Press "Enter" to skip to content

Últimas publicações do quadro “Pernambuco”

GONZAGA PATRIOTA LAMENTA MORTE DE SÉRGIO GUERRA

O deputado Gonzaga Patriota (PSB/PE), apresentou requerimento à Mesa da Câmara dos Deputados, pedindo o levantamento da sessão ordinária de hoje, em homenagem ao Deputado Sérgio Guerra (PSDB), falecido na manhã desta quinta-feira (6), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, vítima de câncer no pâncreas.

Gonzaga Patriota que, como membro da Mesa Diretora, presidiu a sessão da Câmara dos Deputados, antes de suspender os trabalhos da Ordem do Dia, abriu a palavra aos deputados presentes que, se somaram às homenagens do socialista pernambucano, a começar pelo cearense Mauro Benevides (PMDB), seguido dos deputados Izalci (PSBD/DF), Amauri Teixeira (PT/BA), Jorginho Mello (PR/SC), Onofre Santo Agostini (PSD/SC) e Domingos Dutra (SDD/MA).

Gonzaga Patriota, em homenagem ao líder dos Tucanos, lembrou que Sérgio Guerra, sempre desempenhou com muita competência e desenvoltura os seus mandatos de deputado estadual, federal e senador da república, pelo Estado de Pernambuco.

Patriota lembrou ainda que entre 1982 e 1986, teve a honra de ser vice-líder de Sérgio Guerra na Assembleia Legislativa de Pernambuco, pelo velho MDB, tendo ao final desse mandato, o Partido da resistência eleito a maior bancada de deputados federais, no Estado de Pernambuco.

O deputado socialista relatou sua intimidade com o Tucano, desde os idos de oitenta, inclusive, tendo residido com o mesmo, em apartamento da Câmara, durante os anos de 1995 a 1998, quando ambos estavam temporariamente divorciados.

“Sérgio Guerra deixa um legado que dificilmente outro político possa, em espaço curto de tempo, dar continuidade. Rápido nas negociações, respeitado e acreditado pelo mundo político, em todas as suas esferas e, o mais importante, acreditado por governos, correligionários, adversários e, principalmente, por seus eternos eleitores“, disse Patriota, pedindo muitas orações para o seu amigo e líder Sérgio Guerra.

DEPUTADO JORGE CÔRTE REAL LAMENTA MORTE DE SÉRGIO GUERRA

“Lamento o falecimento do deputado federal Sérgio Guerra. Homem de vida pública reconhecida nacionalmente. Como líder que foi, ele deixa para Pernambuco um legado de conquistas e serviços prestados. A sua morte abre uma lacuna na política pernambucana”.
Jorge Côrte Real – Deputado federal e presidente da Fiepe  

DEPUTADO ESTADUAL LAURA GOMES LAMENTA MORTE DE SÉRGIO GUERRA

Um homem público, sempre dedicado às causas relevantes ao nosso estado e país. Assim resumo o companheiro Sérgio Guerra, um político de lutas e que inclusive militou durante dez anos no Partido Socialista Brasileiro e viveu momentos relevantes ao lado de Miguel Arraes.
Pernambuco perde um político de grande dimensão nacional, reconhecido pelos seus serviços prestados e suas representações nos vários cargos públicos que ocupou.
Nesse momento, transmito meus sentimentos a todos os seus familiares e amigos e deixo um abraço em respeito de toda a história construída nos seus anos de vida.

TSE MANDA FACEBOOK DESATIVAR PÁGINA EM QUE EDUARDO CAMPOS É CHAMADO DE PRESIDENTE

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga determinou que o Facebook retire do ar uma página que trata sobre a candidatura à Presidência da República do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

Na avaliação do magistrado, houve propaganda eleitoral antecipada.

A decisão foi tomada na sexta-feira (28), mas as notificações ao Facebook e a Campos foram enviadas somente nesta quarta-feira (5), devido ao feriado de carnaval.

Segundo a assessoria de Campos, se trata de um perfil “fake”, não oficial, que a equipe do governador pernambucano vinha tentando retirar do ar.

