Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

AGENDA DE CARNAVAL DO GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS

Segue a programação do governador Eduardo Campos para este Carnaval.

SÁBADO (1º/03)
7h – Café da Manhã do Galo da Madrugada – Forte das Cinco Pontas
Visita a Central de Monitoramento da SDS – Prédio da ATI

DOMINGO (02/03)
10h – Desfiles dos Papangus – Bezerros
15h – Desfile dos Caiporas – Pesqueira

SEGUNDA-FEIRA (03/03)
12h30 – Encontro dos Maracatus na Casa da Rabeca – Olinda
14h30 – Desfiles dos Maracatus – Nazaré da Mata
16h – Desfile de Carnaval – Tracunhaém
17h – Desfile de Carnaval – Paudalho

TERÇA-FEIRA (04/03)
12h30 – Desfiles dos Maracatus – Aliança
16h – Desfile de Carnaval – Timbaúba
23h – Marco Zero – Bairro do Recife

TENDÊNCIAS DO PT QUEREM QUE PARTIDO LANCE CANDIDATURA PRÓPRIA AO ESTADO

Reunidas na sede estadual do partido na manhã desta sexta-feira (28), oito tendências que formam o Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco divulgaram uma nota oficial em que defendem que a legenda deve lançar candidatura própria ao governo do Estado. No documento, os grupos Democracia Socialista; Alternativa Socialista e Democrática; Esquerda Marxista; O Trabalho; Coletivo Esporte e Lazer; Coletivo Quilombo; Novos Rumos e PT de Lutas e Massas afirmam que a base partidária deseja um nome do PT para brigar na sucessão de Eduardo Campos.
“Estamos convencidos de que, em Pernambuco, o melhor caminho para ajudar a reeleger a companheira Dilma  e para trazer o PT de volta para a sua militância é através da construção coletiva de uma candidatura própria”, destaca o texto.
Leia abaixo a íntegra da carta:
*EM DEFESA DE UMA CANDIDATURA PRÓPRIA DO PT AO GOVERNO DE PERNAMBUCO*
Estamos convencidos de que, em Pernambuco, o melhor caminho para ajudar a reeleger a companheira Dilma, para que ela faça as mudanças que o povo espera que ela faça, passa por trazer o PT de volta para a sua militância, através da construção coletiva de uma candidatura própria em 2014. Uma candidatura que defenda as bandeiras históricas do PT, que unifique o partido em torno delas para que o PT volte a agir como o PT agia.
Por esta razão, sintonizados com o sentimento amplamente majoritário na base do PT que vem do PED, quando todos os candidatos a presidente estadual do PT defenderam a candidatura própria, enquanto tendências internas do PT e dirigentes partidários, submetemos esta proposta de tática eleitoral à discussão interna do Partido, ao mesmo tempo em que apresentamos os nomes de alguns dirigentes petistas, como Oscar Paes Barreto, Prazeres Barros, Edmilson Menezes, Osmar Ricardo, Faustão e Zé Oliveira, que desde já estão se colocando à disposição do PT para a tarefa de encabeçar uma chapa majoritária para a disputa pelo Governo do Estado. Outros nomes que se disponham para essa tarefa serão igualmente bem vindos.

PAULO CÂMARA REBATE CRITICAS DE QUE SERÁ “COMANDADO” POR EDUARDO

O secretário da Fazenda e pré-candidato à sucessão estadual, Paulo Câmara (PSB), assegurou na manhã desta quinta-feira (27) que é o “líder maior do processo”, em resposta às declarações do deputado federal Sílvio Costa (PSC). Ele destacou que pretende investir mais na educação e garantiu que os problemas da Funase serão solucionados. A saída de Câmara antes do dia 4 de abril ainda não está confirmada.
Após conceder entrevista à Rádio Jornal, o secretário Paulo Câmara rebateu o questionamento de que teria sido escolhido pelo governador Eduardo Campos (PSB) para ser um “governado”. “Eu respondo ao deputado (Sílvio Costa) dizendo muito claramente que eu sou o líder maior desse processo como pré-candidato e, a partir de julho, como candidato continuarei essa liderança. 
A partir de 2015, como governador, nós vamos liderar todo um processo de avanço, continuar as mudanças proferidas pelo governador Eduardo Campos, ouvindo a população. A única pessoa que vai liderar Pernambuco nesse processo é a população através das suas demandas que serão atendidas por nós em favor dos que mais precisam”, afirmou.
Câmara reconheceu que é preciso “avançar” em todos os setores no Estado. Apesar de tecer elogios ao modelo de escola integral, disse que irá investir na formação de professores e trabalhar para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Para Câmara, a questão de esgotamento da Funase será resolvida com a construção das novas seis unidades. Ainda sem a definição de uma data para o seu afastamento da Fazendo, ele afirmou que caberá ao vice-governador João Lyra (PSB), que assumirá o governo em abril, escolher o substituto que assumirá a pasta.

