândalo das notas frias”. Sempre disse que, ao final, a verdade sempre vence. Fui absolvido pelo Tribunal de Contas do Estado, pelo Ministério Público Estadual e hoje pelo Poder Judiciário do meu Estado. Agradeço a minha família, aos meus eleitores e demais amigos, sobretudo aos 81.280 eleitores que me reconduziram, em 2010, a Assembleia Legislativa.
Continuarei fazendo política com seriedade, compromisso e, sobretudo, respeito às pessoas.
Como dizia o mestre Gonzaguinha, “Hoje é semente do amanhã”.
Silvio Costa Filho
Deputado Estadual

SISTEMA SIRIJI REFORÇA ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA ZONA DA MATA NORTE

Até o início de março, o Governo do Estado, através da Compesa, reforçará o abastecimento de água potável para mais de 40 mil pessoas residentes nos municípios de Buenos Aires, Vicência e Aliança, todos na Zona da Mata Norte pernambucana. Elas serão beneficiadas pela entrada em operação da primeira 
etapa do Sistema Produtor do Siriji que vai ampliar o abastecimento em oito cidades da região. A fase de testes já foi iniciada.
O Sistema Produtor do Siriji é um empreendimento estruturador que está sendo tocado pelo Governo do Estado e pelo Ministério da Integração Nacional. Ao todo, estão sendo investidos R$ 72 milhões na ampliação do abastecimento de água para cerca de 115 mil pessoas. Além dos três municípios contemplados na primeira etapa do projeto, serão atendidos, ainda, Condado e Itaquitinga, na segunda etapa, e São Vicente Férrer, Macaparana e Machados, na terceira. A previsão é que o segundo bloco do sistema comece a operar em abril e o terceiro, até setembro de 2014. Segundo o presidente da Compesa, 
Roberto Tavares, o empreendimento irá gerar desenvolvimento para a região e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Todas as oito cidades que serão atendidas pelo Sistema Produtor do Siriji estão com o abastecimento comprometido por conta do crescimento das populações e das limitações dos sistemas existentes, que não acompanharam o desenvolvimento urbano das cidades. Além disso, as barragens que atendem os municípios são de pequeno porte. O novo sistema vai complementar o abastecimento captando água na barragem do Siriji, que tem capacidade para acumular 17 milhões de metros cúbicos e incrementando a oferta de água em 300 litros por segundo.
Estão sendo implantados 114 quilômetros de tubulações, sendo 43 quilômetros na primeira etapa e 71 quilômetros nas segunda e terceira etapas. Do primeiro bloco, fazem parte estações elevatórias de água tratada e de água bruta – que ainda não foi tratada -, uma estação de tratamento de água com capacidade 
para 300 litros por segundo e um reservatório com capacidade para 900 mil litros de água. Já nas duas etapas seguintes serão construídas uma estação elevatória de água tratada para Machados e outra para São Vicente Férrer e Macaparana, além de um reservatório com capacidade para 650 mil litros.

EDUARDO LANÇA PAULO CÂMARA E AFIRMA: “VOU DERROTAR O PT”

O auditório lotado do Recife Monte Hotel, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, viu, na manhã desta segunda-feira (24), o anúncio do candidato a governador de Pernambuco, o secretário da Fazenda Paulo Câmara. No local, além do secretário, estavam o governador Eduardo Campos e os presidentes dos principais partidos da Frente Popular, como o PDT, PR, PSDB e PCdoB. A surpresa foi a presença do vice-governador João Lyra no evento, mesmo tendo sido preterido pelo governador. Havia dúvida se o vice-governador iria ou não para o lançamento da chapa. Lyra, numa tentativa de ser o candidato, mudou do PDT para o PSB.

O governador fez um discurso inflamado, chegando a se emocionar. Eduardo disse que vai derrotar o PT e que ajudará o Paulo Câmara a governar Pernambuco, quando ele mesmo estiver governando o Brasil. Eduardo Campos também ressaltou que, ao longo desses 7 anos a frente do governo de Pernambuco, cumpriu as promessas que fez ao povo. “Eu assevero por Paulo Câmara. Eu garanto por Paulo Câmara. Eu escolhi nesse processo não ter lado, não ter posição. O processo me convenceu pela razão e pelo coração que fizemos a melhor aposta”, declarou Eduardo. O governador disse que vai bancar a candidatura de Câmara assim como bancou a candidatura de Geraldo Julio.

Em um discurso mais sereno, Paulo Câmara não animou a plateia. O candidato agradeceu e afirmou que o governador pode ter confiança total nele, pois seguirá liderado por Eduardo. “A minha experiência ao longo da vida me tornou um político em toda sua concepção. Eu sempre trabalhei em equipe com diálogo e humildade. Vamos estar juntos e unidos para que Pernambuco continue avançando. Meu líder maior é Eduardo Campos e a tropa está unida.”