“É importante pontuar que Eduardo [Campos] foi o primeiro político brasileiro a solicitar e obter do Facebook um selo de autenticidade da página para dar a certeza aos internautas de que estão se comunicando com um canal oficial.

Vários perfis fakes foram retirados do ar por solicitação dele e de sua equipe. Aquele ‘Eduardo Presidente’ sobrevivera a várias tentativas junto ao próprio Facebook. Registre, ainda, que o PSB recomenda à sua militância e simpatizantes que divulguem os canais oficiais, ao invés de criarem perfis que possam ofender a legislação”, argumentou a assessoria de Campos em nota oficial.

Nela, são divulgadas ações e resultados do governo, mas também críticas à gestão de Dilma e notícias de eventos partidários – principalmente os que acontecem em parceria com a Rede, de Marina Silva, que deve ser confirmada vice de Eduardo na corrida pelo Plabnalto.

Na fanpage, o seguinte texto é apresentado: “Página oficial de Eduardo Campos, Governador de Pernambuco e Presidente do PSB – administrada e alimentada pela equipe de Mídias Sociais do PSB”.

RECIFE APRESENTA BALANÇO DO CARNAVAL 2014

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, divulga nesta Quarta-feira de Cinzas, o balanço do da cidade. A entrevista coletiva está marcada para as 14h30, no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Recife Antigo.

Percorrendo os pontos da festa na terça-feira gorda, Geraldo Julio destacou a ampliação de polos – 14 a mais que em 2013. Também ressaltou a criação dos espaços para a criançada curtir a folia. “Oferecemos mais apresentações e shows. Aumentamos o espaço no Marco Zero para o público acompanhar os shows com mais comodidade. Fui a vários polos descentralizados nas comunidades e todos estavam lotados; cheios de gente para prestigiar a festa. Em 2015, vamos repetir um Carnaval tão bonito quanto esse”, prometeu.

GOVERNADOR COMEMORA CARNAVAL MARCADO PELA PAZ E CELEBRA CRESCIMENTO DA CULTURA DO ESTADO

“É gratificante passar pelos municípios pernambucanos e perceber a força e o crescimento da nossa cultura. Nós fizemos um Carnaval democrático, irreverente e tranquilo. É uma alegria ver o Brasil falando da nossa cultura e não só a festa de Recife ou Olinda, mas também as manifestações do Interior”. Foi o que disse o governador Eduardo Campos, durante sua passagem pela Mata Norte, nesta terça-feira (04/03).
 
No início da tarde, o chefe do Executivo estadual e sua equipe visitaram o município de Aliança, e conferiram de perto diversas apresentações de grupos populares no 24º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto de Pernambuco. Em seguida, o governador se dirigiu a Timbaúba, onde percorreu o trajeto de 2,5 quilômetros realizado por um bloco popular na cidade, que reuniu mais de cinco mil pessoas.
“Hoje, após anos de incentivo do Governo do Estado e de setores da sociedade, temos mais 150 maracatus no Interior e na Região Metropolitana do Recife”, comemorou o governador, ressaltando a importância da preservação da cultura popular pernambucana. Eduardo também lembrou que o encontro de maracatus começou em 1990 e foi idealizado pelo rabequeiro Mestre Salustiano (1945-2008).
A maratona carnavalesca do governador começou no último sábado (1º/03), no desfile do Galo da Madrugada, no Recife. No domingo, Eduardo levou mensagens para os foliões do Agreste, nos municípios de Bezerros e Pesqueira. Na segunda-feira, além de participar do Encontro de Maracatus na Casa da Rabeca, em Olinda, que fica na Região Metropolitana do Recife, Eduardo visitou os municípios de Nazaré da Mata, Tracunhaém, Paudalho e Chã de Alegria, todos na Mata Norte.(Fotos: Aluisio Moreira/SEI)

GOVERNADOR VISITA POLOS CARNAVALESCO NA MATA NORTE

 

O governador Eduardo Campos visitou quatro polos carnavalescos da Zona da Mata Norte nesta segunda-feira (03/03). A primeira parada foi em Nazaré da Mata, onde conferiu o encontro de mais de 50 nações de maracatu rural. A segunda passagem foi no município de Tracunhaém, cidade em que o maracatu também foi o protagonista do dia.