MAGALHÃES AINDA VÊ ESPAÇO PARA JARBAS

O ex-governador Roberto Magalhães fez um apelo a Jarbas Vasconcelos para disputar um mandato na Câmara Federal nas eleições de outubro próximo. Ele acha que o senador cumpriu bem o seu papel como representante de Pernambuco na Câmara Alta e que o Estado ficará no prejuízo se ele porventura pendurar as chuteiras aos 73 anos de idade. O peemedebista é um dos poucos representantes de Pernambuco no Congresso da geração pré-64, dado que Magalhães e Marco Maciel estão afastados da política e não pretendem mais voltar a ela. Da geração imediatamente posterior ainda estão na ativa os ex-governadores Gustavo Krause e Joaquim Francisco, mas nenhum dos dois será candidato nas eleições que se avizinham. Coincidência ou não, Magalhães fez este apelo um dia após o ex-presidente FHC ter dito em Brasília que o Brasil quer “sangue novo” porque sua geração “passou” e já deu ao país o que tinha de dar.
Por: Inaldo Sampaio

EDUARDO LEVA CÂMARA PRA OS BRAÇÕES DO POVO

O governador Eduardo Campos aproveitou a saída do bloco da Folha de Pernambuco, Imprensa que Vai, na noite desta quarta (26), no Bairro do Recife, para fazer um teste de popularidade com o seu pré-candidato ao Governo pela Frente Popular, Paulo Câmara. Literalmente o colocou nos braços do povo, como havia prometido que faria assim que anunciasse a sua candidatura. E não é que deu certo! O novo escolhido foi muito assediado ao lado do padrinho e não faltaram pedidos para fotos e mais fotos. A campanha está só começando.(Por Roberta Jungmann )

DURANTE REUNIÃO COM A BANCADA DO NORDESTE, GONZAGA PATRIOTA DEFENDE RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DOS IRRIGANTES

Os parlamentares que integram a Bancada do Nordeste reconduziram, nesta quarta-feira (26), como coordenador do grupo, o deputado Pedro Eugênio (PT-PE). Ele exerceu a função durante o ano de 2013. De acordo com o deputado, a meta em 2014 será propor uma pauta de maior convergência e que unifique ainda mais os parlamentares da região.

Na ocasião, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) que coordenou esta bancada de 2011 a 2012, apresentou uma proposta para a renegociação e securitização das dívidas dos irrigantes junto aos bancos oficiais.

O parlamentar explicou que a situação dos irrigantes não é diferente da dos agricultores da região de sequeiro.

“Os agricultores que deviam aos bancos oficiais a gente conseguiu a renegociação dos débitos com o desconto de até 85%. Queremos também esse benefício para os irrigantes, pois as despesas são altas, principalmente nessa época de seca. Essas dívidas prejudicam diretamente o desenvolvimento da região, já que com isso, muitos deles não podem realizar novos investimentos”, disse Patriota.

O socialista recebeu o apoio de todos os parlamentares presentes no evento. Eram eles: Alexandre Toledo (PSB-AL), Assis carvalho (PT-PI), Chico Lopes (PCdoB-CE), Danilo Forte (PMDB-BA), Fátima Bezerra (PT-RN), Fernando Ferro (PT-PE), Geraldo Simões (PT-BA), Gorete Pereira (PR-CE), Jesus Rodrigues (PT-PI), João Ananias (PCdo-CE), Júlio César (PSD-PI), Paulão (PT-AL) e Paulo Rubem Santiago (PDT-PE).