Quem também marcou presença foi o prefeito do Recife, Geraldo Julio, que fez um discurso no evento. (Bruna Serra-JC)

PROJETO SÃO FRANCISCO ULTRAPASSA A MARCA DE 9 MIL TRABALHADORES

O Projeto de Integração do Rio São Francisco registra novo aumento no número de trabalhadores. São 9.186 pessoas em ação e 2.736 máquinas em atividade nos canteiros, que ficam nos Estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco. Foram cerca de mil contratações desde dezembro do ano passado.

O empreendimento tem 477 quilômetros de canais de concreto (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os Eixos Norte e Leste e outras estruturas para conduzir a água no semiárido nordestino. A obra está na lista das maiores em execução no mundo e inclui a recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, além de nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem de água.

Ao longo dos Eixos Norte e Leste, 14 aquedutos vão possibilitar que a água seja transportada sem obstáculo de vales ou depressões no terreno. Os aquedutos são estruturas semelhantes a viadutos, utilizados apenas para passagem de água.

No Eixo Leste, nove estações de bombeamento serão responsáveis por elevar a água a 313 metros acima do nível do Rio São Francisco – altura equivalente a um edifício de 104 andares. Já no Eixo Norte, a água será elevada a 176 metros acima do rio – altura que pode ser comparada a um prédio de 58 andares. As estações de bombeamento são consideradas obras complexas de engenharia dentro do projeto. O empreendimento conta também com a construção de 27 reservatórios ao longo dos canais. O objetivo é acumular água para dar segurança hídrica ao semiárido, que possui períodos cíclicos de estiagem.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco conduzirá água por dois canais até os reservatórios existentes nos Estados. Para isso, o Ministério da Integração Nacional trabalha em parceria com os governos do Ceará, Paraíba e Pernambuco na execução de diversas obras hídricas complementares. Em Pernambuco, por exemplo, a construção do Ramal do Agreste atenderá à Adutora do Agreste, obra de abastecimento do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC2), que levará água para 68 cidades e 80 distritos. Na Paraíba, as Vertentes Litorâneas vão distribuir a água do Rio São Francisco pelo agreste e por municípios próximos a região metropolitana de João Pessoa. No Ceará, o Cinturão das Águas reforçará o abastecimento do Cariri. Mais de 320 cidades localizadas a um raio de cinco quilômetros dos canais também serão abastecidas pelo projeto.

No total, o empreendimento vai levar água a uma população estimada em 12 milhões de pessoas, em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. “Todo o nosso esforço é para concluir a obra em 2015”, afirma o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, que acompanha a execução das obras em visitas periódicas aos canteiros.