 

Após passar pela Casa da Rabeca, em Olinda, no início da tarde, o governador retornou à Mata Norte, se deslocando até o Parque de Eventos Beira-Rio, em Paudalho, onde o cantor Alceu Valença comandou os festejos. A última agenda do governador foi em Chã de Alegria, cidade que é marcada pelo tradicional banho de cheiro, já no final da tarde.

 

“Fiquei feliz de vir aqui na Mata Norte, região que tem sua maior expressão, de fato, no maracatu. Em todos esses anos como governador, fiz questão de vir para cá, para aplaudir esse Carnaval feito por homens e mulheres que lutam o ano inteiro e que fazem essa beleza que é o maracatu”, afirmou o governador. (Fotos: Eduardo Braga/SEI)

GOVERNADOR ACOMPANHA ENCONTRO DE MARACATUS EM OLINDA

Como faz todos os anos, o governador Eduardo Campos visitou, nesta segunda-feira (03/03), a Casa da Rabeca do Brasil, na Cidade Tabajara, em Olinda. O local foi palco da 10ª edição do Carnaval Mesclado, evento que reúne 60 grupos de maracatus, caboclinhos, frevo e cavalo marinho, entre outros ritmos que simbolizam a cultura pernambucana. Nas proximidades, também foi realizada a 24ª edição do Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto, que reuniu agremiações de todo o Estado, que também se dirigiram à Casa da Rabeca.

“É uma alegria voltar à Casa da Rabeca, como faço todas as segundas-feiras de Carnaval, para aplaudir a cultura pernambucana, para agradecer a resistência de tantos mestres que, ao longo de tempos até mais difíceis seguraram as nossas raízes e garantiram essa expressão bonita de nossa cultura”, destacou o governador, que antes de Olinda, esteve em Tracunhaém e Nazaré da Mata, ambos na Mata Norte, onde assistiu às apresentações de diversos maracatus, que também se apresentarão na Casa da Rabeca nesta segunda-feira.

Eduardo foi recebido por Pedro Salustiano, filho do rabequeiro Mestre Salustiano, que foi o fundador da Casa da Rabeca e do maracatu rural Piaba de Ouro. “Quero agradecer a Pedro e a toda a sua família, na memória do mestre Salustiano pela grande contribuição dada à cultura pernambucana. Desejar a todos um grande Carnaval em 2014, e que essa resistência do maracatu possa nos animar a resistir na construção de uma pátria livre, de um País mais justo e de um Pernambuco que siga em frente”, afirmou o governador. “Só posso agradecer pelo apoio que o governador nos oferta. Ele nunca falta, vem todos os anos para cá, prestigia nosso evento e incentiva a permanência desses grupos populares que se dedicam a manter viva a nossa tradição cultural”, disse Pedro Salustiano.

RABECA – Desde sua criação, em 1990, a Casa da Rabeca se transforma todos os anos num corredor da folia, permitindo a expressão de diversas manifestações culturais, próprias da cultura pernambucana, entre as quais o frevo, maracatu, caboclinho, ursos e bois. Com o falecimento do Mestre Salustiano, em 2008, o espaço passou a ser tocado pelo filho, Pedro Salustiano. (Fotos: Aluisio Moreira/SEI)

GOVERNADOR EXALTA MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DO INTERIOR DE PERNAMBUCO

 

O segundo dia de folia carnavalesca foi marcado pela irreverência do povo pernambucano. O governador Eduardo Campos dedicou o domingo (02/03) para percorrer o Interior de Pernambuco e acompanhar as manifestações culturais. A primeira parada foi o município de Bezerros, no Agreste. O governador destacou o crescimento do Carnaval da cidade, que é conhecido pela irreverência dos Papangus, e ressaltou a qualidade da festa. “O Carnaval de Bezerros é a marca da descontração e da festa de rua”, afirmou o governador.