“PERNAMBUCO QUER ELEGER UM GOVERNADOR E NÃO UM GOVERNADO” AFIRMA SILVIO COSTA

Durante debate na rádio JC News, nesta quarta-feira (26), no Recife, o deputado federal e presidente estadual do PSC, Silvio Costa, foi enfático ao defender a candidatura do senador Armando Monteiro (PTB) ao governo de Pernambuco. Destacando que Armando é um líder respeitado e admirado nacionalmente, inclusive com gestões aprovadas à frente da Confederação Nacional da Indústria e do Senai Nacional, Silvio afirmou: “Armando Monteiro é competente, preparado, sério, foi recentemente eleito pela Veja o melhor senador do Brasil, que discutiu projetos para a saúde, educação, segurança”.
Ao comentar a escolha do secretário Paulo Câmara como candidato do PSB, Silvio Costa fez questão de ressaltar que Pernambuco espera mais do próximo governador: “Eu tenho certeza que o povo de Pernambuco em outubro vai querer eleger um governador e não um governado. Eles têm um candidato a governador que será administrado, que é Paulo Câmara, que será monitorado”.
Veja abaixo os principais trechos da entrevista de Silvio Costa:
Pernambuco não vai concordar com o mandonismo
Silvio Costa – “Não é por acaso que Pernambuco é o berço da República no Brasil. Não é por acaso que aconteceu aqui em Pernambuco a Revolução de 1817. E na revolução a principal bandeira da revolução era o combate à monarquia. O sentimento de pernambucanidade é muito forte. E na revolução de 1817, nas missas, os padres, no lugar do vinho usavam aguardente, e a hóstia, no lugar de usar farinha de trigo, usavam farinha de mandioca, exatamente pelo sentimento de pernambucanidade. Pernambuco é um estado que sempre combateu a monarquia. Eu tenho certeza que Pernambuco não vai concordar com o mandonismo, com o absolutismo. Eu tenho certeza que esta tentativa de se criar o ‘Eduardismo’ em PE, do mesmo jeito que a Bahia já teve o ‘Carlismo’, isto não vai dar certo”.
Eles têm um candidato que será monitorado
Silvio Costa – “Eu tenho certeza que o povo de Pernambuco em outubro vai querer eleger um governador e não um governado. Vou repetir: em outubro, Pernambuco vai querer eleger um governador, e não um governado. Nós temos dois candidatos. Temos o senador Armando Monteiro, sério, competente, preparado, recentemente eleito pela Veja o melhor senador do Brasil, que discutiu projetos para a saúde, educação, segurança. É respeitado nacionalmente. Este é o nosso candidato. E nós temos um candidato a governador que será administrado, que é Paulo Câmara, que será monitorado. Aliás, o governador adora reunião de monitoramento”.
Projeto do PSB não pode ficar acima dos interesses do Estado
Silvio Costa – “O Dr. Sileno esquece de algumas coisas. Ele fala ali em projeto pessoal e vou usar as palavras dele para responder. E a candidatura de Eduardo interessa a Pernambuco ou ao PSB? Eu acho que nenhum estado da federação pode ter a prerrogativa de brigar com o governo federal. Então, na minha opinião, você não pode colocar um projeto partidário acima dos interesses do estado”.