“VOCÊ NOMEIA SECRETÁRIO, MAS NINGUÉM NOMEIA GOVERNADOR. GOVERNADOR QUEM ELEGE É O POVO”, AFIRMA ARMANDO MONTEIRO

Pré-candidato a governador, o senador Armando Monteiro (PTB) tem certeza de que o fundamental no debate eleitoral no Estado, em 14, é discutir os desafios do desenvolvimento de Pernambuco nos próximos anos. “Precisamos olhar para o futuro do nosso Estado, ter um debate sobre os problemas, os desafios e as potencialidades”, afirmou Armando, durante entrevista ao programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, no Recife, nesta segunda-feira (24).
O senador falou também sobre a formação do palanque de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff em Pernambuco, sobre o processo de escolha do candidato adversário e o precário debate entre a necessidade de um perfil técnico ou político. “O fundamental nesse processo é que se possa aliar experiência, capacidade de articulação e um sentido de direção. Outra questão também muito importante é a capacidade de caminhar com as próprias pernas, ter um sentido de independência, que é tão importante e algo tão caro a Pernambuco”, acrescentou.
Veja abaixo os principais trechos da entrevista:
A construção da aliança ao governo
Armando Monteiro – “Eu estou construindo no nosso campo aquelas alianças, evidentemente que o parceiro preferencial é o PT, e isso caminha muito bem pelo calendário que foi estabelecido aqui pela direção nacional e regional do PTB. Portanto, nós aguardamos com muita tranquilidade que esse processo se conclua agora em março, e tenho recebido manifestações já muito positivas de lideranças do partido em Pernambuco. Tenho mantido contato também com outras legendas, com outros partidos, para que a gente possa concluir esses entendimentos e oferecer um expressivo leque de alianças para fortalecer esse projeto”.
Um palanque forte para a reeleição da presidente Dilma
Armando Monteiro – “Tenho a impressão que nós vamos ter aí surpresas nesse processo. Quero lembrar que as convenções só ocorrem em junho, ou seja, as alianças só são formalizadas em junho. Portanto, há muito ainda o que acontecer pela frente. Portanto, continuamos ainda muito tranquilos dentro desse calendário que foi estabelecido, conversando com todas as legendas, preferencialmente as legendas do nosso campo. Quando eu digo as do nosso campo são aquelas que estão alinhadas ao campo nacional com a candidatura da presidente Dilma. Portanto, vamos aí concluir esse processo, de modo a que tenhamos um amplo leque de alianças e uma chapa forte porque o nosso compromisso aqui, fundamentalmente, é fazer esse palanque da reeleição da presidente Dilma”.
Experiência política x perfil técnico 
Armando Monteiro – “Eu acho esse debate precário. Acho que você tem aí um debate sobre Pernambuco, sobre os problemas, os desafios, as potencialidades, olhando para o futuro de Pernambuco. Evidentemente que aquele candidato que tem experiência politica, que já tem uma visão do processo politico e que ao mesmo tempo valoriza o processo técnico, porque hoje as escolhas, as decisões políticas têm que ser informadas tecnicamente, portanto, o fundamental nesse processo é que se possa aliar experiência, capacidade de articulação e um sentido de direção. Porque o político é aquele que sabe, em determinadas circunstâncias, definir prioridades e aliar a essa experiência sensibilidade. E acho ainda que há uma questão também muito importante, que é a capacidade de caminhar com as próprias pernas, ter um sentido de independência que é tão importante e algo tão caro a Pernambuco”.
O sr. diz então que o outro candidato é um poste?
Armando Monteiro – “Não, eu não digo isso. Eu tenho respeito pelas pessoas e esse processo que culminou com a indicação é um processo que foi acompanhado por vocês, que, em última instância, indicou que não havia uma candidatura natural nesse campo. Tanto que se assistiu a um processo curioso em que havia exposição de nomes, frituras, vetos. Mas isso não importa! O que importa é que ao final essa escolha foi definida e, a partir de agora, definidas as pré-candidaturas e confirmadas nas convenções, esse crivo muda. Não é mais um grupo fechado, não é mais um processo que se dá dentro de um grupo. Aí, sim, nós temos que ter um crivo da opinião pública, porque é ela que vai efetivamente fazer um julgamento da habilitação do candidato. Portanto, aí, esse outro campo, é um campo essencialmente democrático. E aí só o debate, o contraditório, a discussão das questões de Pernambuco é que ao final vão orientar esse processo. Eu quero dizer é que você nomeia secretário, mas ninguém nomeia governador. Governador quem elege é o povo”.
Sobre a política econômica
Armando Monteiro – “O importante é que a presidente Dilma tem dado sinais da disposição de conter as pressões inflacionárias. Tem fatores climáticos, tem fatores sazonais, mas o fato é o seguinte: ela não tem medido esforços para combater. Veja que a taxa de juros vem sendo elevada praticamente há seis meses, exatamente para conter as pressões inflacionárias. Mesmo não sendo simpático aumentar os juros, ela tem feito isso, é um remédio duro, mas que precisa ser utilizado. Porque o pior dos cenários é o que você indicou, é o povo sentir que vai perdendo o poder de compra porque os bens ficam mais caros e evidentemente a renda real do trabalhador diminui. Por outro lado, o governo anunciou agora um programa de redução de gastos, de despesas, corte no orçamento. Então, acho que o efeito combinado desses cortes, da política fiscal, com esse aperto que foi dado na política monetária, tudo isso vai garantir que tenhamos um quadro de inflação absolutamente controlado. E que a inflação possa ceder mais e mais. Portanto, esse é o compromisso fundamental da presidente Dilma. Porque, ao longo de todo governo dela, os trabalhadores tiveram ganhos reais, ou seja, os ganhos ficaram acima da inflação. Portanto, ela não irá permitir que a inflação termine por confiscar ou diminuir a renda do trabalhador. Esse é um compromisso fundamental”.

EDUARDO CAMPOS SE EMOCIONA: “EU AVALIZO PAULO CÂMARA”

Em discurso, há pouco, no ato de anúncio da chapa da Frente Popular, o governador Eduardo Campos disse que o Brasil vive um baixo crescimento econômico há três anos. Falou como candidato a presidente destacando ser um grande desafio. Disse que iria reconhecer o que foi feito certo e errado no País.

“O Brasil está derretendo seus fragmentos econômicos. A cada ano que passa a nossa indústria está menor, a reforma agrária estagnou e a violência aumenta no País puxado pelo crack”, disse.  Sobre Paulo Câmara, disse que ele ajudou a fazer a nova partilha do ICMS, que, segundo ele, ajudou muito os municípios.

Destacou, ainda, que Câmara fez, ainda, o FEM, o Fundo Estadual dos Municípios, mantido com recursos do Estado. “Estamos juntos em torno de um objetivo: que o Estado continue avançando, melhorando. O nosso campo político está unificado e animado para ir às ruas”, disse.

“Os nossos compromissos foram honrados um a um com o povo. Aprendi com Miguel Arraes de honrar os compromissos com o povo, a quem devemos nos curvar”, disse, para acrescentar: “Se muito foi feito, muito terá pela frente para ser feito”, para em seguida destacar que quando foi eleito olhou para frente e não para ficar reclamando do passado.

“Quando eleito, disse que o meu governo era o pós-Jarbas, sem ficar olhando pelo retrovisor”, disse. Eduardo afirmou, ainda, que os pernambucanos vão às urnas em outubro para renovar. O governador, por fim, prestou homenagem a Ariano Suassuna, que está presente, em nome do seu avo Miguel Arraes.

 E sentenciou: “Eu avalizo por Paulo Câmara. Fizemos a melhor aposta, um homem generoso, que vai fazer muito por Pernambuco”. (Blog do Magno)