Após conferir a festa dos foliões na terra dos Papangus, o governador seguiu para o município de Pesqueira, também no Agreste. A atração deste domingo foi o bloco Lira da Tarde, que é conhecido também como Galo do Agreste. Eduardo caminhou pela cidade até a concentração do bloco, cumprimentando os foliões e levando a mensagem de muita alegria e paz nos festejos de momo. “É muito importante mostrar ao Brasil a beleza do Carnaval do Interior”, observou.

Eduardo também destacou a importância dos festejos de Momo para o turismo local. “De acordo com dados do Ministério do Turismo, Pernambuco é o maior receptor de turistas deste período, considerando o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste”, detalhou o chefe do Executivo de Pernambuco. Os municípios de Pesqueira e Bezerros estimam receber, juntos, cerca de 600 mil foliões por dia durante o Carnaval.

O secretário estadual de Cultura, Marcelo Canuto, lembro que o Governo de Pernambuco investe em ações que priorizam a cultura popular. “Neste Carnaval, nós disponibilizamos recursos para 21 cidades, da Região Metropolitana ao Sertão, garantindo assim a celebração da festa em todas as regiões do nosso Estado”, relatou o secretário, explicando também que esses recursos foram aplicados em segurança, na rede de saúde local e na programação artística do período.

Além das agremiações de rua, que este ano serão 110, Pesqueira é famosa pelos Caiporas, uma lenda local que inspirou um bloco criado ainda na década de 1960. Nos dias atuais, a figura é a marca do Carnaval da cidade. “Pernambuco tem muitas riquezas culturais, que nós devemos divulgar e nos orgulhar de cada detalhe”, disse o governador.(Fotos: Raul Buarque/SEI)

GOVERNADOR SAÚDA FOLIÕES NO GALO DA MADRUGADA E DESEJA UM CARNAVAL DE MUITA PAZ

 

Pernambuco está pronto para mais um Carnaval. Neste sábado (01/03), o governador Eduardo Campos, acompanhado da primeira dama, Renata Campos, abriu as festividades do sábado de Zé Pereira, em café da manhã oferecido pela diretoria do Galo da Madrugada, no Forte das Cinco Pontas. Eduardo fez o trajeto do desfile, saudando foliões, policiais e bombeiros que estavam em serviço pela rua da Concórdia e pelas avenidas Dantas Barreto e Guararapes. “Que possamos chegar na Quarta-Feira de Cinzas (04/03) comemorando que fizemos o maior e melhor Carnaval, mas também o Carnaval mais tranquilo e marcado pela paz de nossa história”, disse o governador.

Eduardo destacou o papel cultural do bloco e reverenciou o homenageado do ano, o escritor Ariano Suassuna. “O Galo é um patrimônio da cultura brasileira, expressão da alegria do nosso povo, que reúne essa multidão, pessoas dos mais diversos recantos do Mundo que vêm conhecer esse que é o maior bloco do globo. Estamos muito felizes em ver o Galo prestando uma homenagem a um grande brasileiro, Ariano Suassuna, alguém que soube, como poucos, defender a cultura brasileira em momentos de grande adversidade”, afirmou o governador.

Quase R$ 25 milhões foram investidos pelo Governo do Estado para garantir segurança e diversidade de atrações culturais por todo o Estado. Para a área de segurança, a Secretaria de Defesa Social (SDS) convocou 14.267 profissionais na Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado. São 9.298 policiais militares, 2.070 policiais civis, 220 servidores da Polícia Científica, além de 2.679 bombeiros militares. O investimento com diárias e logística chega a casa dos R$ 6 milhões.

“Só aqui no Galo da Madrugada são 5.800 policiais, além de centenas de profissionais da saúde em plantão neste momento, muitas pessoas trabalhando na limpeza, na organização, pessoas que estão trabalhando enquanto outros tantos estão brincando”, destacou Eduardo. Mais de 300 apresentações de palco e de 300 cortejos acontecem nos dias de folia, com mais de 90% da grade de programação formada por artistas pernambucanos. O investimento cultural é da ordem de R$ 21 milhões – através da Secretaria de Cultura (Fundarpe) e Secretaria de Turismo (Empetur) -, numa programação composta por artistas locais, regionais e nacionais, com foco especial nas atrações da cultura popular.(Fotos: Eduardo Braga/SEI)