Armando está com Lula, maior governador de Pernambuco
Silvio Costa – “O PSB está preocupado porque a candidatura de Armando Monteiro é ampla. Armando teve reunião com Lula e Dilma, Rui Falcão esteve aqui em Pernambuco. Lula disse que pretende, que quer apoiar o senador Armando. Ele vai ser o candidato de Lula. O PT estadual tem seu tempo e vamos esperar o tempo do PT. Armando Monteiro será o candidato do homem que mais ama Pernambuco, que é Lula, que tem amor por Pernambuco. Lula foi o maior governador da história de Pernambuco”.
Em 28 anos, o PSB governou 16
Silvio Costa – “E a gente precisa realçar algumas coisas. Se você pegar de 1986 a 2014, em 28 anos, o PSB governou 16. Oito de Arraes, oito de Eduardo. Por que nos anos de Arraes não houve boom em Pernambuco? E por que aconteceu a partir de Jarbas? Jarbas tinha dinheiro da Celpe, injetou dinheiro novo. Com Eduardo, Lula botou dinheiro aqui em Pernambuco. Tudo de bom que aconteceu em Pernambuco foi obra do amor de Lula a Pernambuco. Será que esta candidatura (de Eduardo) serve aos interesses de Pernambuco ou é um projeto pessoal?”
Armando trouxe o modelo de gestão para Pernambuco
Silvio Costa – “Eu vou apresentar o currículo de Armando Monteiro para os socialistas. Na década de 90 Armando foi presidente da Fiepe. Ele foi o primeiro pernambucano que incrementou as missões internacionais. Depois se elegeu presidente da CNI. Ele contratou este modelo do chamado Brasil Competitivo, capitaneado por Vicente Falconi, o INDG, e implementou este modelo na CNI. E este modelo de gestão também foi implementado por Aécio em Minas. O que Sileno devia dizer com transparência era reconhecer que quem apresentou o modelo a Eduardo foi Armando, através de Jorge Gerdau. E mais que isso, a gestão do senador Armando na CNI é referencia nacional. Onde você vai no Brasil escuta que foi uma gestão transformadora, diferenciada, qualificada. Ele tem na qualificação profissional uma das suas bandeiras. É bom que se estabeleça este debate para a gente ver quem tem experiência, altivez e dimensão nacional para governar Pernambuco”.
O engajamento de Lula em Pernambuco
Silvio Costa – “Em 2012, Lula ainda alimentava a esperança de Eduardo não ser candidato. Hoje Eduardo está junto dos maiores opositores de Lula (Marina, Jarbas, Roberto Freire, o presidente do PSDB de Pernambuco). Este conjunto de forças resolveu fazer oposição a Lula. Eu acho inclusive que lá atrás Eduardo foi candidato para derrotar este povo e agora tá refundando a União por Pernambuco. E ainda chama esta história de nova política. Outro dado que vou dar. Raul Henry já foi vice de Roberto Magalhães. Catorze anos depois é apresentado como vice de Paulo Câmara. Aí o governador se junta com Inocêncio Oliveira, Jarbas Vasconcelos, o presidente do PMDB, esta turma, e diz que é nova política. Em 1986, o governador começou como oficial de gabinete de Arraes. Foi do governo de Arraes. E é nova política? Novo é o senador Armando Monteiro, que entrou na política em 1998.
Os investimentos federais
Silvio Costa – “É importante discutir Pernambuco. Vamos falar da economia de Pernambuco. O governador Eduardo teria tido o mesmo sucesso sem os aportes do governo Lula? Claro que não. Por exemplo, o prefeito Geraldo Julio está anunciando o Hospital da Mulher. Era bom que o prefeito dissesse o montante de recursos federais. Eu mesmo coloquei emenda. O projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe é com dinheiro federal, a maioria esmagadora das obras em Pernambuco é feita com recursos federais. Por conta da sinergia que existia entre o governo de Pernambuco e o Governo Federal. Por isto que digo: projeto pessoal é o do PSB que está colocando os interesses do partido acima dos interesses de Pernambuco. Pernambuco é grato Lula”.
Sobre o processo de escolha do candidato do PSB
Silvio Costa – “É evidente que a escolha do candidato foi uma coisa traumática. Por exemplo, eu acho que o Paulo Câmara, um dos motivos por que ele foi escolhido, é que provavelmente é o mais fácil de ser governado, controlado, isso foi traumático. Tadeu chegou a ser agredido pelos jornais, Lyra tomou conhecimento pelos jornais. Mas isto causa efeitos colaterais. Se a gente olhar para a frente, vai ver. A saúde de Pernambuco, faça uma pesquisa e pergunte se melhorou. Os hospitais têm médico? Remédio? Vai chegar um momento que Armando Monteiro vai apresentar a Pernambuco um plano de governo inovador. Vai dizer o que vai fazer e com quais recursos. Ninguém vai vender ilusão. Dilma vai se reeleger no primeiro turno e vamos continuar com a sinergia no governo federal”.
A arrogância e o já ganhou
Silvio Costa – “Eles vão dizer que têm o apoio de 300 municípios de Pernambuco, estão arrogantes, achando que já ganhou, não estão respeitando a vontade do povo de Pernambuco. Eles estão pensando que Pernambuco é o Maranhão. Pernambuco é diferente. (No caso do Recife) Daniel não foi pro segundo turno por menos de um por cento e se vai ganha a eleição. Eles estão preocupados com Armando e ficam estimulando setores do PT a lançar candidatura própria. Por que eles estão com tanto medo, plantando nota nos jornais dizendo que Lula não vem? Eles têm pesquisas mostrando que quando Lula chegar aqui dizendo que vota em Armando vão ter dificuldades. O já ganhou deles vai acabar”.
Sobre o lançamento de Michele Collins
Silvio Costa – “Nós temos o maior respeito por Eduardo da Fonte, tem capacidade de articulação, é jovem, lidera um bloco, é articulado. Tenho certeza que na hora certa vai abrir o debate. É claro que respeitamos a candidatura de Michele, cada partido tem sua autonomia. Agora, queremos ter o apoio de Eduardo da Fonte, que teve 300 mil votos em Pernambuco. Vamos conversar”.

Sobre o cogitado apoio de 18 partidos ao candidato do PSB
Silvio Costa – “Maurício Romão esteve aqui e cometeu um equivoco. Ele disse 18 partidos. É prematuro falar sobre isso porque a convenção é em junho. Eu prevejo que o nosso tempo será basicamente equânime com o candidato do PSB. Não vou dizer agora que partidos porventura vão declarar apoio. Hoje já temos perto de seis minutos, contando com o PT.

O nível da campanha
Silvio Costa – “Se depender de Armando vai ser eleição com o melhor nível de debate, propositivo, discutindo geração de emprego, renda, qualificação de renda, melhoria na sala de educação. Mas pela agressividade de Sileno, partindo para o campo pessoal, eu estou achando que eles vão querer fazer campanha radicalizada”.
Eduardo não é técnico, é político
Silvio Costa – “Pernambuco sabe, quem leu os jornais, que o governador escolheu um candidato para que ele pudesse comandar. Alguém tem dúvida disto? Alguém em sã consciência acha que o critério foi técnico, político? Foi o de quem ele poderia continuar monitorando. Eles precisam explicar isto para Pernambuco. Outra coisa, é preciso parar com essa historia de técnico. Eduardo então está negando a historia e não poderia ser candidato a presidente porque ele é político. Ele está na politica desde 86, é da velha política. O cara pode ser candidato a presidente, sendo politico, mas em Pernambuco tem que ser técnico? Onde está escrito isto? Armando Monteiro é um homem da gestão, quem o conhece sabe. Ele senta numa mesa e começa a analisar, como fazer mais com menos, ele tem a marca do gestor. Você acha que o setor produtivo nacional iria premiar Armando Monteiro? Em todos os estados do país Armando recebeu homenagens pela gestão na CNI. Este preparo de Armando, a dimensão nacional, o diálogo nacional, o apoio de Lula, o fato de Lula ter carinho por Armando desde a CNI, o fato de Dilma ter conversado duas horas com Armando, está tudo isso incomodando os socialistas”.
Sobre a candidatura de Armando
Silvio Costa – “Eu acredito na altivez do povo de Pernambuco. O povo de Pernambuco merece respeito. O povo de Pernambuco está olhando assim e dizendo ‘peraí, é muita pretensão’. O povo de Pernambuco em outubro vai dar a resposta. Eu estava calado. Sileno veio aqui ontem e atacou nosso candidato. A gente tem time”.

ALINE COBRA MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA NOS HABITACIONAIS VIA MANGUE

Completando dois anos de inauguração, os habitacionais Via Mangue I e II, no bairro do Pina, já começam a apresentar problemas de ordem estrutural. Foi o que constatou a vereadora Aline Mariano (PSDB) durante uma visita aos moradores dos conjuntos construídos para receber famílias que viviam em condição de vulnerabilidade social nas comunidades do Combinado, Beira Rio, Pantanal, Xuxa, Paraíso e Deus nos Acuda.

Para a parlamentar tucana, a empresa responsável pela obra não vem cuidando da manutenção dos mais de 600 apartamentos entregues à população. Aline registrou com fotos o comprometimento da rede de esgotamento sanitário, infiltrações nas paredes dos blocos e a falta d’água que estava tirando o sono dos moradores há dois anos. Sem contar com a ausência de uma retaguarda social, fato que continua deixando as famílias numa condição vulnerável.
“Reconhecer a importância da entrega dos habitacionais é uma questão de consciência. Assim como também não podemos nos furtar de trazer os problemas enfrentados pelos moradores. A questão da água nas torneiras nós conseguimos resolver depois que formamos uma comissão de moradores e fomos recebidos, na Compesa, pelo diretor metropolitano da companhia. A água voltou as torneiras restando apenas a inserção da população no cadastramento da tarifa social da estatal. Agora é preciso garantir que a manutenção do Via Mangue I e II seja feita pela empresa responsável pela obra. Além disso, vamos cobrar do poder público uma retaguarda social garantindo também creches, escolas e programas de qualificação profissional. O trabalho do executivo não termina com a entrega de moradias. Ter uma casa é apenas a primeira fase da mudança na vida do cidadão”, completou a vereadora.
Ao fim do pronunciamento, Aline Mariano prometeu dar entrada em um pedido de informação exigindo detalhes do contrato entre o Consórcio CINKEL (empresa responsável pela construção dos habitacionais) e a Prefeitura do Recife.
“É preciso saber se os habitacionais foram entregues de acordo com o que constava no projeto. Além disso, é necessário entender qual prazo estabelecido em contrato para que sejam realizadas manutenção nos condomínios? São obras que receberam 11 termos aditivos e tiveram um acréscimo de cinco milhões no valor do contrato inicial passando de 29 milhões para mais de 34 milhões de reais. É muito dinheiro público investido”, pontuou a tucana.

PT USA REDES SOCIAIS PARA NOVO ATAQUE A EDUARDO CAMPOS

O PT nacional usou a sua página no Facebook, nesta quarta-feira (26), para ironizar a decisão do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e do prefeito do Recife, Geraldo Julio, ambos do PSB, de cancelar os camarotes que teriam fixos no Galo da Madrugada e na Central do Carnaval. A crítica acontece pouco mais de um mês após o partido da presidente Dilma Rousseff ter usado o mesmo espaço para atacar o socialista, tratado em artigo como “playboy mimado”. Na época, por causa da repercussão, o material foi retirado e houve pedido de desculpas de dirigentes do partido ao pré-candidato pernambucano.

Confira, na íntegra, a nota publicada hoje:

FOLIA CANCELADA

O governo de Pernambuco entrou numa saia justa para o carnaval.

A população exigiu que os camarotes oficiais, que seriam montados para abrigar autoridades, artistas, políticos e outros convidados durante a festa, fossem cancelados.

A três dias do início da folia, o governo do estado e a Prefeitura de Recife divulgaram nota anunciando a decisão.

Argumentaram que o objetivo é “reduzir custos”.

Mas a história não é bem esta!

Nas redes sociais, os pernambucanos fizeram um grande movimento de contestação às despesas que o governo teria com os camarotes VIP’s.

Evento criado no Facebook, intitulado “Quero a minha vaga no camarote VIP do governo”, ganhou força e já tem quase 2,5 mil pessoas confirmadas.

AUGUSTO COUTINHO É O NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

O deputado federal pernambucano Augusto Coutinho (SDD-PE) é o novo presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal. Ele afirma que sua prioridade será debater a “desindustrialização” que está ocorrendo no país.

Para 1º vice-presidente foi escolhido o deputado Aureo (SDD-RJ) – os demais vices ainda não foram definidos.

Coutinho é engenheiro civil e está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados. Foi vereador no Recife e deputado estadual por Pernambuco. Já exerceu vários cargos de direção empresarial, entre os quais presidente do Conselho Especial de Jovens Executivos e diretor do Sindicato da Construção Civil de Pernambuco.

Na Câmara, foi titular da Comissão de Trabalho e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura no Brasil. (Agência Câmara)